Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fabio Gurgel E O Ufc Rio: “Faixa-Preta Que Chega Às Costas Não Pode Perder A Luta”

Posts Recomendados

Postado (editado)

MG_6257-3.jpg

Fabio Gurgel na Alliance São Paulo, com Serginho Moraes. Foto: Ivan Trindade/GRACIEMAG

Presente no octagon após a vitória de Serginho Moraes, o general da Alliance Fabio Gurgel deixou o UFC Rio feliz como todos os praticantes de Jiu-Jitsu. Por um momento, ele se transportou para uma certa noite no Grajaú, vinte anos antes.

“Este UFC Rio foi inesquecível para quem é do Jiu-Jitsu. Houve grandes apresentações no chão, como a de Demian, vimos quatro finalizações bonitas e ainda e tivemos a arena toda gritando ‘Jiu-Jitsu!’, o que me fez lembrar na hora de 1991, do nosso Desafio no Grajaú Country Club”, disse Fabio, hoje de manhã, em papo por telefone com o GRACIEMAG.com.

De fato, ver Rodrigo Minotauro (autor da finalização da noite, uma chave de braço em Dave Herman) e Demian Maia cantando o grito de guerra da arte suave juntamente com uma HSBC Arena apinhada é algo para se lembrar.

Fabio, como bom professor, não ficou apenas nos elogios e comemorações. Afinal, houve também posições perdidas e lutas idem, em especial ataques nas costas desperdiçados.

Foi o caso das lutas de Luiz Banha contra Chris Camozzi, Massaranduba contra Tibau e Erick Silva contra Jon Fitch. Os três brasileiros pegaram as costas, mas sem sucesso.

“O que mais eu repito na academia é o seguinte: o faixa-preta que chega a uma posição dominante, como é o caso das costas, não pode perder a luta jamais. Claro que no UFC sempre tem do outro lado um oponente duríssimo capaz de se defender, há o cansaço envolvido e por vezes o golpe pode escorregar, mas é preciso estar pronto para tudo. Na minha análise, o pessoal está deixando um pouco de lado o refino e o ajuste da posição, obtidos com mais estudo e mais treino específico de Jiu-Jitsu”, opinou.

“Entendo que no MMA o pessoal tem de treinar diversos aspectos diferentes, luta em pé e wrestling, mas é preciso estar pronto para não sair mais dali, e finalizar. O Demian, por exemplo, voltou após um bom tempo a mostrar seu Jiu-Jitsu bonito e teve recurso: se a luvinha começou a atrapalhar o mata-leão, ele mudou para o estrangulamento mão-com-mão e terminou a luta. É preciso treinar essas diferentes situações em treinos, com luvas, o oponente escorregando e tudo. Sempre vai haver algo para atrapalhar, isso não pode ser desculpa”, acrescentou.

Na luta específica de Serginho Moraes, aliás, o pupilo de Gurgel não deixou a chance escapar. Mochilou, aguardou com paciência e depois estrangulou pelas costas.

“O Serginho fechou o cadeado nas costas do Renée em pé, e esperou. O cadeado com as pernas é bom para você não perder as costas, mas por outro lado prejudica um pouco para atacar. Mas para o Serginho estava bom, mesmo se não desse tempo de pegar, o round estaria ganho. O que acontece é que o cadeado fechado na barriga vai minando o gás e resistência da vítima. Dito e feito, o Renee acabou cedendo e indo para o chão. E ali o Serginho é habilidoso o suficiente para não perder o golpe”, explicou Gurgel.

Entre as derrotas mais lamentadas pelos brasileiros e fãs de Jiu-Jitsu, a batalha Jon Fitch vs Erick Silva foi premiada como a luta da noite.

O presidente do UFC, Dana White, elogiou bastante o capixaba, derrotado via decisão unânime.

“O Erick Silva foi bem, está em grande forma, mas tem de aprender com esta luta como o Georges St-Pierre fez após perder para Matt Hughes. Tirou como lição e voltou melhor. Foi um grande teste para o Erick, havia muita pressão mas ele foi bem”, avaliou Dana White

http://www.graciemag.com/pt/2012/10/fabio-gurgel-e-o-ufc-rio-faixa-preta-que-chega-as-costas-nao-pode-perder-a-luta/

Editado por Wallking

Publicidade

Postado (editado)

já eu discordo , Respeito o Mestre Gurgel fez e faz mto pelo BJJ no Brasil mas acho q JJ éh JJ, MMA éh MMA.

mtos fatores implicam no MMA quando um golpe "ñ encaixa" como Kimono(q ajuda mto) Suor , luvas fora q vc pode tomar um soco ou um chute a qualquer momento... O próprio Demian q tem um nível altíssimo no JJ, em entrevista disse q sentiu dificuldade no mata leão por causa das luvas.

Mas sobre os fxs preta , concordo com Gaspar , a maioria ae dos lutadores tem um nivel baixíssimo no JJ e éh "presenteado" com a fx preta.

Editado por Wallking
Postado (editado)

já eu discordo , Respeito o Mestre Gurgel fez e faz mto pelo BJJ no Brasil mas acho q JJ éh JJ, MMA éh MMA.

mtos fatores implicam no MMA quando um golpe "ñ encaixa" como Kimono(q ajuda mto) Suor , luvas fora q vc pode tomar um soco ou um chute a qualquer momento... O próprio Demian q tem um nível altíssimo no JJ, em entrevista disse q sentiu dificuldade no mata leão por causa das luvas.

Mas sobre os fxs preta , concordo com Gaspar , a maioria ae dos lutadores tem um nivel baixíssimo no JJ e éh "presenteado" com a fx preta.

mas o Demian mostrou que sabe o que faz e mudou a pegada pra finalizar no mão com mão.

Fabio Gurgel é o maior treinador de jiu-jitsu da atualidade, pra pegar a preta dele tem que ser casca-grossa, fui num seminário com o Léo Nogueira, que que era aquilo, o cara é um monstro no jiu-jitsu, passou só posições simples e com eficiência demais.

Editado por Leeo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...