Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Cetônica Ou Cetogênica: Quantidade De Carboidratos.

Eduardo87

Posts Recomendados

• Supermoderador

Certo,

Pelo que li para estimular a fase de cetose seria as 48 horas de sem carboidratos, tenho dúvida nessa parte, nessas 48 horas iniciais tem que ser realmente 0 carbo? até pq uma dose de whey teria uns 3.5 e uma de albumina 0,7g.

Para instaurar o processo de cetose é 48horas de ZERO carbo mesmo? Entendi que depois que você entra em cetose um pouco de carbo não atrapalha, mas e até começar a cetose?

Não. Você pode consumir uma pequena quantidade de carboidrato. Quanto menos consumir, mais rapidamente entrará em cetose. Mas não tem absolutamente nenhum problema você consumir, por exemplo, uns 30-50 gramas de carboidrato.

Imagine que vc tem um estoque de carboidratos no corpo de aproximadamente 500g, que podem fornecer cerca de 2000kcal portanto.

Teoricamente, para depletar isso, vc precisaria de gastar 2000kcal no mínimo, e sendo 100% de glicose como fonte energética, para então considerar depletado o glicogênio(carbo) e passar ao estado de cetose.

Mas não é exatamente assim que funciona, já que vc passa o dia consumindo pequenas quantidades de carbo e gastando outra quantidade. Então, durante o dia, vc pode considerar um "saldo de carboidratos". Quando maior for o déficit desse saldo, mais rapidamente irá depletar o glicogênio. Chegará uma hora em que vc, mesmo ainda possuindo uma pequena quantidade de carbo em forma de glicogênio, entrará em cetose, pois o seu corpo precisará de energia mais rapidamente e em maior quantidade do que há disponibilidade de fornecimento através desse glicogênio remanscente. Então, vc passa a ficar, basicamente, "no limite" dos carbos. Sempre com um mínimo, mas que não é suficiente.

O cérebro é o único órgão se não me engado que usa exclusivamente glicose como fonte energética. Porém, não creio que seja necessária grande quantidade de carbo para fornecer a energia necessária para o funcionamento do cérebro, exclusivamente falando, durante um dia. Se vc não consumir NADA, no entanto, o próprio corpo passa a produzir glicose apartir de gordura ou aminoácidos, através de um processo chamado neoglicogênese.

~Resumindo,

Para não entrar em estado de privação de comida e diminuir drasticamente o metabolismo, é recomendável consumir pelo menos 15-20g de carbo por dia. Não dá pra calcular exatamente quanto tempo vai demorar para entrar em cetose, nem quanto tempo dura, ou quanto de carbo vc pode comer sem sair desse estado. Nem faz sentido querer entrar em detalhes. Mas mantendo uma dieta com bem pouco carbo, vai ocorrer, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, dependendo do seu "saldo de carbos". Vc pode entar acelerar o processo fazendo mais exercícios sem consumir carbos até entrar num estado de total fadiga, tipo uma maratona. Depois é só não consumir mais carbos em grande quantidade. Ou vai de boa, gastando um pouco por dia até chegar lá.

Bruno,

não creio que o corpo entre em cetose se ainda houver glicogênio (hepático) disponível. De qualquer forma, o glicogênio hepático acaba rápido, você não tem tanto glicogênio assim no fígado (creio que em torno de uns 200 gramas). Seu cérebro usa em torno de 100 gramas de glicose por dia.

Quando o glicogênio acabar, seu corpo começa a produzir glicose a partir de aminoácidos e glicerol (gliconeogênese, como você comentou). Depois de um tempo neste estado ele passa a produzir corpos cetônicos a partir de ácidos graxos, provavelmente deve ter algum hormônio que sinalize que não há muita glicose disponível e que a gliconeogênese está ocorrendo mais do que deveria.

Assim os tecidos que usualmente utilizam apenas glicose - como o cérebro - passam a usar cetonas como fonte de combustível.

Seu glicogênio muscular irá permanecer onde está, a não ser que você se exercite. Não há como o restante do corpo utilizar a glicose armazenada nos músculos.

Ah, seu metabolismo não vai diminuir drasticamente se você não consumir carboidratos.... isso é mais um daqueles mitos da nutrição que teimam em sobreviver. Lembro de um estudo que mostrou que um jejum completo ao longo de 4 dias aumentou o metabolismo nos três primeiros dias, provavelmente devido a uma maior liberação de adrenalina e noradrenalina no corpo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ok, 100g pro cérebro então, 400kcal só pro cérebro. Então, uma vez depletado o glicogênio muscular e hepático, o indivíduo que consumir menos que 400kcal por dia de carboidratos entrará em cetose, ainda que seja parcialmente, correto?

Tipo, consumiu 100kcal de carbo apenas(25g), então o cérebro ainda precisa de mais 300kcal no dia, que vai obter apartir da gliconeogênese. Só que passadas 48horas aproximadamente desse processo, se mantido contínuo, isto é, sem repor o glicogênio, o cérebro então modifica o processo de utilização dos corpos cetônicos para que utilize os mesmo para queimar e fornecer energia diretamente, ao invés de indiretamente. Após essa etapa, o indivíduo passa a "economizar" as baixas reservas de glicogênio para quando este for absolutamente necessário.

Um trecho da wikipédia esclaresce isso:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ketosis

If the diet is changed from a highly glycemic diet to a diet that does not provide sufficient carbohydrate to replenish glycogen stores, the body goes through a set of stages to enter ketosis. During the initial stages of this process, blood glucose levels are maintained through gluconeogenesis, and the adult brain does not burn ketones. However, the brain makes immediate use of ketones for lipid synthesis in the brain. After about 48 hours of this process, the brain starts burning ketones in order to more directly use the energy from the fat stores that are being depended upon, and to reserve the glucose only for its absolute needs, thus avoiding the depletion of the body's protein store in the muscles.[7]

Acho que está errado aí na parte de "body's protein store" ...acredito que se refere às reservas de glicogênio, na verdade.

Então quer dizer, o corpo entra em cetose antes de depletar completamente o glicogênio hepático e muscular, através de estágios de evolução da cetose. Até o ponto em que, se vc não consumir nenhum carboidrato, vc vai ficar sobrevivendo basicamente de corpos cetônicos e lipólise. Só que isso vai fazer com que seus músculos fiquem sem glicogênio, e isso eu acredito que fará você ficar completamente sem condições de fazer um treino com pesos. Por isso a recomendação de manter a ingestão de um mínimo de carbos.

E quanto à diminuição do metabolismo, me lembro que vc já tinha me falado sobre isso mesmo...Tinha que aparecer isso no MythBusters hueheueuh

Ok, 100g pro cérebro então, 400kcal só pro cérebro. Então, uma vez depletado o glicogênio muscular e hepático, o indivíduo que consumir menos que 400kcal por dia de carboidratos entrará em cetose, ainda que seja parcialmente, correto?

Tipo, consumiu 100kcal de carbo apenas(25g), então o cérebro ainda precisa de mais 300kcal no dia, que vai obter apartir da gliconeogênese. Só que passadas 48horas aproximadamente desse processo, se mantido contínuo, isto é, sem repor o glicogênio, o cérebro então modifica o processo de utilização dos corpos cetônicos para que utilize os mesmo para queimar e fornecer energia diretamente, ao invés de indiretamente. Após essa etapa, o indivíduo passa a "economizar" as baixas reservas de glicogênio para quando este for absolutamente necessário.

Um trecho da wikipédia esclaresce isso:

http://en.wikipedia.org/wiki/Ketosis

If the diet is changed from a highly glycemic diet to a diet that does not provide sufficient carbohydrate to replenish glycogen stores, the body goes through a set of stages to enter ketosis. During the initial stages of this process, blood glucose levels are maintained through gluconeogenesis, and the adult brain does not burn ketones. However, the brain makes immediate use of ketones for lipid synthesis in the brain. After about 48 hours of this process, the brain starts burning ketones in order to more directly use the energy from the fat stores that are being depended upon, and to reserve the glucose only for its absolute needs, thus avoiding the depletion of the body's protein store in the muscles.[7]

Acho que está errado aí na parte de "body's protein store" ...acredito que se refere às reservas de glicogênio, na verdade.

Então quer dizer, o corpo entra em cetose antes de depletar completamente o glicogênio hepático e muscular, através de estágios de evolução da cetose. Até o ponto em que, se vc não consumir nenhum carboidrato, vc vai ficar sobrevivendo basicamente de corpos cetônicos e lipólise. Só que isso vai fazer com que seus músculos fiquem sem glicogênio, e isso eu acredito que fará você ficar completamente sem condições de fazer um treino com pesos. Por isso a recomendação de manter a ingestão de um mínimo de carbos.

E quanto à diminuição do metabolismo, me lembro que vc já tinha me falado sobre isso mesmo...Tinha que aparecer isso no MythBusters hueheueuh

Link para o comentário

• Supermoderador

Bruno, a parte de body's protein stores está certa. O cérebro passa a utilizar cetonas, o que poupa a proteína do corpo - ou seja, o corpo precisa transformar menos proteína em glicose.

Veja no parágrafo acima: "During the initial stages of this process, blood glucose levels are maintained through gluconeogenesis, and the adult brain does not burn ketones."

Para ocorrer a gliconeogênese, seu estoque de glicogênio hepático já estaria depletado (se não estivesse o corpo produziria glicose a partir deste glicogênio).

O glicogênio muscular realmente não conta, você pode estar com ele cheio que mesmo assim entraria em cetose se não ingerisse a quantidade necessária de carboidratos.

A segunda parte do que você falou é a base para as dietas cetogênicas com ingestão de carboidratos - seja a dieta cetogênica cíclica (CKD), na qual você ingere carboidratos em um ou dois dias na semana (carb-load), ou a dieta cetogênica intermitente (TKD), na qual você ingere carboidratos apenas antes e depois do treino. Em ambas as dietas a ingestão de carboidrato é feita para repor o glicogênio muscular; realmente sem glicogênio os treinos ficarão severamente prejudicados.

Abraços

Link para o comentário

• Supermoderador

No caso do glicogênio, no período de dieta cetogênica, a glutamina desempenharia um papel positivo ou negativo ?

até onde eu sei o corpo poderia usar um pouco dela para produzir glicose... mas não faz sentido ingerir glutamina, se é para produzir glicose que se ingira carboidrato.

Link para o comentário

até onde eu sei o corpo poderia usar um pouco dela para produzir glicose... mas não faz sentido ingerir glutamina, se é para produzir glicose que se ingira carboidrato.

No caso da cetogênica, pensei apenas para preservar ou repor o glicogênio muscular, já que a ingestão de carbo é drasticamente reduzida, principalmente nos primeiros dias que é forçado a cetose. Não é com intenção de produzir glicose não.

Link para o comentário

• Supermoderador

No caso da cetogênica, pensei apenas para preservar ou repor o glicogênio muscular, já que a ingestão de carbo é drasticamente reduzida, principalmente nos primeiros dias que é forçado a cetose. Não é com intenção de produzir glicose não.

Te entendo, mas o glicogênio é reposto quando há glicose disponível... glicogênio é apenas uma forma de armazenar glicose.

Link para o comentário

Aproveitando o tópico do amigo e o nível de conhecimento das respostas, alías parabéns ao mpcosta82 e ao Brunobyof pelas respostas.

Estou montando minha dieta cetogênica, e estou precisando de uma calculadora de macronutrientes.

Abrazzz

Editado por arnaldocaveira
Link para o comentário

Pode usar essa calculadora aki ó:

http://www.saudeemmo.../gasto_kcal.htm

Muito boa por sinal.

Quanto à L-Glutamina, não existe uma relação direta, aparentemente, entre cetose e a ingestão de glutamina.

Ela é um aminoácido, e portanto não é utilizada para formar glicogênio de forma alguma, amenos que seja convertida em glicose, por algum motivo, o que não será o seu caso, muito provavelmente.

Link para o comentário

Pode usar essa calculadora aki ó: http://www.saudeemmo.../gasto_kcal.htm Muito boa por sinal. Quanto à L-Glutamina, não existe uma relação direta, aparentemente, entre cetose e a ingestão de glutamina. Ela é um aminoácido, e portanto não é utilizada para formar glicogênio de forma alguma, amenos que seja convertida em glicose, por algum motivo, o que não será o seu caso, muito provavelmente.

Essa é referente ao gasto calórico, queria uma de macronutrientes, apesar que essa daí também será útil.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...