Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Cetônica Ou Cetogênica: Quantidade De Carboidratos.

Eduardo87

Posts Recomendados

Bom galera, queria a ajuda de vocês pois tenho uma dúvida sobre a dieta Cetogênica.

Lá no tópico onde o LeandroTwin postou a dieta, diz que pode-se comer à vontade alimentos como saladas, verduras, ovos, queijo, etc.

Esses alimentos, mesmo que tenham pouco, também possuem carboidratos. Então se eu comer uma grande quantidade de queijo (geralmente 1g de carb cada), ovos (geralmente 0,6g de carb cada) e verduras (algumas contém até bastante carb), não estarei fugindo do objetivo da dieta, podendo chegar a até 100g de carboidrato por dia?

Não seria o certo montar uma dieta com comendo apenas carnes, claras de ovos e fontes de gorduras totalmente livre de carboidratos? ou mesmo consumindo esses alimentos com pouco carboidrato o efeito será o mesmo?

Agradeço desde já pelas respostas,

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom galera, queria a ajuda de vocês pois tenho uma dúvida sobre a dieta Cetogênica.

Sugiro que você leia o material do Lyle McDonald, Mario Di Pasquale, Dan Duchaine... você vai aprender e muito a respeito de cetônicas e afins.

Voce pode ingerir até no MAX 15g á 20g de carbo por dia

Não funciona bem assim, na verdade é a proporção de macros com baixo carboidratos...

eu mesmo fiz a dieta do DiPasquale e consumia somente 30g dia, porem em outras dietas 60g... isso varia não é regra.

Link para o comentário

Para entrar em cetose, não precisa ficar com Carbo muito baixo, eu fiz essa dieta e ficava em cetose com 50g a 70g tranquilo, recomendo não passar de 70g. Ficar com carbo muito baixo só vai prejudicar seu treino, pois se você não sabe, essa dieta possui colaterais e em determinadas pessoas esses colaterais costumam ser "tensos". Exemplos: Febre, muita indisposição, fraqueza excessiva, náuseas, diarreia... há outras que eu não lembro.

Link para o comentário

Obrigado todos ae, ajudaram bastante.

Vou ler esse material sim abrahao1998, valeu por citar.

Bom acho que quando for fazer a dieta cetônica, vou deixar bem baixo o carbo e se os colaterais forem fortes faço algumas alterações.

Valeu pela ajuda, abraços!

Link para o comentário

• Supermoderador

Para entrar em cetose, não precisa ficar com Carbo muito baixo, eu fiz essa dieta e ficava em cetose com 50g a 70g tranquilo, recomendo não passar de 70g. Ficar com carbo muito baixo só vai prejudicar seu treino, pois se você não sabe, essa dieta possui colaterais e em determinadas pessoas esses colaterais costumam ser "tensos". Exemplos: Febre, muita indisposição, fraqueza excessiva, náuseas, diarreia... há outras que eu não lembro.

Isso aí.

Manter carbo muito baixo pode ser ruim - seu corpo vai continuar precisando de um pouco de glicose, sem carboidratos ele vai derivar glicose principalmente de aminoácidos.

Ah, lembrando que esses colaterais são da fase de transição para a cetose - depois que a cetose se estabelece a maioria dos colaterais desaparece também.

Link para o comentário

Isso aí.

Manter carbo muito baixo pode ser ruim - seu corpo vai continuar precisando de um pouco de glicose, sem carboidratos ele vai derivar glicose principalmente de aminoácidos.

Ah, lembrando que esses colaterais são da fase de transição para a cetose - depois que a cetose se estabelece a maioria dos colaterais desaparece também.

Bem lembrado, os colaterais é só no início.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

Certo,

Pelo que li para estimular a fase de cetose seria as 48 horas de sem carboidratos, tenho dúvida nessa parte, nessas 48 horas iniciais tem que ser realmente 0 carbo? até pq uma dose de whey teria uns 3.5 e uma de albumina 0,7g.

Para instaurar o processo de cetose é 48horas de ZERO carbo mesmo? Entendi que depois que você entra em cetose um pouco de carbo não atrapalha, mas e até começar a cetose?

Link para o comentário

Imagine que vc tem um estoque de carboidratos no corpo de aproximadamente 500g, que podem fornecer cerca de 2000kcal portanto.

Teoricamente, para depletar isso, vc precisaria de gastar 2000kcal no mínimo, e sendo 100% de glicose como fonte energética, para então considerar depletado o glicogênio(carbo) e passar ao estado de cetose.

Mas não é exatamente assim que funciona, já que vc passa o dia consumindo pequenas quantidades de carbo e gastando outra quantidade. Então, durante o dia, vc pode considerar um "saldo de carboidratos". Quando maior for o déficit desse saldo, mais rapidamente irá depletar o glicogênio. Chegará uma hora em que vc, mesmo ainda possuindo uma pequena quantidade de carbo em forma de glicogênio, entrará em cetose, pois o seu corpo precisará de energia mais rapidamente e em maior quantidade do que há disponibilidade de fornecimento através desse glicogênio remanscente. Então, vc passa a ficar, basicamente, "no limite" dos carbos. Sempre com um mínimo, mas que não é suficiente.

O cérebro é o único órgão se não me engado que usa exclusivamente glicose como fonte energética. Porém, não creio que seja necessária grande quantidade de carbo para fornecer a energia necessária para o funcionamento do cérebro, exclusivamente falando, durante um dia. Se vc não consumir NADA, no entanto, o próprio corpo passa a produzir glicose apartir de gordura ou aminoácidos, através de um processo chamado neoglicogênese.

~Resumindo,

Para não entrar em estado de privação de comida e diminuir drasticamente o metabolismo, é recomendável consumir pelo menos 15-20g de carbo por dia. Não dá pra calcular exatamente quanto tempo vai demorar para entrar em cetose, nem quanto tempo dura, ou quanto de carbo vc pode comer sem sair desse estado. Nem faz sentido querer entrar em detalhes. Mas mantendo uma dieta com bem pouco carbo, vai ocorrer, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, dependendo do seu "saldo de carbos". Vc pode entar acelerar o processo fazendo mais exercícios sem consumir carbos até entrar num estado de total fadiga, tipo uma maratona. Depois é só não consumir mais carbos em grande quantidade. Ou vai de boa, gastando um pouco por dia até chegar lá.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...