Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida: Elaboração De Treino Para Velocidade Na Natação

CullenJones

Posts Recomendados

Fala aí pessoal do hipertrofia, belezera?

Pratico natação a pouco tempo, cerca de 1 ano, e ultimamente tenho me aplicado mais às aulas, porque gosto muito do esporte, e por isso, queria aperfeiçoar minha velocidade.

Faço academia há uns 4 anos, não continuamente... a cada 6 meses ficava 1 mês sem freqüentar.

Preciso de um treino para aumentar a força explosiva, na saída, durante todo o nado e nas viradas.

Quero aperfeiçoar minha velocidade, nos 50 e 100 metros primeiramente no nado livre(crawl), e posteriormente no estilo Costas, também o borboleta e o peito.

Li sobre o método da pliometria, que consiste em movimentos rápidos e de explosão.

Pórém, li também que a velocidade do exercícios não influencia o trabalho das fibras de contração rápida, mas sim a intensidade das cargas.

Desse modo o treino tradicional (concêntrico, excêntrico) também seria válido

Então queria saber qual o método mais adequado para o meu objetivo.

Sendo que preciso ganhar força, mas não posso ganhar muita massa muscular, pra não ficar pesado na água.Sei que mesmo com treino focado para adquirir força há ganho de massa muscular, mas se esse ganho for mínimo, talvez consiga equilibrar os ganhos Força ganha x Peso ganho.

Pesquisei, e pelo que vi, os exercícios com carga máxima e as repetições entre 1 e 3, são para força, sendo que o intervalo entre uma série e outra é de 3 a 5 minutos. Isso é verdade?

Nos 50 metros acredito que a força explosiva seja o principal foco, mas e nos 100 metros, será que é conveniente fazer treinos de resistência fora da água para essa distancia?

Se puderem recomendar alguns exercícios mais adequados para meu objetivo...

Tenho uma “dieta”, não como muita porcaria, mas preciso calcular meu gasto calórico e quantas calorias tem a dieta. A quantidade de proteínas ingeridas na dieta é pela relação 2g de prot/kg. ( 140g de prot. Diárias)

Sou Ectomorfo, metabolismo muito rápido.

Peso: 69Kg

Altura: 1,77

Atualmente, antes de treinar, dou alguns piques na esteira, ando 1 minuto, depois corro 2 minutos e meio a 11km/h, e em seguida ando 1 minuto e corro novamente 2 minutos a meio a 15km/h.

Depois disso vou treinar, estou fazendo um treino convencional, ABC, Segunda, Quarta, Sexta.

Agora estou utilizando maior cargas e poucas repetições, não máxima, 50% da máxima, porque afinal, não sei realmente se o treino que descrevi lá em cima ( 1 a 3 repetições carga máxima) realmente é funcional para o meu objetivo.

Ah, e nesse vídeo que achei, tem alguns exercícios... como meu inglês é péssimo, não consegui entender o que o cara disse, mas os exercícios em 1:53 e 2:10 são para o que?

Vídeo >

Editado por CullenJones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

ambos exercicios sao pra resistencia dos ombros...

eu li um artigo uma vez sugerindo que barra e paralela trouxeram melhores resultados pra quem faz natacao do que uma serie comum de academia, pra melhorar a saida seria interessante treinar saltos e tiros de curta distancia.

mantenha tudo simples e nade o maximo que puder, voce provavelmente tem muita tecnica pra aprimorar ainda tambem.

Link para o comentário

Valeu por ajudar ae Caio

Já faço bastante paralela e barra, to no caminho certo ;D

Vou treinar os tiros e os saltos semana que vem. Conversei com um colega meu que é instrutor, e ele disse que eu deveria fazer 50m de corrida em 7 segundos devido a minha idade ( 18 anos), vou testar isso.

O nado ta complicado, onde treino, a disponibilidade é de apenas 2x por semana, e como a cidade é pequena, não tenho muito pra onde ir.Mas como a temperatura aqui já está subindo, logo treinarei na piscina de um clube aqui perto, ai poderei fazer 4x por semana.

Mas em relação aos outros exercícios, além da paralela e da barra?

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...