Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

5/3/1 Treino Fullbody*: Agache, Empurre E Puxe - Por Jim Wendler

GuitarndIron

Posts Recomendados

*Treino Fullbody: em que todo o corpo é exercitado a cada sessão.

Essa semana me deparei com esse artigo do Wendler sobre uma versão fullbody do 5/3/1. A divisão é feita de 3 dias, onde todos os 4 básicos (agachamento, terra, militar e supino) são feitos pelo menos uma vez na semana.

Eis o artigo:

Revisitando um velho favorito.

Eu experimentei e escrevi milhares de programas e divisões para estes - esse artigo sendo sobre mais uma dessas divisões. Eu estou apaixonado por programar os treinos e tentar descobrir maneiras de simplificar as coisas. Sempre leio artigos e livros sobre treinos de outros e tento encontrar uma maneira de tornar aquilo algo ainda mais simples. Não para estragar o programa deles, mas para ver o quadro todo - é como ler um bom livro/artigo; o autor sempre esconde algumas ideais nas entrelinhas.

Eis aqui um programa com 3 treinos/semana que permite com que você treino seu corpo todo em cada sessão. Isto não é nada pomposo, nada masturbatório (?) ou elegante. Essa divisão surgiu em uma tentativa de readquirir minha antiga flexibilidade dos ombros via treinos mais frequentes - até se fossem agachamentos mais leves. A partir daí, a divisão metamorfoseou-se nisto.

Caso você já esteja fazendo o 5/3/1, você pode facilmente começar a treinar assim na próxima semana. Nada precisa mudar e é uma fácil transição.

Isto é, obviamente, inspirado por alguns dos treinos de Bill Starr (e, assim, de Mark Rippetoe); eu agradeço-lhes pela inspiração. Como vocês podem ver, você tem um movimento de empurrar, puxar e um agachamento cada dia. Porém cada dia tem uma ênfase "de peso". E você sempre agachará primeiro, já que agachar é melhor que qualquer outra coisa.

Segunda

- Agachamento - 3 séries de 5-10 repetições (usando as % de deload)

- Lev. Terra - 5/3/1

- Supino com halteres - 3 séries de 8-20 repetições

Quarta-feira

- Agachamento - 3 séries de 5-10 repetições (usando as % de deload)

- Supino - 5/3/1

- Remada unilateral com halter (serrote) - 3 séries ou Kroc Rows

Sexta-feira

- Agachamento - 5/3/1

- Militar - 5/3/1 (ou faça outro exercício de empurrar no lugar como assistência)

- Barra-fixa pronada ou Remada na barra T - 3-5 séries de quantas repetições você quiser, algo entre 5-30

Notas do autor:

- Comece com séries de 5 repetições nos dias de agachamento "leve". Você pode ir aumentando as repetições até chegar em 10, mas não é obrigatório.

- Você pode estruturar o treino como quiser, mas essa é provavelmente a melhor divisão que eu já treinei.

- Estou treinando nesse tipo de divisão desde o meu acidente - e só agora escrevo o artigo, pois queria ter certeza da eficácia do treino.

- O treino funciona e é divertido. Eu faço grandes intervalos entre os exercícios, já que uso o local de treino para ficar mais forte e não tonificado.

- Eu não me comprometo-me pessoalmente com meu treino - se você quiser mudar algo, faça-o e veja se funciona. Eu não me responsabilizo por nada que tenha sido feito por mim.

- Coma. Durma. Mate. Defenda.

- Jim Wendler

Notas do tradutor:

- É preciso ter conhecimento sobre o funcionamento do treino 5/3/1 do autor para entender realmente o artigo.

- É uma boa alternativa a quem não tem a possibilidade de fazer a divisão de 4 dias do 5/3/1 original, ou é menos apegado às assistências.

Editado por GuitarndIron
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Legal, Guitar.Muito boa a tradução.

Manel, dá pra fazer o seguinte é adicionar ladders e repetir a segunda e a terceira série. Por exemplo:

Agacho (semana 1):

65% x5

75% x5

85% x5

75% x5

85% x5

Então ao invés de tentar bater PR de reps na terceira série, você faz os ladders.

Link para o comentário

Legal, Guitar.Muito boa a tradução.

Manel, dá pra fazer o seguinte é adicionar ladders e repetir a segunda e a terceira série. Por exemplo:

Agacho (semana 1):

65% x5

75% x5

85% x5

75% x5

85% x5

Então ao invés de tentar bater PR de reps na terceira série, você faz os ladders.

hum... entendi, valeu 2drafael, acho que o volume vai ficar legal desse jeito.

Link para o comentário

• 1 ano depois...
  • 1 mês depois...

Achei o treino muito parecido com o SS e SL.

Isto é, obviamente, inspirado por alguns dos treinos de Bill Starr (e, assim, de Mark Rippetoe); eu agradeço-lhes pela inspiração. Como vocês podem ver, você tem um movimento de empurrar, puxar e um agachamento cada dia. Porém cada dia tem uma ênfase "de peso". E você sempre agachará primeiro, já que agachar é melhor que qualquer outra coisa.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...