Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Hoje recebi a prova de bioquímica e até me surpreendi: 6,9. Eu poderia ter feito ela quase inteira sem estudar. Estava fácil. Todo conteúdo que estudei (revisei) para ela não caiu: enzimas, nomes dos intermediários, aonde e quando cada um era necessário. Acabou que cheguei na hora da prova e fiz ela basicamente sem precisar buscar essas coisas na memória. Como resultado, tirei 6,9 e com a correção de uma questão sobre fosforilação oxidativa eu consegui 7,4. A média da turma foi tão ruim que a professora decidiu fazer uma prova de recuperação, que eu haverei de fazer também pela simples necessidade (já quase patológica) de continuar agregando, sem me importar com nota. Fico impressionado com o pessoal que tirou 8~9, cujo interesse pela área é muito menor que o meu. A inteligência e facilidade de aprendizado alheio é algo que me desperta uma enorme curiosidade. Eu estudo tanto e, mesmo assim, não acerto tanto quanto -acredito- eu deveria.

Ok TOP, não vamos nos abater por isso.. vamos bater diferente. Vamos bater na mesma tecla incansavelmente até a nota afinar.

TOP: lobo Temporal+Ocipital+Parietal. O berço das ideias.

Aula 23/10 - Bioquímica.

The Ketone Bodies. This is the moment you've been all waiting for.

Na Beta-Oxidação, estudamos que o ácido graxo passa por "voltas", nas quais o carbono 1 é removido junto com o grupo carboxílico, utilizando uma coenzima A no processo, e formando uma Acetil-CoA, que adentra ao ciclo de krebs para virar ATP, da mesma forma que se faz ATP a partir do Acetil-CoA quando este é descarboxilado do piruvato.

Anyway, durante as "voltas" dadas na separação de cada pedaço de 1 carbono+grupo carboxílico do Ácido Graxo, é consumido uma Coenzima A. Só que Coenzima A não sai de baixo das pedra. Uma hora ela acaba. E quanto ao acetil-CoA produzido durante a beta-oxidação, ele se acumula (ao contrário da CoA que começa a rarear). Logo, o fígado teria acetil-CoA para ser oxidado, e pouca Coenzima A livre para ser usada no ciclo de Krebs.

E o que acontece? (agora meus memento-House estão sempre acompanhados dessa pergunta).

A formação de corpos cetônicos ocorre A PARTIR desse excesso de acetil-CoA para liberar a Coenzima A livre, para que Acetil possa se ligar ao Oxalacetato e formar Ácido Cítrico no Ciclo de Krebs, e manter a roda girando.

DUAS acetil-CoA produzida pela Beta-Oxidação, são transformadas em um Acetoacetil-CoA através de uma enzima chamada Tiolase, que faz parte do grupo das Aciltransferases (que como o nome diz), transfere o grupo acetil da Acetil-Coa para um Aceto (um ácido), formando Acetoacetil-CoA.

memo: 2Acetil-CoA->tiolase->Acetoacetil-CoA

O Acetoacetil-CoA é catalizado pela hidroximetilglutaril-CoA sintetase (HMG-CoA sintase), perdendo uma Coenzima A, que é direcionada à beta-oxidação. A catálise da Acetoacetil-CoA libera uma hidroximetilglutaril-CoA (HMG-CoA), extremamente importante para a formação do próximo produtinho da reação.

memo: Acetoacetil-CoA->HMG-CoA Sintase->com liberação de 1 coenzima A->HMG-CoA.

A HMG-CoA é catalisado pela HMG-CoA liase, que remove o último grupo Acetil-CoA original da molécula. Esse acetil-CoA liberado volta para o início do processo, durante a formação do acetoacetil-CoA. Forma-se então o Acetoacetato.

memo: HMG-CoA-HMG-CoA liase->remoção último acetil-Coa-> acetoacetato.

E o que aconteceu? Como a cetose só ocorre pela falta de Coenzima A, é natural que ela seja reciclada durante o processo, junto com o grupo acetil. No início do processo haviam 2 moléculas de Acetil-CoA, que foram apenas usadas para que outras moléculas se juntassem à ela. A primeira CoA é liberada para a beta-oxidação logo na primeira etapa do processo (formação de acetoacetil-CoA com 2 acetil-CoA; imagem abaixo); a segunda Coenzima A é liberada durante a catálise do HMG-CoA. O detalhe é que a síntese de HMG-CoA ocorre com o USO de uma acetil-CoA (em que a CoA é liberada também na mesma reação; imagem abaixo). Pelos meus cálculos, ao chegar em Acetoacetato, o próprio acetoacetato guarda uma molécula de acetil (o que é produtivo, já que tinha sobrando).

Clivagem do Acetoacetato.

Até chegar ao acetoacetato, que será agora clivado em 2 moléculas diferentes: Hidroxibutirato, pela redução com um NADH+H em NADH pela enzima dihidroxibutirato desidrogenase, e a Acetona, pela remoção de um CO2 (sem o uso de enzimas). O acetil que havia sobrado fica com a Acetona.

Isso, meus caros amigos, é o que se chama de Corpos Cetônicos.

O fígado é bom em produzir esses corpos cetônicos por que ele é quem detém dos direitos autorais da Dihidroximetilglutaril Sintase e Liase. Mas ele não tem como utilizá-los. O cara fica com toda a carga de trabalho e nem recebe a sobremesa. O que é produzido por ele vai para o sangue, até atingir os órgãos que utilizam esses cetoácidos. Coração e músculo esquelético em sua maioria, mas o cérebro também. Na falta de glicose, 50% vai para ele.

The Road So Far:

semttulouxp.jpg

Sigam-me os Bons... Ao lado da enzima, coloquei o cálculo das acetil-Coa adicionadas e removidas. Agora não tem erro.

E o que fazer com Hidroxibutirato e Acetona?

A acetona nem sequer entrará no ciclo de Krebs sob qualquer transformação, sendo eliminada pela urina, afinal de contas, ela é tóxica para o organismo. Mas o hidroxibutirato noups... esse será oxidado à Acetil-CoA:

Com a eliminação da acetona da jogada, sobre o hidroxibutirato. Ele será desidrogenado novamente pela hidroxibutirato-desidrogenase em Acetoacetato.

Hey, pera aí, pra quê voltar a processo? não era mais fácil converter o acetoacetato antes da clivagem? Sim, era, mas aí o produto resultante ainda ficaria no fígado, e ele NÃO está mais no fígado. O recém resultado da clivagem do acetoacetato no fígado, está agora em algum outro órgão -vamos dizer aqui que é o coração-. Sem a clivagem dentro do hepatócito, haveria uma molécula de acetona sendo liberada no músculo cardíaco (vantagem eliminar ela antes né).

Com formação de acetoacetato no cardiomiócito (nome bonito para "célula do músculo do coração), há uma transferência de Succinil-CoA (intermediário do ciclo de Krebs) para o acetoacetato, com catálise do succinil em um succinato (outro intermediário do ciclo), formando Acetoacetil-CoA. A enzima Tiolase (mesma que deu início ao processo lá no fígado) remove a Coenzima à do acetoacetil-CoA e libera 2 Acetil-CoA para entrar no ciclo de Krebs.

Viu por que o fígado não pode sintetisar Acetil-CoA a partir do Hidroxibutirato? ELE NÃO TEM SUCCINIL-COA TRANSFERASE!. esse é o motivo. A aflta de uma simples enzima o inibe de utilizar corpos cetônicos durante o jejum.

semttuloeti.jpg

Preciso dizer que Nunca entendi TÃO BEM e TÃO RÁPIDO um capítulo do livro de Bioquímica. To pegando o jeito, eu acho.

Comunicado engraçado e comunicado triste.

Hoje assim que terminei a prova de fisiologia, da qual fiz sozinho pelo grupo todo (após ter estudado 24hrs totais no fds), dirigi-me à biblioteca para dar uma lida no material de parasitologia, pois tenho prova na sexta e é uma matéria que se recusa à entrar na minha cabeça. Chegando lá, ví os calouros da mecidina estudando embriologia (a matéria cuja professora me preparou para a vida acadêmica semestre passado): todos juntos, em um silêncio canônico, estudando. A cada pouco algum deles se levantava para perguntar algo ao colega (sempre sobre a matéria), no maior respeito aos demais. Quando sentei, à 5 metros deles, estalei 2 dedos. Um barulho nem tão irritante assim. Um deles que estava escrevendo pausou a escrita, e quase que em uma apneia, virou o pescoço em minha direção com aquela cara...

e39.png

E eu:

okay-meme-face.jpg

Peguei minha folhinha com o conteúdo de parasito (o mesmo daqui do tópico) e me ative à estudá-la.

Tempos em tempos, já com a cabeça cheia, parava para observar o fluxo. Aquilo chegava a ser lindo. Sem ruídos inúteis, sem conversa fiada, sem atrapalhar os outros, lábios moviam-se em quietos monólogos.

Ok, hora de voltar para a aula. Bioquímica.

Entrei na classe e deparo-me com gente conversando merda, gente mandando mensagem (2 eu ví só de relance. Cara, isso é praxe), e... gente dormindo. Numa aula de Bioquímica. De repente me senti.... angustiado por estar ali. Me sentei e já comecei a fazer perguntas para a professora, verdade seja dita, estudei beta-oxidação semana passada mas nem tudo ainda estava firme na minha cabeça. Hoje antes desse post reli e raciocinei, pronto, 50% tá comigo.

Todos os momentos em que minha turma esteve na biblioteca também pude observar. E mesmo que fosse cego, eu ouviria. Risos, risos, risos, assuntos nadavê com matéria alguma. Livros abertos e trechos copiados, no máximo. Dei razão ao garoto que silenciosamente me mandou ficar bem quietinho.

Ok, há de se ter momentos de lazer, conversa fiada, todo mundo precisa tirar a cabeça do lugar às vezes. Mas o que eu vejo, não é reflexo do que tento "pregar" em sala. Eu quero a discussão com o Mestre, eu quero encher o saco e quero que isso seja mutuo. Quero que torrem minha paciência fazendo perguntas para quem sabe mais (professor), quero dividir espaço com quem traça objetivos, quero que o objetivo seja a "progressão de cargas", quero cargas maiores para carregar, seja aonde/como for.

Terminou a aula e fiquei conversando com a professora sobre fosforilação oxidativa, desenhei o processo e expliquei por que tal questão havia sido marcada. Ela soube que eu sabia. Conversamos justamente sobre o que vi na biblioteca. Ela é professora da medicina também. Eu perguntei para ela sobre o conteúdo deles, e era claro que era mais pesado que o nosso. Tanto que ela teve que re-explicar a aula anterior porque poucos se deram ao trabalho de chegar em casa e se moer com o livro.

Me pergunto "o que diabos a Univali tá fazendo?". Prova EM GRUPO (DE FISIOLOGIA)?!?!?!?! Eu me fodo nas provas, fato, ainda não aprendi a fazer (lembro do dones sempre por causa disso). Minha colega até disse "tente procurar menos armadilhas e apenas responda a pergunta". Mas quem sabe se não houvesse tanta segregação in-class eu não precisasse estudar 24hrs de fisiologia para chegar na prova e ver que o conteúdo pedido é o mais superficial, resolver sozinho, quando minha cabeça já saturada pouco queria deixar mais água encher o copo. Preciso de um domingo... só um domingo.

Desabafo ou não: lamento muito por mim.

Respondendo às perguntas...

Quanto ao conteúdo dos seus posts das aulas, cara, eu como engenheiro considero que para o primeiro semenstre de uma gradução, os conhecimentos que você posta aqui são bem elevados e creio que 80% dos alunos ingressantes devem ter muita dificuldade em acompanhar tudo isso. Mas considerando que você faz pesquisa extra curricular pra montar seus posts, acho que tá acima do que é explicado na aula (pura suposição). Tu tá cursando onde mesmo?

To na Univali, em Itajaí/SC.

Os conteúdos sempre tem uma ponta extracurricular. Não me atrelo ao básico, tento, juro que tento.

Eu sempre entendo tudo que posto, não há nada que seja simplesmente copiado, é escrito enquanto meu cérebro pensa, as vezes com uma naturalidade que não sei daonde diabos ela sai, já que nunca fui um estudante na vida. Problema é Memória. Cara, Memória me ferra. Tenho que revisar coisas volta e meia, e é aí que esse Log ajuda horrrrorezz. O objetivo não é somente ter algo que me poupe cadernos e canetas, é ter discussões que levem o assunto para novos caminhos. Não há disso em sala de aula, nem entre os mais inteligentes (MUITO mais que eu, que apenas me atenho à questionar os mestres e ouvir)

Hormônios não são tudo. O tipo de síntese proteica que ocorre em recém nascidos é muito diferente do que ocorre em quem pratica musculação. Hormônios como testosterona ativam genes que estimulam síntese protéica, mas também não é qualquer síntese protéica, é um tipo específico. Em recém nascidos, diversos genes estão ativados com o objetivo de promover síntese não apenas de diversos tipos de proteínas, mas de DNA, polissacarídeos, etc. Os estímulos são completamente diferentes, fora que o crescimento em recém nascidos não é uma adaptação, como é o crescimento muscular. O crescimento é algo programado, que pouco depende de estímulos específicos como concentrações de GH ou testosterona.

Hehe, O que move o mundo são as perguntas, não é mesmo?! A gente tem a mania de centrar a síntese proteica em músculos.

A pergunta do brunobyof nos leva à pensar nas bases moleculares. Isso é sempre bom.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Hoje recebi a prova de bioquímica e até me surpreendi: 6,9. Eu poderia ter feito ela quase inteira sem estudar. Estava fácil. Todo conteúdo que estudei (revisei) para ela não caiu: enzimas, nomes dos intermediários, aonde e quando cada um era necessário. Acabou que cheguei na hora da prova e fiz ela basicamente sem precisar buscar essas coisas na memória. Como resultado, tirei 6,9 e com a correção de uma questão sobre fosforilação oxidativa eu consegui 7,4. A média da turma foi tão ruim que a professora decidiu fazer uma prova de recuperação, que eu haverei de fazer também pela simples necessidade (já quase patológica) de continuar agregando, sem me importar com nota. Fico impressionado com o pessoal que tirou 8~9, cujo interesse pela área é muito menor que o meu. A inteligência e facilidade de aprendizado alheio é algo que me desperta uma enorme curiosidade. Eu estudo tanto e, mesmo assim, não acerto tanto quanto -acredito- eu deveria.

Ok TOP, não vamos nos abater por isso.. vamos bater diferente. Vamos bater na mesma tecla incansavelmente até a nota afinar.

TOP: lobo Temporal+Ocipital+Parietal. O berço das ideias.

Ahh normal, cara. Bioquímica é muito amplo, e nem sempre os professores cobram o que é importante para o curso. Como já disse, sou monitor de bioquímica para todos os cursos, e estou sofrendo com um pessoal de odonto que está lotando a monitoria pois o professor deles é um chileno safado que dá uma aula péssima, e cobra assuntos completamente avulsos nos exercícios valendo ponto e na prova. Nada perto de aplicação prática. Várias questões são apenas curiosidades e rodapé de página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

E aí Lourensini,

antes você estudava em Lajeado, não? Tá longe de casa (ou não, não sei de onde você é, haha)

É uma pena que a sua turma seja assim... mas paciência, faz parte, danem-se os outros (da próxima vez que tiver prova em grupo, peça para ficar em um grupo sozinho..hehe). Pelo visto você está fazendo tudo certo, questionando, procurando entender... tá de parabéns.

Muito legal a sua explicação. Só uma dúvida com relação aos corpos cetônicos: li acho que em um livro (ou no site) do Lyle que o cérebro poderia derivar até 75% de seu combustível a partir de corpos cetônicos. Esse valor de 50% você tirou do seu livro?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mpcosta.

Sim, esse foi do livro Bioquímica Médica 3ed do Baynes & Dominiczak.

(car****, que barato!).

Eu estava na Univates sim, em Lageado.

Nossa, que ensino LIXO aquele. Lixo mesmo. Nunca vi coisa igual, lá tem prova com consulta. E a galera ainda repete.

Aqui no primeiro semestre encontrei uma professora que mudou toda minha visão de estudo.

Era de embriologia. Conversei com ela no corredor antes de uma prova.

-Profe, ontem estudei 14hrs e ao resolver questões de vestibular eu errei quase todas.

-Isso acontece por que você está decorando a matéria. Precisa entender, fazer conexões.

PQP, daí em diante tudo mudou. Até enviei um e-mail para ela recentemente agradecendo.

Minha turma tem um pessoal mais cabeça também, não posso generalizar, mas a atitude até mesmo desses não se compara à atitude que eu vejo na turma de med.

Eu sou de Guaporé, no RS. To há uns 600 km de casa.

Taels:

Minha professora centra bem no que importa, não dá para reclamar disso, mas a galera não se esforça tbm. Eu até falei pra ela sbre a bioquímica passada ao curso de Oceanografia, mto mais aprofundada.

Eu gosto quando a coisa é difícil porque ela serve de peneira. Não que eu seja mais inteligente, de fato demora sempre para cair a ficha. Mas até não cair eu não desisto. Isso é o diferencial.

Alguém tem perguntas sobre a cetose?

vamos lá pessoas, vamo debater.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marin: Acho que o que ele quiz dizer é que 50% dos corpos cetônicos formados vão parar no cérebro, no caso de cetose, e o resto pros outros tecidos. O que é diferente de dizer que o cérebro utiliza 50% da energia diária proveniente de corpos cetônicos. Esses 50% de corpos cetônicos fabricados no fígado podem representar 75% da energia fornecida pro cérebro...entendi assim. Mas seria bom ter algo mais concreto mesmo.

@Lourensini:

Então: 2 Acetil-CoA ---> Hidroxibutirato + Acetona ----> 1 Acetil-CoA e acetona excretada ???? Isso é incrível...

Mas assim, não ficou claro pra mim o que entra como combustível pro cérebro e outros tecidos nesse caso. Fui dar uma lida na wiki sobre os ketone bodies e me deparei com um trecho bem esclarecedor:

"Ketone bodies are three water-soluble compounds that are produced as by-products when fatty acids are broken down for energy in the liver. Two of the three are used as a source of energy in the heart and brain while the third is a waste product excreted from the body. In the brain, they are a vital source of energy during fasting.[1] Although termed "bodies", they are dissolved substances, not particles.

The three endogenous ketone bodies are acetone, acetoacetic acid, and beta-hydroxybutyric acid,[2] although beta-hydroxybutyric acid is not technically a ketone but a carboxylic acid. Other ketone bodies such as beta-ketopentanoate and beta-hydroxypentanoate may be created as a result of the metabolism of synthetic triglycerides such as triheptanoin."

E continuando a leitura no wiki, responde à pergunta do Martin eu acredito:

"Ketone bodies can be used for energy. Ketone bodies are transported from the liver to other tissues, where acetoacetate and beta-hydroxybutyrate can be reconverted to acetyl-CoA to produce energy, via the citric acid cycle.

The heart preferentially utilizes fatty acids for energy under normal physiologic conditions. However, under ketotic conditions, the heart can effectively utilize ketone bodies for energy.[3]

The brain gets a portion of its energy from ketone bodies when glucose is less available (e.g., during fasting, strenuous exercise, low carbohydrate, ketogenic diet and in neonates). In the event of low blood glucose, most other tissues have additional energy sources besides ketone bodies (such as fatty acids), but the brain does not. After the diet has been changed to lower blood glucose for 3 days, the brain gets 25% of its energy from ketone bodies.[4] After about 4 days, this goes up to 70% (during the initial stages the brain does not burn ketones, since they are an important substrate for lipid synthesis in the brain)."

**************************

Lourensini, você tá em qual semestre? Isso de ver os alunos papeando na biblioteca é comum, infelizmente (ou não). Mas fato é que os primeiros semestres geralm ente funcinam como peneira mesmo. Quem não tá muito afim vai tomar nota baixa mesmo e desistir ou acordar pra vida.

Mas claro, sempre tem aqueles que supostamente não estudam ou não demostram interesse mas ainda assim vão muito bem. Eu era um desses, afinal eu passava algumas várias horas no bar com a galera da zuação, e até queimava uns neurônios, que hoje me fazem falta, mas ainda assim tirava na maioria das vezes algumas das melhores notas da sala, e o povo ficava se perguntando "mas como"??? "ele chega bêbado na aula e fica fazendo perguntas nada a ver..." hauhauahua

Mas o fato era que eu as vezes estudava bastante nas aulas, e antes das aulas preparava aquilo que eu não tinha absorvido completamente para matar essas dúvidas em aula ou com alguém. O lema era : não deixar acumular coisas que você não entendeu, caso contrário elas serão esquecidas.

E até em provas eu ia estudar algumas horas antes, detalhe: no bar. Levava por exemplo um livro de física e abria no capítulo que eu tinha dificuldade e ia fazendo raciocício e tentando resolver os exercícios mais fodas e surpreendentemente muitas vezes eu conseguia o que não conseguia quando estava totalmente sóbrio. E então saiam boas notas hauhauhuah

Quer dizer, nunca subestime ninguém, achando que fulano não estuda e tira boas notas, ou que não tem interesse...se o cara tirou boas notas é por quê ele estudou, não tem outra forma. pode ser que ele entendeu mais fácil a matéria por ser mais inteligente, maso fato é que se dedicou, de uma forma ou de outra.

Eu sofria muitas vezes também com esse negócio de responder com o máximo de precisão e conteudo nas provas...várias vezes tomei errado nas questões por querer escrever além do necessário. Como sua amiga disse: foque em responder à pergunta, e não em elaborar uma resposta top que mostra o quanto você sabe do assunto, pois é aí que normalmente agente se ferra.

mas uma coisa que eu recomendaria pra você e pra todo aluno de curso superior é: sempre que houver a chance, não deixe de estudar em grupo. Sempre eu aprendia alguma coisa nova com isso. Mesmo que eu fosse o cara que mais sabia do assunto, as dúvidas alheias sempre te pegam com as calças na mão e até mesmo o fato de explicar ajuda a gravar o conteúdo e as vezes até repensar sobre uma crença formada no assunto...Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bruno, eu acho que seria 50% do combustível do cérebro... o cérebro consome só umas 400 kcal, eu acho que o corpo produz mais do que isso de corpos cetônicos quando em cetose.

É, de acordo com a wikipedia seria até 70%. Não sei a fonte dela.

A acetona não é excretada, ela é justamente um dos corpos cetônicos (dos 3 que você citou) que o corpo usaria como fonte de energia.

Lourensini, realmente tá longe de casa. Nunca fui a Guaporé (sou de Porto Alegre mas moro no estado do RJ), me parece ser uma bela cidade.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acetona é tóxica e é eliminada sim. Inclusive isso tá no que postei da wikipédia, de maneira não tão clara pois não cita o nome da acetona, cita apenas que dos 3 corpos cetônicos, 2 são convertidos em acetil-CoA (o acetoacetato e o beta-hidroxibutirato) enquanto que o outro (a acetona) é excretado. Acho que você tá confundindo cetona com Acetona.

Cetona é a classe química, da qual fazem parte os 3 (acetona, beta-hidroxibutirato e acetoacetato, embora o hidroxibutirato não seja considerado uma cetona tecnicamente, mas um ácido carboxílico). Acetona é o produto da cetose que é excretado devido sua toxicidade, que é baixa.

Inclusive ter artigos por aí que mencionam um "mau hálito" ou cheiro de acetona no suor proveniente de dietas cetogênicas. Pois ela é excretada através desses meios e não pela urina (não confirmei isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Hm, falha minha então :D

a parte da urina, talvez seja excretada, sim... tem um teste para saber se você está em cetose, você mija em um papelzinho lá, se mudar de cor é porque seu corpo está produzindo corpos cetônicos.. acho que é ketostix. De repente ele mede a acetona excretada pela urina.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa a discussão sobre corpos cetônicos. tanto que fiquei sem muito o que dizer:

Só uma correção: sao 02 acetil-CoA a partir dos corpos cetônicos. Isso só acontece nas células do músculo cardíaco, esquelético, rins e cérebro.

brunobyof: cara, teu QI deve ser 150 pelo menos. Olha véio, eu estudo, eu tento. Eu tõ tanto no meu limite disso que hoje fiz a prova de microbiologia e o conteúdo que eu revisei eu havia entendido do começo ao fim, por ser mto fácil. Mas na hora da prova ele SUMIU do meu cérebro. Simples. SUMIU. Palavras-chave em questões dadas e eu não "sabia" responder.

Eu faço provas como se fosse um psicopata. Não há nervosismo algum. É como se eu tivesse que preencher um cupom de supermercado.

Mas ultimamente não tá dando mais. Sem ânimo para estudar, e estudando horas à fiu ate compreender.

Depois do compreender, parece que a "água transborda do copo". E não entra mais líquido algum no copo.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...