Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Homem Moderno É Um Fracote?[Artigo]

Visitante

Posts Recomendados

galera acha que os espartanos/centurioes eram bombados ahuahuahauah

nego se tivesse 70 kgs era muito... os caras "só" eram extremamente disciplinados e treinados pra época/em relação aos bárbaros... que eram maiores e mais fortes, porém menos organizados (ex, gauleses, germanicos, godos...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ah,cara fala sério isso não é verdade senão todo pedreiro seria musculoso e saradão,mais a maioria tem um corpo normal eheh...

mas o pedreiro não faz mais esforço que aquilo da rotina dele...

que é bater massa, levantar sacos de cimento, o corpo dele pode ter se adaptado até um ponto, onde o esforço não é mais necessário....

vamos supor agora, que ele ao invés de carregar 1 saco de cimento de 50kgs, para levar no local X, ele carregue 2, todos os dias ele passa a fazer isso...

concorda comigo que o esforço dele vai ser muito maior?

alguma coisa, com o passar do tempo vai ter que acontecer, para o corpo dele suportar, no inicio a lombar/costas dele vai reclamar, se ele continuar nesse esquema, algo muda.

Link para o comentário

Pode crer, eles fazem muitos exercícios bons pra crescer, se tiver dieta boa crescem fácil fácil.

Mas assim, não entendi o fundamento do tópico, tão comparando o homem moderno contra quem?

Pois li outro dia uma reportagem da veja que dizia jsutamente o contrário. Que o homem moderno possui físico muito melhor que antes. Aí começei a analisar a questão e reparei que na reportagem eles estavam fazendo uma comparação com gente desnutrida da idade média, que não conseguia carregar nada mesmo, passava fome nos feudos e tal. Mas porra, sempre houveram gente bem preparado fisicamente e gente despreparado, gente alimentado e gente desnutrido...essas comparações não valem.

Na reportagem em questão da veja, ele abordou a herança genética como justificativa para a melhoria do corpo. Nesse aspecto eu concordo, é a evolução que nos fez como somos. (sem entrar em discussões religiosas por favor).

A cada geração, uma carga genética é passada adiante, carregando informações da forma como o indivíduo viveu, até mesmo como era o ambiente em que viveu, de maneira sutil e imperceptível. Mas ao longo de milhões de anos, muita coisa muda. Só que não vejo motivo para os humanos de hoje terem mais massa muscular que os de milhares de anos atrás...

Talvez, em termos de eficiência física, estrutura corporal, ahbilidades motoras etc nós tenhamos realmente melhorado, mas na média, o humano de hoje não tem motivo pra ter mais massa muscular que antes...

É exatamente essa perspectiva que os autores de ficção científica abordaram ao criar os primeiros ET's, com corpos humanóides, mas com características de seres humanos "de um futuro longínquo", muito mais evoluidos em suas habilidades psíquicas e intelectuais do que físicas....Corpo magérrimo, estatura baixa, olhos grandes e cabeça grande, dedos cumpridos etc...

Acho que essa é a tendência mesmo se a humanidade continuar com seus iPads e iTudo....

Link para o comentário

nós somos seres em constante evolução.

enquanto existir o planeta para morarmos, estamos em mutação, e não é coisinha de 80-100 anos, estou falando de milhares de anos, novas especies, se desenvolvem mais, se adaptam, criam coisas novas...

pode ser a maior viagem, mas eu acredito que daqui a uns 3000 anos 5000 anos, cachorros vão falar, por exemplo... entende? tudo evolui.

ps: eles já sabem latir diferente conforme os sentimentos, tem cachorro que ja dá 2 latidos para não e 1 para sim...

o mesmo conceito se aplica ao ser humano, quem garante que se daqui a esses milhares de anos, estaremos do mesmo jeito?

seguindo pela teoria da evolução, nós evoluimos absurdamente, em "pouco tempo".

desculpem a viagem HUHAEUHAEUHAE

mas alguem concorda com isso?

Link para o comentário

Em parte sim, menos com a parte de que daqui a 3000 anos os cachorros vão falar! hauhauhauah

Se fosse assim, os crocodilos seriam os maiores falastrões, já que habitam por aqui há muitos milhões de anos, bem antes de humanos existirem.

Link para o comentário

nós somos seres em constante evolução.

enquanto existir o planeta para morarmos, estamos em mutação, e não é coisinha de 80-100 anos, estou falando de milhares de anos, novas especies, se desenvolvem mais, se adaptam, criam coisas novas...

pode ser a maior viagem, mas eu acredito que daqui a uns 3000 anos 5000 anos, cachorros vão falar, por exemplo... entende? tudo evolui.

ps: eles já sabem latir diferente conforme os sentimentos, tem cachorro que ja dá 2 latidos para não e 1 para sim...

o mesmo conceito se aplica ao ser humano, quem garante que se daqui a esses milhares de anos, estaremos do mesmo jeito?

seguindo pela teoria da evolução, nós evoluimos absurdamente, em "pouco tempo".

desculpem a viagem HUHAEUHAEUHAE

mas alguem concorda com isso?

Ah não cara,voce acha que os caes vao falar igual gente por causa da evolucao???...AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!

Só pode estar querendo brincar comigo,bicho nunca vai ter característica de gente ahahahahah...

Link para o comentário

Achei uma coisa interessante sobre o assunto. Tirado do site http://www.dicasodonto.com.br. Lá vai.

Alguns de nós aprendemos na escola ou na faculdade: “quem não tem dente do siso é mais evoluído” ou “o dente do siso está deixando de existir por causa do desuso”. Depois de vasta pesquisa na Internet e usando o pouco que sei sobre evolução humana, posso afirmar: essas frases são incertas e baseadas em teorias evolutivas já refutadas. POST ESPECIAL de número 200!

lamarck_haekel_darwin-dicas-odonto.jpg

Lamarck, Haekel e Darwin sumindo com os sisos?

Jean-Baptiste Lamarck foi um biólogo francês muito importante. Sua teoria da evolução das espécies pregava, entre outras coisas, esta linha de pensamento das frases entre aspas acima: a Lei do uso e desuso. Se você não usasse algum órgão ou parte do seu corpo, ele atrofiaria e esta característica atrofiada passaria para a próxima geração. O exemplo mais conhecido é a da evolução do pescoço da girafa. Lamarck afirmava que por precisar alcançar as folhas mais altas das árvores, o pescoço da girafa foi crescendo de geração para geração até vermos as girafas de pescoço longo que vemos hoje. Atualmente, a teoria da evolução de Charles Darwin somada às descobertas da genética refutaram a teoria de Lamarck.

Seguindo a teoria de Darwin (mais aceita na atualidade), da seleção natural, sabemos que o ambiente selecionou as girafas de pescoço longo, isto é, o tipo de girafa mais adaptado sobrevive até hoje, enquanto que as girafas de pescoço pequeno ou menor foram extintas em certa parte da escala evolutiva.

A ciência é espetacular exatamente por causa disso: ela mesmo pode ser provada errada, à qualquer momento. Hoje, parecemos estar no pico de nossa evolução tecnológica e científica, mas muita coisa que temos como verdade pode ser considerado bobagem no futuro, por alguma nova teoria. Porém, por que continuamos contando a história do dente do siso como se estivéssemos aceitando uma teoria que já foi refutada?

A explicação de que o siso está sumindo por causa do desuso é simplista demais e errada. Na época das cavernas, um 3º molar (dente do siso) ou até um 4º molar eram necessários para triturar os alimentos duros que o ser humano consumia. Sabemos que hoje, com a nossa comida industrializada (que não traz grandes esforços para nossa musculatura de mastigação), o dente do siso está perdendo seu espaço na arcada. Somado à outro fator: o uso de mamadeira ao invés da amamentação direta no seio materno pode causar um menor desenvolvimento ósseo e muscular da boca, diminuindo o tamanho da sua arcada! Aí vemos o porquê da falta de espaço para erupção do siso e a necessidade de extração deste dente.

Se fôssemos pensar como Lamarck, os filhos de quem teve o dente do siso extraído, nasceriam sem este dente já, não é? Sabemos que não é assim que as coisas acontecem. Porém, há pessoas que não tem dente do siso e atribuímos isso à evolução da espécie humana. Na verdade, isso é uma mutação ou algum problema nos mecanismos que determinam a formação do dente do siso, mas que não pode ser chamada de evolução. Pelo menos com o que sabemos hoje.

O dente do siso vai deixar de existir algum dia? Segundo a teoria da seleção natural, isso só vai acontecer se as pessoas sem o dente do siso provem ser mais adaptadas do que pessoas que tem o bendito dente. Ninguém aqui vai viver para ver isso acontecer, pois esse tipo de seleção natural leva muito tempo (este Post “viverá” na Internet e quem sabe um dia, no futuro, alguém comente aí embaixo: o dente do siso finalmente desapareceu!)

O que quero mostrar com este Post é que muitas vezes aceitamos uma informação como correta, sem mesmo entender o porquê dela. Então, de agora em diante, podemos explicar melhor aos nossos pacientes os porquês que envolvem o dente do siso. E outra: não estou querendo ser o dono da verdade! Este Blog está aberto para discussões, portanto COMENTEM!

Mas antes leiam este artigo inteligentíssimo e muito bem escrito (com fontes bibliográficas, inclusive) que serviu de base para o meu Post

http://genereporter.blogspot.com/2011/03/como-e-que-e-dentes-do-siso-estao.html

Conclusão do Artigo acima que responde à pergunta do título:Assim, a hipótese de que há uma tendência evolutiva para o desaparecimento do siso é tentadora, mas falta uma base fatual maior a sustentá-la. Em termos perspectivos, é difícil cravar que haverá uma tendência ao desaparecimento – mesmo se estivermos certos de que hoje a presença do terceiro molar seja desvantajoso, isso porque não sabemos como será o futuro

Um Abraço,

Equipe Dicas Odonto

Luiz Rodolfo

Link para o comentário

Ah não cara,voce acha que os caes vao falar igual gente por causa da evolucao???...AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!

Só pode estar querendo brincar comigo,bicho nunca vai ter característica de gente ahahahahah...

é, eu acho sim que a evolução vai chegar nesse ponto.

qual a sua opinião sobre o assunto do tópico?

Link para o comentário

Não existe evolução natural pra cachorro.A seleção dos chachorros são quase 90% artificiais.O ser humano é que controla os pais e filhos, que tipo de cachorro será gerado...Tanto é que hoje existem centenas de raças da maior diversidade devido ao ser humano.Algumas bem engenhosas e úteis(cães de caça), outras sacrificando a saúde do animal(puggle, poodle)...

A comunicação entre o animal e o ser humano provavelmente aumentará, o cachorro que entender mais o ser humano pode se dar melhor, mas o cachorro falar já é viagem.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...