Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Constipação - Possíveis Causas [Dica]

Saltyman

Posts Recomendados

Pessoal,

Venho trazer uma dica boa para aqueles que sofrem de constipação. Desde que me lembro, sempre sofri com isso, mesmo ingerindo bastante fibras e bebendo bastante água, que são as duas recomendações "padrão" pra quem sofre com intestino preguiçoso. Isso nunca adiantou pra mim.

Cansado disso, e percebendo que o leite na maioria das vezes me causava um inchaço abdominal/gases, fui pesquisar mais a fundo em fóruns/sites internacionais e me deparei com esse tópico no fórum bodybuilding.com:

Food Causing Constipation v. great info

Resumidamente, o texto diz que a quantidade de fibras nem é muito relevante na causa da constipação (e destaco isso em negrito pois foi o que mais me deixou impressionado, achava que as fibras eram o fator mais determinante), e sim certos alimentos. Dentre eles, cita-se:

- Carnes preparadas (cozidas, fritas, esquentadas de alguma forma)

- Latícinios em geral (leite, queijo, iogurte, etc)

- Alimentos derivados do trigo (pão, massas, bolachas, etc)

- Suplementos de cálcio e ferro

A causa disso é que as carnes preparadas criam um composto chamado betacarbolina, que tem um efeito anestésico para o intestino. Já quanto ao leite, o mesmo possui substâncias opióides (sim, por incrível que pareça) que tem um efeito sedativo e que acabam também "desligando" o intestino; o mesmo caso acontece com o trigo, que, como um meio de defesa (para não ser consumido), possue também péptidos opióides (poderosas substâncias anestésicas que acabam prejudicando o funcionamento do intestino). Isso é explicado mais detalhadamente no tópico original.

Bom, a moral da história pra mim é: como minha grande suspeita era o leite, cortei totalmente o leite e o iogurte da dieta, mantendo apenas queijos (e consumo muito pouco pois minha principal fonte de proteínas vem mais das carnes e dos ovos).

Resultado: tô conseguindo ir no banheiro normal depois disso. Não sei se é cedo pra dizer (faz 4 dias que parei), mas parece que a causa pra mim era realmente o leite. Só não sei dizer se eu tenho uma leve intolerância a lactose ou se é por causa das tais substâncias "opióides" presentes no leite. Mas eu chuto a primeira opção por conta dos sintomas que sempre tive ao beber leite.

Editado por vi7ao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...