Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Por:

Cristiane Perroni

Estão presentes na dieta dois tipos de ferro: o ferro heme e o ferro não-heme. O ferro heme está presente em alimentos de origem animal: carnes, frango, peixe e seus subprodutos. O ferro não-heme é composto por alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, a soja, o inhame, a aveia e os vegetais verde-escuros (acelga, couve, brócolis, espinafre, bertalha, mostarda)

O ácido ascórbico/ vitamina C tem interação positiva com o ferro, atuando como redutor, mantendo o ferro não-heme dos alimentos no estado ferroso, mais solúvel e biodisponível. Portanto, a presença de frutas (laranja, acerola, limão, morango, goiaba, tangerina, melancia) e vegetais ricos em vitamina C nas grandes refeições torna o ferro dietético mais disponível.

O cálcio tem interação negativa com o ferro, pois quando está presente nas refeições, tem efeito inibitório sobre a absorção de ferro heme e não-heme. Portanto, devemos evitar a ingestão de leite e derivados nas grandes refeições (almoço e jantar), onde há alimentos ricos em ferro. Também não devemos tomar suplemento medicamentoso de ferro no desjejum quando ingerimos leite e derivados. Recomenda-se tomar antes do almoço ou ao deitar.

A manifestação mais característica da deficiência de ferro é a anemia ferropriva. Entretanto, as deficiências subclínicas de ferro podem determinar prejuízos à saúde na função muscular, prática da atividade física, produtividade no trabalho ou na escola, acuidade mental e capacidade de concentração. Além disso, pode haver alterações na termogênese, na pele, nas unhas e mucosas, bem como diminuição na resposta imunológica, aumentando a ocorrência de doenças infecciosas. Na fase mais avançada, a anemia está associada a sintomas clínicos, como fraqueza, falta de ar, diminuição da capacidade respiratória e tontura.

O princípio da Nutrição contempla a inclusão de todos os grupos de alimentos, com o objetivo de atingir as recomendações de todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais), diminuindo assim os riscos à saúde pela deficiência de algum deles.

(

Cristiane Perroni é nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento. Tem especialização em Nutrição Clínica pela UFF e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.

)

Fonte:

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/08/importancia-do-ferro-para-nutricao.html?utm_source=Twitter&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom

• 3 meses depois...
Postado

Desenterrando esse tópico porque hoje fui doar sangue e meu hematócrito continua baixo, 39 (sempre que faço exames não passa de 42, geralmente é 40, 41), embora eu me alimente muito com feijão e carnes, então só me vem à cabeça uma possibilidade, o fato de tomar junto muito leite, vou evitar fazer isso e depois conferir se aumentou, quem sabe se o que tem me impedido de avançar mais nos pesos não é exatamente essa quase anemia....

artigo beleza, reputado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...