Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

O problema é que um livro de biologia vai passar muita coisa nada a ver com isso daqui.

http://www.livrarialuana.com.br/books_details.asp?cod_livro=WU0243&origem=buscape

Eu vou dar essa dica por que eu to jogando subliminares para meus pais comprarem ele.

Esse livro possui provavelmente 90% do que tu vai usar nos dois~3 primeiros semestres da faculdade. Tem citologia, embriologia, histologia, neurologia, endocrinologia, biomecanica e é claro, anatomia.

Não é fácil entender tudo de cara, óbvio. Mas tu é uma garotinha muito da inteligente e acredito que se dará melhor do que eu com ele em mãos.

Eu não conheço outros livros de biologia fáceis que sirvam para a faculdade, e aqueles de ensino médio acabam deixando informações faltarem para a nutrição.

Dá para ver um livro mais dedicado à nutri mesmo então... tipo:

http://www.americanas.com.br/produto/7045708/livro-nutricao-de-a-a-z-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-entender-a-alimentacao

Eu li uma edição anterior inteirinha. É muito bom para começar. E tá barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22

AAAahhh que massa que gostou do poema, é do Fernando Pessoa, um heterônimo dele. Eu já tirei porque o pessoal pode não entender direito, aí mudei e mudei de novo agora. hehe

Amanda, com 50 pila eu não conheço nenhum. Vou dar a minha sugestão com o que vc pode começar a fazer. Comece estudando a célula, todas as organelas, o DNA, depois de compreender esses processos parta para os tecidos. Vai assim estudando aos poucos, como vc está no ensino médio converse com seu professor de biologia sobre isso, diga que quer fazer nutrição e que precisa compreender o corpo humano. Professores gostam quando o aluno se interessa, tenho certeza que ele ficará surpreso se vc fizer isso e se ele te ajudar, terá um grande orgulho. Preste atenção também aos assuntos básicos de química.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AAAahhh que massa que gostou do poema, é do Fernando Pessoa, um heterônimo dele. Eu já tirei porque o pessoal pode não entender direito, aí mudei e mudei de novo agora. hehe

Amanda, com 50 pila eu não conheço nenhum. Vou dar a minha sugestão com o que vc pode começar a fazer. Comece estudando a célula, todas as organelas, o DNA, depois de compreender esses processos parta para os tecidos. Vai assim estudando aos poucos, como vc está no ensino médio converse com seu professor de biologia sobre isso, diga que quer fazer nutrição e que precisa compreender o corpo humano. Professores gostam quando o aluno se interessa, tenho certeza que ele ficará surpreso se vc fizer isso e se ele te ajudar, terá um grande orgulho. Preste atenção também aos assuntos básicos de química.

Nossa... nem sei o que dizer cara, vcs tem uma boa vontade divina, de verdade hahah

Vou fazer isso... eu entro no ensino médio ano que vem, vou começar a prestar atenção nisso que vc falou, parte das células e tal. eu aprendi isso no 7º ano (células, tecidos, órgãos, sistemas) mas grande parte já esqueci... mas é assim, volto a estudar que lembro hsha

Obrigada pela dica dones, de verdade :D

Boa noite pra vcs, indo dormir aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, impressionante ^^ isso tudo sai do seu caderno? Eu também só consigo fixar se fazer um feedback passando o que aprendi p/ alguém, se não dormi perdi haha

Eu também faço ensino médio, faço técnico em Meio Ambiente ênfase em Química (mas meu CRQ sai em técnica Química, pq a grade é de Química) eu gosto muito das matérias desse ano que envolvem bastante biológicas, orgânica... pena que ano que vem não tem mais isso, li alguns post me empolguei ^^ vou continuar lendo.

Edit.

Esqueci, te add no Face viu.

Editado por Kamilla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 13/11 - Fisiologia.

Mecanismo de ação da Tireoide.

A tireoide é uma glândula exócrina que secreta os hormônios T3 (tri-iodo-tiroNina), T4 (tiroXina) e Calcitonia, principalmente. Hoje, o T3 e T4 serão o foco.

A base histológica da tireóide apresenta Folículos, que são formados de Células Epiteliais Cuboides Simples (que fazem síntese/secreção/reabsorção) de T3 e T4 sob a forma de Tireoglobulina para Dentro do folículo, formando uma substância gelatinosa chamada Colóide. Conforme a necessidade, essa tireoglobulina é reabsorvida pelas células epiteliais cuboides simples para a corrente sanguínea. Nessa reabsorção para as células epiteliais comentadas, ocorre a clivagem da tireoglobulina em T3 e T4 que é então liberada nos capilares do órgão.

gr387.jpg

Célula Folicular e Célula Epitelial Cuboide Simples aqui é a mesma coisa. O Folículo é o conjunto Coloide+célula folicular.

Nesse link você pode ver uma imagem interativa da histologia dos folículos.

A tireoglobulina é a forma de armazenamento de T3 e T4, que são produzidos em quantidades diferentes, sendo 93% T4 e somente 7% de T3. Como há um local de armazenagem de tireoglobulina, então há reservas dela nos folículos para 2 a 3 meses após cessar a produção dos hormônios, o que torna um diagnóstico de hipotireoidismo atrasado.

Como foi visto na aula anterior, o hipotálamo produz TRH (thyroid/tyrotropin releasing hormone), que é liberado na eminência mediana do hipotálamo e captado pela circulação porta hipotálamo-hipofisária e transportado até à Adenohipófise. A conexão entre o TRH e os receptores na membrana dos pituícitos (nome bonito das células da hipófise) provoca a liberação de fosfolipase, que produz fosfolipase C, que atua como segundo mensageiro em uma séééérie de reações que então terminam com a liberação de TSH (thyroid stimulating hormone/tireotropina).

70.jpg

Os receptores dos hormônios tireoidianos estão presentes em muitas partes do corpo, já que esses hormônios controlam o metabolismo e velocidade da reação química das células. Mas o hormônio que regula a liberação de tireoglobulina pelas células foliculares da tireoide se liga em receptores na Membrana da célula. Isso provoca uma ativação da adenilciclase na desfosforilação de ATP em AMPc, que é o segundo mensageiro e, por sua vez, induz um efeito dominó e liberação de hormônios da tireoide.

A secreção de tireoglobulina é regulada por feedback negativo pelo hipotálamo, que durante maiores secreções dela pela tireóide, produz menores quantidades de TRH, que reduz o estímulo da adenohipófise a secretar menos TSH para a tireóide. Por outro lado, o aumento de TSH pela adenohipófise aumenta a captação por pinocitose de tireoglobulina e sua proteólise dentro da célula folicular. Quando isso acontece teremos uma rápida liberação de T3 e T4 na corrente sanguínea em até 30 minutos. As outras ações que o TSH provoca na célula folicular (captação de iodeto, iodização da tirosina, aumento do tamanho e número de células glandulares) podem demorar dias.

transportedoiodo.jpg

Instrução: Continue Lendo e na "Formação da Tireoglobulina" você volta pra cá.

Agora vamos um pouco além sobre as moléculas que compõem a Tireoglobulina:

Iodo: o sal não é iodado por nada. Anualmente são necessários 50mg de iodeto (I + NaCl), ou 1mg/semana para que a tireoide absorva as quantidades necessárias para manter as funções normais.

Tirosina: são necessários 70 aminoácidos tirosina durante a composição da tireoglobulina. Isso acontece com a junção do Iodo e da tirosina "dentro" da molécula de tireoglobulina.

Formação da Tireoglobulina:

Para formar a tireoglobulina, é necessário a Oxidação do Iodo e a Iodinização da Tirosina. Em etapas esse processo ocorrerá com:

1-Uma ATPase (não tá na imagem) produz energia para a célula folicular manter a entrada de Iodo e Sódio. Isso quer dizer que há Potássio entrando e sódio saindo da célula por trasporte ativo, que promove o co-transporte de sódio e Iodo do plasma para dentro da célula (na imagem, a engrenagem à direita)

2-Uma outra proteína de membrana transporta o iodeto para o colóide enquanto Cloreto volta da membrana apical (interna, fazendo face para o colóide) para dentro da célula, na imagem, a engrenagem que mencionei no item 1.

3-Oxidação do Iodo pela Peroxidase na membrana apical (interna, fazendo face para o colóide). A Peroxidase condensa (junta/une) o Iodo recém captado com aminoácidos Tirosina também recém absorvidos.

4-Enquanto o Iodo e tirosina entra no folículo, a tireoglobulina precursora já está sendo formada no Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi a partir da tirosina, pois a entrada de tirosina é mais rápida que a oxidação do Iodo..

5-Assim que a tirosina formou o precursor da Tireoglobulina ela é engolfada pela membrana apical da célula por Pinocitose/endocitose.

6-Ocorre uma clivagem dessa Tireoglobulina pelas proteases da célula folicular e o T3 e T4 são exocitados na membrana basolateral (face para os capilares) e cai na corrente sanguínea.

Nem todo o coloide que é captado pela membrana apical da célula é transformado em hormônios. Cerca de 1/4 de monoiodotirosina e diiodotirosina são reciclados para a formação de novos precursores de tireoglobulina e voltam para o coloide. Um fato a ser mencionado é que a capacidade do corpo de reciclar o iodo da tirosina (T4, os 93% da secreção) é que no final das contas (e de alguns dias) só uma pequena parte de T4 realmente é secretada, e o que acaba fazendo o efeito de hormônio mesmo é a T3.

Para que esses hormônios atinjam seus órgãos-alvo, eles precisam ser transportados pela corrente sanguínea através de alguma das proteínas a seguir:

-Globulina ligadora de Tiroxina, que faz a maior parte do transporte de tireoglobulina.

-Pré-albumina ligadora de Tiroxina.

-Albumina, que faz a menor parte do transporte de tireoglobulina (isso é curioso, já que albumina e a proteína mais presente no plasma sanguíneo.

Tanto T3 quanto T4 tem afinidades diferentes com essas proteínas de Transporte. A T4 tem muito mais afinidade, portanto é "segurada" por mais tempo. Já a T3, por ter menos afinidade é liberada antes. Cerca de metade da T4 é liberada em 1 semana, enquanto foi liberada 7 vezes mais T3 (metade por dia).

Ao atingir as células alvo, tanto T3 quanto T4 podem ser armazenadas para uso de acordo com a necessidade. Elas também possuem um período de latência, ou seja, em que seus efeitos são indetectáveis por 2 a 3 dias

-A T4 demora entre 10 e 12 dias para atingir seu pico. Sua meia-vida de 15 dias demora entre 6 semanas a 2 meses para perder o efeito

-A T3 atinge efeito entre 6 e 12 horas, e atingindo o fim da sua atividade em no máximo 6 dias.

Tá, e pra que serve tudo isso?

Os hormônios da tireoide estão envolvidos no metabolismo (tipo... em todos os metabolismos).

Eu moro do RS, e lá, no inverno é comum temperaturas de 2~3ºc. Quando isso acontece o meu metabolismo basal pode aumentar entre 15% e 20%, já que quem controla a temperatura corporal é o hipotálamo, que passa a secretar mais TRH para a adenohipófise, e aí todas as reações de liberação de TSH lá de cima provem aumento do meu metabolismo.

Vou descrever aqui o que acontece no caso do Hipertireoidismo, e vocês automaticamente entenderão o que acontece em um Hipotireoidismo.

Hoje existe como diagnosticar as funções da tireoide ao nascer, pelo teste do pezinho. Isso é mto bom, já que a tireoide tá envolvida no crescimento e maturação do encéfalo. Uma criança com hipotireoidismo crescerá normalmente até uns 2 anos, mas se não for tratada antes ela irá estabelecer seu desenvolvimento intelectual por aí mesmo...

Uma liberação de mais hormônios provoca aumento de quase todas as reações que você possa imaginar:

-Aumento do metabolismo basal pelo aumento do consumo energético, síntese proteica e catabolismo proteico também. Tem efeito até na mitocôndria, aumentando-as de tamanho e número de acordo com a taxa metabólica e necessidade de formação de ATP.

-Aumento no transporte ativo de íons sódio-potássio através da membrana celular pelo aumento da ATPase.

-No hipertireoidismo, o efeito sobre o crescimento do indivíduo dá o mesmo resultado que no hipotireoidismo, por que se no híper a síntese de tecidos é maior, a pessoa cresce mais cedo, mas para de crescer antes. No hipotireoidismo a pessoa apenas cresce mais devagar, por que as reações acima citadas são as mesmas, embora ocorrerão com uma velocidade bem menor.

Efeitos sobre o metabolismo de carboidratos.

Como o gasto energético é maior, então a captação de glicose, a glicólise, a gliconeogênese, taxa de absorção e secreção de insulina também serão.

Efeitos sobre o metabolismo de gorduras.

Com metabolismo mais alto, as células adipócitos serão utilizadas mais rápido, por isso que a pessoa que possui hipertireoidismo é magra sempre. Em contrapartida, por ter um gasto energético maior, os triglicérides livres no sangue também serão maiores.

Efeito sobre gorduras plasmáticas e hepáticas.

Mesmo com o aumento de ácidos graxos livres, ocorrerá uma redução nos níveis de triglicérides e colesterol plasmáticos. Isso acontece por que triglicérides não são a mesma coisa que ácidos graxos livres, e o colesterol é eliminado pelas fezes em maiores quantidades.

Efeitos sobre o sistema cardiovascular.

O potencial de ação no músculo cardíaco será muito mais estimulado e possuirá ondas mais curtas. Se o coração bate mais rápido, o débito cardíaco, fluxo sanguíneo, vasodilatação, consumo de O2 também aumentam. Mas se a pressão arterial média aumenta entre 10 e 15mmHg durante a sístole, reduz-se na mesma quantidade durante a diástole (e aí entramos na filtração glomerular, que depende da pressão sanguínea para acontecer).

Efeitos sobre o sistema respiratório.

Aumento da sístole ventricular leva mais sangue aos pulmões, e aumento da necessidade de O2 força os pulmões a baterem mais rápido.

Durante a aula eu perguntei se a pessoa ficava com um raciocínio acelerado. E elas ficam mesmo, só que também se distraem mais rápido.

Durante o dia, taxas mais altas de hormônios tireoidianos causam maior atividade muscular, e então é comum que a pessoa se queixe de cansaço, mas não consegue dormir direito mesmo assim.

Efeitos sobre o sistema reprodutor:

No homem, hipertireoidismo causa impotência, e o hipo causa falta de libido; na mulher, falta causa menorreia e polimenorreia (fluxo excessivo e frequente); amenorreia; diminuição da libido, enquanto o hipotireoidismo causa oligomenorreia (fluxo reduzido).

Há algumas patologias aqui no Guyton que provocam hipertreoidismo. Acho interessante e vou descrever um resumo.

Doença de Graves.

Essa doença é autoimune. Nela, há uma grande produção de anticorpos que se ligam ao receptor de TSH nas células da tireoide e provocam aquele mecanismo de segundo mensageiro. Com ativação da adenilciclase e defosforilação do ATP em AMPc, aquele efeito dominó faz a tireoide secretar muito mais hormônios. Enquanto isso, o aumento desses hormônios pode até bloquear a liberação de TSH pela adenohipófise por feedback negativo.

feldman-202x300.jpg

Marty Feldman sofria de Graves' Disease. Sente só a fissura.

Adenoma Tireoidiano.

Em um caso de Tumor na tireoide, as células tumorais passam a secretar grande quantidade de hormônio, enquanto as células ainda saudáveis da tireoide param de secretar qualquer coisa por inibição da liberação de TSH da adenohipófise por feedback negativo.

thyroid%20tumor.jpg

As imagens mais reais podem sem meio desagradáveis para algumas pessoas. Optei pela mais informativa.

No lado oposto temos o Hipotireoidismo, que envolve também um mecanismo auto-imune, que ao invés de estimular a glândula, acaba por destruir as células foliculares e inibir as funções dela. Minha antiga primeira professora de Nutrição Humana tinha Hipotireoidismo de Hashimoto... imagina minha expressão ao chegar na primeira aula de nutrição e me deparar com uma mulher de 120kg (sim, foi estranho pra caralho... mas o peso dela era equivalente ao conhecimento, acredite).

Hipotireoidismo geralmente vem acompanhado de Bócio, que é um aumento da tireoide pela deficiência de Iodo.

No Bócio Endêmico causado por Deficiência de Iodeto, é um aumento exagerado da glândula quando não há Iodo suficiente no organismo para produzir T3 e T4 e então regular por feedback negativo a liberação de TSH pela Adenohipófise, que passa a secretar muito mais desse hormônio e a tireoide passa a produzir muito mais coloide, que se acumula nos folículos e aumenta o tamanho da glândula.

No Bócio Coloide Atóxico Idiopático, a fisiopatologia não ocorre com deficiência de iodeto e a glândula ainda libera pequenas quantidades de T3 e T4. A palavra "Idiopático" no jargão médico significa "de origem desconhecida". Mesmo assim, frequentemente 4 fatores podem ser vistos num bócio coloide: Uma deficiência no mecanismo de captação de iodeto que deixa menos Iodeto para ser oxidado pela peroxidase em Iodo, que faz com que menos iodo seja conjugado à tirosina e menos tirosina iodada forma menos tireoglobulina. Outra coisa é uma redução da enzima Deiodinase, que recupera parte do Iodo antes que ele seja liberado como hormônio T3 e T4.

Guyton: 5 linhas sobre nutrição.

Alguns alimentos como nabo e repolho podem fazer com que a ação da peroxidade seja reduzida e a conjugação da tirosina+iodo também diminua. A consequência é menor formação de tireoglobulina.

As consequências de um hipotireoidismo são, geralmente, o inverso do hipertireoidismo, mas algumas delas chamam mais atenção aqui:

Não se sabe muuuito bem por que o Mixedema acontece, mas a supressão dos hormônios da tireoide são quase totais e provocam um acúmulo de ácido hiaulurônico e condroitina no espaço intersticial, que forma um gel, deixando a pessoa com aparência de obesa.

semttulowju.jpg

Antes e Depois do hipertireoidismo com desenvolvimento de mixedema.

No hipertireoidismo acontecia uma redução de colesterol e triglicérides, já no hipotireoidismo essas moléculas aumentam e podem provocar aterosclerose.

Em fetos, bebês e crianças o hipotireoidismo causa Cretinismo, que pode vir de duas formas: ou pela não-formação embriológica da tireoide, ou pela falta de iodo na alimentação. No primeiro caso, cretinismo congênito, o feto pode receber hormônios da mãe e ser notado somente após o teste do pezinho ou pelo baixo desenvolvimento físico e mental. Uma criança com cretinismo terá uma mineralização óssea menor ao crescimento da pele, que a deixa com estatura baixa e aparência de obesa.

CRETINISMO.jpgB%C3%B3cio-Coloide-1.jpg

Criança com Cretinismo e à direita, um bócio Endêmico.

...

Amanda, entenda BEM sobre citologia, de cabeça mesmo, por que o início da faculdade será só isso.

EU tive que correr atras de todo o atrasado nesse último semestre.

Caramba, impressionante ^^ isso tudo sai do seu caderno? Eu também só consigo fixar se fazer um feedback passando o que aprendi p/ alguém, se não dormi perdi haha. Eu também faço ensino médio, faço técnico em Meio Ambiente ênfase em Química, (mas meu CRQ sai em técnica Química, pq a grade é de Química) eu gosto muito das matérias desse ano que envolvem bastante biológicas, orgânica... pena que ano que vem não tem mais isso li alguns post me empolguei ^^ vou continuar lendo. Edit. Esqueci, te add no Face viu.

Está aceita.

Eu não tenho mais caderno... terminaram e eu não fui comprar (to escrevendo no verso das folhas dos xerox... isso aí é coisa que sai dos livros e eu vou montando.

Está estudando em colégio técnico? minha grade currricular não tinha todo esse esquema aí.

AAAahhh que massa que gostou do poema, é do Fernando Pessoa, um heterônimo dele. Eu já tirei porque o pessoal pode não entender direito, aí mudei e mudei de novo agora.

Roubei mais um vídeo.

Hey Dones, tem face? Volta e meia converso com o thales e há uma troca mto boa (na verdade ele que quebra os galhos pra mim).

Se tiver, se quiser, me adicione.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem eu... tudo se aprende.

Galera, to pensando em pegar um dia livre e fazer uma continuação do post do sistema digestório aprofundando os assuntos.

To dando uma estudada agora e vejo o quão fodastico a coisa é.

Eu fiz um post meia boca por que minhas colegas da facul me atrasaram a vida no facebook quando eu postei uma imagem de uma guria lixando a unha em plena aula de bioquímica.

http://img585.images...89416371554.jpg

abraço

(vou pro treino... na base da cafeína, ultimamente).

típicos bebedores de cachaça

você já esta anos luz na frente deles... isso me deixa feliz, quando passo por situação parecida

não é se sentir melhor, mas sentir que você realmente está aprendendo, e não depende de cola, ou algo parecido

muito legal a aula de fisiologia, vou ler com mais calma, eu nunca tenho dúvidas, pois é realmente um conteúdo que tenho que desbravar mais, para elas surgirem...

minha fisiologia começa ano que vem (3º semestre)

Nossa... nem sei o que dizer cara, vcs tem uma boa vontade divina, de verdade hahah

Vou fazer isso... eu entro no ensino médio ano que vem, vou começar a prestar atenção nisso que vc falou, parte das células e tal. eu aprendi isso no 7º ano (células, tecidos, órgãos, sistemas) mas grande parte já esqueci... mas é assim, volto a estudar que lembro hsha

Obrigada pela dica dones, de verdade :D

Boa noite pra vcs, indo dormir aqui

é... a base de tudo é entender como a célula funciona, o que ela tem, e quais são os tipos de células, depois você vai se expandindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucram: HAAAAAAAAAAAHUHAEUHUEHUEA. Rí alto aqui. Cara... primeira vez que te vejo comentar algo foi no post sobre bioquímica... já acompanhava antes?

Saintgraal: conversei com um amigo no ônibus esses dias e ele comentou "a gente não compete com ninguém se não nós mesmos". Mencionamos na conversa sobre o pessoal que não aguenta minha personalidade e... ele falou "eu entendo que tu quer absorver mais e mais". Bom quando a gente conversa com as pessoas e vê outras opiniões sobre nós mesmos além daquela que podemos chegar com simples reflexões.

Cara, to curioso com o teu ciclo... tu que montou? médio?instrutor, como que foi? PRetendo aprender sobre endocrino para fazer meu ciclo no final do curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...