Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

olá,

a duvida e o seguinte... meu café da manhã normalmente é 40g de whey e 60 de aveia batida com agua e só. porém como esses dias está frio comecei a pegar essa mistura e fazer mingau com banana picada e canela, procurando alguma receita diferente me deparei com algumas pessoas falando que não pode aquecer o whey pq ele perde as propriedades por causa da desnaturação proteica!!

então ate que ponto isso é verdade ou não ?

Editado por adrianocs

Publicidade

Postado

Muito boa explicação Leandro.

Eu estive lendo sobre o assunto para responder mas depois da sua explicação não há mais muito o que comentar.

Então, resumindo: Desnaturação das proteínas dos alimentos não tem problema, pois eles serão digeridos e os aminoácidos incorporados do mesmo jeito pelo nosso corpo. Já se a desnaturação ocorrer com as proteínas do nosso próprio corpo aí é problema. mas iss osó se vc pegar uma febre de mais de 42°C ou se infiar em um forno heuheuhee

Acho que quando você fica exposto ao sol por muito tempo, sem protetor, ocorre justamente isso. Queima as proteínas e tudo o mais na pele, desnatura elas, e as coisas ficam até pretas literalmente por causa do calor. Descasca qp a pele nem possui mais suas propriedades de antes.

Postado

Muito boa explicação Leandro.

Eu estive lendo sobre o assunto para responder mas depois da sua explicação não há mais muito o que comentar.

Então, resumindo: Desnaturação das proteínas dos alimentos não tem problema, pois eles serão digeridos e os aminoácidos incorporados do mesmo jeito pelo nosso corpo. Já se a desnaturação ocorrer com as proteínas do nosso próprio corpo aí é problema. mas iss osó se vc pegar uma febre de mais de 42°C ou se infiar em um forno heuheuhee

Acho que quando você fica exposto ao sol por muito tempo, sem protetor, ocorre justamente isso. Queima as proteínas e tudo o mais na pele, desnatura elas, e as coisas ficam até pretas literalmente por causa do calor. Descasca qp a pele nem possui mais suas propriedades de antes.

Valeu querido!

Então, não é exatamente as proteínas de dentro de nosso corpo, são as proteínas com função! Por ex: insulina, hemoglobina, sistema imunológico, etc..

Não precisa ta exatamente dentro do corpo, se vc pegar a insulina de farmácia e elevar ela a mais de 30º, ela desnatura e não tem mais seu efeito hipoglicemiante.

A parte final, é exatamente isso, vc destrói as proteínas do tecido epitelial..

Abraço

Postado

N

Primeiro temos que entender o que é desnaturação proteica pra entender se fode ou não.

Desnaturação proteica é quando tem a ordem dos aminoácidos "bagunçados" , então se essa proteína tem uma função, por exemplo a insulina ou a hemoglobina (sim, pra quem não sabe a insulina ou a hemoglobina são proteínas), essa função é perdida, pois a cadeia química (ligação peptídea) foi modificada. Então a insulina quando sofre a desnaturação proteica, não tem mais o poder de carregar as coisas pra dentro das células.. se acontece com a hemoglobina, ela não consegue mais transportar oxigênio e por ai vai com todas as proteínas que tenham FUNÇÃO.

Mas, quando falamos de uma proteína pra se alimentar, elas não tem FUNÇÃO nenhuma, são apenas uma cadeia de aminoácidos! E com a desnaturação essa cadeia se bagunça, mas TODOS OS AMINOÁCIDOS continuam lá, portanto nada muda.

Um bom exemplo disso é o ovo. Quando cozinhamos o ovo, ele fica mais firme... isso é desnaturação proteica! Quando cozinhamos um ovo, se não me falha a memória, são destruídas as pontes de hidrogênio dos aminoácidos, por isso que ele fica mais firme. Mas a absorção continua a mesma coisa, pois os aminoácidos estão todos lá.

O que vc não pode é CARBONIZAR uma proteína, pois ai sim os aminoácidos são destruídos e a proteína fica mais pobre.

Abraço

Nossa, excelente explicação Leandro. Eu já sabia que a desnaturação das proteínas dos alimentos não alterava a composição dos aminoácidos, mas você detalhou tudinho. Reputado.

Postado

N

Nossa, excelente explicação Leandro. Eu já sabia que a desnaturação das proteínas dos alimentos não alterava a composição dos aminoácidos, mas você detalhou tudinho. Reputado.

Valeu maninho, obrigado!

Se tiver algo pra adicionar, compartilha com a gente..

Abraço

Postado

nossa bem esclarecedor isso, eu tava pensando em fazer um 'bolo' com minha albumina (n aguento beber akilo...), ou então uma barra de proteína caseira com albumina,aveia e outras coisinhas. Tava bem pensativo sobre a albumina perder seu 'efeito' , mas agr vou fazer sem medo, vlw ! :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...