Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Bom, me cadastrei no fórum porque retornei às atividades físicas e treinamento (hipertrofia) há um mês depois de três anos (praticamente) e pude a princípio reparar uma coisa muitíssimo (muitérrimo) estranha no meu organismo.

Estou há três semanas com dieta HIPOcalórica, meu MB (Metabolismo Basal) é em torno de 2.900 KCal (em quaisquer calculadoras que verifiquei) e minha ingestão é restritiva abaixo de 2.000 KCal, com uma alimentação equilibrada, HIPERproteica, de 3 em 3 horas, pobre em carboidratos, com bastante "fibras" (e claro, proteínas em torno de 1,5g. para cada Kg de massa total).

Então o fato é o seguinte: Com uma dieta hipocalórica dessa maneira eu não "emagreci" ao longo de um mês. Pelo contrário! A balança aponta que "engordei" 1 (hum) KG nesse período. Fui de 98,8 Kg. para 99,9 Kg. Tenho 1,81 metro e 24 anos. Fiquei dois anos em total sedentarismo (trabalhando e estudando, comendo demais - o que não se deve - e dormindo de menos) e meu BF pelo menos há um mês era 29%.

Obs.: o meu "pesamento" está de acordo com tudo o que sabemos (o que eu também sei) sobre o horário, o local, o dia e a balança. Ou seja, me peso todas às sextas feiras de manhã em jejum no mesmo lugar e na mesma balança (em condições normais de temperatura e pressão hehehe).

Embora eu tenha ficado bastante decepcionado o fato de ter "engordado" na balança, pessoas do meu trabalho (não foi só uma) já disseram que eu emagreci. Minha mulher diz que eu emagreci e estou mais forte (e gostosudo)! hahaha

Então minha preocupação é essa: Como é possível dieta hipocalórica e hipertrofia? É POSSÍVEL?

Uma teoria: Sabemos que no primeiro mês de treinamento há ganhos ridículos e o organismo consegue fazer proezas. Será que isto parte da "síndrome do primeiro mês"? Será que o organismo é capaz de "captar" os nutrientes da alimentação hiperproteica e utilizar na "construção músculo-celular" enquanto usa a quantidade exorbitante de gordura para o MB? Como se fosse um "sobreaviso" do metabolismo?

É bom saber que não estou falando de uma suposição, algo que esteja fora do meu "alcance", mas algo que realmente aconteceu, presenciei, aferi e acompanhei todos os resultados!

Editado por Rock Lee

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Olá,

Como variou o seu peso a cada medida?

Se você definitivamente estava com déficit calórico, eu só posso imaginar que o ganho de peso seja devido a retenção. O peso foi constantemente aumentando ao longo das semanas? Algo como 98.9 - 99.1 - 99.5 - 99.9?

Pelo seu BF% e nível de sedentarismo, sim, é possível você perder gordura e ganhar massa magra. Mas você não vai ganhar MAIS massa magra do que perder gordura.

E se você já teve uma quantidade maior de massa magra, é possível recuperar a uma taxa mais rápida, mas ainda assim imagino que você precisaria de uma dieta hipercalórica.

Postado

Olá, o ganho de peso foi totalmente gradual. Em média um quarto por semana. Achei muito estranho porque realmente... antigamente tive muito mais massa que tenho atualmente (naturalmente após anos de sedentarismo), há três anos meu BF era 12% e lembro que era um sufoco.

O problema de fazer dieta hipercalórica agora é que meu organismo não tem uma "boa capacidade" de "aceitar" essa dieta na construção muscular. Em outras palavras, pelo sedentarismo, minha "usina" está com uma engenharia muito pobre, pouco eficiente. Penso que isso iria me engordar ainda mais e o aproveitamento em termos de ganho de massa magra seria muito ruim...

O principal motivo do meu tópico é saber se existe pelo menos "literatura" sobre isso... se alguém já passou pelo mesmo. Se é 'normal'. Enfim; essas coisas que se quer saber.

Postado

Perdão por não ter nenhum artigo científico agora para te explicar o que se passou... mas é assim... você estava numa fase onde sua perda de tecido adiposo era bem grande pelo esforço minimo que fazia e também na mesma fase onde ganhar massa é "fácil" no começo... mas ai passa o tempo, e como aconteceu as duas coisas ao mesmo tempo, voce deu uma chocada, basicamente você estava perdendo gordura no msm ritmo de ganhando massa, tornando seu 'peso' aparentemente igual ou um pouco maior como no seu caso. É normal sim, existem vários fatos similares ao seu... você tem é que agradecer que seu ganho foi excelente pelo fato de estar num hipo... continue firme e treinando bem mas tenha em mente que vai chegar em um ponto que você não vai ganhar mais massa magra e vai perder gordura, ai sim a balança vai começar a te 'mostrar' as gorduras saindo, mas a massa magra se vc nao tomar cuidado vai junto.. fique ligado e bons treinos!

Postado

Bom, então é isso!

A verdade é que... é muito estranho você fazer uma dieta hipocalórica, fazer exercícios, se esforçar, e ver no final do mês: "engordou" um quilo!

A gente sempre aprende que o organismo é uma "máquina", que isso ou aquilo é possível [ou não é]... mas a verdade é que ele é uma máquina "cheia de exceções" hehehehe

Postado

músculo é mais pesado que gordura

BF baixou, massa magra aumentou, é o que importa.

vc está treinando em dieta hipocalórica o seu corpo usa gordura como fonte energética, se vc come bastante proteina no fim do dia, seu corpo vai reconstruir legal seus msúculos enquanto vc dorme

vc pode inclusive fazer dieta hipo durante o dia até a hora do treino e depois do treino comer mais, assim vc usa gordura de dia pra se manter, e de noite a proteina extra irá pra reconstrução muscular

Postado (editado)

Vão me crucificar, mas eu acho que uma dieta de 2000kcal para quem quer emagrecer, principalmente tendo 29% de BF, é muito alta. No máximo, para ter resultados visíveis, fique em torno dos 1500. Não se preocupe com perder massa magra demasiadamente; seu corpo não é burro a ponto de retirar muito da sua musculatura enquanto você está usando ela diariamente de forma intensa para levantar ferros.

Esse papo de que para emagrecer precisa-se manter um déficit pequeno por longo tempo é válido para quem já é magro e deseja secar. Quem é gordo e quer emagrecer -lê-se "perder peso"- deve comer pouco, e ponto final.

Ah, e digo mais: não acredito na grande maioria das fórmulas que disponibilizam na internet para cálculo da TMB. Uma vez usei uma calculadora dessas e minha TMB bateu as 3.000kcal. Fiquei desconfiado e reduzi para 2900kcal. Foi o período que mais engordei na vida.

Editado por Skops
Postado

Hehauehah. Caraca 1500 calorias é para uma pessoa com praticamente a metade do meu peso e pelo menos 1/3 mais baixa, na minha idade. Fazendo exercícios e pegando pesado, 2000 Kcal já é o suficiente pro cara fazer supino tremendo até a alma, com 1500 só sai de ambulância hahahaha

Nutrição saudável é o principal, perda de "peso" (MASSA) é consequência.

Mas eu concordo Skops, essas TMB de internet, etc; isso é muito falho! Mas você também não pode esquecer de incluir alguns exercícios nessa história, inclusive aeróbicos. No fim das contas, tudo fica bastante equilibrado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...