Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jiiu-Jitsu/musculação

Raul09

Posts Recomendados

Boa tarde, galera!

Resolvi criar esse tópico pois tenho uma dúvida e como cada caso é um caso, não encontrei nenhum parecido com o meu. Mas se mesmo assim tiver um tópico já com o mesmo tema, peço desculpas!

Vou contar um pequeno trecho da história; Sou praticante de musculação há uns 5 anos e entrei no Jiu Jitsu desde dezembro de 2011. Fiquei fazendo ambos durante 5x na semana porém acabei largando a musculação em janeiro pois não estava conseguindo conciliar ambos, onde fiquei apenas no Jiu Jitsu até agora (setembro 2012).

Como já peguei um ritmo legal de treino de JJ, estou querendo dar um plus com musculação na parte de resistência e força e voltei a malhar na semana passada (24/09/12) para então começar a competir. Lembrando que os treinos de JJ são todos os dias durante 1h30min divididos da seguinte maneira:

Seg - quar - sex: Aquecimento + ensinamento de posição (50min) + treino (40 min)

ter - quin: treino livre (aquecimento de 10 min) + treino normal (1h20min)

Conversando o professor auxiliar de JJ, ele sugeriu que eu poderia malhar e treinar todos os dias, mas que seria interessante dividir assim:

Como seg-qua-sex são treinos "mais leves" já que tem aquecimento e treinamento de posição, eu poderia pegar mais "pesado" na musculação e malhar grupamentos de musculos maiores (peito/costas/coxa).

Nas ter-qui, malharia grupamentos menores (biceps/triceps/ombro/panturrilha), pois os dias de treino livres são mais intensos, ou seja, tem mais treinos.

A questão é a seguinte, como eu poderia fazer meus treinos e malhar sem ter nenhum problema de fadiga muscular?

Essa sugestão do professor é boa? Enfim, gostaria da sugestão da galera, de preferencia de quem "vive" JJ+academia.

Lembrando que a preferencia é pelo Jiu Jitsu e quero usar a musculação apenas como complemento.

Abraços!

Raul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

se quer usar o treino com peso com objetivo de auxiliar no JJ, recomendo deixar de lado esses treinos convencionais passados por instrutores, já que eles vão servir bem pouco para seu objetivo, já que o foco desse treino é estética

e no caso voce montaria seu treino em coisas mais funcionais, tipo: explosão, força, resistencia, etc...

infelizmente não conheço a fundo esse tipo de treino voltado ao JJ, mas se olhar na seção de treinamento funcional, voce pode achar alguns tópicos semelhantes, que possam te ajudar, mas o que aconselho é deixar esses treinos "convencionais" e focar em funcionais...

Link para o comentário

Pois é, minhas prioridades não são estéticas. Quero mais resistencia/força/explosão.

Antes da musculação tenho feito 20 min de aeróbico na esteira, correndo a 9km/h. Quanto ao aeróbico, teria alguma outra recomendação?

Correr fazendo alguns tiros, ou mander ritmo... qual seria o mais indicado?

Abraços!

Raul

Link para o comentário

Começa com um 5x5, esses treinos não causam a dor tardia que os treinos de altas repetições causam.

De repente se tiver ficando cansado faz 3x5, mas mantenha a progressão.

gaspar, mas voce acha legal ele fazer somente o 5x5 por enquanto? claro que é uma ótima alternativa pra quem não tem um treinador voltado pra ajudar no caso dele, ou mesmo conhecimento suficiente pra montar o proprio treino, mas será que não daria pra encaixar umas coisa a mais voltado para o esporte dele? algumas coisas simples mesmo....

mas em todo caso, também recomendo o 5x5 , pelo menos vai ser um tempo melhor gasto, melhorando sua força, ligamentos, tendões, etc

Link para o comentário

E que como não sei o nível de experiência dele com treinos, acho mais bacana recomendar o mais simples e eficiente o possível.

Mas se já tiver uma noção boa, uma execução legal dos básicos, eu considero o Skinny Bastards mais interessante.

Edit: Wallking respondeu a mesma coisa enquanto eu digitava.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Sigo a mesma rotina que você. O que posso lhe recomendar para evitar fadigas é bem óbvio: dê o máximo de espaçamento entre o treino da musculação e o JJ, assim como se alimente bem e se hidrate MUITO bem.

Quanto aos exercícios, dê preferência aos funcionais. Porém, não vejo como desperdício completo os "comuns" de academia (ex: supinos, roscas, agachamentos etc.)

Eu, por exemplo, malho 6x na semana (5h30 às 06h30) e treino JJ 5x na semana (19h00 às 20h30). Porém, tem dia que tenho compromissos bem cedo e não vou malhar, ficando só com o JJ no dia. No início eu sentia bastante cansaço, mas com costume e um pouco de suplementação alimentar, resolvi.

Em regra, faço treinos "comuns", mas, durante aproximadamente um mês, quando mais próximo de competições importantes, foco nos funcionais. Porém, o tipo de treino "comum" é com 30s de descanso, 10-10-8 e pesos bem mais leves do que quando apenas malhava.

É o que tenho feito e comigo tem funcionado bem. Não sou um fisiculturista, nem o melhor dos lutadores, mas desse modo consegui ajustar ambas as práticas à minha rotina nada tranquila.

Link para o comentário

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/109812-condicionamento-fsico-para-atletas/

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/94759-como-montar-uma-rotina-de-preparacao-fisica-geral-gpp/

O primeiro link é um resumo da parte de condicionamento físico dos livros Never Gymless e Infinite Intensity, do Ross Enamait.

O segundo link é um resumão de alguns artigos também voltados ao treinamento funcional, sob a minha visão (voltado pro JJ).

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/101375-controlando-o-volume-de-um-treino-de-forca/#entry1300506

Fazendo um treino com volume baixo 3-4x na semana junto com o condicionamento proposto vão te trazer ótimos resultados durante um bom tempo, se tiver dúvida quanto à seleção dos exercícios e à divisão, prefira sempre Full Body, a divisão do SL 5x5 também é interessante.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...