Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pessoal, um tópico que venho me debatendo a algum tempo para entender o mecanismo e encontrar uma resposta plausível sobre a possibilidade de perda de massa muscular em uma dieta hipercalórica. Minha dúvida surgiu baseado por uma mescla de experiência própria e leitura de relatos. Em resumo:

É possível que uma má divisão de macronutrientes ocasione a perda de massa muscular, mesmo com um superavit de calorias? Sabemos das limitações termodinâmicas para se fazer o oposto, o útopico (com exceções específicas) ganhar massa muscular e perder gordura. Mas e o oposto? É possível que alguem que ingira uma dieta pobre em proteinas e rica em carboidratos e/ou gorduras acumule gordura ao mesmo tempo que perde massa muscular? Por que sim? Por que não?

E se, apenas pela curiosidade cientifica sobre o tema, estendermos para casos extremos, como o de usuários de EAs? Um usuário que ganhe 10 kg de massa muscular (músculo mesmo, sem considerar água) se fizer uma uma TPC mantendo o superavit, pode, realmente perder 1,2,3,10 kg, conforme relatos, de massa muscular em um periodo de um ou dois meses?

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Olá,

Eu entendo que é possível, sim, em casos extremos, como treino exagerado (muito volumoso e frequente) + ingestão inadequada de proteínas. Só por ingerir uma quantidade muito pequena de proteína isso já deve acontecer, uma vez que seu corpo usa pelo menos 0.8 g/kg para as funções normais.

Quanto a usuários de AEs, meu conhecimento é extremamente limitado... prefiro aguardar outras opiniões.

abraços

Postado

E se, apenas pela curiosidade cientifica sobre o tema, estendermos para casos extremos, como o de usuários de EAs? Um usuário que ganhe 10 kg de massa muscular (músculo mesmo, sem considerar água) se fizer uma uma TPC mantendo o superavit, pode, realmente perder 1,2,3,10 kg, conforme relatos, de massa muscular em um periodo de um ou dois meses?

Se o cara for realmente grande, muito fora do limite genético, sim, pode perder MUITO na tpc, simplesmente por que a síntese proteica natural não da conta nem da manutenção da massa magra.

Agora, pra maioria ai, perde assim por que faz errado. Ou começa a tpc com as drogas atuando no corpo, ou confia só nas drogas (tamox e clomid) e esquece da dieta e treino, que sempre é mais importante.

Abraço

Postado

Acho que seria possivel sim a perda de massa muscular e dieta hipercalorica.

Sabemos que a hipertrofia é garantida pela síntese de proteínas, sobretudo após o treinamento com pesos esse nivel estará aumentado.

No processos de treinamento e de recuperação estão envolvidos tambem os processos de degeneração proteica - catabolismo- se no período de recuperação e pós treinamento nao for oferecido uma quantidade X de proteinas para que o nivel de sintese supere o de degeneração proteica o balanço ficará negativo assim ocorrendo diminuiçao de massa muscular.

é claro que tudo isso esta aliado à situações catabólicas (processo de perda de massa muscular) estresse físico e mental, overtraining, desidratação, cortisol, amônia e desbalanço da dieta.

Postado

Isso acontece com uita gente cara, não precisa nem de teoria. Conheço uma garota que tinha 60kg há uns 3 anos atrás e 20% de bf. Agora ela tem 60kg, só que 33% de bf.

Ou seja, perdeu MM e ganhou gordura.

COMO? Não ingerindo proteínas e não estimulando o anabolismo, mas ingerindo bastante calorias de gordura e carboidratos, sedentarismo, jejum, exercício esporádico sem a devida ingestão de carbo, entr outras coisas que possam aumentar o fator catabólico no seu corpo. Se vc mantém o seu corpo catabolizando e não ingere as proteínas para cosntrução muscular, como vai esperar que a massa magra não diminua?

Claro, treinando e comendo as proteínas de forma adequada, acho que isso não vai ocorrer, no entanto. Mesmo em uma dieta hipercalórica. Na verdade o catabolismo vai ocorrer sim, mas o anabolismo compensará isso, tal que vc mantém ou ganha massa magra.

Postado

Obrigado pela contribuição pessoal. Eu também conheço casos semelhantes, de pessoas que perdem massa magra e ganham gordura, e agora tenho confiança que o x da questão é realmente a sintese protéica, como vocês disseram. Como a proteina é insubstituivel (ao contrário dos carbos e da gordura), mesmo em superavit o corpo não consegue manter o processo a níveis normais com os nutrientes ingeridos e a única saida é catabolizar os musculos. Ou seja, uma dieta hipercalórica hipoproteica é muito mais danosa à massa magra do que uma dieta hipocalórica, ainda que bem restritiva, mas hiperproteica.

E isso se potencializa ainda mais em situações especificas que o corpo acaba de ganhar uma grande quantidade de massa muscular em um período curto de tempo.

Massa! Obrigado!

Postado

Agora sobre a situação utópica....

Suponhamos q o indivíduo esteja em uma dieta hipocalórica e hiperprotéica bem ajustada, com gorduras suficientes (no caso 1gr por kg) e carbo por volta de 100gr diárias, inibindo ao máximo os agentes catabolizantes (cortisol,com ingestão de glutamina, vit.c, água em abundância...), com um treino intenso e com volume razoável estimulando o anabolismo (5x5 por ex.), sem sobretreino (over)...será q rola a utopia de ganhar massa magra, msm q seja mínima e perder gordura?

Postado

rod7878, as únicas possibilidades que conheço de ganho de massa muscular em dieta hipocalórica é em:

a) Iniciante - O "pulo" de nenhum estimulo ao músculo para algum estimulo ao músculo, como ocorre em totais iniciantes, é capaz de gerar ganho de massa muscular, temporariamente, mesmo em dieta hipocalórica

B) Retorno ao treino - Algo semelhante acontece com quem já tenha experiência, pare por um longo periodo e retorne aos treinos.

Fora essas situações, o particionamento dos nutrientes e a resistência à insulina gerada pela dieta hipocalórica impedeo alcance dos dois simultâneamente.

Existe uma terceira possibilidade que envolve dietas ciclicas, com variação de macros e da dieta em hipercalórica e hipocalórica a depender da rotina de treinos. Mas não se encaixa na questão que você levantou.

Postado

é totalmente possivel ganhar massa e perder gordura, mas para isso é exigido uma disciplina alimentar de um atleta de alta

Tem um apresentação do Dr.Rodolfo Peres que ele fala justamente isso, que hoje é possivel sim.

Basta voce ajustar a sua dieta de forma adequada para isso(nos minimos detalhes), aí voce teria que levar em conta nao só o consumo total diario de proteinas, gorduras e carboidratos...Seria levado em conta tambem os horarios para ingerir tais alimentos relacionado ao horario do seu treino e das suas outras atividades durante o dia, e claro que tambem teria que ser um treino bem preparado e bem executado com essa finalidade.

*nao me lembro mais quando o nome do video da apresentação, mas vou procurar e posto aqui depois!

Postado

Mbo,

Fiquei curioso para ver o video. Entretanto, a principio, sou da opinião de que o Dr. encontrou uma dieta que contornou as leis da física alterando o funcionamento da Termodinâmica.

Se não for isso, deve ser como citei uma abordagem ciclica, onde há dias em que se ganha peso e dias em que se perde peso. Mas no dia que se perde, só se perde e no dia que se ganha, só se ganha, contrariando a possibilidade de fora das situações expostas, ganhar e perder simultâneamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...