Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

HUAHUEHAUHUEA, Se não é o Quisso levantar a moral da tropa... quem seria?

Pra tiver que tenho 1 falta só por que cheguei levemente atrasado. Até agora não faltei 1 aula (de matação).

Taels. Conte-me a tua história aqui.

Segundo semestre ta um pouco pior por tá dando apagão na hora das provas. Mas continuo batalhando (Inclusive agora que to com imunologia para entender/postar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Aula 25/10 - Imunologia

Hipersensibilidade do Tipo II - Citotóxica e Hipersensibilidade do Tipo III (do Complexo Imune)

Após a hipersensibilidade de Tipo I (que gera a produção de IgE), a Hipersensibilidade de Tipo II (citotóxica) envolve a produção de IgG e IgM e por consequência, ativação do sistema complemento. Isso acontece na Eritoblastose fetal, em que a criança, quando filha de mãe Rh- e pai Rh+ pode provocar reação, se o sangue dela entrar em contato com o sangue da mãe. O sistema ABO também participa desse processo, aumentando as chances de reação imune, caso as imunoglobulinas Anti-A (por exemplo) da mãe, resolvam atacar as hemáceas com aglutinogênio A da filha.

sistema-cardiovascular-85.jpg

Essa hipersensibilidade pode ocorrer quando ha formação de complexos antígeno-anticorpo que não são completamente desmanchados num primeiro momento. Se eles continuarem acumulando, haverá ativação de neutrófilos que se são atraídos pelas porções Fc das IgGs desses complexos. Com os macrófagos não são grandes o sufciente para opsonisar esses complexos, eles liberam enzimas lisossomais que destróem os complexos e também o endotélio ao redor deles. Esse processo só ocorre se anteriormente houve ativação de mastócitos e basófilos, com liberação de histamina e uma reação inflamatória. Como a Hipersensibilidade de Tipo II depende do sistema complemento, quando isso ocorre, é possível qe haja uma reação anafilática pela clivagem dos domínios C3a C4a e C5a das proteínas.

A formação de complexos antígeno-anticorpo ocorrem por que não há fagócitos o suficiente para opsonizá-los, ou porque hipocomplementenemias (deficiencia de proteínas do sistema complemento) não fornecem C1q o suficiente para que a resposta inicie. Aí há acúmulo de antígenos e anticorpos em determinada região.

Outra doença auto-imune da hipersensibilidade citotóxica é a Miastenia gravis, em que as colinasterases (receptores colinérgicos) da Junção neurosmuscular sejam destruídas, causando paralisia.

block.jpg

Imunoglobulina G bloqueia o receptor de acetilcolina da junção neuromuscular. A contração não acontece e o musculo atrofia.

Anemia Hemolítica auto-imune medicamentosa.

Alguns medicamentos podem vir ar como haptenos, sequestrando proteínas que formam complexos na membrana das hemáceas. Esse complexo cria acúmulo de IgGs e ativa o sistema complemento. Dois medicamentos qe podem fazer isso são a penicilina e a cefalosporina.

Anemia Hemolítica auto-imune por anticorpos frios.

Algumas pessoas possuem as extremidades corporais que ficam geladas (abaixo de 37°) durante dias mais frios. Quando isso acontece, também reduz a circulação sanguínea e acumulam-se hemáceas. O SI produz Imunoglobulinas IgG anti-Rh que se associam à essas hemáceas e ativam o sistema complemento, com lise delas e perda de nutrientes.

Anemia Hemolítica auto-imune por anticorpos quentes.

Semelhante à anemia à anticorpos frios. só que as temperaturas passam dos 37°. Também há associação entre IgGs anti-Rh e as hemáceas com subsequente ativação do sistema complemento e lise das células vermelhas.

Púrpura trombocitopênica.

Se nas anemias acima o complexo imune ocorria com as hemáceas, na Púrpura trombocitopênica ocorre com as plaquetas, que são lisadas e causam hemorragias em pontos específicos, formando manchas roxas. Por isso o nome da doença.

palpablePurpura.jpg

Hipersensibilidade ocasionada por transplante.

Lembra das moléculas de MHC-I (complexo de histocompatibilidade-I) que toda célula nucleada possui? Pois bem, durante um transplante sanguíneo, o sist. Imune reage criando anticorpos contra o Sistema ABO do paciente assim que o sistema circulatório se estabelece com o novo órgão.

Hipersensibilidade de Tipo IV (Tardia).

Aqui a resposta se inicia entre 48 e 72h após o contato com o agente, que pode ser uma substância química corriqueira, como o níquel da fívela de relógios.

Os Linfócitos Th1 são ativados já no primeiro contato com os antígenos com produção de células de memória. Há também ativação dos Macrófagos e a resposta imune é intracelular. É o que acontece em casos de Tuberculose. O mycobacterium tuberculosis possui um antígeno chamado PPD (purified protein derivative) que ativa os basófilos para que ocorra uma inflamação. Como alguns macrófagos podem vir a se acumular no local, se eles forem incapazes de conter o complexo antígeno-anticorpo, pode-se ter uma hipersensibilidade granulomatosa, com o acumulo dessas células e fibrose tecidual. Essa reação é uma resposta natural de tentar aprisionar o antígeno e manter o resto do organismo salvo. Tem algo muito interessante: os macrófagos podem se fundir formando uma célula muito maior e multinucleada. Isn't really that awesome?

A fase de sensibilização acontece com um hapteno (moléculas muito pequenas que só viram alérgenos quando ligada a moléculas maiores) que se liga à uma proteína da epiderme. Células de Langerhans (macrófagos do sistema tegumentar e conjuntivo), que migram para o local fagocitam esses haptenos e entregam-nos para células de memória junto de um MHC-II. Aonde a resposta está ocorrendo há uma grande liberação de IL-12, que faz a regulação da resposta imune, bloqueando as Th2 (da resposta humoral) e induzindo a produção de Th1 da resposta humoral (de cima).

Imagem40.png

Eu curto imunologia.

Link para o comentário

Pessoal, desculpe se não era pra postar sobre isso nesse tópico, mas fiquei na dúvida e como tem a ver com o tema, resolvi postar aqui mesmo:

Hoje fui no médico e pedi uns exames de vitaminas/minerais e também de testo. Ele colocou no pedido então assim:

-Vit.B12

-Vit.D

-Ácido Fólico

-Na/K/Mg/Ca/Zn

O resto eu já fiz há alguns meses e deu tudo ok: Tireóide, TSH, T4 Livre, Colesterol, Triglicérides, Hemograma Completo, Glicemia, Hepatite B e HIV.

Vocês acham que esses que ele pediu são suficientes, quer dizer, se esses aí derem ok, eu posso ficar despreocupado com qualquer deficiência de vitaminas/minerais?

Ele disse assim que não pede tuuudo as vitaminas e minerais e que não é necessário a menos que apresente algum sintoma ou problema secundário.

Link para o comentário

Visitante usuario_excluido22

Está bom sim, Bruno. Não sei como é sua dieta mas basicamente para alguém que já segue uma dieta suficiente para repor seus fluidos corporais não há necessidade de medir todas as vitaminas e minerais. Além do mais dá para se usar um diagnóstico só pelos zóio, quem trabalha em clinica faz isso, tu olha o individuo e já avalia algum deficit/excesso de algum nutri. rsrs

Editado por dones
Link para o comentário

Isso seria um BOM médico, raridade hoje em dia! Kkk e eu fiquei curioso para pelo menos saber qual o meu perfil dessas vitaminas e tal. Sem medo de algo sério. De qualquer forma, muito obrigado Dones! Ajudou muito. pricipalmente o zinco, eu acho que posso estar deficiente, mas logo saberei.

Link para o comentário

Aula 29/10 - Anatomia.

"When you're down is where you know yourself

That if you're drown there's nothing else

When you're lost you need to find yourself

Then you'll find out that there's no-one else".

Já apresentei sobre a Mecânica pulmonar na aula de fisiologia. Aqui atrelar-me-ei somente às estruturas anatômicas e às suas funções do sistema respiratório. so... Take a Breath, Take A Deep Breath Now!

Assim que o ar entra pelo nariz, há uma série de estruturas que cuidam para qu ele fique úmido, quente e limpo. Não adianta respirar qualquer coisa. Você pode viver comendo qualquer coisa, ou até sem comer. Mas não vai longe sem respirar. Sorry, the truth and notting but the truth.

O Nariz não é só um nariz, ele é dividido em nariz externo e nariz interno. e esse é por sua vez cartilaginoso e ósseo.

Nariz Externo - marcado pelo osso nasal e pelas cartilagens alares. Você pode sentí-lo tocando entre os olhos, é esse "calinho" aí até a aberura das narinas.

ABAAAA-gIAJ-1.png

Nariz Interno - A parte cartilaginosa é aquela levemente móvel logo abaixo do osso nasal. É dividida em cartilagem nasal lateral, e entre elas tem a cartilagem do septo nasal, Há uma correlação clínica muito comum nisso: desvio de septo. Ultimamente é moda fazer cirurgia para corrigí-lo, mas pra maioria das pessoas é bobagem, e não prejudic a respiração. O septo nasal está em uma base chamada vômer, e anterio-inferior à esse, o osso maxilar. O Osso etmóide fica posterior à cartilagem do septo e inferior a lâmica civosa do osso etmóide. (bem, os ossos que eu acbei de falar -vômer, etmoide, lâmina crivoide e seio etmoidal- são, obviamente da parte óssea do nariz interno). Essa cavidade crivoide funciona como furinhos minúsculos que o nervo olfatório passa,e capta os odores do ambiente.

sistema-sensorial-125.jpg

O nariz interno é revestido por uma mucosa (mucosa nasal) que é aquela membrana produtora de muco. O muco não é só para formar ranho não. É esse muco que humidece o ar, enquanto a alta vasculaização dela torna o ar mais quente e as vibrissas limpam ele. Tem algo muito curioso relatado pelo professor, que foi sobre as condições de ancestralidade que ditaram o formato dos narizes. Justamente por causa dessa necessidade de tornar o ar mais limpo, húmido e aquecido, que algumas raças formaram narizes mais achatados, pontudos, e etc.

Lá dentro temos os ramos do bulbo olfatório, as conchas nasais superior, média e inferior. As aberturas das tubas auditivas ficam logo após a Coana. Dúvido que há como esquecer esse nome: é só lembrar de Aduana, aquelas praças nas divisas entre países. Na real a função é a mesma, pois é ó um estreitamento que se fecha quando há inflamação nas adenóides. O que a coana faz é limitar a cavidade nasal da nasofarínge.

A porção inferior do nariz é a base, aonde tem o palato duro-tecido ósseo- e posteriormente, o palato mole - múscular.

Farínge.

Isso ainda não é consenso na minha cabeça, e preciso dar uma olhada com um pouco mais de atenção na minha pilha de livros. Mas é dividida em 3:

Nasofarínge: logo após a Coana, pegando a área da abertura da tuba auditiva e as tonsilas adenóides até a tonsila palatina.

Orofarínge: ou bucofarínge também... é a parte após a cavidade bucal, assim que termina a Tonsila palatina e início da tonsila lingual. até a epiglote.

Farínge-larínge: ok, essa não está clara. Mas ela tem que começar no dorso da epiglote até a entrada da traqueia e da Laringe.

http://mednet.umic.pt/idc/idcplg?IdcService=GET_FILE&dDocName=IMG_CANCRODAGARGANTA_01&RevisionselectionMethod=LatestReleased&Rendition=Native%20File&allowInterrupt=1&noSaveAs=1

to com problma... volto amanhãpara postar a imagem.

Esse órgão faz parte tanto da respiração quanto da fala (fonação). E possui 3 cartilagens pares e 3 cartilgens ímpares.

laringe.jpg

As 3 pares são as cartilagens aridenóide, cuneiforme e corniculadas. Essas cartilagens são "somente" algumas elevações nas quais as pregas vocais e vestibulares (falta corda vocal) se conectam. E as 3 cartilagens ímpares são a tireóidea, cricóide e a própria epiglote.

Na larínge nós temos a glote, que é o órgão fonador mesmo. Aonde as 3 cartilagens pares se encontram.

laringe3.jpg

Traqueia.

A parte condutora do sistema respitatório termina no finalzinho desse órgão. A princípio a traqueia se divide em dois brônquios, sendo que o direito é mais reto que o esquerdo, pois o pulmão esquerdo abriga o coração, aí tem que deixar um espacinho pra que tudo se encaixe. Os aneis que formam a traqueia são em forma de C, para que o musculo liso possa estenosar (reduzir o calibre) dele uando se contrair.

Daqui em diante as subdivisões são várias. (Vou testar minha memória).

traqueiabronquios1.gif

->Brônquios pulmonares->bronquios lobulares->brônquios segmetares->brônquiõs terminais->brônquiolos->bronquíolos terminais->bronquíolos respiratórios->ductos alveolares->sacos alveolares->alveolos (sim, eu errei a ordem e tive que consertar umas coisas... amanhã to craque).

Agora, a informaçã que irá colabar com vossas pressões alveolares: No pulmão não entra ar.

Não, sério. To dizendo.

No pulmão não há entrada de ar. Na verdade o ar só chega até os alvéolos, esrturas ue realmentefazem a fitragem dele. Não havia falado isso em fisiologia ainda. Mas é verdade. No pulmão não entra ar.

Editado por lourensini
Link para o comentário

Apesar de eu não ter lido os posts com calma e atenção necessária, parabéns por esse trabalho Lourensini. Também sou estudante de Nutrição e chega a ser cômico as pessoas pensarem que nós só calculamos macro e micronutrientes. rsrs Pretende atuar em que área da nutrição,cara ? Abraços

Link para o comentário

Velho, se eu for para a Esportiva o cliente vai olhar pra mim e dizer "tá, e como é que tu não cresce?". Mas ganhei MUITO gosto pela imunologia, e sei que é uma área inexplorada. Falou em Exploração, falou comigo.

Link para o comentário

Taels. Conte-me a tua história aqui.

Poxa, minha história...

Sempre fui um aluno médio no colégio, não estudava em casa, mas era bastante curioso e tinha muitos interesses fora do colégio.

Chegando no terceiro ano, a maioria dos professores não botou fé quando falei que ia fazer medicina.

Eu não era muito bom em química e biologia, mas no terceiro ano estudei quase que exclusivamente essas matérias.

Aí eu não passei de primeira, normal. Mas o cursinho ajudou bastante.

Acabei passando no vestibular.

Só que de certa forma eu tinha aberto mão de muitas coisas enquanto eu estava estudando pro vestibular.

E eu sabia que a faculdade seria algo muito difícil, pois um amigo meu me contava os casos.

Só que acabei descobrindo que a faculdade de medicina é um processo, na minha opinião, pouco eficiente e muito desumano para os alunos. Nem sempre é saudável (psicologicamente e fisiologicamente). É tudo uma questão de o quanto vc pretende abrir mão do seu tempo livre, dos seus relacionamentos, sono, hábitos saudáveis (ex: fazer musculação), bem estar, etc. Pois nem mesmo assim vc conseguiria englobar a medicina, nunca conseguirá estudar pelos melhores livros, nunca conseguiria dominar toda a matéria. Na minha opinião, o melhor a fazer é escolher o quanto se deseja dedicar a cada área do conhecimento, e o quanto vc acha confortável abrir mão do seu tempo para se dedicar à faculdade.

Mas em relação a eu estar gostando do curso, minha resposta é a seguinte: a medicina é maravilhosa, o convívio com os colegas é muito bacana, mas o curso em si eu diria que é muito ruim. O bom é que o curso dura 6 anos (+ residência se for o caso), já a medicina dura a vida inteira. Costumo dizer que esse é o maior caso de amor incompreendido que a pessoa pode ter. Amar a medicina, mas ela te tratar como um escravo. Na verdade o amor à medicina não muda o fato de que o curso (e não a medicina) que prejudica o bem estar dos alunos.

E minha maior luta hoje é tentar conciliar minha vontade de viver meus 20~26 anos com minha dedicação à faculdade. Vejo as turmas que estão se formando, cheio de jovens de 25 anos com cara de 35. Muitos com um aspecto envelhecido para a idade, além de muitos serem gordos (obviamente engordaram durante o curso, possivelmente pois não tiveram tempo de se dedicar a si mesmos do forma geral).

Eu costumo pensar que tudo que vc quiser conquistar em sua vida, vc terá que conquistar em sua vida, ou seja, enquanto vc vive. Acho que muitos concordam que uma criança perder a infância trabalhando é algo horrível, mas na minha opinião é igualmente preocupante dedicar vários anos anteriores à entrada na faculdade (vestibular de medicina), 6 anos de curso, e se imaginarmos residência, entre 2 a 5 anos após o curso, tudo isso sob muito estresse e com uma promessa de uma "recompensa"... Independente do valor financeiro, social ou filosófico dessa recompensa, há de se considerar que uma boa parte da minha juventude (e saúde) está sendo gasta ficando na faculdade de 8 horas da manhã às 8 da noite, incluindo fins de semana estudando direto, e que esse tempo não voltará mais. Isso para mim é algo muito sério. Qualquer pessoa pode resolver começar uma faculdade de medicina, e demorar quanto tempo for necessário para concluí-la (apesar de a pressão para não repetir uma matéria é algo aterrorizante). Mas ninguém pode obter o tempo, a juventude e a saúde gasta de volta. Eu valorizo muito minhas atividades fora da faculdade. E se eu sinto que estou sendo impedido de fazer algo que eu quero por causa do curso, bem, para mim isso é um grande problema.

E por mais que o salário seja razoável (se bem que médicos que ganham muito também trabalham pra cacete), mesmo considerando o propósito social do médico (apesar de o governo pisar na medicina e fazer os médicos de otários) e filosóficos, que é de salvar vidas, o preço disso é muito alto. O fato é que quem forma em medicina não apenas tem a medicina como meio de viver, mas vive para a medicina.

Editado por Taels
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...