Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Aula 09/11 - Parasitologia.

Mais confusão com os slides de parasitologia aqui.

Ascilostomose. E aí Jeca, q'aconteceu que ocê tá tão amarelo?!

Próprio das histórias de Monteiro Lobato, o personagem Jeca Tatu, peão da roça, sempre de pés descalços, cansado e amarelo. Ele tinha Ascilostomose..

A Ascilostomose é causada por nematodos, o Necator americanus e o Ascylostoma duodenale. A forma adulta desses parasitas atingem o aparelho digestivo, fazem espoliação e causam anemia, e icterícia, o que explica o amarelão da pele de Jeca, e também como ele contraíu a parasitose: penetração ativa das larvas pelos pés descalsos do personagem. Essas larvas provém de ovos, que sobrevivem em temperaturas de 25 a 30 graus até eclodirem. No corpo humano a temperatura é de 36,5. Elas sobrevive por que não falta o que comer.

O Ciclo e o seguinte: como elas entram ativamente, em seguida procuram veias e vão parar a pequena circulação (coração->pulmão), atingindo os alvéolos pulmonares e causando problemas respiratórios. A seguir, pela grande circulaçaõ (sistêmica) elas se dirigem ao trato gastrointestinal, sobem pela traqueia e atingem a laringe. Como estamos geralmente engolindo alguma coisa, elas acabam sendo engolidas novamente (retroinfecção), voltando ao trato gastrointestinal, aonde se reproduzem novamente, e liberam ovos pelas fezes.

ovo+de+ancilostomideo.jpg

Ovo de Ancilostomídeo. Me lembrou disso daqui.

Consegui entender o esquema: praonde ele vai ele causa espoliação (por causa dos dentinhos afiados), se vai pros alvéolos ele causa espoliação; se vai pro intestino ee causa espoliação. Espoliação leva a desnutrição calórico proteica e, portanto, anemia. O local pelo qual ele penetra na pele causa uma inflamação local típica, com edema, prurido, vermelhidão, e liberação de IgE.

LOI1.jpg

Ancylostoma duodenale (direita) e Necator americans (esquerda). O que é mais evidente na diferenciação desses nematodos é a boca.

Os sintomas da parasitose dificultam o diagnóstico, por maioria das parasitoses apresenta mais ou menos a mesma coisa. Para chegar à um veredicto, até a região do globo na qual a pessoa viajou poderia ajudar (tem na África, Brasil e um pedaço do Oriente Médio e Ásia). Fora isso é exame de fezes e de sangue (em caso agudo)

Dor abdominal, anemia, até dores musculares ficam para os casos mais evoluídos da doença. A princípio, o amarelão típico da anemia, fraqueza e um retardamento mental (dificuldade de raciocínio) indicam alguma coisa.

E aí thales, qual é o prognóstico?

Albendazol, mebendazol.

Larva Migrans Cutânea.

Essa doença tambem é causada por Ancylostoma:

-Ancylostoma braziliensis.

-Ancylostoma caninun.

É. imagina quando eu ví esse slide, primeiro pensamento foi "quem é quem nessa história?". Mas é isso mesmo, larva migrans cutânea també adquirida por ascilostomídeos.

Pra mim que moro na praia, isso até é preocupante, ja que a área seca é a transmissora do ferme (na areia molhada o verme é constamenete levado em bora pela maré.Outro fator que o torna importante é que é fácil demais de contrair, já que o verme deposita os ovos no intestino do hospedeiro, e esse, ao defecar libera os ovos, que eclodem, liberam as larvas que são fáceis demais de serem transmitidas, já que penetram de forma ativa na próxima vítima.

bicho%20geografico.jpg

A Ancylostoma Braziliensis, tem o mesmo ciclo dentro do homem que a Ancylostoma duodenalis e, embora gosto de instalar-se no intestino superior, não causa doença intestinal no homem, apenas ulceras nos animais.

ancilo2.jpg

Bolsa Copuadora, a larva do macho usa ela para prender-se à femea na hora de -óbvio- copular.

bainha2.jpg

Larva Rabtidóide. Essa é aquela que eclode do ovo para 1 semana depois tornar-se infectante.

O Sintoma visível é esse:

204e8828f6188e1a960c256e444781d0.jpg

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

AFF Eu fico até com raiva/medo sei lá com essas aulas aí. Odeio parasitas hauhauhauha Se eu pego um bixo desse eu taco fogo no próprio pé

hahaha

eu até curto tirar com agulha

eu curto espremer espinha, sou meio masoquista LOLOLOLOL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez minha namorada pegou "bicho de pé". O negócio se alojou no cantinho da unha do dedão do pé. Depois de uns dias, quando percebeu-se que tinha algo errado, já tinha botado ovos e tudo, aí usou uma agulha pra furar tudo e o bicho se contorcendo lá...AARHRHG deu até arrepio. Ainda bem que não foi comigo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHUHEUAHUEAH

Eu nem posto as piores de parasitologia... O professor mostra umas bem cabreira.

Esse é o famoso bixo georgráfico sim. Eu nunca peguei ele. tanto que nem conhecia até começar a cadeira

E na imagem é um dorso de um pé (só pra avisar).

Em breve, aula de anatomia sobre sistema digestório.

Estudando.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHUHEUAHUEAH

Eu nem posto as piores de parasitologia... O professor mostra umas bem cabreira.

Esse é o famoso bixo georgráfico sim. Eu nunca peguei ele. tanto que nem conhecia até começar a cadeira

E na imagem é um dorso de um pé (só pra avisar).

Em breve, aula de anatomia sobre sistema digestório.

Estudando.

abraços.

era desse que eu tava falando!! meu, se eu pego um desse eu piro... x.x na mão ainda, aflição...

vocês já viram aquele negócio do calcanhar de maracujá?? meu... tenho trauma daquilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LOI1.jpg

Parece os vermes do Dune (os velhos saberao)

Transaminação e Desaminação são, basicamente, transferência e oxidação, nessa ordem.

Um AA transaminado perde o grupo Amina para outro composto e se torna um alfa-cetoácido, sobrando um esqueleto carbônico. O alfa-cetoácido, por sua vez pode receber esse grupo Amina e voltar a ser um Aminoácido. Logo, o que muda entre um e outro é o grupo Amina.

Uma regra básica, que por não fazer a conexão certa/bibliografia errada, ferrou com meu entendimento foi: A Transaminação consiste em direcionar os aminoácidos na formação de Glutamato. Mas na ordem de acontecimentos, primeiro tem um intermediário do ciclo de Krebs, o alfa-cetoglutarato, que recebe esse NH2 e passa a ser um alfa-cetoácido. O alfa-cetoácido "não dura mto tempo", considere ele como somente uma transição para o produto final, o Ácido Glutâmico, ou Glutamato.

Quem é que faz isso: Aminotransferases. Nome mais óbvio é difícil (na real, esse ciclo ta cheio de nome óbvio).

Aonde: Mitocôndria e Citosol.

Quais aminoácidos passam por isso? quase todos. Lisina e Metionina não.

No caso esses 2 aminoacidos lisina e metionina tem um tempo de "vida util" maior no organismo em relaçao aos outros? Sendo isso, seria interessante suplementar com eles num periodo pré-jejum (tipo a ceia) junto com a albumina ou caseina ou seja la o que o caboclo use?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 12/11 - Anatomia.

Sistema Digestório.

Só pra avisar: a digestão começa na boca.

O artigo do Ney Felipe faz uma ótima descrição do processo de digestão, à um nível que eu ainda vou levar um tempinho para pegar, mas mesmo assim, farei o possível para descrever alguns passos do awesome frakking trato gastrointestinal.

A princípio a digestão começa na boca através de dois mecanismos, o mecânico e o enzimático, quando você mastiga está movendo músculos mandibulares (m. maxilar, m. masseter. mm pterigóideo. m. buccinador), esse é um processo mecânico. O processo químico envolve a amílase salivar e a ptialina, que iniciam a catálise dos amidos e polissacarídeos.

atm1.jpg

Os lábios são formados de células epiteliais estratificadas não queratinizadas, que são células que servem para secretar/ proteger/ evitar que o tecido resseque. Como esse tecido é formado de uma única camada de células, ele é na real transparente. Por isso a boca é vermelha, pois a cor dos capilares que estão abaixo (vermelhos) transpassa o tecido.

Para mastigar, normalmente se usam dentes. Eles estão posicionados em 04 quadrantes, sendo 2 superiores contendo 8 dentes cada lado e 2 inferiores contendo 8 dentes cada lado, segundo os meus cálculos, isso fecha em 32. É claro que você pode ter removido algum, ou 4~5, e que há pessoas que nascem sem o terceiro molar, mas a princípio, vamos contar 32 dentes.

São 2 incisivos (1 central e um lateral); 1 canino, 2 pré-molares e 3 molares. Se alguém aí tá na Odonto pode comentar mais sobre isso, por que sempre tem algo a mais pra ser dito.

Então, 8 dentes para cada lado formam os 16 presos à mandíbula/maxilar.

(não é atoa que o que eu mais curti no Enem foi a prova de matemática. Eu levo jeito pro negócio).

O Dente é composto de estruturas, que seriam o esmalte, parte branca externa encontrada apenas na Coroa, que por via da necessidade é a mais forte. A dentina, que está abaixo do esmalte e faz parte tanto da Coroa quanto Colo e Raíz do dente; e o Cemento, uma camada de tecido conjuntivo que liga a Dentina ao osso mandibular (alveolar, na imagem).

cortemolar.gif

A língua é um músculo estriado esquelético, portanto, promove ação mecânica. O ponto ruim da língua é que a área mais responsável pela sensação de amargo encontra-se no fundo dela. Eu tomei doses cavalares de paracetamol na época em que a hérnia de disco "acordava" meus nociceptores, e peguei a manha de como não deixar o comprimido entrar em contato com o fundo da língua.

lingua.giflingua3.jpg

40% do paladar é trabalho do olfato.

Outras regiões da língua são predominantemente responsáveis pelo gosto doce, salgado, azedo e ácido. Vejam bem que eu disse "predomintantemente". Isso não é uma condição sine qua non, há papilas gustativas espalhadas pelas regiões da língua justamente para que essa condição não deixe de ser estimulada. Sentir gostos nos permitiu escapar de ingerir plantas venenosas e comer carne estragada durante a evolução (e evitar casca da batata doce quando pega aquelas raízes horríveis).

As papílas gustativas são 3:

-Valadas: Na parte posterior do corpo da língua

-Filiformes

-Fungiformes

-Foliadas

Numa aula anterior de anatomia na qual descrevi os 12 pares de nervos cranianos, falei sobre o VII par, Facial, e o VIII par, glossofaríngeo. que inerva 2/3 anterios e 1/3 posterior da língua, respectivamente,

Glândulas: ação do sistema Exócrino na boca.

As glândulas salivares produzem em média 1000~2000ml de saliva por dia. Essa saliva é estimulada não só com o alimento em sí, mas também com o cheiro durante o seu preparo. A maior delas, a glândula parótida, está localizada inferior e anteriormente à orelha. Seu ducto parotídeo passa externamente ao músculo masseter, atravessa o músculo bucinador e libera um líquido seroso no vestíbulo bucal.

As glândulas Submandibulares estão localizadas lateral e levemente abaixo do osso mandibular e secretam um misto entre a serosa e a mucosa.. As glândulas sublinguais estão localizadas no assoalho da boca e secretam uma secreção mucosa. e um ponto interessante aqui é que as glândulas Submandibulares e Sublinguais possuem ductos que abrem-se na mesma papila, mas a sublingual também possui vários ductos menores que se abrem nas laterais do assoalho da língua.

616776%255B1%255D.jpg

10x ingles antes de espanhol. Mas a imagem ajuda a entender a posição das glândulas e a passagem do ducto parotídeo pelo masséter e buccinador.

Farínge.

Eu sempre liguei a palavra "Faringe" á "faro", e é óbvio que confundi com o sistema respiratório, deixando a larínge para o digestório. O Caso é que é ao contrario, farínge é do digestório e Laringe do respiratório.

A passagem da região bucal para a farínge tem um nome: Ístmo das Fauces. Que é, até de forma matemática, a "soma" dos arcos palatoglosso (anterior)+arco palatomole+músculos constritores superior da faringe+ base da língua, que ao Contraírem, formam o Isto das Fauces.

Pondo de forma mais rica:

+Arco palatoglosso, anterior, constituído do m. Palatoglosso

+Arco palatomole, posterior à amigdala, constituído do m. Palatofaríngeo.

+Base da Língua.

x Contração dos 3 músculos supracitados

= Istmo das fauces.

205299.jpg

Nasofarínge: logo após a Coana, pegando a área da abertura da tuba auditiva e as tonsilas adenóides até a tonsila palatina.

Orofarínge: ou bucofarínge também... é a parte posterior a cavidade bucal, assim que termina a Tonsila palatina e início da tonsila lingual. até a epiglote.

Farínge-larínge: ok, essa não está clara. Mas ela tem que começar no dorso da epiglote até a entrada da Laringe, mas a entrada da traqueia não faz parte dela.

faringeposterior.jpg

Esse órgão faz parte tanto da respiração quanto da fala (fonação). E possui 3 cartilagens pares e 3 cartilgens ímpares.

As 3 pares são as cartilagens aridenóide, cuneiforme e corniculadas. Essas cartilagens são "somente" algumas elevações nas quais as pregas vocais e vestibulares (falta corda vocal) se conectam. E as 3 cartilagens ímpares são a tireóidea, cricóide e a própria epiglote.

Na larínge nós temos a glote, que é o órgão fonador mesmo. Aonde as 3 cartilagens pares se encontram.

laringe3.jpg

Como a farínge é comum tanto ao trato respiratório quanto ao trato digestório, o alimento não pode cair na traqueia. Para contornar isso, durante a mastigação, a glote se fecha, a epiglote se abaixa, enquanto o palato mole se contrai, liberando a passagem do bolo alimentar pelo istmo das fauces até a orofarínge e farínge laríngea.

Esôfago.

Agora, da farínge até o óstio cárdico no estômago, há um tubo formado por 4 camadas (Mucosa, submucosa, túnica muscular e serosa), que carregam o bolo alimentar gerado na boca até o estômago. Você pode ficar de cabeça para baixo e engolir que, graças ao peristaltismo dos músculos lisos do esôfago, o alimento NÃO vai voltar. Nem água.

A Túnica Mucosa e Submucosa recebe inervações pelos plexo submucoso, que controla as secreções da mucosa, e plexo mioentérico, que controla os movimentos peristálticos do trato Gastrointesinal.

Ele é dividido em 3 porções, sendo a cervical, aonde a parte muscular do esôfago é formada por músculos estriado esqueléticos, e a parte torácica e abdominal é formada por músculo liso. É nessa parte que o esôfago atravessa o diafragma pelo Hiato Esofágico.

dhhiato1.gif

Pra quem sempre se perguntou o que era uma hérnia de Hiato, aí tá ela.

Estômago.

O Estômago é a continuação do esôfago, e as suas camadas diferem-se por possuir um peritônio após a túnica serosa, e as céluals da Mucosa são mais variadas, justamente para que haja uma gama de enzimas digestivas, que começava no esôfago. Após a entrada do bolo alimentar pelo óstio cárdico, as fibras horizontais, longitudinais e transversais do músculo gástrico fazem o remelexo do bolo alimentar, e o suco gástrico em conjunto com o bolo alimentar atua formando o Quimo. O Suco gástrico tem um pH bem baixo, o que danificaria a mucosa do próximo órgão (Duodeno). Em contrabalanço há a produção de suco pancreático cujo pH altamente alcalino equilibra a acidez no duodeno e não danifica a mucosa do órgão.

gastrite.jpg

No estômago há células especializadas em secretar certas substâncias que atuam na degradação do alimento.

Células Mucosas do Colo (mucoides), secretam -veja só- muco, que adere à parede do estômago e protege a tûnica mucosa.

Células Parietais secretam Pepsinogênio, que ao entrar em contato com o suco gástrico, transformar-se em pepsina.

Células G que produzem o hormônio Gastrina, que induz a produção de Suco gástrico, que é a junção de Ácido Clorídrico, renina e pepsinogênio-pepsina.

Celulas Parietais que produzem ácido clorídrico.

O esvaziamento do estômago é controlado por um hormônio chamado Colecistoquina, qe controla o óstio pilórico para liberar ou não o quimo.

Outro hormônio, produzido após a liberação de "Fator de Liberação de Hormônio" pela hipófise anterior é a secretina, que diminui a secreção de suco gástrico.

Duodeno.

Esse tubo de 18cm faz parte do Intestino delgado e faz a maior parte da absorção da gordura através dos Vasos Quilíferos, que fazem parte do sistema linfático. Nele, a papila maior duodenal separa o lumem do duodeno do ducto pancreático e ducto coléduco, assim, tanto suco gástrico e enzimas digestivas quanto a bile são liberadas por esse canal. É preciso destacar que por não possuir celulas mucoides o duodeno não produz o mesmo muco que o estômago, e não consegue se proteger do suco gástrico, de pH baixo. Para isso, o pâncreas libera suco pancreático de pH altamente alcalino, e neutraliza o pH no duodeno.

No duodeno as hexoges (galactose e glicose) já começam a serem absorvidas, junto com vitaminas lipossolúveis, eletrólitos (ferro, cálcio, fosfato e sulfato) e aminoácidos (por isso faz sentido tomar colágeno hidrolisado após o treino).

Intestino Delgado.

Agora os próximos 6 metros do trato gastrointestinal, formando por Jejuno (maioumeno 2,5m) e Íleo (aí pruns 3,5m), que não são muito bem distingúíveis. Na real não possuem uma demarcação explícita, mas o Jejuno costume estar mais a esquerda e o íleo mais a direita, sendo que o íleo é menos calibroso.

sist_digestivo_intestino_delgado.gif

uma diferença entre as camadas que formam o intestino delgado está na Túnica Mucosa e Submucosa, que forma pregas que aumentam a superfície da mucosa, e ainda por cima a mucosa possui vilosidades intestinais que aumentam ainda mais a área interna do intestino delgado. Só que a coisa não para por aí: as vilosidades possuem Microvilosidades.

(já assistiu Inception? pois é, bem nessa).

É importantíssimo, nesse ponto, fazer um Addendum sobre as células que absorvem os nutrientes. Esse é o masterplan da nutrição.

Nessas vilosidades (não nas micros) há gândulas intestinais (na base da vilosidade) que secretam Suco Intestinal, que contém céluals que contém enzimas digestivas que substituem as células do próprio tecido que são constantemente degradadas.

Intestino Grosso.

Até aqui, a água ingerida não foi absorvida. Esse trabalho é do intestino grosso, que reabsorve a água para formação do bolo fecal.

nem tudo é absorvido no intestino, algumas coisas (carbo, gordura, minerais, e toda a fibra) vem parar no intestino grosso, entrando nele pelo óstio cecal, aonde desemboca no ceco. As estruturas que o formam seguem a ordem de direção subindo e descendo e portanto recebem nomes de acordo

-Colo ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto. O ânus é o final do trato gastrointestinal e faz parte dele (e nao do sistema reprodutor, não importa em quem).

A mucosa do intestino delgado é formada de células secretoras e caliceformes, que secretam poucas enzimas, mesmo por que o intestino grosso não é para absorver nutrientes, e sim reabsorver água.

Há nesse tubo uma linha de músculo liso chamada Tênia Vermiforme (ou tênia livre, na imagem), que é mais forte que os músculos do próprio tubo, mas também mais curta, e por isso ela faz com que a parede do órgão forme sáculos chamado de Haustros.

intestinogrosso.jpg

Flexura hepática é a curva entre o colo ascendente e o colo transverso; entre o transverso e o descendente tem a flexura esplênica (de spleen, no inglês: baço).

Peritônio.

Do grego, a palavra peritônio significa "que se espalha ao redor", e é bem nisso que ele faz. Entre os órgãos abdominais, o peritônio dos tubos digestivos é a serosa que recobre os tubos externamente, e separa os órgãos deixando a casa organizada. Essa camada de serosa é dividida em visceral, quando recobre a superfície dos órgãos, e em parietal, quando está em contato com a parede abdominal. Entre essas duas camadas forma-se um líquido peritoneal, que funciona como colchão d'água, amortecendo os órgãos de impacto.

O peritônio parietal reveste a parede abdominopélvica, e o peritônio visceral reveste a parte -vejasó- ndas vísceras. E é aí que entra o Mesentério.

Isso deu trabalho para entender, até o Thales me salvar (mais uma vez).

Quando o Peritônio "encontra" um órgão, o órgão é envolto por ele (invaginado, seria o termo correto), e passa a ser um Mesentério, que faz a conexão desse órgão à parede do abdome, firmando ele. Geralmente se chama "mesentério" pra tudo, mas cada órgão invaginado pelo peritôneo terá um sufixo específico:

-Mesocolo no colo transverso do intestino grosso.

-Mesoesôfago.

-Mesogástrio no estômago.

-Mesoapêndice.

O mesentério tem uma função além de simplesmente "manter a coisa toda no lugar". Há nele um centro de tecido conjuntivo que contém gordura, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que seguem através dele para alimentar esses órgãos. É como um condutor.

E aí então temos o Omento.

O Omento é uma sequência do Peritônio também e existem dois:

-Omento Maior, que recobre a face frontal das visceras a partir da faca inferior do fígado e se prende à parede anterior do colo transverso, formando uma espécie de avental à frente das outras vísceras abdominais.

-Omento menor é entre a curva menor do estômago e a face inferior do fígado.

Isso confunde pacas e tomou um tempo de estudo até o Thales me salvar, mas Omento e Mesentério são, na realidade, sequências do Peritônio.

_______________________________________________________________________________________________________________

No caso esses 2 aminoacidos lisina e metionina tem um tempo de "vida util" maior no organismo em relaçao aos outros? Sendo isso, seria interessante suplementar com eles num periodo pré-jejum (tipo a ceia) junto com a albumina ou caseina ou seja la o que o caboclo use?

A lisina entra para a formação de acetoacetil-coa, um corpo cetônico, e a metionina é vira succinil-coa no ciclo de krebs.

Ambos os processos ocorrem durante o jejum (segundo La Bioquímica), seria interessante suplementá-los durante um bom tempo de jejum. à noite, antes de começar o jejum não teria por que.

PS: resposta com base em raciocínio próprio. Como to meio apertado aqui, espero voltar para pesquisar bem isso para você em breve.

Mesmo que as vezes eu fique sem poder dar boas respostas, gosto que o pessoal pergunte, isso me estimula a voltar atras de coisas que já ví, e sempre leva a novos horizontes.

Abraço, e obrigado por acompanhar.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...