Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Noções Básicas De Fisiologia Do Exercício

Maximus Decimus

Posts Recomendados

Publicidade

Mais ou menos isso. No post do Maximus explica isso mais afundo. As hidrólises creatina-fosfato liberam 10.300 calorias, e as ligações ATP-->ADP liberam 7300 calorias. Mas essa energia não está diretamente ligada à energia de ligação em si, mas ao delta G dos produtos, comparados ao estado de energia dos reagentes, antes da reação. Por exemplo, ATP possui um estado energético bem alto, por conta dessas ligações, pois sua estrutura fica tipo "torcida", e isso tensiona a molécula, e a torna energeticamente poderosa. Ao quebrar a ligação, a molécula pode se "desentortar" e estabilizar suas vibrações tal que nesse processo é aliviada tensão, que é liberada em forma de energia, nesses valores que postei.

ATP é só mais uma substância qualquer.

Existe um certo dogma dizendo que ATP é a única fonte energética do corpo humano, mas eu creio que na verdade existam outras sim, só que em quantidade menor. Pois energia é energia em qualquer lugar. Como foi falado aí sobre a força próton-motriz por exemplo, no tópico da aula sobre o ciclo de Krebz, pelo Lourensini, onde ele citou isso:

"Só pra explicar o que é Força Próton-Motriz;

Energia gerada pela transferência de prótons ou elétrons através de uma membrana transdutora de energia, e que pode ser usada para realizar trabalho químico, osmótico ou mecânico. A força próton-motriz pode ser gerada por vários fenômenos, inclusive por uma cadeia transportadora de elétrons, iluminação de uma MEMBRANA PÚRPURA e a hidrólise de ATP por uma ATPase de prótons."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigo interessante mostrando que cada órgão possui um "profile" específico na utilização de diferentes nutrientes como combustível, em diferentes estados (descanso ou atividade):

http://www.ncbi.nlm....books/NBK22436/E do wikipédia, a tabela que mostra as diferentes taxas de utilização de gordura/carbos como fonte energética, dependendo da intensidade d energia:http://en.wikipedia....rcise_intensity

Intensity (%MHR) Heart Rate (bpm) % Carbohydrate % Fat

65-70 130-140 40 60

70-75 140-150 50 50

75-80 150-160 65 35

80-85 160-170 80 20

85-90 170-180 90 10

90-95 180-190 95 5

100 190-200 100 -

Mas queria saber como funciona essa proporção em relação aos aminoácidos...

A glutamina vira glutamato e entra no ciclo de krebz, então não tem um caminho de geração energética(ATP) apartir de aminoácidos...As proteínas catabolizadas doam glutamato para o ciclo de krebz, ou os aminóácidos dessas proteínas podem ser convertidos em glicose pela gliconeogênese, para depois entrar denovo do ciclo ou sofrer glicose, ou fermentação...enfim.

Se qualquer forma, indiretamente falando, parte de aminoácidos do corpo ou no sangue são utilizados para a geração de energia. Dizem que esses aminoácidos representam cerca de 5% a 10% do total da energia gerada, dependendo da intensidade do exercício e de outros fatores, como retenção do nitrogênio etc, mas gostaria de algum estudo que abordasse a questão mais afundo ou artigo.

Link para o comentário

E aqui vai mais uma dúvida para os universitários:

- Considerando que haja 5 possibilidades para executar um exercício:

1) 3x8 = 24 reps

2) 5x5 = 25 reps

3) 8x3 = 24 reps

4) 2x12 = 24reps

5) 4x6 = 24 reps

Existe um método científico ou prático para determinar qual deles vai gerar um estímulo melhor para hipertrofia? Claro, todo mundo fala que de 6-10 reps é o mehor pra hipertrofia, mas por quê? e dentro dessas opções, qual seria a melhor, pensando apenas nesse aspecto?

Link para o comentário

Brunobyof: Até aonde vai meu conhecimento, o AA usado como fonte de energia é a Alanina, que não é essencial. Acontece que a fórmula da Alanina é igual à do piruvato, com o acréscimo de uma base nitrogenada (NH2). Logo, é muito fácil quebrar esse grupo amino, usar então a alanina como piruvato e enviar esse NH2 para o ciclo da uréia. Junto da Alanina, os AAs que viram piruvato são Serina, Glicina, Cistina e Treinina. Desses só a treonina é essencial.

Fui pesquisar sobre gliconeogênese no meu livro de Bioquímica.

Glutamato não é o único AA capaz de entrar no Ciclo de Krebs. Na real quase todos eles podem entrar para virar algum dos ácidos do ciclo.

Tem uma tabela muuuuito bacana no livro mostrando quais AAs são Gliconeogênicos, cetogênios, e que fazem parte dos dois processos. Mas não esponde tua pergunta.

Outra coisa que tem que considerar é essa tabela de intensidade em relação ao jejum. Esses estudos nunca são feitos em jejum.

E o método que tu procura, até agora, que eu saiba é por ressonância magnética e estudo da área crosseccional do músculo.

http://adisonline.com/sportsmedicine/Abstract/2007/37030/The_Influence_of_Frequency,_Intensity,_Volume_and.4.aspx

Li isso ano passado, e como não lembro de tudo, aqui vai um resumo muito bom do estudo.

http://training.fitness.com/weight-training/influence-frequency-intensity-volume-mode-muscle-hypertrophy-27267.html

Sente só:

Regimens that include eccentric muscle actions, especially those involving maximal effort, appear to require a careful initiation and progression of training to avoid muscle damage and muscle protein breakdown

Sim, noto que quando uso de negativa no meu treino em jejum, o próximo treino (4~5 dias depois) ainda não estou completamente recuperado.

Based on the data reviewed in this paper, we speculate that hypertrophic signalling in human skeletal muscle is very sensitive to the magnitude of tension developed in the muscle. Hence, for very short durations of work, the increase in muscle size will be greater for maximal-eccentric exercise than for maximal-concentric exercise of similar durations... The response is presumably also dependent on the total duration of work and increases initially with greater durations. Thus, both short durations of maximal eccentric exercise and somewhat longer durations of concentric, isometric and conventional dynamic resistance exercise can result in impressive increases in muscle volume. However, especially with maximal eccentric exercise, damage also seems to come into play as the duration of work increases even further and the acute and/or cumulative damage may eventually overpower the hypertrophic process."

Tradução:

Nós acreditamos que a sinalização celular para a hipertrofia é altamente sensível a magnitude da tensão desenvolvida. Além disso, por períodos curtos de trabalho, o aumento do volume muscular será maior com exercícios ecentricos máximos do que que com exercícios máximos concentricos de mesma duração. A resposta é presumidamente dependente também do total de trabalho realizado e aumenta inicialmente com maiores durações. Então, tanto breves durações de máxima ecentricidade e um pouco de longas durações de concentricos, isométricos e dinamicas convencionais de resistência podem resultam em aumentos impressionantes de volume muscular. Entretanto, especialmente com exercícios de ecentricidade máxima, o dano também parece entrar no jogo quando a duração do trabalho aumenta até mesmo além do dano agudo e/ou, cumulativo, que pode, eventualmente desestimular o processo de hipertrofia.

Na academia aonde eu trampava eu vía de tudo, mas eu também via 10 amigos treinarem igual e crescerem muito diferente (e muito mais que eu, ehueahuaeh).

Link para o comentário

Então a melhor forma de exercitar é aquela em que você tem a maior tensão e mais oco na fase excêntrica?

Então por que não se fazem treinos de hipertrofia com 1 série de 3 com a carga máxima por exemplo, ao invés de 3x8 ou 4x6 por exemplo, muito mais comuns por aí...?

Por que 3 séries de 8 quando se pode fazer 1 de 1RM com a carga máxima? Isso não seria o suficiente para sinalizar as células para hipertrofiar?

Não sei se deu pra entender aonde quero chegar...deve haver uma combinação ótima para a sinalização de hipertrofia, com o menor tempo possível.

Sabendo isso, poderíamos diminuir o tempo dos treinos, garantindo a sinalização.

Nã ocreio que quanto mais você exercite, masi via hipertrofiar...se fosse assim, teríamos por aí muiota gente fazendo 20 séries com 95% da RM por exemplo....treinos de 3 horas até a depleção total, buscando a máxima hioertrofia....Gostei do post Lourensini, esclaresceu muito. Obrigado.

Link para o comentário

Mas e quem disse que 1RM não dá para ter hipertrofia?

Não é que isso Não é recomendado, é que isso não é geralmente feito.

Se eu não fizer meus 3 exercícios 8/6/4 para peito com direito à alguma série Bonus sempre eu não saio da academia. É um costume ruim que a gente tem de ter medo de mudar.

O Martin recomenda coisas tipo 2x4~6, bem feitos e pronto. Eu sempre lembro da frase "The muscle is best built with heavy weight training, not 15-25-rep set flyes followed by an hour in the pec deck machine.".

Na real é a gente que tem receio de ir pra academia e sair dela 15 minutos depois.

Esse assunto já foi bastante debatido aqui no fórum.

Link para o comentário

Mas e quem disse que 1RM não dá para ter hipertrofia?

Não é que isso Não é recomendado, é que isso não é geralmente feito.

Se eu não fizer meus 3 exercícios 8/6/4 para peito com direito à alguma série Bonus sempre eu não saio da academia. É um costume ruim que a gente tem de ter medo de mudar.

O Martin recomenda coisas tipo 2x4~6, bem feitos e pronto. Eu sempre lembro da frase "The muscle is best built with heavy weight training, not 15-25-rep set flyes followed by an hour in the pec deck machine.".

Na real é a gente que tem receio de ir pra academia e sair dela 15 minutos depois.

Esse assunto já foi bastante debatido aqui no fórum.

EXATO

tem gente que destroi o musculo com 10 min

tem gente que fica 3hrs na academia e não rompe 1 misera fibra

Link para o comentário

Sim sim, iss oeu entendo, mas eu to levando ao extremo para evidenciar a situação:

Por quê séries de 4, 5, 6 ou até 8, e não séries de 1RM?

Não vejo ninguém que treina com tudo tipo séries assim:

Supino 5x1 (RM)

Agacho 6x1 (RM)

e assim por diante...deve ter algum motivo para treinar com um pouco mais de reps do que apenas 1 máxima.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...