Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mecanismo De Hipertrofia Na Célula Muscular.

Posts Recomendados

Postado (editado)

MItose é a multiplicação celular, ou seja se eu tinha uma célula passo a ter duas, posso vizualizar isso no microscópio pelo aparecimento de dois núcleos.

Na hipertrofia muscular, ocorre que tenho uma célula e dentro dela, tenho os sarcomeros, unidades contrateis da célula, esses sarcomeros são compostos por MIOFILAMENTOS logo se aumento o numero de MIOFILAMENTOS aumento o numero de sarcomeros e aumento o VOLUME da célula, no microscópio vejo uma célula, porém de tamanho aumentado.

seria mais ou menos assim:

( )

( ____ ______ ) Os parenteses representam uma célula, onde está contido tudo isso.

( |------- ---------| ) O quadrado cheio de traços é um sarcomero, unidade contratil da celula

( |------- ---------| ) Os traços dentro do sarcomero são os MIOFILAMENTOS, unidades que vão compor o sarcomero

( |____ _____| ) Se eu aumento o numero de MIOFILAMENTOSaumento o numero dos meus sarcomeros e aumento o tamanho da célula em volume.

( )

OBS: A imagem não está em tamanho real, hauhauhauhauha, são milhares de sarcomeros numa célula.

2- Sobre a questão de uma pessoa com 28 de braço tem o mesmo numero de células que o de 40 de braço, não tem, pois também tem o mecanismo das células satélites se fusionando no músculo, logo o que mais se lesiounou terá mais células sim, porém o crescimento em volume das células já existentes no músculo são responsaveis pela maioria dessa hipertrofia.

No processo de transformar fibras de contração lenta, que são mais finas e ótimas para corridas e maratonas, em fibras de contração rápidas, mais grossas e ótimas para exercícios de explosão muscular, como a musculação, oque impera é a hipertrofia, aumento de volume, da célula, com essas adaptações miofibrilares e sarcoplasmáticas.

O sarcoplasma ai é a mesma coisa que o citosol de uma célula muscular, onde aumento reservas energéticas, agua e organelas.

Na miofbibrilar acontece isso que nós ja falamos, num treino comum temos as duas, mas com o passar do tempo uma dessas começa a emperar sobre a outra, oque nao impede da outra ocorrer em menor escala, então dependerá muito mais do tipo de treino e repercutirá também nos resultados estéticos, já que se tem mais volume é maior, se tem mais miofibrilas é mais denso.

Sintese proteica aumenta as miofibrilas, pelo aumento dos MIOFILAMENTOS..

Editado por Gustave

Publicidade

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Dones, esse "você aumenta a quantidade dessas proteínas" seria a partir do aumento da síntese proteíca correto? "micro-lesiona o musculo - aumenta a síntese porteíca - aumenta as proteínas da miofibrila - hipertrofia a miofibrila" assim? desculpa se defequei pelos dedos, sou leigo nesses assuntos haha

Alguém pode me dar uma explicação mais simples e direta/compreensivel do que a Wikipedia sobre o que é mitose?

Esta certo sim. Mitose é a divisão da célula. Imagine que, eu, dones, vou fazer mitose, vou me dividir, e você terá dois dones.

Então, entendo, mas se considerarmos que o sarcômero é uma célula, então mais fibrilas precisariam de mais sarcômeros, certo? e portanto mais células. A menos que a quantidade de sarcômeros ficasse a mesma, e só aumentasse o diâmetro com a inserção de proteínas dentro deles.

Sarcômero é uma parte constituinte da célula muscular. Maior a quantidade de proteínas contrateis = maior o sarcômero. Miofibrila é uma porção de sarcômero (talvez aqui alguns se confundam, mas olhem nas imagens que eu postei na página anterior). O diâmetro de uma fibra muscular varia de 10-100 micrômetros (é o que a literatura prega, só não sei se os fisiculturistas podem ser classificados nesses números), e elas podem chegar a 30 cm, então, indo pela lógica, aumentando a miofibrila/sarcoplasma dessas células, elas cresceriam. Podemos basear o crescimento delas nesses números, e se formos comparar o tamanho de qualquer outra célula do corpo humano com a muscular, é uma diferença absurda.

As células satélites sim fazem mitose e circundam o tecido muscular para reparos, essas sofrem ação direta do IGF-1 e boas doses em pico de leucina, onde aumentam seu número para fazerem reparos.

Essas células podem se diferenciar em células musculares. Não poderia isso acontecer e aumentar o número de fibras?

edit: Não tinha visto o post do Gustave.

Editado por dones
Postado

"....esses sarcomeros são compostos por miofibrilas, logo se aumento o numero de miofibrilas, aumento o numero de sarcomeros e aumento o VOLUME da célula"

Perai, os sarcomeros são compostos por miofibrilas, então, se agente aumentar o numero de miofibrilas, não vai aumentar o tamanho do sarcomero ao invés da quantidade de sarcomeros?

Tipo, sarcomero = uma sacola plástica.

Miofibrilas = pedras dentro desta sacola.

Tu aumenta o tamanho da pedra, ai vai aumenta o tamanho/volume da sacola (sacola de borracha, maldito exemplo)

Eu entendi assim, corrija-me se eu estiver errado (sim) e me explique por favor HEAUHA

Esta certo sim. Mitose é a divisão da célula. Imagine que, eu, dones, vou fazer mitose, vou me dividir, e você terá dois dones.

Dones, o Gustave acabou de explicar que mitose = multiplicação celular, então você quer dizer algo como: Dones = 20 células, então ocorre a mitose no Dones e acaba em 40 celular, ou seja, 2 Dones, é isso ou entendi errado?

Postado

Mycow, a sacola é a miofibrila, as pedras são o sarcômero, aumentando as pedras, aumentará o volume da sacola.

Um dones com 20 células - dones entrando em mitose = dois dones, cada um com 20 células. É uma cópia minha, entendeu? rsrs

Postado

Olha essa imagem:

abre_tubos.jpg

Tá vendo que existem vários tubos? e que os tubos estão separados em grupos?

Existem 5 grupos de tubos, com vários tubos. Imagine que a miofibrila é o grupo de tubos, e o sarcômero é cada tubo.

Olha a imagem para comparar:

anm5s5_1.jpg

É como o kage bushin sim, aliás, tenho que assistir o episódio novo huahuahua

Postado

Bem não li tudo mais falar de hipertrofia muscular e complicado existem mais de 100 fatores que levam a hipertrofia (Fleck). Uma coisa que podemos dizer a distribuição de fibras sujeitos que tem maior quantidade de fibras de força tender ate maior volume muscular devido o próprio sistema energético e também por gerar mais pontes cruzadas (Força) elas ainda tem cerca de 25% mais volume e maior velocidade de contração . Existe algumas coisa para saber se somos dotados de fibras de força Segundo Dantes as fibras musculares de força aumenta muito a pressão nos vasos e fazem com que aja maior necessidade do sistema de resfriamento do corpo (geralmente essas pessoas transpirar com maior quantidade) Já WEINECK afirma que a distribuição de fibras musculares e cefalo –podalica (vem da cabeça aos pés) isso significa que quanto maior for a extremidade ex :mais grosso for o punho ou o antebraço e provalver que tenha maior quantidade de fibras de força.

Uma curiosidade segundo Wilmore a capacidade de hipertrofia de ecto para meso pode chegar ate 3x.

Postado

Uma curiosidade segundo Wilmore a capacidade de hipertrofia de ecto para meso pode chegar ate 3x.

Só que aqui entra a questão: capacidade bio individual da pessoa que é a individualidade biológica. E o ambiente hormonal do individuo. O segundo sobressairia sobre o primeiro quando aquele fosse superior a este. É por isso que eu não acredito em capacidade em desenvolver músculo segundo ecto, meso e endo.

Postado

Sim sim, biotipo é uma tendência, não um fato consumado.

Mas pelo que o Gustave falou então existe sim como modificar o músculo com o treino, quer dizer, com o tempo, um tipo de treino pode causar mais hipertrofia sarcoplasmática do que miofibrilar, ou vice-versa....isso me deixou intrigado depois de tudo o que discutimos. Gustave, poderia dar-nos um esclarescimento sobre essa questão? até então eu tinha entendido que era sempre igual a quantidade de hipertrofia miofibrilar e sarcoplasmática de todos os indivíduos.

Como o treino pode modificar isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...