você tá falando do do Martin, né? Pois tem vários estudos diferentes no que eu postei (vide referências). Não achei nada de anormal nesse estudo. Até pq tem outros que condizem.
Eu discordo de qualquer jeito, o PICO é um pico pois só aumenta a testosterona depois do treino, mas os resultados foram medidos ao longo do tempo (=12 semanas).
O treino o efeito do treino é de curto prazo, essa alteração hormonal crônica, mesmo que ocorresse, seria insuficiente de qualquer jeito para aumentar a massa muscular. É por isso que ninguém toma doses supra-quase-fisiológicas de testosterona, e sim toma um patamar beeem acima.
Mesmo assim você quer tirar uma diferença em hipertrofia em quanto tempo... 1 ano? só aí já entrariam variáveis diferentes em um estudo para a gente considerar esse aumento de hipertrofia estatisticamente insignificante.
Dá uma olhadinha no site que eu postei, tem bem mais de um estudo citando. Sei que a discussão é sempre pro bem do forum, mas eu to com preguiça de discutir mais aqui, ainda mais pq eu fui aconselhado a postar com *moderação* por aqui.. hahaha