Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

exatamente o que o Taels falou. E o Dr. Muscle me fez pensar na minha vó que NUNCA sente sede. Acredito que uma boa parte de idosos tem esse problema de não sentir sede. Mas vou, inclusive pedir para meus pais verificarem se há um exame atual de glicemia da véia.

Existe algum outro sintoma além da falta de sede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Isso é sério mesmo, os velhinhos começam a ficar secos e definhar, e nem sequer sentem sede. Sem contar a perda de testosterona, acredito que a desidratação pode ser um fator significativo na perda de massa magra na idade avançada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A falta de sede não chega a ser um sintoma, é mais algo fisiológico que tende a acontecer no idoso. A diabetes e suas complicações são muito silenciosas, o rastreio fazendo glicemia de jejum acredito ser a melhor forma de avaliar os idosos. Se tiverem histórico familiar e obesidade, é mais interessante ainda fazer a glicemia em jejum. Duas glicemias em jejum maior que 125, pode-se fechar o diagnóstico de diabetes, existem outros critérios, mas esse é o basicão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é sério mesmo, os velhinhos começam a ficar secos e definhar, e nem sequer sentem sede. Sem contar a perda de testosterona, acredito que a desidratação pode ser um fator significativo na perda de massa magra na idade avançada.

fator hormonal e doenças consequentemente medicamentos aceleram isso

pois a produção hormonal depois dos 40, só tente a abaixar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sarcopenia começa aos 40, com perda de 1% de músculo ao ano.
Se não parece tanto, compara com o fato de que a área cross-seccional de crescimento de um musculo treinado por um jovem, aumenta em média 0,11%/dia (e esse valor tbm tente a decair)

Uptade:

Prova final de fisiologia hoje. O que eu sei que errei: esqueci de colocar GnRH dentre os hormônios hipotalâmicos. Fora isso foi tranquilo até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 06/12 - Microbiologia.

Fungos. Um reino à parte.

O reino Fungi é formado por coisas que não são nem plantas e nem bactérias, mas guardam características de ambos, o que gerou uma baita confusão de classificação, por isso foi considerado um reino próprio só para eles.

Eles são Eucariotos (células organizadas), multinucleadas, multicelulares e possuem parede celular (a parede é estrutura de bactérias).

A maior confusão foi na hora de separar fungos de leveduras, mas como eu respondo à uma professora, usarei a classificação que ela usa, no fim das contas os dois foram parar no mesmo reino.

Fungos são importantes para fixação de nitrogenio e decomposição de matéria orgânica. A indústria alimentícia utiliza fungos para fazer fermento biológico, que no cozimento do pão forma gases que tornam o pão parecendo um suflair. A indústria farmacêutica usa por que alguns fungos (cogumelos) podem melhorar a imunidade, e por ter alto valor proteico, pode ser vendido como suplemento. Cogumelos comestíveis são ricos em proteínas que vão de 15,2gr/100gr à 80,93gr/100gr em algumas espécies, contendo uma boa quantidade de aminoácidos essenciais, possuem pouca gordura, que e em maior parte insaturada e ainda possuem vitaminas B1, B2, B12, C, D e minerais como cálcio, potássio, magnésio, sódio, fósforo, cobre, ferro, manganês e selênio.

São ricos nos aminoácidos essenciais ácido glutâmico, ácido aspártico e arginina, deficientes em metionina e cisteína, sendo limitados em leucina e lisina. A quantidade de carboidrato varia de 35 à 70% e também possuem de 4 à 13% do conteúdo em fibras beta-glucanas, consideradas compostos funcionais, já que estimulam a resposta imunológica e reduzem TG, CT, VLDL e LDL.

Há vários benefícios dos cogumelos comestíveis, como redução da pressão arterial, inibição da oxidação da LDL-c, anti-inflamatórios, anti-hipertensivos e efeitos anti-agregação plaquetária, que reduzem a incidência de lesões ateroscleróticas na artéria aorta e coronária, e fibroses no miocárdio. Mesmo que estes resultados tenham sido em coelhos e outros animais, a informação é muito mais válida que parece, pois cogumelos comestíveis são prescritos há tempos na medicina tradicional oriental para redução do colesterol.

Os principais grupos de fungos são classificados de acordo com a forma de crescimento e os tipos de infecções que causam.

- Forma de crescimento.

É aqui que começam as divergências. Os Filamentosos crescem como hifas ramificadas, formando micélias, sendo algonodosas ou aveludadas). As leveduras crescem como multiplas células isoladas, ovóide ou esférica, e se multiplicam por protamento ou divisão.

8719img_fungo2.jpg

Aqui o crescimento do cogumelo de Hifas... acho que fala por si só.

220px-Lactarius_deceptivus_50255.jpg

Essa superfície esbranquiçada é o que se chama de "algonodosa".

A "aveludada" é a do pão mofado.

Nem tem muito, so dá uma raspada.

250px-Candida_albicans_2.jpg220px-Candida_albicans.jpg

Crescimento por divisão (ovóide/esférica) e crescimento por ramificações (hifas).

Fungos apresentam as formas de crescimento "dimórficos": crescem como hifas em temperatura ambiente (uns 25~26º) e como leveduras no organismo (36º). Mas nisso a Cândida é uma excessão, pois ela inverte a lógica, crescendo como Hifa no corpo e como levedura no ambiente.

- Tipos de infecção que causam.

As micoses superficiais são causadas por Epidermophyton e Microsporum e afetam pele, cabelo e unhas.

microsporum_canis.gif240px-Epidermophyton_floccosum_01.jpg

Microsporum Epidermophyton

As micoses profundas são causadas por cândida, Blastomyces e criptococcus, e afetam órgãos internos.

candidiase.jpg

Isso é uma candidíase, ocasionada pela Candida Albicans. Gente, o fungo praticamente toda mulher tem. É normal. Em pequenas quantidades ele está presente na flora na vagina e também na intestinal. Mas como ele é oportunista, baixas do sistema imunológico já fazem com que ele se prolifere. O esquema é o seguinte: se teu namorado aparece com candidíase e você não tem a manifestação dela, então alguém andou pulando a cerca, pois o homem não tem ela naturalmente.

220px-Cryptococcus.jpg

O criptococcus afeta a medula óssea em pacientes HIV positivos em estado terminal. Quando chega à isso, provavelmente não tenha mais volta.

Parece uma pintura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHUHEUUAhuehuaeh

Não dá para curtir...

Se fosse mais complexo como é fisiologia e bioquímica eu faria posts mto mais bem trabalhados. Mas o conteudo eh esse mesmo. As aulas são boas, só a matéria que não ma traiu mto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Esses dias antes de dormir eu li esse ultimo post de microbiologia, e sonhei que estava assistindo a uma paléstra que dizia que as cáries se direcionavam até o cerebelo, fixavam-se ali e passavam a comandar o corpo do individuo. E eu tava com medo pq tinha suspeitas de ter cárie. hauhauhauhaua

Caras, quem quiser um presente de natal do titio dones é só me enviar um MP que eu to com uma dezena de artigos que vou passar para os meus colegas de sala, e quem aqui quiser me envia um MP que eu mando, capisce?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...