Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

boa noite galera...

antes de continuar a ler o que eu vou perguntar... respirem! talvez alguns vão sair de si de tanta raiva com minha "ignorância". bom, é melhor a gente conversar e pensar sobre tudo do que ficar mergulhado em uma bolha, não é?

bom, minha dúvida é a seguinte: conheci um camarada, há poucas semanas, que nunca malhou; só nadou. seu corpo é grande, bem definido e seus músculos são inchados. ao definir sua rotina na natação, percebi que ele estimula seus músculos muito mais com a repetição do que com a carga e descanso (ainda mais ele, que nada 6x por semana).

conheci uma vez, também, um cara que tinha um corpo bem legal só fazendo barra fixa com o pessoal do exército. seu treinamento era intenso e ele não utilizava pesos.

daí vem a minha pergunta: até onde a malhação tradicional é válida? até onde é válido fazer 8 repetições no supino com 40kg do que fazer 15 repetições com 30kg?

será que não existe a chance de alguém conseguir crescer com maior facilidade investindo em repetição em vez de investir em peso?

(ps: peço que a gente mantenha o nível e não tenha insultos desnecessários)

Editado por Roberto3
Postado

Progressão com pesos > progressão de repetições ou dificuldade no exercício.

Veja bem, é possível e até comum crescer com exercícios com peso corporal/muitas repetições. No entanto, não é a maneira mais eficaz e fácil de notar o progresso quanto progredindo a carga em uma faixa ''x'' de repetições.

Tu vai perceber que o pessoal que treina com peso corporal chega até um ponto, depois de muito treino, e fica difícil passar daquilo. Com os pesos progredir a tensão, que causa o crescimento muscular, é muito mais fácil.

Postado

Roberto de uma olhada no tópico fixo "melhores tópicos da sessão de treinamento" que com certeza vai esclarecer essas suas dúvidas.

No mais, lhe adianto que sim, se cresce um pouco com natação, mas logo o desenvolvimento para pelo fato do corpo se adaptar ao movimento se tornando mais eficiente nele, assim não acontece progressão por estimulo. A não ser que ele nade segurando halteres e com caneleiras, a atividade passa a se tornar puramente aeróbica/endurance.

Postado

mas aí gaspar, entra em questão da variável tempo, se ele tá reduzindo o tempo dele, tá aumentando a tensão... claro que isso também vai atingir um limite, mas dá pra levar por um tempo considerável...

Postado

exatamente.

olha: a ideia de crescer não é "bater no músculo" para que o corpo entenda que é necessário fortalecer aquela área?

pois bem. depois que o músculo acostuma, precisamos dar um estímulo maior para que ele cresça novamente e assim vai.

se o camarada aumenta a repetição e/ou diminui o tempo de descanso, não valeria como estímulo também? pensem em alguns atletas olímpicos que treinam visando somente a maior eficiência em seus esportes e, de bônus, ganham um corpo legal.

Postado

@Caio

Teoricamente sim, mas na prática vemos que não acontece, só olhar a maioria dos nadadores de elite e se confirma que isso não ocorre. Pelo menos eu não considero o Phelps ou o Cielo como grandes exemplos de massa muscular, e ai já estou apontando para os Top Mundial que tem o dia todo para treinar e vivem disso.

Imagine o resultado que o Average Joe teria? Eu mesmo não me vejo tendo na natação uma forma de aumentar meus músculos ou performance, que eu não possa realizar de forma otimizada com treinos com sobrecarga.

O próprio Cielo recorre a um treino com exercícios de LPO para complementar seu treino. E é obvio que todos atletas de ponta recorrem a treinos que não são específicos para melhorar sua performance.

Se fosse possível o mesmo só ficando dentro da piscina não haveria motivos para eles recorrerem a outras formas de preparação.

Alguém saindo do sedentarismo sim concordo que teria ótimos ganhos de massa muscular com natação assim como teria com escalada ou qualquer outra atividade que tenham bom trabalho muscular, mas o desenvolvimento do músculo sessa quando ele se torna eficiente na atividade e se for de longa duração tende a se tornar mais aeróbica do que outra coisa.

@Roberto

Mesma coisa que disse ao Caio, se der uma pesquisada sobre isso vai ver que até o Usain Bolt treina movimentos de LPO, e você acha vídeo no youtube dele fazendo isso.

Praticamente nenhum esporte olímpico é treinado apenas no "próprio esporte", sempre há treinos complementares e no geral são feitos na forma clássica usando sobrecarga.

Mas vou levar em consideração o seu ponto de referência, se você considera a ESTÉTICA do Phelps ou do Cielo como "bonita" então tudo bem,(falamos de estética não de performance) no meu ponto de vista eles são magrelos, e eu não gostaria de me parecer com eles fisicamente.

Você considerar seu amigo como tendo resultados com isso também não conta, além de ser apenas UMA pessoa o que não é amostragem suficiente, novamente é uma consideração baseada no seu referencial do que é uma musculatura desenvolvida.

Bolt fazendo Hang Cleans

Cielo fazendo Hang Cleans

Postado

Tem que levar em conta o biotipo dos nadadores profissionais, mais delgado etc... Um cara mais pesado talvez e mais pesado desenvolveria um pouco mais, mas acaba chegando num ponto que pra conseguir gerar mais tensão e nadar mais rápido leva muito tempo, dificultando essa progressão, se levar em conta também uma pessoa com uma dieta de bulk, por exemplo.

O cara não vai sair dali enorme, mas talvez consiga ganhos expressivos dentro de certo período de tempo, com maior probabilidade de estagnar, igual os caras que vao servir no exercito e fazem barra fixa + flexao aos montes, por exemplo.

Postado

Sim, quotando meu primeiro post

"No mais, lhe adianto que sim, se cresce um pouco com natação, mas logo o desenvolvimento para pelo fato do corpo se adaptar ao movimento se tornando mais eficiente nele, assim não acontece progressão por estimulo."

A performance vai melhorar com a frequência de treino, mas isso não quer dizer que vai ter hipertrofia por isso.

Aconteceria o mesmo fazendo flexões (peso do corpo) todos os dias em alta quantidade, em caso de um sedentário ira sim gerar uma hipertrofia inicial, mas depois da adaptação ao movimento, após se tornar eficiente nele, a hipertrofia não vai mais se fazer necessária. Vai se tornar uma atividade de endurance, vai gerar bons estoques de glicogênio muscular, mas capacidade de estocar glicogênio e diretamente relacionada com o tamanho do músculo, não vai ter muito ganho de volume por isso.

Em MINHA opinião não valeria o esforço e e tempo perdido com isso, sendo que se consegue resultado melhor (se falando em ganhos de massa muscular) com um treino "convencional".

Nada contra natação eu mesmo gosto muito de nadar, mas os únicos benefícios que tenho com isso são de condicionamento aeróbico.

Postado

entendi. bom, você realmente tem razão. mas acho que valeu a pena a gente pensar e refletir sobre o tema, né?

uma pergunta: em um exercício corporal (como barra fixa, por exemplo), com o camarada usando peso extra, dá pra ter resultado fazendo 5/6 repetições com alta dificuldade? ou vale a pena diminuir um pouco mais e fazer umas 8/10 repetições?

Postado

Dá sim roberto, eu inclusive prefiro treinar assim, fica muito mais fácil de aumentar o peso, porque as vezes de 6 pra 5 reps aumenta 1 kg é tranquilo, mas 1 kg pra 10 repetições é bem dificil.

@Gaspar

Ainda tenho uma certa dúvida, porque não conheço nada mesmo de natação, os impactos etc, estou tomando como referência barra fixa/paralela, que dizem ter um carry over muito bom pra nadar.

Enfim, vou citar o exemplo de um amigo, faz bastante barra/paralela, ai agora ele começou a comer mais e ganhar peso, dai no inicio ele ficou mais gordo, só que agora ficou forte, e ele parou de fazer barra fixa com peso e paralela porque teve uma lesão no ombro, ai só tava fazendo barra + flexão...

O que eu acho que aconteceu, nesses 6 meses ai dele treinando, é que ele foi ganhando peso, e criando uma tensão, e com o tempo foi ganhando músculos porque estava se alimentando melhor E com tensão aumentada, imagino que daí a um tempo ele vai estagnar o ganho muscular, começar a engordar novamente, e daí ir ganhando peso.

Tem muito atleta de pesos pesados que conseguiam grande volume muscular apenas com BW, o mais famoso exemplo é o mike tyson, que só pegou pesos depois que saiu da prisão, e ele era gordinho, com 13 anos já pesava 70-80 kgs, mas foi ganhando músculo com o tempo, tanto que nas lutas dele com 18 anos, as primeiras e tal, ele tava com o shape mais "embaçado" como o pessoal aqui diria.

Não to dizendo que esse é o melhor meio de ganhar massa, mas é que por exemplo pra um nadador competitivo, vai existir aquela curva de massa muscular x performance, na qual a partir de certo peso não compensa mais ele aumentar massa porque vai atrapalhar a nadar, então fica difícil de tomar como referência.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...