Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Oi gente, então... Eu tenho 1,87m, 15 anos e 2 meses, comecei a treinar no dia 30 de janeiro desse ano... E tipo, eu era magrelo e tinha uma certa barriga, tinha cerca de 30 cm de braço (quente) pesava 73,5 kg. Atualmente tenho 34,7 cm de braço (quente), meu peso está entre 87 e 88 kg (eu me peso todo dia, e o peso sempre varia, por exemplo, hoje foi 87,5, ontem tinha sido 87,9), e eu perdi a "barriga de gordo", agora tenho uma barriga normal, sabe? Não é definido meu abdômen, mas da pra notar a "entradinha" no abdômen inferior e coisas do gênero.

A questão é que, eu fiz a bioimpedância e deu 19,6% de BF. E honestamente, eu achei esse valor muito alto. Por que poucas semanas antes de eu fazer a bioimpedância, minha ex-personal tinha medido as dobras cutâneas com o adipômetro (mas não chegou a calcular a BF), enfim, a questão é que tipo, as dobras cutâneas que eu lembro, eram as seguintes:

9 mm no bíceps, 9 mm no tríceps, 4 ou 7 mm nas costas, e a única grande, era 19 mm no abdômen. Mas as minhas outras medidas eram todas baixas, tanto que a Personal teve dificuldade em pegar a gordura no meu peitoral, e ela também comentou que eu tava com pouca gordura na coxa.

E eu vejo aqui pessoas comentando que tem por exemplo, 10 mm no bíceps, e que tem 15% de BF... Só que a maioria mediu com o adipômetro, e tipo, o adipômetro, só mede as gorduras subcutâneas. Já a Bioimpedância, deu a entender que mede também a gordura interna, que cerca os órgãos... (pra quem não sabe, bioimpedância, é aquele que bota 2 negócinhos nos pés, e 2 nas mãos, e envia uma corrente elétrica pelo corpo, pra medir gordura e massa magra).

Então, será que é por isso que o valor foi tão elevado? Pois eu não me julgo gordo, na verdade, acho até que eu tô mais pra magrelo do que pra gordo.

PS.: A "entradinha" aparece beeeem de leve, nada dramático, rs.

Editado por Giovannip97

Publicidade

Postado

Dependendo de qual a balança de bioimpedância vc usou, pode dar valores absurdamente errados. Algumas não são precisas pois não passam a corrente pelo corpo todo entre outros fatores que podem afetar os resultados através de bioimpedância.

Retenção também afeta....diuréticos entre outros.

O melhor método eh o adipômetro na minha opinião.

Até o olhômetro serve melhor as vezes.

Pelo que vc falou, quando você começou você tinha quase as mesmas medidas que eu, só que com 10 cm a mais de altura, ou seja, vc provavelmetne era bem magro com um pânceps evoluido. No meu caso, eu tinha quase 21% de bf quando começei, 1,77m, 74,3kg e 29,5 cm de braço contraído (pfff)

Mas assim ,vc ganhou 15kg em 6meses cara, e com certeza acumulou bastante gordura aí, então pode ser mesmo que vc tenha ganho uma gordurinha a mais e também por conta da gordura visceral que o adipômetro não pega tbm. No entanto, muito provavelmente houve uma recomposição corporal, tal que a gordura agora não está apenas no abdome, mas no corpo em geral, inclusive nos músculos. No bulk é inevitável acontecer isso.

Não se preocupe muito com o valor em si, mas com a evolução e com manter o mesmo método de avaliação sempre.

Postado

Dependendo de qual a balança de bioimpedância vc usou, pode dar valores absurdamente errados. Algumas não são precisas pois não passam a corrente pelo corpo todo entre outros fatores que podem afetar os resultados através de bioimpedância.

Retenção também afeta....diuréticos entre outros.

O melhor método eh o adipômetro na minha opinião.

Até o olhômetro serve melhor as vezes.

Pelo que vc falou, quando você começou você tinha quase as mesmas medidas que eu, só que com 10 cm a mais de altura, ou seja, vc provavelmetne era bem magro com um pânceps evoluido. No meu caso, eu tinha quase 21% de bf quando começei, 1,77m, 74,3kg e 29,5 cm de braço contraído (pfff)

Mas assim ,vc ganhou 15kg em 6meses cara, e com certeza acumulou bastante gordura aí, então pode ser mesmo que vc tenha ganho uma gordurinha a mais e também por conta da gordura visceral que o adipômetro não pega tbm. No entanto, muito provavelmente houve uma recomposição corporal, tal que a gordura agora não está apenas no abdome, mas no corpo em geral, inclusive nos músculos. No bulk é inevitável acontecer isso.

Não se preocupe muito com o valor em si, mas com a evolução e com manter o mesmo método de avaliação sempre.

Valeu cara, respondeu minhas dúvidas ^^. A única que me sobrou é que tipo... Você acha que se eu medisse com o adipômetro, obteria um valor menor? É que eu perguntei aqui no fórum uma vez, e quando souberam minha BF, geral mandou fazer cutting, mas eu acho que não há necessidade ainda.

Postado

Não tem um valor "certo" pra fazer cutting. Mas normalmente se recomenda manter a circunferência abdominal abaixo de 94 cm para homens. E bf até 17%. Acima disso seria interessante um cutting mesmo. Mas não que seja obrigatório. Se vc tá de boa ainda com a pança vai em frente.

Não sei quanto daria com o adipômetro...

Mas concordo com a galera que falou pra vcfazer um cutting, se v tá com 87kg mais ou menos, em 1,87, e 19% de bf, isso dá 16,5 kg de gordura, que é bastante gordura. Eu baixaria isso pra uns 10kg de gordura pelo menos. Aí vc vai fica bem melhor.

Mas repito, se vc acha que vale a pena continuar no bulk mais tempo, vai na fé.

Postado

Não tem um valor "certo" pra fazer cutting. Mas normalmente se recomenda manter a circunferência abdominal abaixo de 94 cm para homens. E bf até 17%. Acima disso seria interessante um cutting mesmo. Mas não que seja obrigatório. Se vc tá de boa ainda com a pança vai em frente.

Não sei quanto daria com o adipômetro...

Mas concordo com a galera que falou pra vcfazer um cutting, se v tá com 87kg mais ou menos, em 1,87, e 19% de bf, isso dá 16,5 kg de gordura, que é bastante gordura. Eu baixaria isso pra uns 10kg de gordura pelo menos. Aí vc vai fica bem melhor.

Mas repito, se vc acha que vale a pena continuar no bulk mais tempo, vai na fé.

Eu medi ontem e tava com 93 de abdômen. Mas enfim, eu vou continuar minha meta de chegar a 95 kg antes do cutting. Mas valeu pelas dicas ^^

• 10 meses depois...
Postado

galera, adipometro tem uma precisão extremamente baixa, nem sei pq tem alguns avaliadores fisicos que ainda usam... primeiro que só mede a gordura subcutanea não mede a visceral.... segundo que dependendo do numero de dobras usando o mesmo adipometro da uma baita diferença... e convenhamos vc pegar 4 dobras e considerar gordura corporal é quase que uma piada... ja a bioimpedancia tem uma precisão muito grande.. primeiro que ela mede a gordura visceral uma vez que o BF antes de mais nada é saude e vale lembrar que abaixo de 7% a pessoa pode ficar por poucas horas correndo o risco de ter falencia multipla dos orgãos.

como a bioimpedancia pega o corpo inteiro geralmente o BF dos membros inferiores quase sempre é maior do que dos membros superiores.. no caso masculino.. isso pq o gluteo pesa bastante e tem mutia gordura... até fisiculturistas tem dificuldade de queimar gordura nessa região.

se vc considerar a bioimpedancia dos membros superiores provavelmente vai ser bem proximo ( um pouco maior sempre por causa da gordura visceral) do resultado do adipometro.. eu mesmo tenho uma balança.. e tenho definição abdominal... meu bf na balança da 13% ... pegando o valor separado.. membros superiores o meu da 8% e inferiores 16% ...

Postado

Fiii, eu sei que a gente adora uma balança e um número bonito de BF pra falar pros amigos... Mas no fim, é só um número. O que vale mesmo é o espelho.

O MPCosta e o HMacOS fizeram uma tradução bem legal sobre isso aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Vale a pena ler.

Mas o que vai dizer se vc precisa bulkar mais ou entrar em cut é seu espelho e sua vontade.

Quer trincar? Manda ver no cut. Eu acho que fazer isso agora no inverno é meio besteira (hahahaha), então manda ver numa dieta um pouco menos hipercalórica... mantém esse peso por uns 3 meses e depois manda ver no cutt, lá pra agosto assim, que em outubro vc vai estar bonitão pro verão brasileiro.

Beijo!

• 1 mês depois...
Postado

Bom dia!

Sempre faço avaliação por dobras cutâneas na academia. O profissional pega 7 dobras.
Venho diminuindo meu percentual ao longo deste último ano, baixei de 93,5kg com 17% pra 10,9% com 88,8kg(atual).

Comecei a ir numa nutricionista há uns 2 meses, na época fiz uma avaliação com dobras dias antes de ir e tava com 12% +ou- e quando eu subi na balança de bioimpedância dela deu mais de 15%. Voltei lá 20 dias depois, estava gostando da dieta, estava vendo que tinha melhorado, meu abdome começando a aparecer, felizão! até subir na balança e dar mais de 17% de BF, WTF!?!?

Saí de lá revoltado porque estava vendo no visual que estava melhor! No dia seguinte fiz a avaliação com dobras de novo esperando, pela lógica, uns 14~15%, MAS para meu espanto deu 10,9%.

Agora eu pergunto a voces, qual a explicação lógica pra isso? Diminui gordura subcutanea mas aumentou a gordura intramuscular? Meu pensamento está certo?

Ah, a nutricionista fala que pelo fato de que ter feito uma refeição OFF um dia antes da bioimpedancia isso reflete nos resultados, o que acham? procede?

Aguardo o ponto de vistas de vocês, grato!

• Supermoderador
Postado

Bom dia!

Sempre faço avaliação por dobras cutâneas na academia. O profissional pega 7 dobras.

Venho diminuindo meu percentual ao longo deste último ano, baixei de 93,5kg com 17% pra 10,9% com 88,8kg(atual).

Comecei a ir numa nutricionista há uns 2 meses, na época fiz uma avaliação com dobras dias antes de ir e tava com 12% +ou- e quando eu subi na balança de bioimpedância dela deu mais de 15%. Voltei lá 20 dias depois, estava gostando da dieta, estava vendo que tinha melhorado, meu abdome começando a aparecer, felizão! até subir na balança e dar mais de 17% de BF, WTF!?!?

Saí de lá revoltado porque estava vendo no visual que estava melhor! No dia seguinte fiz a avaliação com dobras de novo esperando, pela lógica, uns 14~15%, MAS para meu espanto deu 10,9%.

Agora eu pergunto a voces, qual a explicação lógica pra isso? Diminui gordura subcutanea mas aumentou a gordura intramuscular? Meu pensamento está certo?

Ah, a nutricionista fala que pelo fato de que ter feito uma refeição OFF um dia antes da bioimpedancia isso reflete nos resultados, o que acham? procede?

Aguardo o ponto de vistas de vocês, grato!

A lógica é que a bioimpedância tem uma margem de erro grotescamente alta. Chega a ser de 8-9%, ou seja, se na balança deu 17%, seu BF pode estar entre 8% e 26%. Pequena margem de erro, né?

Resumindo: esqueça bioimpedância.

Aqui tem mais informações: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...