Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

One By One.

Bruno, o esquema é super complexo. Glicólise é a menor das etapas e "só serve" para quebrar a glicóse em 2 moléculas de piruvato, que entrarão no Ciclo de Krebs om o auxílio da Coenzima A, para gerar mais ATPs e NADs que serão descarregados depois drante a Fosforilação Oxidativa dentro da mitocôndria.

Pensa nisso como aquele filme do Cheech & Chong que eles aceitam transportar um caminhãozinho e descobrem no meio da viagem que tá cheio de cannabis. Eles fumam uns que outros durante a viagem (ATP e NADH), mas só no final da viagem eles terão acesso à carga inteira (fosforilação oxidativa dentro da mitocôndria).

Quanto ao esquema dos mols: cara, isso é aquelas aulas de química que eu matei no ensino médio e agora vou me ferrar para responder no enem. Mas 1 mol de glicose não é o mesmo que 1 molécula de glicóse, pelo que entendo, Mol é o cálculo da massa de cada um dos átomos que formam uma molécula. Então o cálculo da glicose somaria os 6 carbonos, 12 hidrogenios e 6 oxigênios de acordo com a massa molar de cada átomo. É mais complexo que isso.

O fato é que 1g de carboidratos são oxidados assim como 1g de proteínas, o que difere é que a proteína entra para a gliconeogênese somente na falta de carboidrato, glicogênio zerado e aquelas parada que tamo careca de saber. Aí sim isso vira 4kcal de glicose, mas é só em últimas instâncias. Mas para isso virar ATP o metabolismo é outro e nós vamos aprender isso daqui algumas aulas.

E Ainda não ví como se mede ATPs em gramas, na real, após todo o ciclo, 1 única grama de glicose fornece 36 ATPs. Dá para imaginar quanto tu precisa em um dia....

O processo de queima de glicose acontece inicialmente no citosol da célula (a água em que tudo fica boiando dentro) pela Glicólise. Em seguida ela viaja para dentro da Mitocôndria aonde o ciclo de krebs acontece, e depois nas membranas internas da mitocôndria, aonde a fosforilação oxidativa acontece.

A profe de bioquímica falou para mim que o corpo não Armazena ATP, não existe essa de Armazenar ATP, o que acontece é que o corpo tem capacidade de produzir uma certa quantidade RAPIDAMENTE de ATP, e depois disso tem que tirar do glicogênio mesmo.

Lembra do tópico sobre fsiologia do exercício? Pois é, pelo que eu entendo os primeiros segundos (o arranque) da atividade física, nao utiliza "ATP armazenado", e sim um ATP rapidamente produzido (por 8 a 10 segundos), depois disso entram as outras formas de captação de energia.

Isso vai meio que contra algumas coisas que eu já li, mas estamos aqui para discutir mesmo, né?

Quisso: tamo com saudades.

Dones: cara, que frase F***.

Hoje estudando pelo Guyton eu fiquei impressionado com o fato que um livro de 300 reais complique mais que explique. Aì fui procurar vídeos na internet sobre mecanica da respiração e encontrei vídeos de um professor muito bom e aprendi em 15 minutos o que não conseguia entender já faziam horas. Impressionante que a gente pague tanto para aprender na faculdade informações válidas dissiminadas gratuitamente pela internet.

Alguma coisa não tá certa.

Eu Vou Ler o artigo em breve. Gostaria que alguém fizesse um tópico sobre isso para postar no Assuntos Acadêmicos. Eu to saturado aqui, fazendo o posível para manter o fluxo. Teríamos que chamar alguns para debater junto, tipo o mpcosta, o cara sempre manja das coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Estou acompanhando a discussão, e os artigos do Lourensini.

não comento, pois não consigo adicionar nada, estou tentando absorver esse conteúdo maravilhoso, estou aprendendo o que é atp e creatina fosfato em bioquimica ainda.

hahaha

vou postar sistema endócrino no topico de anatomia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já pedi ajuda aos universitários (mpcosta) hauhauhau na verdade só mencionei pra ele que tem essa área aki, pois ele nunca deu as caras por aki.

Lourensini, pô cara, valew memso, eu acho que é bem produtivo essas discussões mesmo não concluindo muita coisa, sempre agente pesaca uma coisa nova e fica melhor do que não discutir.

Vou tentar simplificar antes de complicar a pergunta:

Eu como engenheiro estou acostumado a pensar em combustíveis como substâncias que ao oxidar-se por combustão, liberam energia em forma de calor. Então vamos alinhar os conceitos:

o combustível efetivamente no caso do metabolismo é o quê?

A energia que esse combustível gera, está em forma de quê? Diferença de potencial, calor, cinética etc...?

O corpo deve funcionar como um transofrmador de energia, um motor, que usa o combustível, aí a energia gerada pela combustão gera calor+expansão de volume dentro do cilindro, e na verdade é essa expansão que é a responsável por mover os pistões. Então assim, as kcal do combustível não são 100% aproveitadas, pois parte é perdida em forma de calor, e parte vira movimento no pistão.

imagino que ocorpo seja parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Bruno, os universitários estão aqui... quisso, dones, lourensini, SG

O meu conhecimento de metabolismo não é nem 10% do deles. Mas até onde eu entendo o corpo usa principalmente dois combustíveis: ácidos graxos (via ciclo de krebs) e glicose (via glicólise).

O ciclo de krebs é um monte de reações em sequência (sendo algumas de oxidação) que produz energia que é armazenada na forma de ATP (e outras moléculas esquisitas como FADH, NADH, etc) e liberada na forma de calor.

O ATP é uma molécula que possui um nível energético alto, e pode liberar essa energia quando necessário (por exemplo, na contração muscular).

Guardadas as proporções acho que dá para dizer que ele é como um KERS, armazena a energia para ser usada posteriormente.

Então você tem combustível gerando energia; uma parte é armazenada em outras moléculas e outra é liberada na forma de calor. Acho que não dá para dizer neste caso que ela é "perdida", seu corpo usa o calor liberado para manter a temperatura corporal.

se eu falei merda, por favor me corrijam..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, as coisas estão clareando.

Li esse trecho aqui, que apesar de simples, me ajudou a formar um conceito:

*****************

When are carbohydrates a reserve body fuel?

In: Carbohydrates and Low-Carb Diets [Edit categories]

Answer:

The body has a priority list when choosing among energy sources, in order to preserve homeostasis and the most important organs from malnutrition.

Carbohydrates are utilized first, because they are the easiest to metabolize and are widely available. They are in circulation (as glucose) and stored or converted within the liver. Since they take the least amount of energy to use, they get first choice.

Then the fats are used. Also widely available and require only transport out of adipose tissue with little energy used.

Proteins are reserved as a last source of energy, since they require the most energy to derive energy from (nitrogen bonds are tough to break apart), and since use beyond that provided by dietary intake must be obtained my catabolic "muscle-wasting" processes.

**********************

Então, ainda precisarei ler sobre a metabolização dos aminoácidos, ou respiração celular, pra saber se aminoácidos tem ou não têm calorias. Acho que sim, pois creio que os aminos é quem devem virar glicose, e depois ATP, e não as proteínas. Só que aminos não irão gerar energia em forma de calor como nas proteínas, pois essas precisam de uma energia para serem desmembradas em aminoácidos, e nesse processo é que liberam calor, no meu entendimento.

Porém 10g de aminos e 10g de proteínas, deveriam fornecer então a mesma quantidade de ATP, no caso de haver gliconeogênese completa de ambos no corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Bruno, a termogênese é definida por digestão, absorção, transporte e metabolização dos nutrientes. Essa metabolização é transformar e criar uma substancia, por exemplo, síntese proteica. Logo, proteína também fornece calor. E espere pela aula do ciclo de krebs que você vai entender. No caso do aminoácido ele tem sim calorias, eu disse ali em cima, são 5. Nesse caso a unica coisa que o corpo aproveita dele para ser convertido em glicose é o carbono, o composto nitrogenado é usado para outra coisa, ou é reaproveitado para formar novo aminoácido ou o produto final é ureia para depois ser excretado. Eu não sei se estou sanando suas duvidas, porque tbm não compreendo elas muito bem. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O combustível efetivamente no caso do metabolismo é o quê? ATP - Trifosfato de Adenosina

A energia que esse combustível gera, está em forma de quê? Diferença de potencial, calor, cinética etc...? gera Fosfato

O corpo deve funcionar como um transofrmador de energia, um motor, que usa o combustível, aí a energia gerada pela combustão gera calor+expansão de volume dentro do cilindro, e na verdade é essa expansão que é a responsável por mover os pistões. Então assim, as kcal do combustível não são 100% aproveitadas, pois parte é perdida em forma de calor, e parte vira movimento no pistão.

Imagino que ocorpo seja parecido. Não é parecido, é pior. Efetivamente, uns 80% do nosso metabolismo energético vira calor. De um carro é quanto? 40%?

Bruno, os universitários estão aqui... quisso, dones, lourensini, SG

O meu conhecimento de metabolismo não é nem 10% do deles. Mas até onde eu entendo o corpo usa principalmente dois combustíveis: ácidos graxos (via ciclo de krebs) e glicose (via glicólise).

O ciclo de krebs é um monte de reações em sequência (sendo algumas de oxidação) que produz energia que é armazenada na forma de ATP (e outras moléculas esquisitas como FADH, NADH, etc) e liberada na forma de calor.

O ATP é uma molécula que possui um nível energético alto, e pode liberar essa energia quando necessário (por exemplo, na contração muscular).

Guardadas as proporções acho que dá para dizer que ele é como um KERS, armazena a energia para ser usada posteriormente.

Então você tem combustível gerando energia; uma parte é armazenada em outras moléculas e outra é liberada na forma de calor. Acho que não dá para dizer neste caso que ela é "perdida", seu corpo usa o calor liberado para manter a temperatura corporal.

No final da Glicólise, o Piruvato, de 3 carbonos, para entrar na membrana interna da mitocôndria, precisa ser convertido em Acetil-CoA, por um processo em que a coenzima NAD+ retira mais hidrogênio desses carbonos, e junto desse carbono oxigênio também sai da célula. Agora, com uma molécula de 2 carbonos ela pode atravessar a "pele" da mitocôndria e entrar no Ciclo de Krebs.

O metabolismo de ácidos graxos é outro ciclo, o de Beta-Oxidação. Após a beta oxidação, a Acetil-CoA produzida após a retirada de tudo quando era carbono possível do ácido graxo, entra no Ciclo de Krebs e segue o ciclo da mesma forma.

kreb_cycle.gif

Isso não explica por que gorduras que tem cadeia MENOR que da glicos produzem mais energia. Mas o esquema é que durante a retirada desses Hidrogênios e perda de carbono que se junta ao Oxigênio e é expelido como CO2, o NAD e FAD que capta esses hidrogênios e os Elétrons que essas ligações produzem, vai ir para na membrana da mitocôndria aonde eles são convertidos em ATP.

Ok, as coisas estão clareando.

Li esse trecho aqui, que apesar de simples, me ajudou a formar um conceito:

*****************

When are carbohydrates a reserve body fuel?

In: Carbohydrates and Low-Carb Diets [Edit categories]

Answer:

The body has a priority list when choosing among energy sources, in order to preserve homeostasis and the most important organs from malnutrition.

Carbohydrates are utilized first, because they are the easiest to metabolize and are widely available. They are in circulation (as glucose) and stored or converted within the liver. Since they take the least amount of energy to use, they get first choice.

Then the fats are used. Also widely available and require only transport out of adipose tissue with little energy used.

Proteins are reserved as a last source of energy, since they require the most energy to derive energy from (nitrogen bonds are tough to break apart), and since use beyond that provided by dietary intake must be obtained my catabolic "muscle-wasting" processes.

**********************

Então, ainda precisarei ler sobre a metabolização dos aminoácidos, ou respiração celular, pra saber se aminoácidos tem ou não têm calorias. Acho que sim, pois creio que os aminos é quem devem virar glicose, e depois ATP, e não as proteínas. Só que aminos não irão gerar energia em forma de calor como nas proteínas, pois essas precisam de uma energia para serem desmembradas em aminoácidos, e nesse processo é que liberam calor, no meu entendimento.

Porém 10g de aminos e 10g de proteínas, deveriam fornecer então a mesma quantidade de ATP, no caso de haver gliconeogênese completa de ambos no corpo.

Fornecem a mesma quantidade de ATP, mas gastam mais ATP durante a própría oxidação. Aminoácidos geram energia e portanto dissipam calor, mas gerar energia a partir dele é a última vontade que o corpo humano tem. Não são os AAs que entram na cadeia respuratória para gerar ATP, muito antes em piruvato, e de piruvato à acetil-CoA, e isso vai pro ciclo de Krebs, e a molécula restante no final do ciclo de krebs entra na fosforilação oxidativa para formar ATP.

Apenas marque alguns sinônimos:

Glicólise: não lembro quais são os sinonimos, trataremos sempre como GLicólise. Acontece no líquido interior da célula, o Citoplasma

Ciclo de Krebs/do ácido citrico: Acontece na "matriz mitocondrial", que na parte mais interna da mitocôndria, equivale até ao Citoplasma da Célula.

Fosforilação Oxidativa/Respiração Celular: Acontece na Membrana Interna da Mitocôndria.

04-d2-O-04.jpg

Assim que o piruvato é convertido em acetil-CoA, ele atravessa membrana Externa e Interna e participará de uma serie de reações na Matriz, Então ele volta para a parede da membrana Interna, na qual os elétrons captados e carregados pelo NAD e FAD durante a Glicólise e Ciclo de Krebs vão passar de um lado para o outro até atingir uma proteína chamada ATPase, que junta esses elétrons a moléculas de ADP (que só possuem 2 fosfatos) e criam o ATP, de 3 fosfatos.

Energia mesmo a gente quebra Liberando 1 fosfato do ATP gerando então ADP que novamente será convertdo em ATP no próximo ciclo de energia.

Brunobyof: eu curto 10x mais explicar o processo que fazer o post sobre ele.

Não se acanhe em perguntar, isso me motiva a continuar aqui.

Mpcosta, cara, sempre fiquei esperando tu aparecer por aqui, achei até que seria um dos primeiros.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está sim, é que são muitas informações que estão flutuando e precisam ser conectadas sabe, para formar um fluxo, um fluxograma do que acontece.

Estou vendo que existem várias formas de o corpo obter energia, nãop apenas ATP. A energia do ATP na verdade é a energia associada às ligações de fosfato, e essa energia vem da glicólise. Mas o corpo também pode pegar os gliceróis,lactato e aminoacidos glicogênicos para formar glicose, e também pode usar ácidos graxos para queimar dentro das mitocôndrias e fornecer AcetilCoA para entrar no ciclo de Krebs, que vai gerar energia e ATP, e por aí vai.

Vou aguardar a aula do ciclo de krebs então. Obrigado

Muito bom Lourensini.

"Fornecem a mesma quantidade de ATP, mas gastam mais ATP durante a própría oxidação. Aminoácidos geram energia e portanto dissipam calor, mas gerar energia a partir dele é a última vontade que o corpo humano tem. Não são os AAs que entram na cadeia respuratória para gerar ATP, muito antes disso ele é convertido em glicose, e de glicose em piruvato, e de piruvato à acetil-CoA, e isso vai pro ciclo de Krebs, e a molécula restante no final do ciclo de krebs entra na fosforilação oxidativa para formar ATP."

Estou tentando linkar a energia ao exercício. Tipo, enquanto eu to lá correndo na esteira, o meu corpo tá simplesmente sendo alimentado pelo ATP então ou tem outras fontes de energia que mantém os músculos contraindo e eu correndo?

Durante uma maratona então tudo pode ser resumido em:

gordura estocada + glicogênio estocado ---> ATP ---> Energia pra correr?

Quer dizer, a única energia utilizada para corrermos na esteira ou levantarmos peso, vêm da quebra de ligações de fosfato? ou melhor, da estabilização dos reagentes (trifosfato) a um estado de energia menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Mpcosta, cara, sempre fiquei esperando tu aparecer por aqui, achei até que seria um dos primeiros.

Lourensini, excelente explicação.

Eu costumo ver os tópicos novos na seção 'novos conteúdos', e filtro por alguns subfóruns. Essa área aqui é nova, não aparecia no filtro, agora visualizo os posts novos.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula 20/09 - Microbiologia

Some Like It Acid.

Bactérias são mais interessantes que muita gente. Não que os objetivos de comer e se reproduzir possam mudar muito de um para o outro, mas a complexidade de uma estrutura humana e de uma bactéria tornam esses sereszinhos bem mais cativantes. Bactérias Acidófilas curtem ambientes ácidos, bactérias alcalifilas curtem ambientes alcalinos. Umas querem o negócio mais quente, outras mais frio. Nosso corpo não é frio nem quente, quer lugar melhor que esse pra viver?

Alguém aí sofre de gastrite?

No princípio, ninguém acreditava que uma batéria poderia colonizar o estômago, na real, quando Barry Marshall e Robin Warren teimaram que o a causa da gastrite não era o stress, todo mundo deu risada. Bem, 1984 veio a resposta e os caras sairam rindo por último, com a descoberta de que a causadora da gastrite era a Helicobacter pylori, uma bactéria fdp que vive bem em ambientes super ácidos. Como diria Schopenhauer "Uma verdade passa por 3 estágios, no primeiro é ridicularizada, no segundo é extensamente debatida, e no terceiro é tida como óbvia".

Só que algumas não curtem bem o negócio, o ácido destrói as membranas que as protegem e matam a bactéria, são as alcalófilas (ou alcalífilas, whatever). Aí entao, pHs acima do básico (7,0) agradam mais. Independente de pH ser alto ou baixo, o específico para tal bactéria se chama pH fisiológico.

http://www.youtube.com/watch?v=XA4NWukzdzU

Já ví esses documentários do Michael Mosley umas 30 vezes, e nunca perdem a graça.

Some Like It Hot. Some Like It Cold.

Cada bactéria possui uma temperatura favorável para o seu crescimento, As psicófilas crescem em alimentos refrigerados entre 0º e 20º, as Mesófilas entre 20º e 40º graus, na qual nossa temperatura interna está (36,5). Essas são, em maioria, as bactérias próprias do nosso organismo (residentes), e também dos patógenos que nos atacam. Então tem as bactérias Termófilas, que precisam de ambientes acima de 45º, então nem ferver ajuda.

O vírus da Hepatite B resiste por 4 a 5 horas em temperaturas de 65º.

Some Like It Wetty.

Sabonetes íntimos femininos são aqueles que reduzem o pH da cucaracha com o intúito de não permitir que bacterias de ambientes alcalinos se proliferem lá, mesmo porque pouquíssimas sobrevivem em meios ácidos. Só que a coisa não termina aí. Umidade é favorável para crescimento da colônia também, e você quer um lugar que tenha mais umidade que lá? No verão é ainda pior, aliás, maioria dos casos de infecção bacteriana ocorre justamente no verão. Ahh, le veron. Isso já foi tratato no post sobre Tricomoníase, uma doença causada pela tricomona vaginalis, que sobrevive em ambientes com até 5% de ar, e úmidos, bem úmidos.

www.youtube.com/watch?v=H5x0WEiiHsM

House, Its Not Lepra

Bactéras fastidiosas são aquelas que tem exigências nutritivas complexas. Quase como o cara que não vive sem whey, um exemplo coool é a Microbacterium Leprae, que causa Lepra (doença de Hansen, hanseníase). É um parasita intracelular obrigatório, já que faltam genes que a permita se virar sozinha. Dei uma pesquisada sobre os nutrientes que esse troço precisa pra viver, e me impressionei com a diversidade de minerais. Precisa de basicamente... tudo, por isso é difícil de cultivá-la em placas de Petri.

Good memories.

A Whole Lotta Love.

Quando você ler, seja lá aonde for, ou ouvir isso no Globo Rural - naquele sábado de manhã em que você acordou com barulhos de motoserra do vizinho Jair, de intelecto "reduzido", que resolveu cortar os galhos da árvore que ficavam próximas demais da fiação elétrica -, o Crescimento Bacteriano não quer dizer Tamanho. Bactérias em formas de Coco não viram Cocão. Crescimento Bacteriano ocorre somente em condições favoráveis e quer dizer "Aumento no número/quantidade de bactérias". Quando o ambiente propicia todas as necessidades que a bactéria precisa para sobreviver, ela vai se dividir (divisão binária, aquele esquema igual mitose) e se multiplicar. Algumas bactérias até possuem o Pili Sexual para a troca de material genético, mas divisão binária é o modo de reprodução da dita-cuja.

Curva de Crescimento.

Enade%20-%20Tecnologia%20em%20Agroindustria_img_18.jpg

LOG X é a quantidade de bactérias.

O ponto A representa a fase inicial, aonde a bacéria absorve nutrientes e prepara enzimas para a auto-reprodução. Isso dura umas 4 horas em cultura. A bactéria não se reproduz loucamente no período inicial porque está ainda se adaptando ao meio.

O ponto B é do crescimento rápido da bactéria, chamada de fase logarítmica do crescimento. Vai de 5 a 12 horas, em média. Nessa fase o crescimento é exponencial, já que a bactéria se multiplica por divisão binária.

A fase C é o período estacionário, no qual o número de bactérias se dividindo é igual ao número de bactérias mortas. Nesse período a quantidade de substrato é menor do que elas precisam para continuar crescendo. O período vai de umas 17 à umas 30 horas..

Na última fase, D, as bactérias morrem mais que se reproduzem porque o meio não possui mais os nutrientes necessários. Podem terminar com a colonização, ou restarem muito poucas.

E a genética? Para contrair determinadas bactérias, como o caso da Helicobacter Pylori, você precisa ter, no epitélio do estômago, determinadas estruturas nas quais a bactéria consegue se prender. Por isso algumas pessoas contraem certas doenças e outras não.

Genética, é uma vad***.

O Metabolismo Bacteriano é muito semelhante ao humano. Ao menos até a Glicólise, pois o que ocorre é a mesma coisa. Toda a bactéria que possui interesse para a área da Nutrição tem capacidade de fazer glicólise, o que muda é o destino do piruvato no final do processo.

Veja bem, algumas bactérias, as Heterotróficas produzem ATP através do metabolismo do açúcar. As Autotróficas são aquelas fotossintilizantes, que fazem fotossintese, logo, essas pouco importam, unless you're Bernadette Rosenberg. Mas voltando aos bichinhos heterotróficos, eles podem ser heterotróficos aerobicos e anaeróbicos. Isso muda tudo para a indústria de alimentos. Tipo, mudou tudo até pra Jesus.

Quando uma bactérias faz respiração aeróbica, então através das reações subsequentes à produção de piruvato da glicólise, elas podem liberar tantos ATPs quanto as células humanas. Agora, bactérias anaeróbicas fazem um processo que, normalmente a gente não pode fazer.

Bem, podemos produzir lactato e entao convertê-lo em glicose no fígado. Lactobacillus fazem isso, está no seu iogurte, no queijo. Aquele azedinho é causado pelo lactato liberado pelas bactérias que consomem a lactose do esquema. Lactose > piruvato > Lactato, simples.

Bactérias de fermentação ácida mista podem fazer algo que é até uma pena que a gente não possa fazer: reduzir o piruvato à etanol. Isso não tem implicação só na produção de biodísel, mas o vinho que Jesus bebeu na última ceia era alcoolico por causa delas. Ácido Acético (vinagre) e ácido Fórmico, que é uma espécie de defesa para alguns insetos. Só que quando essas bactérias produzem piruvato, e não conseguem utilizar esse piruvato para fazer ATP, elas precisam se virar com somente os 2 ATPs gerados durante a glicólise, o resto fica no vinho, iogurte, etc.

Agora imagina só se nós pudessemos fabricar etanol a partir do lactato. Treinar high Reps seria MUUUUITO MAIS F******DA

Implicação na Tecnologia de Alimentos. O leite que eu bebo.

O problema das bactérias não são as bactérias. Nós precisamos delas, e bastante. O problema é quando não há nenhuma.

O processo de pasteurização do leite envolve o aquescimento à mais de 60 graus por alguns segundos e em seguida a resfriação a menos de 20 graus por outros segundos. Isso mata as bactérias patogênicas e mantem a maioria das propriedades do leite. Melhor que isso, só se a vaquinha worm-free que você cria na sacada do seu apartamento lhe proporcionar um leitinho fresco todo o dia. Infelizmente isso não acontece. Vacas podem possuir parasitas que são liberados no leite, tipo a Escherichia Coli.

No Leite UHT (ultra high temperature), o processo de aquecimento chega a 120 graus, e isso mata tudo quanto é bactéria, e ainda desnatura a proteína à um ponto em que ela se deforma, tornando mto mais foda a absorsão. Tá certo que Cozinhar nos tornou humanos, mas até pra isso tem limites. A quantidade de vitamina perdida na produção do leite UHT e muito maior que do pasteurizado, chegando a depledar algumas vitaminas B.

Anyway. Tome o seu leitinho pasteurizado com fé no seu Pastour, e bons ganhos.

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Estou tentando linkar a energia ao exercício. Tipo, enquanto eu to lá correndo na esteira, o meu corpo tá simplesmente sendo alimentado pelo ATP então ou tem outras fontes de energia que mantém os músculos contraindo e eu correndo?

gordura estocada + glicogênio estocado ---> ATP ---> Energia pra correr?

Quer dizer, a única energia utilizada para corrermos na esteira ou levantarmos peso, vêm da quebra de ligações de fosfato? ou melhor, da estabilização dos reagentes (trifosfato) a um estado de energia menor.

Logo logo a informação se encaixa.

Cara, tu lembra do post de fisiologia sobre contração muscular?

O objetivo é sempre produzir o ATP. Contração muscular só acontece por que um ATP se conecta à um receptor na cabeça da miosina, deixa um fosfato lá e a miosina consegue se ligar ao filamento de actina para puxá-lo e contrair o musculo.

Mas ou menos assim:

Tá ligado o filme Curtindo A Vida Adoidado em que no final do filme, eles colocam uma ferrari em um cavalete, com o motor ligado em marcha Ré, e quando o cavalete cai, ela sai andando (até cair do segundo andar da garagem)?

A Ferrari é a Miosina, o Cavalete é o ATP, e o piso é a Actina.

Quando o ATP "cai" e cima da Miosina, ela libera um fosfato e permite que a Miosina se conecte à actina e puxe a fibra muscular. Nesse momento é necessário ATP também para RELAXAR o musculo. Mas o esquema é que é preciso ATP para todas as reações que envolvem gasto de Energia no corpo.

Todos os processos ocorrem ao mesmo tempo, glicólise, krebs, cadeira respiratória, a gente só coloca 1 atras do outro para facilitar o entendimento.

Tente ler mais umas vezes que verá que é tranquilo.

Aquele post de Glicólise eu aprofundei por que quis, a professora não vai cobrar.

:nerd:

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...