Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Wow, calma lá jovem, eu estou tentando absorver tudo isso. Pra mim é muito complicado tudo esses nomes feios aí.

Preciso entender uma conceito antes para absorver melhor isso aí:

Pergunta:

-Quando ingerimos um macronutriente, por exemplo um carbo (glicose), dizemos que 1g dele fornece 4kcal? Quer dizer, quando essa geração de energia ocorre? De onde vem essa energia?

Pois veja bem, pelo que você postou aí, então eu suponho que 1g de´açúcarpuro (glicose), fornece então X mols de ATP, que podem fornecer 4kcal de energia quando utilizados pelo corpo, sob uma solicitação do cérebro para contrair músculos etc...é isso mesmo?

`

Por que eu to fazendo uma certa confusão na minha cabeça. Outro dia parei pra pensar no seguinte:

-Se 1g de proteína tem 4kcal, por quê 1g de BCAA não tem 4kcal? Não é tudo a mesma coisa no final das contas, vc quebra as proteíonas em aminos, e estes entram nesse ciclo aí para fornecer energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante deletado____

Por que eu to fazendo uma certa confusão na minha cabeça. Outro dia parei pra pensar no seguinte:

-Se 1g de proteína tem 4kcal, por quê 1g de BCAA não tem 4kcal?

Quem disse que não tem?

PS.: Sumi do tópico, eu sei. Vou voltar a aparecer por aqui depois do dia 30, provavelmente. Até lá eu floodo no off e no geral que não contam posts =x

Editado por Quisso
Link para o comentário

Tipo assim, andei dando uma lida rápida sobre BCAA's e parece bem controverso se eles têm ou não têm calorias. Alguns fornecedores colocam que sim, outros que não.

Daí que surgiu esse raciocício na minha mente: Afinal, quando é que a energia dos macros estarã orealmente disponíveis para uso? Quando eles realmente fornecem essa energia. Em que forma?

Entendo que todos os macros no final da metabolização, e de forma estupidamente simplificada, "viram ATP". E aí sim agente usa ela como fonte energética. Seguindo esse raciocínio, então realmente BCAA tem calorias, pois os aminos serão convertidos em ATP também, independente se eles estão em sua forma livre ou se vieram de proteína.

porém, até pouco tempo a idéia que eu tinha é que na digestão é que era fornecida a energia. Que tipo, estava lá na corrente sanguínea a glicose e derrepente "pfff!" queimou e forneceu energia (kkkk tá certo, muito idiota esse pensamento), e que os aminoácidos que o corpo catabolizava aconteceria o mesmo. mas pelo que entendi desse post então é que o buraco é beeeem mais embaixo, que tanto aminos, lipídeos e glicose tudo na verdade é uma fonte de ATP, em maior ou menor potencial.

E se for isso mesmo, então 1g de de carbo = 4kcal = QUANTAS GRAMAS DE ATP?

Link para o comentário

Visitante usuario_excluido22

Lourensini, não entendi muito bem sobre o que vc quer saber sobre ácido lático, mas vou te mandar um link, se ajudar... http://www.gssi.com.br/artigo/26/acido-latico-no-sangue-o-vilao-tornase-bom

Bruno, não entendi muito bem você tbm, vc quer saber sobre o que acontece depois do atp formado? tipo, como as organelas, as células "usam" a energia?

Link para o comentário

Não o processo, mas em que etapa.

Ah, sim, entendi. Veja sobre ciclo de krebs, eu postei um vídeo sobre no tópico sobre fisiologia e tem também um vídeo sobre glicólise do mesmo autor. Só jogar 'jubilut glicólise' no youtube que deve achar. Além do mais, acho que o próximo assunto do Lourensini vai ser sobre ciclo de krebs, já que ele está vendo respiração celular. Vou dar uma lida depois no post sobre glicólise, faz tempo que vi e não me lembro direito, sexta depois da prova dou uma verifica bem boa.

Lourensini, vou postar uma frase que acho que você vai gostar, é do Bertolt Brecht: "o que não sabe é um ignorante, mas o que sabe e não diz nada é um criminoso".

Link para o comentário

Boa dones vou conferir!

É que eu tava pensando aqui se o BCAA tem ou não tem calorias?

Antes eu imaginava que o que gerava energia pro corpo era a quebra de proteínas em aminoácidos, a quebra de carbos em glicose, e goruras em ácidos graxos etc...mas pelo jeito eu tava ainda com esse conceito totalmente furado. Agora tudo faz sentido ahuuahauhuahu

Todos esses processos são apenas parte de um processo comum, que é o ciclo de krebs, pelo que entendi, cuja finalidade, entre outras, é gerar ATP, que é a energia dos macros propriamente dita, é isso?

Então, 10g de proteínas e 10g de aminoácidos livres podem fornecer a mesma quantidade de energia pro corpo, mas as proteínas precisam de energia extra por parte do corpo para que o mesmo quebre ela em aminoácidos antes de usá-la.

Link para o comentário

BCAA tem sim. Alguns produtos não mostram o valor nutricional que o alimento tem.

Isso, a função do ciclo de krebs é aumentar a extração de energia da glicose. O aminoácido na realidade tem 5 kcal, mas a biodisponibilidade dele é 4, sendo que 1 kcal é necessária para o converter em glicose, então o resultado final é 4 kcal.

Então, 10g de proteínas e 10g de aminoácidos livres podem fornecer a mesma quantidade de energia pro corpo, mas as proteínas precisam de energia extra por parte do corpo para que o mesmo quebre ela em aminoácidos antes de usá-la.

Aqui já é o caso da digestão, com a entrada do HCL, pepsina, enzimas. Eu fiz um post explicando isso no diário do Aless, mas o Bronco ainda não arrumou a página de reputação e eu não consigo encontrar meu post sobre. Se quiser amanhã eu procuro e posto aqui se o Lourensini deixar.

Link para o comentário

Nossa, esse assunto eu piro. acho muito louco entender como o corpo trabalha. Mas é foda entender os processos em ter uma noção mais aprofundada de alguém que cursa uma graduação nesse troço.

O BCAA da Universal mostra a tabela nutricional, mas diz que tem 0g de gordura, 0g de carbo, e 0kcal por dose. Subentende-se que não tem caloria então no aminoácido.

Quando comemos, e o corpo quebra uma molécula de açúcar em várias de glicose, essa quebra gera energia, certo? mas é em forma de calor né? Daí o termo "termogênico" dos alimentos. Mas essa energia gerada pela quebra do alimento (carbo, proteína ou gordura) não é a energia do macronutriente mesmo, os 4 kcal do carbo, 4kcal da proteína e 9kcal da Gordura, certo?

A única energia que o corpo usa de verdade é ATP, então só quando utilizamos o ATP nos exercícios é que essa eenrgia realmente mostra sua cara, certo? até então ela é só uma energia armazenada quimicamente, em forma de ATP? Quanto ATP podemos ter num determinado momento?

O corpo então não queima glicose para produzir energia, ele queima glicose para armazenar ATP, e esse processo produz calor e outros substratos. Depois, esse ATP éque dá a energia para levantarmos os pesos, é isso?

Não tem tipo assim um processo que o corpo queima os aminoácidos direto da corrente sanguínea para fornecer energia, tipo AMINOÁCIDO+Faísca=BOOOM

Aff, acho que to poluindo tudo aqui o tópico, se alguém souber qual é a aula que eu tenho que ir pra entender essas paradas me avise, plz.

Valeww dones, se puder, agradeço a ajuda de postar aí sim. Qualquer coisa é lucro!

Quanto ao ácido lático, tem esse artigo aqui que dá uma noção legal até sobre suas funções, processos etc:

http://www.gssi.com.br/artigo/26/acido-latico-no-sangue-o-vilao-tornase-bom

Editado por Brunobyof
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...