Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Supermoderador
Postado

Aveia sarada

PESQUISA REFORÇA O PAPEL DESTE CEREAL NA ALIMENTAÇÃO E SUA EFICÁCIA NO CONTROLE DO PESO

13859133.jpg

A ideia de que “aveia engorda” tem levado muita gente a evitar esse poderoso – e milenar – alimento. Porém, quem não inclui o cereal na dieta está abrindo mão de usufruir de uma série de benefícios, incluindo, vejam só, a perda de peso. Isso mesmo: a aveia pode ser uma excelente aliada para quem deseja ficar em forma.

A primeira pesquisa do gênero no País, liderada pelo laboratório de lípides da Universidade de São Paulo e apoiada pela PepsiCo (fabricante da Aveia Quaker), reforça o papel do grão na alimentação. Segundo Ana Maria Pita Lottenberg, os benefícios dos cereais integrais para o controle do peso corporal já foram assunto de alguns estudos internacionais, que demonstraram que o consumo de dietas ricas em fibras solúveis, como a aveia, aumenta a viscosidade do bolo alimentar, elevam o tempo de digestão e promovem maior poder de saciedade (por aumentar o volume alimentar no estômago), podendo ser uma ferramenta útil no momento de manejar a dieta para controle de peso.

“O consumo diário de aveia nos participantes da pesquisa foi de 70 gramas a 100 gramas dentro de uma dieta hipocalórica (1.000 a 1.200 calorias por dia), o que representa uma média de três gramas de betaglucana, que são fibras solúveis presentes em grande quantidade neste cereal”, afirma Ana Maria.

O estudo, realizado no Brasil, traz resultados preliminares que indicam maior perda de peso entre voluntários obesos ou com sobrepeso que inseriram aveia na dieta quando comparado ao grupo que não consumiu. A pesquisa foi realizada por 16 semanas, com a avaliação de dois grupos, em duas fases: manutenção de peso e emagrecimento.

A nutricionista Ana Claudia Montezino afirma que a substância betaglucana previne o câncer de cólon, um dos mais comuns entre os brasileiros, e auxilia no controle da glicemia (a taxa de açúcar no sangue), reduzindo as chances de desenvolver diabetes. “A queda na glicemia ocorre não apenas porque a fibra diminui a absorção de açúcar pelo organismo, mas porque ela estimula a produção de ácido biliar pelo pâncreas, o que faz a glicemia declinar”, explica.

O consumo de aveia, aliás, não precisa ficar restrito ao café da manhã. A nutricionista sugere que o cereal seja usado até mesmo para tornar mais nutritivos alimentos como o arroz branco, que perde vitaminas e minerais ao ser refinado – é só misturar um pouco no prato.

Principais nutrientes:

Vitamina B1: ajuda no funcionamento do coração e dos sistema digestivo. O consumo de álcool em excesso dificulta a sua absorção

Vitamina B2: contribui para a saúde de olhos, pele, umas e cabelos. Também para o aumento do nível de ferro do organismo, sendo importante no combate à anemia.

Magnésio: essencial para que o cálcio ingerido nas refeições seja aproveitado pelo organismo para fortalecer os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Zinco: ajuda na produção de células, inclusive as responsáveis pelo sistema imunológico.

Para aproveitar todos os benefícios

> Enriqueça vitaminas, sucos, salada de frutas e sorvete

> Substitua parte da farinha de trigo por farinha de aveia em receitas de bolos e tortas

> Salpique aveia sobre os alimentos, como no arroz, feijão e sopa

> Reponha a energia com barras de cereais e cookies concendo aveia em pequenos lanches ao longo do dia

> Acrescente aveia às mais diversas receitas doces e salgadas, melhorando assim sua qualidade nutricional

> Além das tradicionais farinhas (flocos reguladores, flocos finos, farelo de aveia e farinha), existem diversas outras opções que agregam prazer ao consumo de aveia, como aveias com sabores (chocolate, morango, mel, dentre outros).

Fibras poderosas

Potentes desintoxicantes, as fibras estimulam o trânsito intestinal e livram o organismo de substâncias nocivas.

Há dois tipos de fibras: a solúvel e a insolúvel. A primeira, presente na aveia, no feijão, na lentilha e nas frutas, se liga às moléculas de água, formando uma espécie de gel. Uma vez no intestino, dimunui a absorção de gorduras nocivas, como colesterol. Ela também evita os picos de glicose, porque os carboidratos são absorvidos mais lentamente. Além de previnir o infarto e derrame, o tipo solúvel ajuda a controlar a diabetes.

- O consumo regular de fibras reduz o risco de doenças cardiovasculares e ajuda no controle do colesterol - afirma Ana Maria.

Já as fibras insolúveis, como o nome sugere, não diluem em líquidos. Elas estão presentes no pão integral, nos farelos, nos grãos, nas verduras, nos legumes e nos cereais. A quantidade diária recomendada fica entre 25 e 35 gramas. Porém, é preciso ficar atento: ingerir mais do que isso pode ter efeito contrário.

Matéria do jornal Zero Hora, 18 de agosto de 2012.

Publicidade

  • Supermoderador
Postado

apesar de conhecido, sempre bom reforçar

Porque você editou o post original? Fiquei curioso sobre o que foi dito originalmente e ia pesquisar hoje sobre isso. Procede?

  • Supermoderador
Postado

Aless e pra quem consome quase 4x a+ do recomendado eu uso 120grs/dia,poderia ter algum mal ?

Olha na tabela nutricional e vê quanto que tem de fibras nesta que você consome. Se a quantidade de fibras for maior (20g+), precisa tomar bem mais água. Fibra ajuda a regularizar mas em quantidade alta ajuda a travar também, precisa de água para 'empurrar'.

Postado

Olha na tabela nutricional e vê quanto que tem de fibras nesta que você consome. Se a quantidade de fibras for maior (20g+), precisa tomar bem mais água. Fibra ajuda a regularizar mas em quantidade alta ajuda a travar também, precisa de água para 'empurrar'.

IIII ta longe de ser 20grs ,a minha é 3gr das quais 1,5gr é beta-glucana ,isso em 30grs de aveia,vlw Aless

bons treinos ;)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...