Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Visitante deletado____

Olá,

essa aula eu já tive hahahahaa

acho que você aprendeu por outro nome, as proteinas transportadoras, que fazem parte do transporte, facilitado são as integradas, e as que não fazem ligação membrana/citosol são as periféricas.

a difusão simples, o substrato passa sem nada, sem ter um facilitador (uma proteina transportando)

a difusão facilitada, já tem uma proteina facilitando isso dentro da membrana celular, como um "canal"... e se não me engano é at-pase o nome da proteina integrada com a membrana que faz o "canal" para passar os substratos (no transporte/difusão facilitada)

você vai aprender , ou já aprendeu transporte ativo também, que é a saida do sódio e a entrada do potássio na celula... a famosa bomba de sódio.

é muito gostoso estudar essas coisas, eu não perco uma aula... perco a namorada mais não perco a aula HUEAHUAEHUAEHUAEH

Eu vou fazer um "Fisiologia for Dummies" e vou cobrir isso, mas vale comentar aqui.

Proteína de membrana, basicamente, tem dois tipos: integral ou periférica. A diferença é essa que você falou, integral perpassa toda a membrana. Periférica fica de um lado só (vai ter uma cacetada de diferenças, tipo "fulana tem volta tal pra dentro", ou "a outra não tem volta, tem hélice imersa na membrama, mas não comunica com citosol" e coisas assim, mas não vale a pena entrar nisso).

Transporte via membrana tem, basicamente, dois: ativo e passivo. Passivo, não tem gasto de ATP (mas rola energia cinética, como tudo que se move), ativo tem. Mas e por que alguém que precisa economizar energia ao máximo gastaria energia pra mover alguma coisa?

Aí entra no nosso bom e velho gradiente de concentração. O que é gradiente de concentração, alguém me pergunta. Bom, há diferenças de concentração de alguns solutos dentro e fora da célula (pra um lado e pra outro da membrana), e nem sempre eles são os mesmos. Potássio é mais cocentrado dentro da célula que fora, Sódio é o contrário, cloreto e cálcio da mesma forma tão mais concentrados no meio extracelular que no intra. E isso forma o gradiente de concentração, a concentração de um é maior de um lado que de outro.

Pela lei da difusão, a tendência é que o mais concentrado tenda a passar pro lado menos concentrado, ainda mais admitindo o mesmo solvente em ambos os casos (i.e. água). Então a tendência é de que potássio naturalmente saia da célula, e sódio, cloreto e cálcio entrem, por exemplo. Só que aí nos damos com a composição da membrana, que é lipídica. Se é lipídica, apolar, um íon não vai passar por ela. E apesar de ser fluida, ela não tem buracos, então moléculas também não passam. Algumas moléculas pequenas no máximo, e água como sempre. O transporte dessas coisas, porém, é fundamental pro funcionamento da célula, e aí nos temos as nossas proteínas de transporte.

Uma proteína de transporte que medeie transporte passivo, ela vai ter, em geral, duas conformações básicas: ou é de canal, ou é carreadora. Diferença? Uma proteína de canal, como o nome diz, é um canal, um poro. Você pode imaginar que um buracão na célula não daria certo. Então já é de se imaginar que o que passa por canal é coisa pequena, ou seja, íon (K+, Na+, Ca+2, Cl-, etc). Canal é seletivo pra um tipo de íon, mas ele não faz distinção do que tá saindo ou entrando. É só um buraco com uma portinhola. Se a porta abre, as paradas entram ou saem. Se a porta fecha, não passa, certo? E o que determina o que entra e sai? Gradiente de concentração.

Se canal de potássio tá aberto, potássio tende a sair. Se canal de sódio tá aberto, sódio tende a entrar, e assim por diante, obedecendo o gradiente. Daí fica fácil inferir que: transporte passivo é transporte a favor do gradiente de concentração. Porque é natural que as paradas saiam de onde tá lotado pra onde tá mais vazio, ninguém se apinha no fundo do ônibus se lá na frente tá vazio. Se quiser exemplo de canal iônico, receptor nicotínico (que tem na sinapse efetora da musculatura esquelética e em gânglios do SNA) é canal de sódio, receptor GABAérgico do sistema nervoso é canal de cloreto.

E proteína carreadora? A gente já deu conta de íon transportando ele por canal, o que sobra? Molécula, certo? Molécula em geral é um bagulho grande (se comparado a íon...), e as que a gente tá tratando aqui não são lipossolúveis, então elas vão ter ajuda de uma proteína de membrana, que é a proteína carreadora. Então, mais uma vez, obedecendo o gradiente, uma molécula gruda num dos lados da proteína, e ela dá uma virada, uma torcida, whatever, e põe a molécula pro lado oposto. Um exemplo de proteína carreadora de transporte passivo é, vejam só vocês, nossos queridos receptores GLUT, que transportam glicose :D

Aí vem a naba: transporte ativo. Respondendo a minha própria pergunta lá atrás, transporte ativo vai ser usado quando for preciso transportar alguma coisa contra o gradiente de concentração, já que não mais as paradas vão de boa, e você precisa empurrar elas de alguma forma. Canal não faz transporte ativo, não tem como. Então a única coisa que sobra pra fazer isso é proteína carreadora. Mas pra não complicar, que chamemos ela então de bomba. Bomba, então, é uma proteína carreadora que faz transporte contra o gradiente de concentração. E pode ser tanto íon quanto molécula.

De vez em quando bomba transporta mais de uma coisa, e às vezes uma contra gradiente e outra a favor, outras vezes ambas contra, às vezes é só molécula ou molécula e íon, é cheio das paradas e aí vai classificar como simporte, cotransporte, antiporte, whatever já me estendi mais do que pretendia. Mas acho que já adiantei alguns conteúdos :D

Eu tenho um certo problema com algumas categorizações que fazem, tipo em imunologia como tá na tua aula. Fisiologia mesmo, nunca é algo linear, é sempre cíclico, mas tem gente que insiste em ensinar ou tentar fazer diferente, aí se coloca uma múltipla escolha tá ok, mas dá um estudo de caso e fica mais perdido que surdo em bingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Curti a análise simplificada aí!

Mas fiquei com uma dúvida:

Você diz que íons como Na e K são transportados passivamente através de gradiente de concentração...no entanto existe a nomenclatura de "bomba de Na+/K+" ou "bomba de sódio" ou "bomba de sódio-potássio", ainda que vc tenha mencionado que "bomba" seriam as proteínas carregadoras que transportam afavor ou contra o gradiente de concentração, portanto seriam classificadas como transporte ativo e não passivo...

Então a dúvida é: O transporte de Na+ e K+ é ativo ou passivo? Se é passivo, então não deveriam chamar de bomba, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Olá,

Curti a análise simplificada aí!

Mas fiquei com uma dúvida:

Você diz que íons como Na e K são transportados passivamente através de gradiente de concentração...no entanto existe a nomenclatura de "bomba de Na+/K+" ou "bomba de sódio" ou "bomba de sódio-potássio", ainda que vc tenha mencionado que "bomba" seriam as proteínas carregadoras que transportam afavor ou contra o gradiente de concentração, portanto seriam classificadas como transporte ativo e não passivo...

Então a dúvida é: O transporte de Na+ e K+ é ativo ou passivo? Se é passivo, então não deveriam chamar de bomba, certo?

Aí vem a naba: transporte ativo. Respondendo a minha própria pergunta lá atrás, transporte ativo vai ser usado quando for preciso transportar alguma coisa contra o gradiente de concentração, já que não mais as paradas vão de boa, e você precisa empurrar elas de alguma forma. Canal não faz transporte ativo, não tem como. Então a única coisa que sobra pra fazer isso é proteína carreadora. Mas pra não complicar, que chamemos ela então de bomba. Bomba, então, é uma proteína carreadora que faz transporte contra o gradiente de concentração. E pode ser tanto íon quanto molécula.

Bombas fazem transporte ativo, contra o gradiente de concentração.

A bomba de sódio e potássio é um exemplo clássico de antiporte, onde uma parada entra e outra sai (ao contrário de simporte, onde vai tudo pro mesmo lado).

Aliás, até esqueci de citar os exemplos. Bomba de sódio e potássio, bomba de cálcio, bomba de prótons, todas elas lidam com íons.

Editado por Quisso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Porra, acho imunologia muito bacana, uma pena que não tive uma matéria só dela :(

olha o capitulo 48 desse link: http://highered.mcgraw-hill.com/sites/dl/free/0072437316/120060/ravenanimation.html

Eu só tenho uma curiosidade, qual o mecanismo de ação da vitamina D sobre a imunidade. Aí ó uma duvida pra tu perguntar pra tua professora. rs

Aqui deve falar, mas eu to com uma preguiça de ler... http://www.vitamindwiki.com/tiki-browse_categories.php?parentId=35&sort_mode=created_desc

Caraca x.x

eu tenho 14 anos, to no 9º ano, já sei e tenho certeza que quero fazer Nutrição e depois trabalhar com nutrição esportiva, tá certo que eu entendo pouquíssima coisa do que tá ai, mas de verdade, isso pode me ajudar DEMAIS hahaha

obrigada por fazer isso, sério, acaba sendo bom pra você estudar também, e maravilhoso pra gente.

vou tentar entender alguma coisa ;p

Então preste atenção nas aulas de biologia e quimica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Se canal de potássio tá aberto, potássio tende a sair. Se canal de sódio tá aberto, sódio tende a entrar, e assim por diante, obedecendo o gradiente"

Nessa parte que eu me confundi: Afinal, a entrada e saída de sódio e potássio nas células, se dá por transporte ativo ou passivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Olá,

Bruno, pergunta: pra que serve sódio e potássio nas células?

EDIT: Não vou entrar nesses méritos agora, senão fico sem assunto quando começar a postar por aqui efetivamente.

O ponto é: não se foque no transporte nesse momento. Foque no que as proteínas fazem. Sódio e potássio fazem o potencial de ação celular, e pra ele disparar é mediado por abertura e fechamento de canais. O restabelecimento dele (do potencial de ação), porém, é feito por bomba (porque há uma inversão local nas concentrações de Na+ e K+, a bomba restabelece a parada toda tirando sódio e colocando potássio pra dentro).

EDIT 2: não vi o post do dones

Porra, acho imunologia muito bacana, uma pena que não tive uma matéria só dela :(

olha o capitulo 48 desse link: http://highered.mcgr...nanimation.html

Eu só tenho uma curiosidade, qual o mecanismo de ação da vitamina D sobre a imunidade. Aí ó uma duvida pra tu perguntar pra tua professora. rs

Aqui deve falar, mas eu to com uma preguiça de ler... http://www.vitamindw...de=created_desc

Então preste atenção nas aulas de biologia e quimica.

Olha dones, até onde eu sei, a relação vitamina D e resposta imune é que fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa) e interferon gama (INF gama) têm como substrato vitamina D (ou como cofator, não lembro bem), e a ativação dos receptores Toll dos macrófagos na resposta imune induzem o aumento de uma das CYPs que convertem um metabólito-muito-importante-que-eu-não-lembro-qual na forma ativa da vitamina D. E isso a nível de macrófago mesmo, e se não me engano em células da pele também (queratinócitos? Não sei). É mais coisa que se lê em artigo, não sei se tá em livro. Vou ver se lembro de perguntar pra Dra. Najeeb e depois que eu passar da naba de fisio que eu tenho na segunda-feira eu procuro alguma coisa de artigo.

Editado por Quisso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que você aprendeu por outro nome, as proteinas transportadoras, que fazem parte do transporte facilitado são as integradas, e as que não fazem ligação membrana/citosol são as periféricas.

a difusão simples, o substrato passa sem nada, sem ter um facilitador (uma proteina transportando)

a difusão facilitada, já tem uma proteina facilitando isso dentro da membrana celular, como um "canal"... e se não me engano é at-pase o nome da proteina integrada com a membrana que faz o "canal" para passar os substratos (no transporte/difusão facilitada)

você vai aprender , ou já aprendeu transporte ativo também, que é a saida do sódio e a entrada do potássio na celula...

Esse tipo de resposta que eu gosto, pois assim vou me corrigindo.

Então em resumo: difusão simples o soluto passa pela proteína periférica SEM um transportador, tipo insulina.

difusão facilitada o soluto vai pela proteína transmembranar? Ou pode ser pela periférica tbm?

Até agora não tinha pensado nisso, pois tava concentrado no transporte em sí.

brunobyof - cara, eu nem comecei... isso aí vai vira uma loucura daqui pra frente, acredite.

amandarun - muito obrigado amanda. bom ver pessoas que desde cedo sabem o que querem e apreciam o conhecimento.

Update: CARAAAAIO, não tinha visto tanto post!, nem deu tempo de ler... vou atualizar a ainda hoje uma aula sobre Parasitologia e Saúde/Saneamento e depois volto para ler tudo.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Olá,

Hmmm entendi Quisso! Obrigado por esclarecer.Só mais uma perguntinha: Pq vc coloca essas citações a seu respeito na sua própria assinatura?

Eu chamo de autógrafos ;) E eu acho que eles falam mais sobre quem assinou do que sobre mim.

Esse tipo de resposta que eu gosto, pois assim vou me corrigindo.

Então em resumo: difusão simples o soluto passa pela proteína periférica SEM um transportador, tipo insulina.

difusão facilitada o soluto vai pela proteína transmembranar? Ou pode ser pela periférica tbm?.

Insulina tem receptor proteico na membrana celular, o mecanismo de estimulação gênico dela é por via Akt/PI3K e Ras/MAPK. Não entra dentro da célula.

Exemplo de difusão simples é o que acontece com transporte iônico por meio de canal. De molécula, só coisa muito pequena vai ser transportada dessa forma, talvez alguma coisa muito lipossolúvel ou gasosa (tipo NO). Ureia e álcool, pelo que eu me lembro, podem ser transportados dessa forma (ureia mesmo é o que acontece no túbulo de coleta renal).

Difusão facilitada, como eu disse, transporte de glicose é um exemplo. Esse tipo de transporte sempre vai ser feito por proteína transmembranar. Proteína de transporte como um todo é proteína transmembranar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...