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Aula dia 07/08 - Bioquímica

A química explica o mundo.

Proteínas.

Proteínas constituem nosso corpo. Simples. A parada não tá só nos musculos, você tem banha na barriga, tem gordura no cérebro e nervos que movem os seus musculos. Mas a grande maioria aberradora do seu corpo é proteína, e proteínas são aminoácidos.
No mundo animal/vegetal existem milhares que tipos de aminoácidos, no nosso corpo apenas 20. Dos 20, 8 são considerados essenciais, 1 essencial apenas para bebes e mais 1 é considerado essencial durante a fase de crescimento.

Essenciais à todos: triptofano, leucina, metionina, isoleucina, valina, lisina, treonina, fenilalanina.
Essenciais em bebês: histidina
Essencial para crianças: argninina. Mas essa não é considerada por todos especialistas... apenas que o corpo precisa em uma quantidade beeem maior que o normal para manter um crescimento correto.

Para decorar os essenciais, leia atentamente a frase:
triptoleumeisovaliterfé.
cada inicial de um AA essencial encontra-se ali. tripto-leu-me-iso-va-li-tre-fé.
Mas fácil, não?

Para entender a diferença entre cada aminoácido, primeiro veja a estrutura básica de um.
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Do lado esquerdo sempre haverá uma amina e do direito um ácido. O que muda de um para outro é somente o "radical", na imagem descrito como "Cadeia Lateral".
Os aminoácidos que formam as proteínas são os mais comuns, são chamados de "alfa-aminoácidos", devido ao carbono central presente em todos eles, o "carbono-alfa".

Uma das questões mais interessantes e que só agora obtive resposta: O que torna um AA essencial? a resposta mais curta é "não é produzido naturalmente pelo corpo humano"... mas porquê?
Porque em seus radicais, os elementos químicos necessários não estão presentes na célula animal ou não dá para monta-los corretamente.

Receio em dizer que a partir daqui, a coisa fica feia.

1º A capacidade de receber e doar protons de um AA depende do número de grupos Amina (NH2) e grubos Carboxilicos (COOH).

Áminoácidos Apolares: Esses são os aminoácidos alifáticos, não possuem anéis aromáticos (quando no seu radical, não há estruturas cíclicas de átomo similares). Esse posicionalmento do radical forma uma estrutura similar a dos lipídios, tornando-o hidrofóbico. Como esses aminoácidos tem aversão à água, eles compõem a parte das proteínas transmembranares da bicamada fosfolipídica das células animais.
Aminoácidos com radicais Polares neutros: Quando o pH está neutro, esses aminoácidos mantém-se com carga neutra, sendo que podem perder protons em pH alcalino. Alguns desses também possuem um Hidrogênio logo abaixo do radical, que os permite fazer ligações com outros compostos orgânicos. Então ao invés de ligar-se com outro AA pelos grupos àcido ao Amina de outro, ele pode fazer a ligação pelo hidrogênio presente abaixo do radical.
Aminoácidos com cadeias laterais Ácidas: em pHs fisiológicos (entre 4,5 e 6,0) alguns aminoácidos doam prótons, com isso o seu grupo carboxílico se torna negativo, ácido.
Aminoácidos com cadeias laterais Básicas: Nesses aminoácidos, os radicais tendem à receber protons quando em pH fisiológico.
AAs ácidos e básicos são hidrofílicos, isto é, solúveis em água.

Assim sendo, o que puxa protons para o aminoácido são os NH2:
Se um AA tem um radical ácido (com grupo carboxílico COOH) E um grupo Amino ligado ao carbono-alfa (que todos tem) ele se torna Ácido.
Se um AA tem 2 grupos Amina (um NH2 ligado ao carbono-alfa e outro no radical) ele pode receber mais prótons e se torna básico.
Se um AA tem 2 grupos carboxílicos (um COOH ligado ao carbono alfa e outro ligado ao radical) ele puxa menos prótons e se torna ácido.



Conformação das proteínas.

A síntese protéica funciona como uma daquelas impressoras matriciais usadas antigamente, cujas folhas eram grudadas uma após a outra. No momento em que a síntese ocorre e as proteínas vão sendo impressas, elas passam por 4 estágios.

Estrutura Primária: nessa fase, a proteína encontra-se ainda como ligações peptídicas (isto é, entre vários aminoácidos), formando uma fíta de tamanho variável, mas lisa.

Estrutura Secundária: aminoácidos formam pontes de hidrogênio entre uns e outros, formando uma estrutura espiralada.

Estrutura Terciária é composta de várias estruturas secundárias juntas, em que a proteína contorce-se sobre sí mesma.
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Aqui, estrutura terciária demonstrando as Pontes de Hidrogênio comentadas anteriormente.
E por último, a estrutura quaternária, que é uma junção de duas ou mais proteínas de estrutura terciária.
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A partir disso, dá pra gente entender como ocorre a Desnaturação da proteína e o porque o cozimento do ovo é importante para que o corpo saiba absorvê-la melhor. Tanto pH, temperatura, agitação fazem com que a estrutura terciária da albumina tenha suas ligações entre os hidrogênios quebrada, com essa quebra o espaço entre uma proteína e outra diminui, o que era transparente fica opaco e a conformação da proteína volta ao seu primeiro estado. Muito mais fácil para eu corpo absorver isso.
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Dúvidas? :nerd:
Em breve, mini-aula de Fisiologia. Editado por lourensini

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Postado (editado)

Aula dia 07/08 - Fisiologia.

Primeira aula de fisiolgia foi decadente. Praticamente não houve conteúdo e paguei a aula por nada. Mas a professora é daquelas violenta, já ví que daqui pra frente vou ficar fazendo atualização no fórum até de madrugada com o conteúdo dela.

Transporte através das Membranas Celulares. Gradientes de concentração.

Primeiro, o que é uma membrana celular? do que suas células são revestidas?

Nas fotos abaixo, encontram-se algumas descrições de uma membrana plasmática, composta de um lado externo Polar, hidrofílico, formado por um fosfato ligado à um lipídio, e esse lipídio à outro lipídio que novamente se liga à um grupo fosfato. Por haver um lado hidrofílico (do grupo fosfato) e outro hidrofóbico (camada lipídica interna), a membrana precisa de proteínas que permitam que solutos passem de um lado para o outro.

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O caso é: para que solutos atravessem essa membrana eles necessitam que as proteínas transmembranares os carreguem para dentro ou fora dela, e esse transporte ocorre através da difusão. Para isso precisamos definir "difusão". Em poucas palavras significa a passagem do soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado. quando você coloca o wheyprotein na sua garrafa após o treino, ele vai se difundir com a agua, ao invés de acumular só em cima. Todos as partes precisam ter a mesma concentração de whey.

Outro conceito básico é o de Osmose: difusão simples, mas ocorre com a água. Dessa forma teu corpo mantém a mesma quantidade de água em todas as partes.

Mas veja bem, quando se fala em água se fala em Quantidade, diferente de soluto, que refere-se à concentração. Quando se fala em "soluto do menos concentrado para o mais concentrado", quer dizer que há muita água para pouco soluto, e por isso tem que transportar esse soluto para uma célula aonde tenha menos água e ambos estarão em condições proporcionais.

Então a partir disso tem-se dois últimos conceitos, o de difusão ativa e difusão passiva, que é simplesmente a necessidade de precisar não precisar usar energia para mover o soluto. No caso da difusão ativa, há gasto de energia porque a passagem ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado... imagine que você precisa trocar o peso no supino e precisa colocar mais 10kg cada lado, sendo que já há 20kgs em cada lado da barra. Agora imagina que há os dois pesos de 10kgs soltos no chão ao lado do aparelho. Você gastará mais energia erguendo-os (do meio menos concentrado) para colocar na barra que já tem 20kg (mais concentrado) que tirando 10kg da barra e colocando-os no chão.

A dupla camada fosfolipídica da membrana plasmática possui uma permeabilidade seletiva, isto é, cada componente a ser transportado para dentro dela possui um receptor específico, e é aí que entram as proteínas transmembranares. A entrada e saída de solutos da célula também ganha nome: endocitose e exocitose, respectivamente. E os meios em que o soluto se encontra, idem: Intracelular e Extracelular, dentro e fora do meio celular.

Por hoje, vamos mantê-lo simples.

Semana que vem mais fisiologia. Abraços

Addendum 11/08 seguindo a explicação do Quisso e Decimus Maximus.

(mas a deles são muito melhores)

Transporte ativo e passivo ocorrem or causa do gradiente de concentração. Ativo vai contra e passivo vai a favor. O sódio é mais concentrado fora da célula e o potássio mais concentrado dentro. Para jogar potássio para fora da célula o transporte é passivo (facilitado), pois vai a favor da menor concentração, e para jogar sódio para fora é ativo, pois já tem mais sódio lá, então gasta-se energia para colocar mais do mesmo em um lugar aonde já tem bastante. Como há moléculas maiores que íons, ou polares, elas vao precisar passar por um transportador para entrar na célula, a proteína de transporte. Ela pode atravessar a membrana ou ficar do lado de fora. No transporte passivo (facilitado) elas vão obedecer o gradiente de concentração, se a proteína de transporte se abre, os íons saem ou entram, de forma seletiva, canal de potássio abre: potássio entra, canal de sódio, sódio entra. Essa proteína de transporte não escolhe qual o Íon que vai entrar, ela só abre e o que determina quem entra/sai é só o gradiente de concentração.

Isso costuma confundir com difusão simples, mas na difusão simples o transporte ocorre SEM proteína de transporte, e é mais para coisas gasosas e lipossolúveis.

A proteína de Transporte , ou Proteína Carreadora, serve para colocar den tro da célula moléculas maiores que não passam pelos canais Iônicos como os do sódio e potássio. Para isso a molécula se gruda no lado de fora dessa proteína de transporte e ela gira para colocar a molécula no lado oposto (de dentro), mais uma vez, obedecendo o gradiente de concentração, ou seja, de forma passiva. O quisso citou a GLUT, que transporta glicose para dentro da célula (a Insulina só sinaliza um receptor gênico na membrana).

Agora entra o transporte Ativo, que vai contra o gradiente de concentração e que pode transportar tanto Íons quanto Moléculas. Isso acontece por proteína de transporte também, chame-a de Bomba. Bomba é tudo aquilo que vai contra o gradiente, e o transporte ocorre de várias formas: simporte quando duas moléculas/íons diferentes vao pro mesmo lado, antiporte quando uma molécula/íon entra e outra sai (não ao mesmo tempo).

THATS FRAKKING AMAAAZING!

Editado por lourensini
Postado

Já teve histologia?

A parte celular do osso é bem bacana, aqui se vê como o osso é nutrido. Como a matriz óssea é muito calcificada e esses buraquinhos são comunicantes com dois canais (havers e volkmann) que levarão os nutrientes para nutrir essas células que ficam na matriz óssea e periferia. Lá na matriz tem uma célula chamada osteócito que faz a manutenção da matriz, ela tem que se "desdobrar" pra nutrir o osso, é literalmente uma "célula guerreira". heheh

Tive histologia na Univates, em Lageado/RS. Mas não aprendi NADA. Era a época em que eu decorava ao invés de atender.

Aprendi mais lendo o que tu acabou de escrever que durante 2 aulas de sistema ósseo e devoramento de livros.

Keep pumping up.

Postado

Só para constar, parabéns pela iniciativa lourensini, com certeza se tornará um grande profissional.

Estou seguindo o tópico também, comecei Educação Física agora e sempre que posso estou lendo alguns materiais, agora mais estes tópicos que criastes!

Muito obrigado por compartilhar!

Postado

Poha, estou absorvendo muita informação por osmose nesse tópico! huauahuha

Parabéns e continue com a boa vontade para que possamos aprender mais juntos.

E pensar que eles ensinam essas paradas de polipeptídeos no primário quando agente não sabe nem a tabuada direito haauhauhuaaMalditas escolas tradicionalistas...pensam que agente tem o estudo igual nos países de primeiro mundo.

Postado

Poxa, vcs ainda tiveram isso, eu só fiquei sabendo quando comecei a faculdade... sempre fui o aluno mais vagabundo da classe, passei a adolescencia fumando e bebendo e nem sequer tinha cadernos. A coisa mudou quando ganhei conciência. Foi um processo doloroso que daria um livro, mas embora minhas notas da faculdade não sejam as maiores da turma, o objetivo sempre é aprender o conteúdo passado do início ao fim.

Obrigado aos que estão seguindo. Se tiverem dúvidas, não se acânhe em perguntar. Quanto mais respondo, mais raciocíno e absorvo.

Postado (editado)
Só para constar, parabéns pela iniciativa lourensini, com certeza se tornará um grande profissional. Estou seguindo o tópico também, comecei Educação Física agora e sempre que posso estou lendo alguns materiais, agora mais estes tópicos que criastes! Muito obrigado por compartilhar!

Cara, uma vez assistindo Liga da Justiça, lembro-me de uma frase do Brainiac que dizia "quanto menos pessoas tem o conhecimento, mais valioso ele se torna". a princípio tomei como verdade, pois fazia sentido, até ver que era uma falácia. O conhecimento só existe por ser repassado.

O objetivo do Brainiac era absorver a informação disponível de todos os mundos e então destruí-los. Mas e quando todo o conhecimento fosse absorvido e não houvesse mais mundo para destruír, o que fazer com ele?

Poha, estou absorvendo muita informação por osmose nesse tópico! huauahuha Parabéns e continue com a boa vontade para que possamos aprender mais juntos. E pensar que eles ensinam essas paradas de polipeptídeos no primário quando agente não sabe nem a tabuada direito haauhauhuaaMalditas escolas tradicionalistas...pensam que agente tem o estudo igual nos países de primeiro mundo.

Caramba, que iniciativa! Acompanhando com certeza

Brunobyof e abrahao, se tiverem dúvidas e precisarem de explicações alternativas para os conteúdos, perguntem. E não se segurem para corrigir meus erros ou adicionar informações que tenham relação com a aula passada.

Abraço

Parabéns pela sua iniciativa ! Interessante você demonstrar bastante interesse e estudo em sua área . Está em qual semestre do curso ? E apenas por curiosidade, pretende atuar na nutrição esportiva ?

Estou no quarto semestre, mas aqui na faculdade atual é o segundo período.

explicando melhor: nos 2 primeiros semestre eu fiz anatomia, nutrição humana básica, metodologia científica e bioética, histologia e bromatologia.

No terceiro fiz psicologia, padrões alimentares, embriologia e Biologia/genética.

Agora entrei nas matérias mais complicadas e por isso a necessidade de usar o fórum para apresentar o conteúdo e revisá-lo ao mesmo tempo.

Editado por lourensini
Visitante usuario_excluido22
Postado

mas embora minhas notas da faculdade não sejam as maiores da turma, o objetivo sempre é aprender o conteúdo passado do início ao fim.

Nem te acanhes com isso. Notas são só notas, assim como roupas são só roupas, e embora elas possuem seu valor, e este valor possa valer de alguma honraria, no fundo, o que realmente difere um homem de outro não é um papel com números e sim a competência interna que nele existe. E essa competência interna só passa a ser reconhecida quando demonstrada. É como você disse no exemplo de Brainiac, o conhecimento precisa ser transmitido.

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