Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Falta de Pesquisa]Iogurte De Pote, No Pós Treino Sólido?

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

prefiro não arriscar um possível catabolismo frenético, além da provavel destrução caótica de células nervosas... não, valeu

Eu tambem nao me candidato.... mas se alguém se arriscar... seria uma experiência e tanto viu

Postado (editado)

pq é arriscado que que tem de mais? o.o

Não sei o que poderia causar cara, nunca tentei, mas é o que a Pa Prut falou, eu nao arriscaria.... fica por sua conta e risco

Editado por amandarun
Visitante deletado____
Postado

Olá,

O que as digníssimas users quiseram dizer é que há uma somação de fatores metabólicos envolvidos na ingestão do iogurte, e principalmente se tratando do de pote.

O iogurte, como você deve saber, é um produto laticínio provindo da fermentação anaeróbica dos lactobacilos, que causa a liberação do ácido lático por estes microrganismos e altera o pH do leite, gerando uma leve coagulação proteica que dá a característica organoléptica diferenciada do iogurte (i.e. cheiro mais azedo e viscosidade). Temos aí então já três fatores potencialmente críticos na interação com o lúmen gastrointestinal.

Por se tratar de um produto que sofreu já a digestão por bacilos, os microrganismos presentes no lúmen intestinal podem identificar moléculas características destes e preferirem "não se meter com comida dos outros", se é que me entende. É o princípio de Le Chatelier, se algo já sofreu digestão, a tendência, mais que parar a digestão, vai ser a de reverter a digestão. Porém, secreções de outros seres vivos são completamente estranhas a qualquer ser vivo de outra espécie, é um mecanismo de defesa básico, e também daí viria a rejeição dos microrganismos simbiontes nossos para com algo já pré-digerido.

Sem contar que a interação das enzimas responsáveis pela quebra da ligação beta-1-4 da lactose que geraria uma galactose e uma glicose pode ser alterada com um pH diferente do ácido lático presente no iogurte (novamente, em função da pré-digestão feita pelos lactobacilos). Se nos referirmos ao contexto de alguém com deficiência na produção de lactase, então, temos aí um potencial enorme para intoxicações e diarreias.

Além disso, o período pós-treino tem a característica da estimulação neural periférica estar aumentada (um dos motivos pelos quais absorvemos mais nutrientes nos 15 minutos após o treino), num primeiro momento sendo a simpática a predominante, e num segundo momento, quando se trata do pós-treino sólido que deve ocorrer entre 45min e 1h depois do treino, a ativação neural é predominantemente parassimpática, de onde temos também um mimetismo da nossa flora intestinal em resposta a esse (uma vez que os neuropeptídeos do plexo submucoso têm receptores nas células bacterianas). Essa estimulação, além de corroborar com o fator supracitado tende também a gerar a proliferação e a possível migração desses microrganismos. Uma vez que sabemos que grande parte das infecções generalizadas têm origem nas bactérias presentes dentro de nós mesmos, temos aí um potencial evento danoso maior em se tratando do consumo de iogurte no pós-sólido.

Não devemos nos esquecer da presença do pote na equação. Os produtos laticínios em geral devem ser pasteurizados. Em curtas palavras, se trata de um processo de controle do crescimento microbiano onde se aquece o produto até uma temperatura previamente determinada (pelos órgãos competentes) resfriando-se logo em seguida e mantendo-se a tal temperatura para que não ocorra demasiada proliferação de microrganismos. O que ocorre é que o aquecimento do produto seguido do envasamento deste no recipiente plástico pode gerar uma substância tóxica chamada xenoestrogênio, cuja ação pelo próprio nome você já pode inferir: é semelhante ao estrogênio. E uma vez que o período pós-treino é criítico na estimulação hormonal, se você consumir algo análogo ao estrogênio neste período (tal qual a soja com seus fitoestrogênios) há uma possibilidade aumentada (bastante aumentata, eu diria) do organismo agir mimetizando a característica e potencializando-a. No caso do estrogênio, então, estamos falando do aumento das características femininas, sendo que no homem vai se manifestar primariamente em forma de ginecomastia. E se as duas users temem isso, sendo mulheres, imagine que você também deva temer.

Há, porém, que se avaliar o risco benefício ao se usar o iogurte de ameixa, como o mpcosta82 brilhantemente citou, uma vez que a ameixa tem propriedades desintoxicantes do fígado e até diuréticas, além de ser rica, macronutricionalmente falando, em pectina, que pode vir a interagir nos mesmos sítios (i.e. lúmen estomacal e duodenal), por se tratar de um carboidrato contendo a mesma galactose presente no dissacáride da lactose mas ligado de maneira diferente a outras substâncias. Dessa maneira construiria-se um ambiente de antagonismo competitivo com a lactose em interagir com as enzimas do trato gastrointestinal, podendo reverter ou ao menos diminuir grande parte dos riscos associados ao consumo de iogurte no pós-treino.

Desculpe o post longo, mas é sempre bom que esclareçamos as coisas um pouco melhor.

Postado

Pessoal para de trollar e ajudem o mlk.

Enfim,

Não acho uma boa ideia, o iogurte não é tão sólido assim, nem não líquido, então como não há definição é melhor nao tomar. A não ser que você congele ele e coma no sólido. Se não tome como pós líquido (bata com água).

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...