Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Um topico sobre essa figura lendaria..

carlson-gracie-sr-2.jpg

Carlos Gracie teve características de personalidade marcantes que ajudaram a fundamentar a dinastia Gracie. Uma das principais era o nepotismo,ou seja, o desejo de passar seus conhecimentos e poderes aos herdeiros. Hélio Gracie, criado sob a filosofia de Carlos, excluiu algumas diretrizes, seguiu a risca outras e potencializou algumas. O privilégio com que Hélio tratava os filhos biológicos era uma marca que sempre deixou claro e foi sendo acentuada conforme o tempo passava. Um comportamento que Helio adotou também era exigir que os professores da academia Gracie se mantivessem como empregados a vida toda, na maioria das vezes recebendo salários que não permitiam que sustentassem suas famílias.

Carlson nunca privilegiou seus filhos, e nunca concordou com a atitude do tio. Passa a ser rival declarado de Hélio nas competições devido à atitude protecionista do tio. Porém, sem perceber, comete o mesmo erro que sempre combateu. Como não conseguia transformar todo seu conhecimento em dinheiro, Carlson pagava mal seus atletas e não conseguia manter as contas em dia.

Com as bolsas do Pride e UFC em franca expansão, o time principal de lutadores percebe que a gestão financeira de Carlson não contemplava o sucesso financeiro e sim as glórias dentro do ringue. É nessa fase que rompe com Vitor Belfort, um dos mais queridos alunos. Além disso, em Abril de 2000 foi criada o que viria a ser uma das maiores equipes de MMA do mundo: a Brazilian Top Team.

Formada por Ricardo Libório, Zé Mario Sperry e Murilo Bustamante, a BTT atraiu muita atenção pelo quilate dos seus atletas. Alguns meses depois, Paulão Filho também entra para a equipe deixando Carlson furioso, expulsando publicamente os ex-alunos. Sua mágoa era tão grande que usava camisetas usando trocadilhos com os nomes dos ex-alunos. Tudo isso recheado com seu humor ácido.

Algum tempo depois se reconcilia com Vitor Belfort. O único que se mantivera ao lado do mestre seria Wallid Ismail. Em 2001 vai pra Chicago ajudar o filho Carlson Jr. a dar aulas e consegue formar uma última leva de lutadores.

Fruto talvez de sua indisciplina alimentar, adquire diabetes e problemas renais. Filho de Carlos Gracie, idealizador da Dieta Gracie, uma dos sistemas alimentares mais importantes do mundo, Carlson sempre que ficava doente recorria à dieta do pai, porém nesse momento isso não foi suficiente. É internado e alguns dias depois morre em 1º de fevereiro de 2006. Chegava ao fim a última luta do maior Técnico de Vale-Tudo e MMA do mundo.

As frases

Uma das maneiras de descrever a personalidade de Carlson é conhecer algumas de suas célebres frases. Nelas é possível perceber suas mágoas com desafetos, seu humor negro e seus exageros. Mas transparece também o eterno espírito imaturo e amor a arte do Jiu Jitsu.

“EU JÁ DISSE PARA OS EXPULSOS: MURILO BUSTAMANTE, RICARDO LIBÓRIO E JOSÉ MARIO SPERRY, O QUE ELES FIZERAM COMIGO FOI PIOR QUE ESTUPRAR A MINHA MÃE”

(Quando os ex-alunos montaram a Brazilian Top Team.)

“SE NÃO FOSSE EU, OS GRACIES ESTARIAM VENDENDO BANANA NO LARGO DO MACHADO”

(Comentando sobre a importância de sua vitória sobre Valdemar Santana, que havia ganahdo de Hélio Gracie).

“A ÚNICA ACADEMIA QUE CONSEGUE SUPERAR A ACADEMIA GRACIE É A MINHA! AÍ ELES FICAM DIZENDO QUE EU SOU DISSIDENTE, INIMIGO.”

“ESSES POLÍTICOS ESTÃO QUERENDO APARECER. PROIBIINDO O VALE-TUDO NO BRASIL. É A MESMA COISA QUE PROIBIR O BASQUETE NOS ESTADOS UNIDOS.”

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...