Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Visitante usuario_excluido22

O ser humano é uma máquina mesmo. Além de realizar tudo em frações pequenas de milissegundos, ainda é capaz de observar isso e compreender como as coisas acontecem.

Fico pensando, a enzima que cliva um carbono do piruvato para transforma-lo em acil é o pirofosfato de tiamina (vitamina b1); o FAD que é agente oxidante na cadeia da mitocôndria é flavina adenina dinuclueotideo (vitamina b2); o NAD, outro agente oxidante da cadeia da mitocôndria é nicotinamida adenina dinucleotídeo (vitamina b3). Na falta dessas vitaminas você não realiza nenhum desses processos e esse ciclo não acontece. Pensamento meio óbvio o meu e meio tolo, mas sempre pensei nisso mas nunca comentei com ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Certamente que não faltam essas vitaminas na dieta normal pois nunca ouvi falar de alguém que morreu porque faltou vitaminado complexo B, embora se não me engano já ouvi sobre casos de fadiga relacionados à isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Para um individuo que coma cereais, leguminosas e alimentos de fontes animais é difícil de ficar com deficiências dessas vitaminas. Você encontra elas facilmente nos alimentos. Por exemplo, a B1 vc encontra em cereais, sementes. B2 fontes animais, um copo de leite já supre a necessidade. B3 também em fontes animais, carnes magras, leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Dones.

Esqueci de colocar isso aí nos slides!

Devia ter posto, porque e muito importante.

O Ácido Pantotênico (vit B5) forma a Coenzima A. Pensa na importância do negócio!

Galera, to me divertindo muito com bioquímica.

Semestre passado eu mal sabia o que diabos era uma Redução e Oxidação. As aulas de Bromato de 2011-2 que eu fiz na Univates foi só decoreba. Agora to entendendo pra valer do processo, e o que aprendi semestre passado (2012-1) não esqueci, agora to só agregando.

é muito difícil sofrer dessas hipovitaminoses.

MUITO DIFICIL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula dia 27/09 - Imunologia.

THE HORROR, THE HORROR. Ohhh, kidding, actually, it's kinda fun.

Anticorpos, pra que quê serve mesmo?

Anticorpos são imunoglobulinas e imunoglobulinas são anticorpos. São fabricados após a reação da Resposta Imune Adaptativa para fixar os leucócitos às bactérias e assim fica mais fácil de fagocitá-las. É exatamente um grampo que prende um leucócito à uma bactéria e não deixa ela escapar. Bactéria é um troço que parece sabão, na boa.

Vamo lá, One By One.

Imunoglobulina M (IgM): é um Pentâmero que chega a 5 a 10% do total de imunoglobulinas sanguíneas, sendo a primeira produzida durante a fase aguda em caso de infecção por vermes e bactérias. Uma infecção por tripanossoma cruzi, plasmodium, uma mononucleose infecciona, lupus eritematoso, artrite reumatóide eleva os níveis de IgM. No recém nascido níveis altos de IgM também sugerem infecção, logo de cara. Durante uma leucemia linfoblástica esses níveis estarão baixos, o que é um tanto óbvio, já que são plasmócitos que fabricam Igs.

IgM.gif

Pentâmero da IgM é formado por 5 Monômeros de Imunoglobulinas. Uma ligação por pontes Dissulfelo faz o trabalho de união.

Isso me lembra um negócio:

Imunoglobulina A (IgA): É um dímero que chega a 10~15% no plasma sanguíneo. Mas não só no plasma, saliva, lágrimas, secreções nasais, o colostro do leite materno também tem, além de todo o trabalho gastrointestinal. Ele aumenta em caso de cirrose hepática e mieloma de IgA, e diminui na Síndrome da Baixa Absorsão.

É dividido em subclasse IgA1 e IgA2.

imagen_041_350.png

Dímeros são de 2 Igs ligadas. Exemplod e IgA no epitélio intestinal, primeira linha de defesa contra... praticamente qualquer coisa que entrar.

Imunoglobulina G (IgG): de longe, imunoglobulina mais presente no plasma sanguíneo, com uns 70% do total de Igs. É a Ig que mais ativa o sistema complemento, aquele conjunto de umas 30 proteínas que serve de "cola" para a opsonização de bactérias. Ela tá aumentada em fase aguda. Hepatopatias, artrite reumatóide, desnutrição e infecções em geral. Na proteínemia de Bence-Jones e na Leucemia Linfoblástica crônica ela está baixa (linfoblastos reduzidos diminuem produção de anticorpos. Valeu capitão Óbvio).

A IgG é a única imunoglobulina capaz de atravessar a placenta, sendão então a primeira linha de defesa de um feto. Só que ela é dividida em Subclasses:

imunoglobulina-G.jpg

A vida como ela é: Imunoglobulina na forma In Natura, sem representar as ligações químicas que formam elas. A IgG é um monômero assim como a IgE e IgD.

IgG3 faz a atvação do sistema complemento.

IgG1, IgG3 fazem a ligação Fc dos Fagócitos

IgG1, IgG3, IgG4 são transpassadas pela placenta

Imunoglobulina E (IgE):. Durante alergias e Parasitoses ela está alta, pois é encontrada na superfície de Basófilos e Mastócitos, que fazem a resposta imune contra helmintos drante infecções. Ex.: eczemas e choques anafiláticos. E está baixa em Hipogamaglobulinemia.

chap4-14.GIF

Imunoglobulina D (IgG): não muuuuito interessante por enquanto.

20895-004-74672B65.gif

Eu sei que ninguém curte os posts de imunologia, mas eu gosto. Sério.

Uma Ig é formada pelas cadeias leves da porção FAB e cadeias pesadas da porção FC. Cada ponta de cima do "Y" é formada por uma região aminoterminal (NH2, mesmo), e na ponta de baixo é por um grupo Carbonila (COOH); A enzima Papaína (do mamão papaia) tem a capacidade de quebrar a Ig na dobradiça que segura a porção Fab da Fc. Ok, não sei a utilizade de separar as duas, vou pesquisar.

Boa notícia: nutricionistas podem requisitar esse tipo de exame. Trust Me, I'm Almost a Doctor.

Antígeno, esse é o Anticorpo. Anticorpo, esse é o Antígeno. "opa, e aí cara?".

Qualquer substância que pode desencadear uma resposta imunológica é um Imunógeno, e qualquer substância capaz de ser reconhecida pelo sistema Imunológico é uma subst. Antigênica. Logo, imunógenos são antigênicos, mas nem todo antigênico é Imunógico.

Um epítopo é uma molécula presente nas camada externa de microorganismos formado de proteínas lineares (de conformação primária) ou conformacionais (conformação secundária, terciária e quaternária), que se ligam ao anticorpo, promovendo uma resposta. A ligação pode ocorrer tanto em IGs quanto em Toll-like Receptors (BCRs e TCRs) e ocorrer com uma dominancia. Ou seja, alguns antígenos tem mais chance de se conectar à receptores especificos que outros pois podem possuir mais de um Epítopo (são multivalentes), mas na maioria das vezes é 1 pra 1 mesmo. Essa característica e especifidade das conexões antígeno-anticorpo favorece a imunodominância, ou seja, uma bactéria pode ser atacada antes da outra, independente do quão agressiva ela seja.

E por que isso acontece?

Para que um epítopo se ligue a um anticorpo, algumas interações elétricas precisam prevalecer. Pontes de Hidrogênio, forças de Wan Der Waals, forças eletrostáticas e ligaões hidrofóbicas podem fazer com que a conexão do tipo Chave-Fechadura (como das enzimas) se atraia ou se repulcione.

Haptenos.

Alguns epítopos são tão pequenos que não conseguem se ligar às imunoglobulinas, e se tornam incapazes de realizar uma resposta imune. Nesse caso outras proteínas chamadas de Carreadoras precisam se conectar à essas moléculas e estimular a resposta imune. Uma vacina com o antibiótico Pinicilina, por exemplo, que possui um peso molecular (cadeia peptidica) leve de somente 320 kDa (quilodaltons) não chega ao mínimo de 1000 kDa necessário para se conectar à uma Ig. Sem uma substância protéica chamada Ácido Penicilóico que se lige à penicilina, a reação imune de produção de anticorpos não acontece. Uma outra proteína que ajuda os haptenos é a albumina, essa mesmo que você toma antes de dormir e que na real teu corpo fabrica naturalmente a ponto de ser a que mais circula pelo plasma sanguíneo. A albumina possui 60.000kDa. Uma mão na roda para qualquer hapteno.

Adjuvantes.

Essas são moléculas, ou até produtos químicos que potencializam uma reação imune ligando-se ao antígeno de modo a segurá-lo para que a liberação seja atrasada e dê tempo dos linfócitos agirem naquele local. É frequente que sejam adicionados Adjuvantes em vacinas.

Superantígenos.

Superantígenos são o que tornam a imunologia uma ciencia complexa, indecisa e interessante. Se você lê que moléculas de MHC precisam se ligar à recetores TCR e BCR para induzir a resposta imune, na página sguinte você lê que existe superantígenos que podem e ligar à uma fração diferente do teceptor e induzir uma resposta imune irregular ou até mesmo impedi-la;

img61.gif

Essa imagem mostra bem como a coisa acontece. Geralmente um antígeno é apresentado ao Linfócito T através de um MHC. Mas o supernatígeno é um fdp que se liga à uma parte incorreta do complexo MHC e impede ou desestrutura a reação imune.

Na aula foram citados dois superantígenos: staphylococcus aureus e streptococcus pyogenicus. Bem comuns, por sinal.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem no trabalho de classe, da aula de bioquimica, minha professora deu errado na seguinte questão:

Defina os termos aeróbio e anaeróbio?

res: Aerobio -> necessita de oxigênio para produção de energia

Anaerobio -> ausência do oxigênio para produção de energia

ai fui perguntar o porque diabos essa questão estava errada...

ela me disse que coloquei ausência do oxigênio, e era pra colocar "não necessita"

:suicide_anim: :suicide_anim: :suicide_anim: :suicide_anim: :suicide_anim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22
Na aula foram citados dois superantígenos: streptococcus aureus e streptococcus piogenicus.

Não seria staphylococcus aureus? Ou nesse caso é a mesma coisa?

Lembro do meu prof dizer que o estafilococus aureus é bem comum na na pele das pessoas, por exemplo, na mão. Não sabia que esta bactéria fosse tão safadinha assim...

Ausência significa não estar presente. Dê um dicionário a ela. Tenho uma professora que embaça com a minha escrita, mas concordo que já estive errado, agora eu escrevi um trabalho em uma linguagem bem culta, se ela não compreender vou poder me justificar. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...