Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Ta certo essa dieta ai ?? Um monte de Carbos na Janta e Ceia.... vc precisa de energia pra dormir ??

Você só precisa de carbos imediatamente antes de fazer algo que "exija energia"?

Publicidade

Postado

Você só precisa de carbos imediatamente antes de fazer algo que "exija energia"?

Isso mesmo...

Rapidamente:

desjejum: cho + ptn

colação: ptn + lip

almoço: ptn + lip

pré-treino: cho + ptn

pós-treino: cho + ptn (tanto o líquido quanto o sólido ou se fizer só um dos dois também).

janta: ptn + lip

ceia: ptn + lip

Postado (editado)

E se comer carbos na janta e na ceia é engordar na certa?

E se os carbos do desjejum ainda estiverem sendo digeridos na colação? Ou o do pós na janta?

E se as proteinas derem um pico de insulina?

E se a oxidação total de gordura durante o dia superar o armazenamento de gordura? (Como é esperado em um deficit calórico qualquer?)

E se eu comer só duas refeições durante o dia?

E se eu fizer jejum o dia todo?

Editado por Pollopollo
Postado (editado)

E se comer carbos na janta e na ceia é engordar na certa?

E se os carbos do desjejum ainda estiverem sendo digeridos na colação? Ou o do pós na janta?

E se as proteinas derem um pico de insulina?

E se a oxidação total de gordura durante o dia superar o armazenamento de gordura? (Como é esperado em um deficit calórico qualquer?)

E se eu comer só duas refeições durante o dia?

E se eu fizer jejum o dia todo?

Meu grande Pollopollo nada é preciso, a não ser as ciências exatas, assim sendo, dentro das ciências biológicas, trabalhamos na área da lógica probabilística, da dedução, do certame de possibilidades...

De maneira que, a resposta para algumas de suas perguntas (não todas), será seguido dos advérbios de modo teoricamente, possivelmente e similares...

"E se comer carbos na janta e na ceia é engordar na certa?"

É sabido que no período noturno, a taxa metabólica basal do individuo reduz, já que o organismo está se preparando para o sono. Não havendo necessidade de manter o gasto energético em níveis mais elevados. A glicose ingerida em uma refeição, principalmente nesse período estaria sujeito a ser acumulado como reserva energética (adipócitos) já que o organismo não se utilizaria dele, teoricamente. Isso é em tese, pois devemos lembrar que estando em cutting há um defícit, logo talvez não se converta em gordura. Pelo sim, pelo não, prefiro evitar nesses horários.

"E se os carbos do desjejum ainda estiverem sendo digeridos na colação? Ou o do pós na janta?"

2 horas, por convenção, é o suficiente para que os nutrientes sejam conduzidos, cada qual para suas devidas vias metabólicas sendo degradados pelos seus devidos processos (gliconeogênese, glicogênese, glicólise, lipólise, etc...),

"E se as proteinas derem um pico de insulina?"

O que gera pico de insulina no sangue é o consumo de calorias acima do get e o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico, carboidratos de rápida digestão e uma dieta pobre em fibras. Perceba, o corpo precisa manter os níveis de açúcar no sangue entre os limites de 70mg/ml e 110mg/ml. Caso o nível de açúcar no sangue suba acima de 110mg/ml, o hormônio insulina será liberado para percorrer o sangue retirando o excesso de açúcar e estocando nos músculos, ou indesejavelmente como gordura. Mas lembre-se: a insulina é liberado na presença elevada de "açúcar" no sangue, afinal de contas, estamos falando de índice glicêmico. Glicemia vem de glicose. Logo, presente em carboidratos, que tem como sinônimos, glicídios, hidratos de carbono, glucídios, sacarídeos, heterossacarídios, ou mais conhecidos como "açúcares".

"E se a oxidação total de gordura durante o dia superar o armazenamento de gordura? (Como é esperado em um deficit calórico qualquer?)"

Não entendi essa pergunta, gordura oxidada é gordura degradada, decomposta, utilizada como energia. Se superar o armazenamento de gordura, as reservas energéticas serão recrutadas. Afinal não é essa a intenção de quem faz uma

dieta hipocalórica?

"E se eu comer só duas refeições durante o dia?"

Diga "à-deus" para o seu fígado e "bem-vindo" para os problemas renais. Na Universidade aprendi que o fígado tem a capacidade de absorver, em média, 30 gramas de proteína por refeição. Alguns estudos que foram feitos disseram que essa quantidade pode chegar até 40 gramas, quando muito.

Suponhamos que você pese 75 kg e ingira 2,5 gramas de ptn por kg/peso , isto é, 187,5 g dividido por 2 darão precisamente 93,75 gramas. Entre outras palavras, é pedir para ter danos hepáticos irreversíveis. Claro que isso não ocorrerá da noite por dia, mas em um período prolongado, esteja certo do prejuízo. Sem mencionar ainda que a proteína que o fígado não absorve é depositado como gordura.

"E se eu fizer jejum o dia todo?"

Jejum total? Não comer nada? Se for isso que estiver perguntando, perderá peso rapidamente nas primeiras semanas, ou nos dois primeiros meses em média (isto se for um obeso de nível 2 ou superior e anteriormente comer feito um animal. Digo isso porque aqui não se aplica os casos de hipotireiodismo). Infelizmente grande parte da perda será a custo de desidratação (pela retirada dos carboidratos que por si só possuem quantidade significativa de água em sua composição) e de preciosos músculos. Após esse período, com o aparecimento dos seus novos amigos inseparáveis (estrias até na testa hshsssuhsuhsuhsh), chegará ao efeito platô, em que o seu organismo reduzirá drasticamente sua tmb, já que o mesmo entenderá que está passando por uma situação de escassez de alimentos, fazendo de tudo para poupar energia (a gordura que funcionaria como reserva energética). Por fim toda a sua musculatura irá para o pau, porque manter músculos requer muito mais energia do que para manter a gordura. Tem que se livrar do que está sendo prejudicial, do que está sendo custoso (o organismo é bem inteligente! Louvado seja Deus pela sua Eterna Sabedoria!!!). É como no balonismo: o balão ( o organismo) precisa de se livrar do peso em excesso, geralmente tijolos, sacos de areia ( músculos) para alçar maiores vôos (garantir a sobrevivência).

Editado por Samuraimaster
Postado

Samurai - Eu fiz as perguntas numa tentativa irônica, e frustrada, de usar a dialética e perguntas retóricas para questionar esses dogmas ultrapassados que você está defendendo.

Não existe limite para absorção de proteina. O professor que lhe ensinou isso, está desatualizado. Carbos na janta não fazem diferença nenhuma, o que vale é o total de macronutrientes. Carboidrato só vira gordura atavés da de novo lipoegenese que só ocorre quando a ingestão de gordura é minimo, ou se esta em superavit.

Você não pode dizer que 2 horas são suficientes para metabolizar nutrientes justamente porque não existe convenção quanto ao tamanho da refeição. Desafio você a comer uma feijoada e validar que "2 horas, por convenção, é o suficiente para que os nutrientes sejam conduzidos, cada qual para suas devidas vias metabólicas sendo degradados pelos seus devidos processos (gliconeogênese, glicogênese, glicólise, lipólise, etc...),"

Proteinas geram pico de insulina. Leia sobre o que ocorre no corpo ao receber BCAA , por exemplo.

E se eu só comer duas refeições por dia, dentro de um periodo de 8 horas, completando minha necessidade de macronutrientes e jejuar por 16 horas? Meu figado está inteirinho, assim como todos os seguidores das varias dietas de jejum intermitente. Da uma lida em www.leangains.com

O mesmo vale para jejuar um dia inteiro. Leia sobre o "Eat, stop, eat".

Se a oxidação for maior, ocorre perda de peso, como você concorda. Então qual o problema de comer refeições com carbos de alto IG com gorduras? Toda gordura tem como via primária, ser estocada, independente de come-la com proteina ou com carbo. Pelo mesmo motivo, se o saldo calorico do dia for deficit, não importa comer carbos na janta, no almoço, etc

Postado

Samurai - Eu fiz as perguntas numa tentativa irônica, e frustrada, de usar a dialética e perguntas retóricas para questionar esses dogmas ultrapassados que você está defendendo.

Não existe limite para absorção de proteina. O professor que lhe ensinou isso, está desatualizado. Carbos na janta não fazem diferença nenhuma, o que vale é o total de macronutrientes. Carboidrato só vira gordura atavés da de novo lipoegenese que só ocorre quando a ingestão de gordura é minimo, ou se esta em superavit.

Você não pode dizer que 2 horas são suficientes para metabolizar nutrientes justamente porque não existe convenção quanto ao tamanho da refeição. Desafio você a comer uma feijoada e validar que "2 horas, por convenção, é o suficiente para que os nutrientes sejam conduzidos, cada qual para suas devidas vias metabólicas sendo degradados pelos seus devidos processos (gliconeogênese, glicogênese, glicólise, lipólise, etc...),"

Proteinas geram pico de insulina. Leia sobre o que ocorre no corpo ao receber BCAA , por exemplo.

E se eu só comer duas refeições por dia, dentro de um periodo de 8 horas, completando minha necessidade de macronutrientes e jejuar por 16 horas? Meu figado está inteirinho, assim como todos os seguidores das varias dietas de jejum intermitente. Da uma lida em www.leangains.com

O mesmo vale para jejuar um dia inteiro. Leia sobre o "Eat, stop, eat".

Se a oxidação for maior, ocorre perda de peso, como você concorda. Então qual o problema de comer refeições com carbos de alto IG com gorduras? Toda gordura tem como via primária, ser estocada, independente de come-la com proteina ou com carbo. Pelo mesmo motivo, se o saldo calorico do dia for deficit, não importa comer carbos na janta, no almoço, etc

A presença de gorduras reduz o potencial de absorção dos carboidratos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...