Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Bom, Bom-dia, Boa-Tarde e Boa-noite, sou novo no fórum não sei se postei no local correto e peço que se me enganei mudem para o local correto.

Enfim, a um tempinho estou com uma dúvida pertinente e que não consigo tira-lá, já procurei em sites pesquisas, revistas, fóruns e nada achei algumas coisas mas realmente não consegui compreender as respostas, indo direto ao ponto:

Qual a diferença entre Leucina X L-Leucina? ou quaisquer outros aminoácidos.

Sei que tem a ver com os enantiômeros e a rotação as funções e o equilíbrio(solução racêmica), mas sem generalizar, qual realmente é a diferença entre Aminoácido Z X Aminoácido L-Z?

Editado por Felipãoo
  • Supermoderador
Postado

A Leucina utilizada em suplementos e encontrada em proteínas é a L-leucina.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido

"Os enantiômeros podem ser D ou L, sendo essa classificação referente à semelhança com a estrutura do aminoácido D-gliceraldeído e do L-gliceraldeído, respectivamente. Somente os L-aminoácidos são constituintes das proteínas."

Postado

http://pt.wikipedia....iki/Aminoácido

"Os enantiômeros podem ser D ou L, sendo essa classificação referente à semelhança com a estrutura do aminoácido D-gliceraldeído e do L-gliceraldeído, respectivamente. Somente os L-aminoácidos são constituintes das proteínas."

+1

Sempre quis saber disso mas nunca pesquisei :ph34r_anim:

Postado

http://pt.wikipedia....iki/Aminoácido

Quer dizer que a ingestão dos aminoácidos sem ser L- não terão efeitos no organismo dá mesma forma que a estrutura do aminoácido L terá? Seria sem sentido usar aminoácidos que não são L ou D? e isso acontece com outras substâncias? como sei lá, vitaminas? minerais?

• Supermoderador
Postado

Felipão, não existe isso de "não ser L ou D". Ou é L ou é D, são as duas únicas formas daquele aminoácido.

Isso ocorre sim com outras substâncias. Às vezes uma pequena modificação em uma molécula, ou até mesmo na ligação entre as moléculas muda completamente um composto.

Por exemplo: amido é uma cadeia longa de moléculas de glicose. Celulose também é uma cadeia longa de moléculas de glicose. Em ambos os casos a ligação ocorre entre os carbonos 1 e 4 de cada molécula.

A diferença entre as duas é que, no amido, a ligação entre cada molécula é do tipo alfa, e na celulose é do tipo beta.

Amido:

3db2baa0.gif

Celulose:

3de2baa0.png

Veja que a diferença molecular é consideravelmente pequena. Mesmo assim seu corpo consegue processar com facilidade amido, mas não consegue digerir celulose... porque não tem a enzima específica que facilita a quebra das ligações beta.

Da mesma forma que, até onde eu entendo, o corpo não tem como processar aminoácidos D.

Postado

Verdade, a celulase e o amido são praticamente iguais, uma ligação torna elas totalmente diferentes pras enzimas. Incrível explicação, obrigado pelas respostas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...