Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

brunobyof: cara, reserve um tempinho para ver isso que é interessante. E depois pergunta o que tiver dúvida. Semrpe que vocês perguntam eu reestudo o que foi passado e fixo o conteúdo.

enebt: tenho receio que o ney ache isso ruim, pois alguma informação eu posso estar passando errado (embora eu sempre preste atenção daonde tiro as informações para que isso não aconteça).

Mostrei para a professora de bioquímica hoje ela curtiu pracaramba.

Mais tarde, aula sobre Ciclo de Krebs e Fosforilação oxidativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade.

Eu acho que o Ney talvez não gostaria pelo fato dele ser profissional na área kkk ,talvez não curta o fato de estar divulgando o conhecimento do qual ele tira o seu ganha pão.

Mas o conhecimento não vale nada se não é repassado.Lourensini, eu li os tópicos sobre SNC e Pulmão. Gostei dos dois, mas não tenho nenhuma dúvida no momento...tá muito bem explicado. na verdade a parte cerebral eu não tenho a menor noção de nada, então só pesquei as coisas básicas como quem controla o que. Mas isso definitivamente não quero nem aprofundar pois será um conhecimento que muito provavelmnte eu vou acabar esquecendo em breve por falta de uso kkkk

Link para o comentário

Se eu não voltar reler os posts vai sair da minha cabeça logo logo também. Mas é melhor tê-los aqui que em um caderno. É um bom log virtual.

Bem, tem diferença entre eu aprender na metade em diante da faculdade como se monta um cardápio para hipertrofia de como o corpo humano trabalha. E quando eu chegar naquela parte da faculdade não poderei fazer posts sobre por causa do tempo, pois a facul se torna integral. Mas até lá, o que eu puder expôr eu exponho, porque vale muito apena. Mais pra frente, quando as aulas postadas forem reduzidas, tentarei usar o tempo para fazer outros posts e voltar para o tópico "Official Nutrition Review".

Ainda hoje, Aula de Bioquímica.

Editado por lourensini
Link para o comentário

Aula dia 25/09 - Bioquímica.

Last Memories.

Aula passada foi-nos ensinado sobre a Glicólise, energia produzida por ela e formação de 2 piruvatos que entrariam na mitocôndria e logo descarboxiladas para formar Acetil CoA.

Até lá o processo é mais ou menos esse:

Glicose >>> Glicose-6-Fosfato >>> Frutose-6-Fosfato >>> Frutose-1,6-bisfosfato >>> Fosfogliceraldeído e Diidroxiacetona >>> Diidroxiacetona em Fosfogliceraldeído >>> 1,3-bisfosfoglicérico >> 2,3-bisfosfoglicérico >>> 3-bisfosfoglicérico >>> 2-fosfoglicerato >>>fosfoenolpiruvato >>> piruvato. Esse processo gera 2 ATPs na fase de desfosforilização do 1,3-bisfosfoglicérico e do fosfoenolpiruvato. E a formação de 2 NADH pela desidrogenação dos dois fosfogliceraldeídos quando a molécula é ficalmente quebrada em 2 na metade do processo.

Nessa aula dou continuidade ao processo básico de construção de energia através do Ciclo de Krebs e da Fosforilação Oxidativa.

Ciclo de Krebs; Ciclo do Ácido Cítrico; Ciclo de do Ácido Tricarboxílico. Tudo a mesma coisa.

Após a fabricação dos 2 piruvatos na glicólise, eles são transportados do citosol celular para dentro da mitocôndria e logo descarboxilados pela Piruvato desidrogenase e Coenzima A formando Acetil-CoA.

Nesse processo de transporte, a Coenzima A retira um dos carbonos desse piruvato, que sai na forma de CO2 e ela se liga a ele. Quando esse Piruvato perde um Carbono ele passa a ser um Acil de 2 carbonos, e com a junção do acil com a coenzima A , e você tem uma Acil-coenzimaA (ou Acil-CoA).

respiracao_celular.jpg

OMGOMGOMGOMG WHAT DA FRAKK IS THIS?

Beleza, como durante esse ciclo o objetivo é ir reduzindo os carbonos, se não fosse adicionado nenhum logo que a Acil-CoA entrasse nele, numa sequência de duas descarboxilações (o nome já diz, remove Carbono) o ciclo já teria terminado. Como carbono é uma coisa bem comum no universo, então logo de cara a Acil-CoA recebe mais 4.

Esses 4 carbonos adicionais são os carbonos do Ácido Oxalacético, que toma o lugar da Coenzima A para formar o Ácido Cítrico (ou Citrato, de 6 carbonos) e faz com que a molécula perca uma molécula de água.

Pepsi de Limão gelando na caixa de Isopor. Alguém lembra das propagandas da Pepsi com os limõezinhos canibais?

Assim que a CoA vai embora levando com ela uma molécula de H2O, o ácido Oxalacético que se juntou com o Acil formou Ácido Cítrico, convertido rapidamente por uma enzima em Isocitrato, de 6 carbonos. Essa molécula de 6 carbonos é desidrogenada pela Isocitrato-Desidrogenase, logo, ela forma uma molécula de NADH+H e perde um CO2, formando Alfa-Cetoglutarato, de 5 carbonos..

Mnemônica: Não é uma boa idéia tomar Pepsi de limão geladinha no isopor durante uma dieta cetogênica. (citrato, ácido cítrico do limão; isocitrato, de Isopor; cetogênica, de cetoglutarato).

O Alfa-Cetoglutarato é desidrogenada por uma enzima e descarboxilada por uma Coenzima A. Isso significa que ele perde hidrogênio para uma NADH, formando NADH+H e que no momento que a Coenzima A se liga à ele, um CO2 precisa sair. Com isso forma-se uma molécula de Succinil-CoA, de 4 carbonos.

Mnemônica: Tintas Succinil, Com A melhor do Brasil, heheheauheauheauhae, estúpido.

A Succinil-CoA possui uma ligação bem forte que precisa ser quebrada para liberar um fosfato dela e mandar a CoA pro fogo. Quem faz isso é uma molécula de GDP (guanina difosfato), que é quase como a forma de 2 fósforos do ATP, o ADP (adenosina difosfato). Esse GDP entra no rolo, pega o fosfato que sobra quando a CoA sai do Succinil e vira GTP, com a mesma energia que um ATP possui. O succinil-CoA agora é um Succinato, de 4 carbonos.

Mnemônica: loja das tintas Succinil pega fogo. Guarda Da Polícia investiga Assassinato.

O Succinato é uma molécula mais fraca. Não adianta vir com NADH desidrogenar ela porque não tem tanto elétron sobrando. Na real ele só tem 4 hidrogênios, um NADH iria levar 3 elétrons das ligações de Hidrogenio embora de uma vez e o ciclo pararia por ali. Nessa hora quem entra é o FAD, que só pode desidrogenar a molécula e levar 2 elétrons embora. O FAD entra, desidrogena o succinato (capta 2 moleculas de hidrogenio dele) se reduz a FADH2 e pela ação da enzima succinato-desidrogenase, vira Fumarato.

Mnemônica: Assassinato em Plantação de Fumo, suspeitos fogem em 2 balões de hidrogênio. Huaheuhaheauhae, que estúpido. Preciso de uma melhor aqui.

O Fumarato é uma molécula de 4 carbonos e somente 2 hidrogenios. Uma enzima (fumarato-hidratase) trata de colocar mais uma moleculas de água nele e o trasforma em Malato, o último ingrediente do ciclo de Krebs.

Mnemônica: Precisa? ok, Fumar causa Mal hÁlito.

O Malato é oxidado pela NADH e Desidrogenado pela Malato-Desidrogenase, assim sendo, ele perde hidrogenios e elétrons que serão carregados para a terceira etapa da produção de energia. O malato, ao ser oxidado e desidrogenado volta a ser ácido Oxalacético para a próxima Acil-CoA que entrar no ciclo.

ciclo.png

Esse Gif Explica melhor que eu tudo que ocorreu até agora no ciclo de Krebs.

http://1.bp.blogspot...00/image018.gif

Esse vídeo ajuda muito a entender como a química da coisa acontece. Precisa assistir algumas vezes pausando a cada passo.

NADH+H, FADH2, GTP, ATP; The Road So Far.

Nessa parte da produçção de energia, tivemos a formação de 4 NADH+H, 1 FADH2, 1 GTP. Anteriormente, na glicólise, formamos 2 ATPs e 2 NADH+H. Mas como eram 2 moléculas de Piruvato, o que acontece no Ciclo de Krebs você multiplica por 2. Entao são 6 NADH+H, 2 FADH2 e 2 GTP.

Na Fosforilação Oxidativa que se seguirá agora, cada NADH+H produzirá 3 ATPs, FADH2 produz 2, GTPs e ATPs ficam como estão.

Fosforilação Oxidativa; Cadeira Respiratória. Making Profit Out of Nothing.

O ciclo de Krebs, com excessão da transformação de Succinil-CoA em Succinato pela Succinato-Desidrogenase, ocorre na matriz mitocondria. A terceira etapa da produção de energia ocorre na Membrana Interna (Inner Membrane).

mitochondria.jpg

Uma célula é pequena. Mas uma célula hepática pode ter 2000 dessas aí...

Durante a fosforilação oxidativa As moléculas de NADH+H e FADH+H deixam seus Hidrogênios e Elétrons captados anteriormente. Esses elétrons passam através de Citocromos para fora da membrana interna da Mitocôndria até o Espaço Intermembranoso.. Enquanto isso, os Hidrogênios que também foram captados viajam internamente pela membrana atraídos pelo Oxigênio que se encontra próximo ao final do processo.

cadeia_respiratoria2.jpg

O Objetivo é puro e simples: fazer com que os elétrons voltem para dentro da Matriz Mitocondrial. Só que para isso eles precisam passar por uma proteína chamada ATPase/ATPSintase, movendo essa proteína como uma bomba hidráulica em uma represa, fazendo ela girar para produzir energia (ATP).

obterenergia18.png

Imagem Melhor: Impossível.

Elétron passa pelos citocromos enquanto Hidrogenio procura pelo Oxigênio, formando Água.

Aí você pergunta: e o que acontece com a água? nada. fica ali. não faz mal pra ninguém mesmo.

Espaço que tenha sido válida essa aula.

Tenho mais umas informações que adicionarei amanhã, pois preciso dar uma revisada nelas.

Espero que eu tenha aprendido alguma coisa.

Abraço à todos que acompnham.... e que venham las perguntas.

Editado por lourensini
Link para o comentário

Boa! Essa era a aula que eu tava mais esperando.

Depois de ter lido e relido os posts do Maximus no outro tópico de fisiologia do exercício, cque contempla essas reações, pouca coisa sobrou pra perguntar agora.

Mas algumas pelo menos~:

-Pra onde vão as moléculas de ATP que são geradas pelo processo de glicólise?

-Pra onde vão as moléculas de ATP que são geradas pelo ciclo de Krebz?

-Pra onde vão as moléculas de ATP que são geradas pela fosforilação oxidativa?

Quando um processo que gera ATP precisa de energia para continuar a ocorrer, como quando alguma reação ocorre que não é espontânea, ou um transporte ativo por exemplo, essa energia necessária para que esses processos/reações ocorram vêm do ATP ou de outra forma de energia?Por exemplo, os piruvatos que são gerados no final da glicólise têm de ser transportados do citosol da célula para o interior da mitocôndria pela CoenzimaA. Mas o quê faz com que isso aconteça? De onde vêm essa "vontade" ou "energia" da coenzima para levá-los para o interior da mitocôndria?

Link para o comentário

Velho, fui pesquisar qual a enzima ou componente que faz o TRANSPORTE de ATP. Se ele se liga à alguma coisa para viajar pelo corpo, e não achei resposta pra isso.

Nem nos livros isso consta.

O fato é que o metabolismo funciona mais ou menos como várias pessoas passando um balde cheio de água um para o outro até chegar à casa que está pegando fogo.

Bruno, tu me pegou com essas perguntas... Estou lendo sobre, e o leque que isso abre é gigantesco. Precisaria de algumas horas dedicadas somente à isso para encontrar uma boa resposta. Mas aí eu fi na wikipédia, mãe de toda a ciência contemporânea e encontrei o seguinte estudo que usei para responder outra pergunta no tópi sobre fisiologia do exercício.

Opening and Closing the metabolit gate.

-Pra onde vão as moléculas de ATP que são geradas pela fosforilação oxidativa?

Destaque para:

Mitocôndria, regenera ATP de ADP e fosfatos inorganicos através de fosforilação oxidativa, essas organegas contém membrans internas e externas, na qual o ATP sintetizado é ligado à uma força próton-motriz pela ATP-Sintase. O ATP regenerado é então transportado através da Membrana interna por TRANSPORTE ATIVO pela ADP/ATP-Antiporte. EM contraste, o transporte de ADP ou ATP do espaço intermembranar para através da Membrana Externa da mitocôndria é PASSIVO, com o principal caminho sendo através de um Canal Aniônico Voltagem-Dependente.

Mitocôndria tá dentro da célula. Ao sair da mitocôndria elas caem na célula e são utilizadas pela célula. Faz sentido até agora.

-Pra onde vão as moléculas de ATP que são geradas pelo ciclo de Krebz?

Aparentemente, mesma coisa.

-Pra onde vão as moléculas de ATP que são geradas pelo processo de glicólise?

Glicólise já acontece dentro do citosol da célula, então ele não precisa sair da mitocôndria. É usado pela célula.

Só pra explicar o que é Força Próton-Motriz;

Energia gerada pela transferência de prótons ou elétrons através de uma membrana transdutora de energia, e que pode ser usada para realizar trabalho químico, osmótico ou mecânico. A força próton-motriz pode ser gerada por vários fenômenos, inclusive por uma cadeia transportadora de elétrons, iluminação de uma MEMBRANA PÚRPURA e a hidrólise de ATP por uma ATPase de prótons.

Fonte: esse estudo

Pra mim parece óbvio que essa resposta não é a completa. Mas é uma aproximação dela. Ao menos faz sentido. Agora me pergunto nas reações extracelulares que demandam ATP. Então fui pesquisar e encontrei isso:

Esse cara, fala sobre o ATP extracelular. Bem, Existe ATP fora da célula, mas é questão de 2mg em um corpo inteiro. Eles se ligam a receptores na membrana da célula para gerar resposta no interior da célula. Fiquei me perguntando como que ele vai parar fora da célula (transporte ativo, etc)...

Enfim, acho que consegui responder as tuas perguntas. Só não todas as minhas.

Off para estdar Fisiologia.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...