Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Um suplemento altamente antioxidante e com outras propriedades que vale à pena conhecer.

O que é Astaxantina?

As microalgas são realmente fascinantes para quem aprecia nutrição saúde e qualidade de vida. O repertório de nutrientes e elementos protetores ou medicinais que esta família de microplantas oferece ao homem é inigualável.A Clorella, com sua pesquisada capacidade de drenar toxidade para fora do corpo, carregando com ela metais pesados, também protege o corpo de radioatividade e diversas formas de poluição. Já a Spirulina concentra em si tanta riqueza nutricional que a WHO (Organização Mundial de Saúde) concedeu a este alimento o título de “o mais nutritivo alimento natural disponível na Terra”.Apenas estes dois membros ilustres já seriam suficientes para glorificar esta nobre família biológica. Nos anos recentes, contudo, é uma substância extraída de uma outra microalga, a Haematoccous pluvialis, que tem revolucionado o universo da nutrição e saúde. Refiro-me à Astaxantina, compreendida como o mais poderoso e eficaz antioxidante encontrado na Natureza.Pesquisadores, nutricionistas e especialistas da área apreciam tanto os efeitos da Astaxantina que, num universo de opções de complementos, suplementos e alimentos, tem a Astaxantina como um dos essenciais para seu próprio uso. Nas palavras do Dr. Joseph Mercola: “É um dos suplementos mais incríveis de que já aprendi à respeito. O único que excede sua importância no uso diário, em minha opinião, é a vitamina D. É um dos suplementos essenciais que tomo, e um que não quero deixar faltar em meu dia a dia.”

A Astaxantina, também conhecida como a rainha dos carotenos, é uma substância intensamente vermelha, produzida no interior da microalga quando ela precisa se proteger da radiação ultravioleta do sol intenso. Ela é o mecanismo de sobrevivência da alga, que a sintetiza de maneira semelhante a que as células da pele do corpo produzem melanina quando expostas ao sol para proteger o corpo da radiação UV excessiva.

É interessante notar que um dos notáveis benefícios da Astaxantina é sua capacidade inerente em proteger quem a ingere das queimaduras solares.

Astaxantina funciona como um filtro solar interno

Estudos iniciais conduzidos no Japão descobriram que a ingestão de Astaxantina porporcionava aos ratos a capacidade de se expor à radiação UV por mais tempo sem experimentar queimaduras ou danos à pele.

Uma das empresas que cultiva e extrai a Astaxantina no Hawaii testou-a com voluntários e descobriu que a ingestão de 4mg diárias durante duas semanas de fato ampliou significativamente a quantidade de tempo em que o indivíduo era capaz de se expor ao sol sem se queimar. E mais – as pessoas reportaram facilidade em adquirir uma coloração bronzeada na pele, sem o uso de qualquer substância bronzeadora artificial. É como ingerir um ultra concentrado suco de cenouras – com benefícios que vão muito além deste.

Embora a luz do sol seja extremamente necessária e benéfica para a saúde dos ossos, dos hormônios e do sistema imunológico, proteger-se dos efeitos deletérios do excesso de raios UV é importante para evitar envelhecimento precoce da pele, manchas e câncer de pele. E o fato é que a popular solução do uso do filtro solar traz consigo efeitos colaterais, pois quase sempre o mesmo é uma composição de substâncias sintéticas não-orgânicas e indesejáveis, as quais invariavelmente serão assimiladas pelo corpo e haverão de ser tratadas por ele como material a ser desintoxicado.

A milenar ciência da Ayurveda sugere: você não deve passar na pele aquilo que você não pode ingerir. E os pesquisadores afirmam que a

Astaxantina absolutamente funciona como um filtro solar interno. A recomendação diária de 4mg precisa ser ingerida por algumas semanas antes de se instalar na pele e realizar esta ação protetora.

Obviamente que, mesmo com esta proteção extra, os horários de pico do sol devem ser evitados, tal como é normalmente recomendado, e os limites individuais de cada pele devem ser observados.

Astaxantina pode ampliar o desempenho atlético

Alguns estudos realizados na Suécia demonstraram que atletas que utilizaram uma dose de 4mg por dia de Astaxantina obtiveram ao longo de seis meses um ganho de força e resistência 40% superior ao grupo que utilizava um placebo.

Atletas geram grandes quantidades de oxidação e radicais livres dentro de si – e a Astaxantina, que tem uma ação antioxidante tão eficaz, ajuda a minimizar este dano e acelerar a recuperação muscular.

Com sua ação antiinflamatória natural, a Astaxantina é útil para muitos.

Sendo um antioxidante poderoso, a Astaxantina oferece significativo efeito antiinflamatório e pode beneficiar, como auxiliar coadjuvante, quem lida com doenças associadas com inflamação, como a artrite, aliviando sintomas e dores quando ingerido consistentemente por no mínimo três semanas.

Ainda assim, a Astaxantina não deve ser vista como uma “cura milagrosa”. Se você sofre com artrite ou qualquer outra condição inflamatória, você precisa de qualquer maneira tratar das causas fundamentais do problema, o que em muitos casos está relacionado com dieta – especialmente no que diz respeito à ingestão excessiva de açúcares e cereais (carboidratos), os quais aumentam os níveis de insulina e das prostaglandinas inflamatórias. Também se faz importante que você verifique sua ingestão de gordura para verificar se está ingerindo gorduras saturadas saudáveis (sim, elas são essenciais quando de boa fonte) e os famosos Omega 3 antiinflamatórios na quantidade adequada.

Um fator a ser observado é que a astaxantina é uma substância lipossolúvel. Isto significa que deve ser ingerida com uma pequena quantidade de gordura saturada para ser assimilada adequadamente e carregada até o interior dos tecidos. Manteiga, óleo de coco ou ovos orgânicos (todos fontes de gordura saturada) seriam complementos ideais para este propósito.

Astaxantina e a saúde dos Olhos

Pesquisas têm também demonstrado que a Astaxantina é o mais eficaz nutriente para a visão já descoberto, muito superior em ação aos carotenóides comuns (alfa e beta caroteno, luteína, zeaxantina, cantaxantina).

Em nove diferetes estudos clínicos conduzidos com humanos, a Astaxanthian demonstrou prevenir cataratas, vista cansada, glaucoma, oclusão arterial da retina, edema macular cistóide e doenças inflamatórias diversas do globo ocular. Ela auxilia na manutenção da função motora dos olhos, assim como dos demais músculos do corpo.

Astaxantina e a saúde do cérebro

Nos últimos anos, 10 estudos diferentes demonstraram a relação entre a ingestão de Astaxantina e a saúde do cérebro:

  • Prevenção de Dano Cerebral por Isquemia (Kudo et al 2002 and Oryza Company 2006)
  • Melhoria da função de memória em demência vascular (Hussein 2005)

Pela natureza da substância e seus efeitos, tudo leva a crer que ela auxilia a prevenir a deterioração do tecido cerebral, e contribui para a ampliação de suas funções cognitivas.

Astaxantina no salmão?

Existem diversas maneiras de se medir a potência da ação antioxidante de uma substância, e em todas elas a Astaxantina se mostrou muito mais eficaz do que os antioxidantes mais conhecidos – 550 vezes mais do que a Vitamina E, 800 vezes mais do que a Coenzima Q10, 6000 vezes mais do que a vitamina C.

Praticamente tudo o que tem coloração avermelhada e é proveniente do oceano possui Astaxantina em sua composição – como o salmão, o camarão e a lagosta. O salmão é de longe o que possui a maior concentração desta substância. É importante notar que me refiro ao salmão selvagem, que cresce solto em seu habitat natural, com sua dieta natural. O salmão criado em fazendas aquáticas, que é a quase totalidade do que é servido em restaurantes e vendido em supermercados, é alimentado com Astaxantina sintética. Sintetizada em laboratório a partir de petróleo, esta definitivamente não é o que estamos buscando ingerir e com certeza não apresenta os mesmos benefícios (tanto que a versão sintética não tem permissão de ser vendida como suplemento para consumo humano).

Entretanto, mesmo no caso do salmão selvagem, para uma pessoa ingerir a dosagem terapêutica recomenda de Astaxantina (4mg por dia), seria necessário comer cerca de 300g do peixe diáriamente. Se percebermos que, no Brasil, o preço do kg do salmão selvagem está na casa dos R$ 100, e levarmos também em consideração a raridade de peixes que não estão contaminados com mercúrio e outros poluentes (afinal, o mar não está para peixes), compreende-se que a ingestão da Astaxantina na forma de suplemento (em cápsula gelatinosa) é a forma ideal para usufruir de seus benefícios.

Em Resumo:

. A Astaxantina, uma substância extraída de microalgas vermelhas, é hoje tida como a mais eficaz substância antioxidante encontrada na Natureza. Pesquisas têm demonstrado que ela pode beneficiar ao corpo como um todo, prevenindo queimaduras solares e auxiliando naturalmente no bronzeado, ampliando o desempenho atlético, prevenindo cataratas, vista cansada e outras doenças visuais, além de algumas doenças cerebrais e tratando os sintomas de doenças inflamatórias tais como a artrite.

- A fonte mais comum de Astaxantina na alimentação é o salmão selvagem, raro e caro para o mercado brasileiro, o que torna praticamente impossível a ingestão de quantidades ideais de astaxantina através da alimentação e sugere que o uso dos extratos das algas encapsulados como a alternativa ideal para usufruir de seus benefícios no dia a dia.

Fonte: http://www.puravida....-e-astaxantina/

Editado por cyberots

Publicidade

  • Supermoderador
Postado

Ótimo texto.

Só complementando, para os olhos a combinação de 2 outros anti-oxidantes (Zeaxantin com luteina) é mais bem falado que Astaxantin.

E o Salmão que normalmente se consome no Brasil, vindo do Chile, é, na verdade, uma espécie de Truta que, via cruzamentos seletivos, adquiriu algumas características do Salmão, como a cor e parte do tamanho. Come-se, portanto, o que o mercado chama de Truta Salmonada, um peixe de água doce criado nos lagos andinos.

O Salmão verdadeiro, de água salgada, é vendido em importadoras com preço variando de acordo com a coloração da carne, que vai de laranja claro (mais barato) até um laranja escuro, quase vermelho, bem mais caro.

Postado (editado)

busarello pelo pouco que ja andei lendo zeaxantin com luteina, ambos presentes na gema do ovo, eram sim tidos até há pouco tempo como melhores nutrientes para os olhos, mas as pesquisas atuais indicam que a Astaxantina é bem superior aos dois... A luteína td era tida como melhor antioxidante, e igualmente perdeu essa colocação pra astaxantina. Dp vou ver se acho algum estudo pra postar aqui, valeu!

ainda bem que adoro comida japonesa

Pois é, sempre bom comer de tudo! ;)

Editado por cyberots
Postado

@Busarello:

Então todos os restaurantes japoneses que eu gasto uma grana pra comer salmão, são na realidade uma farsa!?? auhauhahu

vish....Preciso pesquisar sobre essa truta aí. Tenho um cunhado que é donode uma rede de restaurantes com comida oriental, e ele importa slmão mesmo. Vou perguntar pra ele sobre isso.

Ver se vem do Chile e talz.

Poderia dar mais informações sobre essa alegação? Isso é serio, pois muita gente baseia-se no salmão como fonte de óleos de peixe, e até mesmo dessa astaxantina, e se na realidade não é salmão que é vendido, então muitos dos lugares poderiam ser processados judicialmente por falsidade ideológica...

Postado

Ótimo texto.

Só complementando, para os olhos a combinação de 2 outros anti-oxidantes (Zeaxantin com luteina) é mais bem falado que Astaxantin.

E o Salmão que normalmente se consome no Brasil, vindo do Chile, é, na verdade, uma espécie de Truta que, via cruzamentos seletivos, adquiriu algumas características do Salmão, como a cor e parte do tamanho. Come-se, portanto, o que o mercado chama de Truta Salmonada, um peixe de água doce criado nos lagos andinos.

O Salmão verdadeiro, de água salgada, é vendido em importadoras com preço variando de acordo com a coloração da carne, que vai de laranja claro (mais barato) até um laranja escuro, quase vermelho, bem mais caro.

Nao é regra que todo restaurante japones sirva a truta, na verdade restaurante japones mesmo só serve salmão, nao é atoa que é tao caro, agora aqueles baratos servem a truta de salmão mesmo, nutricionalmente falando é a mesma coisa do salmão, só é criada em cativeiro

Postado

Aqui achei uma boa comparação entre os dois peixes:

http://www.minhavida...-a-truta-salmao

Então assim, apesar de os 2 serem muito bons, o salmão é mais rico em ômega-3, magnésio e potássio. E como o principal motivo de eu consumir salmão seja pelo sabor característico e pelo ômega-3, creio que seria uma decepçõa muito grande saber que venho consumindo truta salmonada ao invés de salmão, mesmo sabendo das ótimas propriedades nutricionais da truta salmonada...

Preciso prestar mais atneção nesse negócio e saber distinguir quando é um e quando é outro.

Postado

difícil mesmo diferenciar, tem que conhecer dos 2 peixes pra saber diferenciar, os 2 são muito parecidos, só perguntando no restaurante mesmo, ou vendo pelo preço, um rodízio que custa 50$ duvido que seja truta salmonada

mas nutricionalmente falando, os 2 são saudáveis e tem boa quantidade de micronutrientes e ômega-3

  • Supermoderador
Postado

A fonte de alimentação é que diferencia o verdadeiro salmão do criado em cativeiro. E, nutricionalmente falando, são bastante diferentes sim, principalmente em ácidos graxos.Tem inúmeras industrias pesqueiras aqui na minha região (litoral norte de SC) e convivo com isso a 38 anos... O custo do salmão claro (king), NATURA, do alaska, CIF para o aeroporto de Navegantes não baixa de 50 dólares o quilo...

  • 2 semanas depois...
Postado (editado)

Segue um texto em inglês sobre os benefícios desse suplemento!

The Benefits of Astaxanthin, Nature's Strongest Antioxidant

salmon-swimming.jpg

Astaxanthin is one of the most powerful anti-inflammatory nutrients in the world.

The benefits of astaxanthin are many. It has been shown to be a very effective remedy for all types of tendon, joint and muscle pain, arthritis and tennis elbow. It's also been shown to be a great nutritional supplement for youthful, beautiful skin, and maybe the best one to take for your eyesight as well.

The benefits of astaxanthin have shown to be extremely helpful for endurance athletes.

One of the most powerful benefits of astaxanthin is best demonstrated by salmon. These fish often go without food for days, drawing on their own reserves while making their way upstream for hundreds of miles to spawn. Where do they acquire such endurance? From their considerable dietary intake of astaxanthin.

What is astaxanthin?

Astaxanthin (pronounced asta-ZAN-thin) is one of a group of natural pigments known as xanthophylls (pronounced ZAN-tho-fils), a subcategory of the carotenoid family.

Carotenoids are phytochemicals (plant chemicals) produced by plants (and some animals, too) as part of their survival mechanisms. Plants use carotenoids for their natural antioxidant properties to protect themselves from the harsh rays of the sun.

Salmon and shellfish get their red or pinkish color from a diet of krill and other small organisms that in turn eat astaxanthin-rich algae and plankton. You can get some astaxanthin into your diet by eating these foods, but taking supplements made from microalgae is far more beneficial. Microalgae contain as much as 1,000 times the concentration of natural astaxanthin that you'll find in salmon.

The Benefits of Astaxanthin Reach Every Part of Your Body

Astaxanthin has been shown in the lab to be the strongest natural antioxidant known. A combination of factors unique to astaxanthin help explain this:

  • Astaxanthin can reach into every part of the cell, inside and out,
    similar to lipoic acid.
  • Astaxanthin can cross the blood-brain barrier to protect
    the brain and nervous system.
  • Astaxanthin can cross the blood-retinal barrier and
    bring protection to the eyes.
  • Astaxanthin works in every part of your body, organs and skin.

Astaxanthin is also unique in that it can handle many different species of free radicals simultaneously, putting it in a class by itself. Many antioxidants can only handle one type of free radical at a time, and they tend to have a preference for one type – a singlet oxygen free radical, a nitric oxide free radical, or a peroxyl free radical. Antioxidants can also become depleted from neutralizing free radicals and become oxidized themselves. This doesn't occur with astaxanthin. These two factors alone make astaxanthin stand out from all other antioxidants.

The Benefits of Astaxanthin for Inflammation

Inflammation is your body's response against infection, and the mechanism it uses for repairing injured tissue. When a virus attacks your cells, your inflammatory system kicks in to fight it off. If you sprain an ankle, your inflammatory system works to repair the damage. Other examples of inflammation include the swelling you experience from arthritis and sunburn.

"Silent" inflammation underlies many diseases.

While occasional inflammation is a normal, healthy process, chronic inflammation can lead to serious problems. This is often called systemic or "silent" inflammation.

This chronic inflammation has commonly been associated with with asthma and arthritis, but now is thought to be an underlying cause of atherosclerosis, strokes, ulcers, Alzheimer's and Parkinson's disease, cancer, diabetes and more.

aspirin-bottle.jpg

Common treatments for inflammation come with significant side effects.

Common inflammation remedies include aspirin, acetaminophen and the prescription drug Celebrex. None of these are harmless; they all have significant side effects, serious enough to result in 103,000 hospitalizations and 16,500 deaths per year in the United States. Complications from the use of these medications represent 43% of all drug-related emergency visits.

Check with Wikipedia on the side effects of aspirin and other non-steroidal anti-inflammatory drugs (NAIDs).

People are discovering the benefits of astaxanthin for problems resulting from chronic inflammation. It's a completely safe alternative, and is effective for a large percentage of users. It may not work as quickly as a drug, but it appears to have far more benefits than any prescription medicine, especially over the long-term.

Astaxanthin for Joint Pain

arthritis.jpg

Astaxanthin can help reduce pain and inflammation in tendons, joints and muscles.

Astaxanthin has been shown to be a very effective remedy for all types of joint pain, including tennis elbow, carpal tunnel syndrome, arthritis, and joint soreness after strenuous exercise.

A health survey of 247 astaxanthin users taken by the Nutrex-Hawaii company showed that over 80% of those reporting back pain and symptoms from osteo- or rheumatoid arthritis reported an improvement from supplementing with astaxanthin.

Astaxanthin - the Serious Athlete's Secret Weapon

The benefits of astaxanthin for serious athletes are significant. Regular users report that supplementing with astaxanthin:

basketball-player.jpg

• increases strength and stamina

• reduces recovery time

• prevents joint and muscle soreness after exercise

If you are a avid athlete, you don't want to be hampered with fatigue or sore joints and muscles. Anything that can reduce inflammation will benefit your athletic capacity — and astaxanthin has been shown to be one of the most effective natural inflammatories there are.

How does astaxanthin help with stamina and endurance?

Astaxanthin's ability to increase your endurance is due to its beneficial effect on your mitochondria, the part of your cells that generates up to 95 percent of your energy. Many of your mitochondrial cells are found in your muscle tissue; that's where you have the greatest need for them. When your mitochondria can't produce enough energy to meet your body's demands, your strength and endurance suffer.

This energy-producing activity of your mitochondria also has a downside — it generates highly reactive free radicals that damage your cell membranes. The more strenuous your activity, the more free radicals you produce. This cellular damage results in excessive inflammation which results in tired and sore muscles.

exhaustion.jpg

When you're running a marathon, your body is consuming oxygen at an accelerated rate, and generating 12 times as many free radicals as when you are resting. Numerous studies, with humans as well as animals, have shown that astaxanthin's powerful ability to quench these free radicals is what's responsible for its ability to give you more strength and endurance.

Astaxanthin is also effective in reducing lactic acid buildup during intense exercise. Lactic acid is what produces the "burn" you feel when you're exerting your muscles to their maximum, and is a limiting factor in terms of stamina.

Many competitive and endurance athletes have become believers in astaxanthin supplements for all of the above reasons.

Astaxanthin for Youthful, Beautiful Skin

womansface.jpg

One of the most frequently-reported benefits of astaxanthin is an improvement in skin quality. There is evidence that astaxanthin not only prevents UV sun damage from occurring, but may actually help to reverse external signs of aging from the inside out. This has been clearly demonstrated in human clinical trials.

Many users of astaxanthin supplements report that they are able to spend significantly more time out in the sun without burning than they were able to before. This is due to the powerful anti-inflammatory properties that astaxanthin has. (A sunburn is essentially an inflammation of your skin).

Dr. Nicholas Perricone, one of the world's leading antiaging experts, highly recommends astaxanthin for reducing wrinkles and age spots, improving moisture levels, elasticity and smoothness, and for giving your skin a beautiful, healthy glow.

Several cosmetic manufacturers have begun to use astaxanthin as an ingredient in facial and body creams to provide UV protection and heal damaged skin.

The Benefits of Astaxanthin for Eye Health

Recent studies reveal that astaxanthin is the ultimate supplement for eye health and the prevention of blindness. A primary reason is because it's one of the few antioxidants that can penetrate the retinal barrier in your eyes. Supplementing with astaxanthin has been found to have protective benefits against a number of vision-related problems, including:

  • cataracts
  • macular degeneration
  • cystoid macular edema
  • diabetic retinopathy
  • glaucoma and many others

Other Reported Benefits of Astaxanthin

Astaxanthin benefits cover virtually the entire spectrum available from antioxidants. Aside from those previously mentioned, here are some other benefits of astaxanthin:

  • boosts immune system
  • helps prevent heart attacks
  • helps prevent the initiation of cancer cells
  • helps prevent Alzheimer's and Parkinson's
  • normalizes blood pressure
  • relieves prostate problems
  • gives you better resistance to colds
  • prevents and relieves diabetes
  • prevents gum disease
  • enhances reproductive health
  • protects all parts of the cells from oxidative damage

Fonte: http://www.antioxida...staxanthin.html

Editado por cyberots

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...