Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

estuda que tu passa cara.

Estuda que não tem erro cara.

Aqui tá foda, final semana basicamente inteiro em cima de plexo braquial e plexo lombossacral, e ainda tem o cervical para aprender.

Volto na terça para postar o conteúdo de Fisiologia e Bioquímica.

Quaimando cartucho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22

Estude bastante para passar e depois que passar estude mais ainda para aprender. Seja curioso e vá atrás do conhecimento, não seja preguiçoso. Se você não gosta de estudar vai ter que aprender na marra. Isso que o Lourensini passa aqui neste tópico é uma pequena parte da nutrição. Nutrição é um universo grande demais, parece não ter fim... não se deixe enganar pelo o que você vê aqui no fórum, aqui no fórum é uma partezinha minuscula da nutrição. É realmente uma ciência complexa e tem que acima de tudo gostar para seguir isso, senão você cairá fora. Estimule também seus colegas de sala por aprender, isto é extramente necessário, deve-se formar cérebros na universidade e não diplomas. O campo de trabalho também é bem grande, você pode até ser professor do ensino fundamental, tem tanta coisa... não vá pensando nisso e nem em dinheiro... pense que você tem que fazer isso porque gosta e o único jeito de conhecer esse gosto é praticando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desanimo. Hoje realmente me desanimei.

Fui buscar a prova de fisiologia que eu sabia tudo sobre músculos mas que 70% dela era sobre potencial de Ação e potencial de membrana e tirei 6,33. Como de costume eu acertei o que havia de mais complexo e errei algumas coisas do mais básico.

Eu sou péssimo com prova. Posso saber o conteúdo e se eu for lá na frente dou a mesma explicação que a professora. Não tô mentindo, apresentação de trabalho é comigo, nunca leio 1 slide.

O fato é que após corrigir eu fui conversar com a professora e mencionei que estava postando todo o conteúdo dado em aula na internet. O que ouvi foi exatamente isso:

"que bobagem".

Logo uma das professoras eu mais considerava.

Qual é o PROPÓSITO DO CONHECIMENTO SE NÃO O DE PASSÁ-LO ADIANTE?

Eu não vou usar os princípios de potencial de membrana e potencial de ação durante todo o curso da minha carreira, mas porque diabos uma prova pede somente isso? Porqe então saber o resto? A maioria dos que tiraram nota maior que a minha escreveram os 8 passos decorados, enquanto eu escrevi tudo com as minhas palavras.

Houveram erros? claro. Mas não houve nada decorado que esquecerei antes de terminar o semestre.

Provas com pouco conteúdo MINIMIZAM o conhecimento do aluno, e reduzem a necessidade de aprender o resto. E até hoje desconheci uma prova escrita que realmente avaliasse o que sei sobre o conteúdo. Por isso curto as provas orais que ela faz todo início de aula.

Estou desapontado com um comentário tão ignorante e desmerecedor.

Fiquei de enviar o e-mail com o link, mas vou deixar para, caso tenha oportunidade, mostrá-lo em aula.

Hoje mesmo terá aula de Bioquímia postada.

Brunobyof: haeuheauhaue, cara, tem coisa pior. Eu fiz o post inteiro jantando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Às vezes a forma como você disse "posto o conteúdo na internet" pode ter feito com que sua professora interpretasse de uma forma que você não queria. Ela não viu o que há aqui, o objetivo que tem aqui e o significado disso tudo. Todos esses não conhecimentos dela lhe deram uma interpretação. Uma interpretação não esperada por você, e é comum das pessoas julgarem algo que de fato não conheçam. Também não estou te pedindo para mostrar isso a ela, às vezes me preocupo pensando que este tópico não ocupe demais seu tempo e isto não te atrapalhe, compreendo que vc queira repassar o conhecimento e isso é maravilhoso, mas vc também precisa se preocupar com você. Se escrever suas aulas aqui não te atrapalha, isso é ótimo, deve continuar.

Hoje também tirei uma nota baixa em uma matéria que tenho facilidade, a filosofia. Uma das notas mais baixas da turma, 2,7. Fiquei chateado mas não me preocupo, sei que todo o conhecimento está guardado comigo e esta é a minha maior prova. O conhecimento é uma ciência muito grande para caber em algumas folhas de papel, às vezes você estuda e aprende mas percebe que foi além do aprendizado esperado, e aprendeu tanto que deixou pequenas coisas de lado, e são essas pequenas coisas que sempre caem na prova. Eu aprendi que deve se estudar de duas formas, estudar para tirar uma nota boa e estudar para aprender. Há de se aprender a fazer essas duas coisas.

Editado por dones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o professor manja do assunto ele normalmente atuou ou atua na área, não é simplesmente professor. Professor que é e foi apenas professor é um profissional limitado aos conhecimentos teóricos, que pode até mesmo ser menor do que o que você espera/imagina.

Eu gosto de conversar com os professores que atuaram na área.

Professor bom não é aquele que sabe tudo, nem aquele que te explica melhor, mas aquele que te ensina o conceito de forma que cria um interesse e te capacita/prepara para aprender com as experiências futuras. Isso é a graduação. ~99% do que vc vê na graduação vc não vai mais ver na vida, mas o conceito, a postura para com os problemas, a sua reação diante dos problemas, e a sua forma de pensar e agir para resolvê-los, isso é o que realmente vale em uma graduação.

E os caras que simplesmente colam, ou decoram, esses vão pegar o diploma as vezes antes de você, mas com certeza você será um profissional infinitamente melhor que ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

2 membro(s), 5 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

(Tá aumentando, e o tópico tá subindo no google...).

Aula 18/09 - Bioquímica.

Glicólise. "to win some money, you gotta spend some money".

A glicólise é a primeira etapa da quebra da molécula da glicose para a produção de energia. E se tentar aprofundar, é tão complexa quanto o Ciclo de Krebs simplificado.

Vamos por partes.

Quando não estamos alimentados, a glicóse adentra a célula através do transporte passivo pela isoenzima GLUT, e quando as células já possuem uma quantidade de energia armazenada, o transporte pelas isoenzimas GLUT passam a ser ativos (a favor do gradiente de concentração).

Essa isoenzima vai da GLUT-1 ao GLUT-14, e aqui, vamos tratar das mais importantes para nós:

GLUT-1, nos glóbulos brancos;

GLUT-2 no fígado e células beta-pancreáticas.

GLUT-4 no músculo e no tecido adiposo.

GLUT-5 faz transporte especialmente de frutose ao invés de glicose.

A Glut-4 é dependente de insulina, as demais (1, 2, 5) não são.

Após a insulina se conectar à um receptor específico na membrana celular, uma informação é enviada para o núcleo da célula para que determinadas enzimas sejam fabricadas: Hexocinase (encontrada na maior parte dos tecidos), ou a Glicocinase (encontrada nas células do fígado e nas células-beta do pâncreas).

Veja bem: insulina não transporta glicose para dentro da célula. Quem faz isso são as isoenzimas GLUT (sim, eu também cresci achando que insulina era que fazia o trabalho todo).

Após entrar na célula, a glicose passa pela fase de Investimento de energia, na qual a enzima Hexocinase ou Glicocinase, adiciona uma molécula de fósforo à molécula de glicose, ou seja, entra o ATP (que tem 3 fosfatos), larga um dos fosfatos na molécula e sai em forma de ADP (que tem 2 fosfatos).

Quanso a glicose encontra-se fosforilada passa a se chamar glicose-6-fosfato.

Na imagem abaixo temos o gasto de ATP para a formação da glicose-6-fosfato. E dois passos adiantes, durante a fosforilação da frutose-6-fosfato para formação de frutose-1,6-bisfosfato. Até essa fase inicial, tivemos o gasto de 2 ATPs. Conta aí.

biocelof39.jpg

Mas se a Glicose é um Cetose e a Frutose é uma Aldose, what the frakk did just happened, que mudança de sexo é essa?

Uma enzima chamada glicose-fosfato-isomerase se encarrega de mudar a cadeia química do negócio.

Após a formação da frutose-1,6-bisfosfato, hora de separar a coisa em duas. Para isso, entra uma enzima que quebra a frutose-1,6-bisfosfato em:

Fosfogliceraldeído e fosfo-di-hidroxiacetona.

Se antes havia uma molécula de 6 carbonos, agora haverá duas moléculas e 3 carbonos. Isso é uma Clivagem, e é a única etapa oxidativa da glicólise.

Quem entra por primeiro na segunda parte da glicólise é a 3-fosfogliceraldeído, e em seguida a fosfo-di-hidroxialdeído é convertida em fosfogliceraldeído e vai pro pau também.

biocelof35.jpg

Esqueça as porcentagens (antes do mestrado).

Fase Conservadora: Movendo o bonde.

Após a transformação da glicose em glicose-6-fosfato-->glicose-1,6-fostato-->frutose-6-fosfato-->frutose-1,6-bisfosfato e essa em 2 trioses (3-fosfogliceraldeído e e di-hidroxi-acetona) é hora de entrar na segunda etapa da glicólise, que começa a ocorrer "em dobro", ou seja, paralela, afinal, uma molécula de 6 carbonos foram quebrados em duas moléulas de 3

Não se esqueça disso, caro curioso: tudo a partir de agora você multiplica por dois.

Seguidamente, o 3-fosfogliceraldeído é desidrogenado e reduzido pela NAD+ (perde um H e um elétron para o NAD+ que se torna NAD+H) e é fosforilado (ganha um fósforo), sendo esse o primeiro ATP gerado durante a segunda fase da Glicólise. Até agora geramos 1 ATPs e 1 NAD+H a partir da desidrogenação desse 3-fosfogliceraldeído.

biocelof38.jpg

Após a desidrogenação e fosforilação do 3-fosfogliceraldeído, forma-se 1,3-bisfosfoglicerato, que carrega 2 fósforos, que são logo retirados por outra enzima catalizadora e perde um de seus dois fósforos para uma molécula de ADP e o transforma em 2,3-bisfosfoglicerato.

Através da perda de uma molécula de água, o 2,3-bisfosfoglicerato torna-se 3-fosfoglicerato, então esse em 2-fosfoglicerato e pela perda de mais uma molécula de água, em fosfoenolpiruvato. O fosfoenolpiruvato passa pela enzima piruvato-cinase, perde seu fósforo para uma colécula de ADP e FINALMENTE SE TORNA PIRUVATO.

glicose2p.jpg

Sério, isso foi só um resumo de uma parte ínfima do nosso metabolismo.

Para você ter uma idéia, essa reação nem sequer tá ocorrendo dentro da mitocondria, é só um princípio do princípio, e eu nem fui muito fundo nela. O fato que todo estudante precisa saber é que ela ocorre sem a presença de oxigênio, gera um saldo positivo de 2 ATPs e 2 moléculas de NAD+H que serão descarregados no fim do processo.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno e Dones: essas coisas me motivam a continuar postando aqui. Mostrei isso para um amigo que leu os comentários de vcs e não poderia concordar mais.

Eu curto fazer isso, me dá sensação de dever cumprido. Essa forma de estudo é o mesmo que escrever textos e textos a caneta, só que faz tempo que nosso cérebro reforçou as sinapses da digitação e agora é mais rápido e mais fácil lembrar do que escrevo aqui. Além do mais tenho um log organizado no qual posso pesquisar por data tudo que já lhes apresentei. win/win.

Realmente, tudo que escrevo à caneta, mesmo que releia depois, foge do meu cérebro rapidamente. Aqui posso ainda ter o retorno de vocês quando possível.

Aliás, alguém quer fazer um comentário sobre o ácido lactico durante o exercício físico? professora comentou e acredito que valha apena contribuir com mais conteúdo na próxima aula. O bruno havia falado umas coisas em outro tópico sobre a capacidade do corpo em produzi-lo, e no livre é comentado a capacidade da célula em carregar uma quantidade limitada de NAD para reduzir o gliceraldeído-3-fosfato em 1,3-bis-fosfoglicerato... mais alguma coisa sobre insulina, alguém quer dizer?

Fale agora ou cale-se para sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...