Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário De Treino - Luiz Bueno

Luiz Bueno

Posts Recomendados

Carol, se você tomar malto pura, sim, ela será digerida rapidamente (o que pode eventualmente causar hipoglicemia de rebote; então se algum dia você pretender fazer isso, comece com uma quantidade pequena e misturada com outro alimento).

Quanto ao glicogênio, ele é uma reserva de energia dos seus músculos. Quando você faz uma contração muscular, seus músculos consomem ATP. Para repor esse ATP o músculo pode usar tanto gordura quanto glicogênio; exercícios anaeróbicos irão utilizar principalmente glicogênio, enquanto exercícios aeróbicos de baixa intensidade utilizam principalmente ácidos graxos (gorduras).

Esse tópico aqui explica bem melhor como são utilizadas as fontes de energia nos músculos: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/90639-nocoes-basicas-de-fisiologia-do-exercicio/ (no caso o glicogênio seria o sistema 2)

Por isso é importante ter uma reserva de glicogênio nos músculos, para repor o ATP em atividades intensas (como treino com pesos).

O glicogênio nada mais é do que uma cadeia de moléculas de glicose, uma atrás da outra. À medida que você consome o glicogênio o corpo vai repondo, utilizando principalmente a glicose proveniente da alimentação.

Então pense da seguinte forma. Quando você acorda você tem uma certa quantidade de glicogênio nos músculos (digamos que a sua reserva esteja a 60%). Você vai e treina, e no treino consome um pouco mais de glicogênio (reduzindo a reserva para, por exemplo, 30%). Durante o restante do dia parte dos carboidratos que você ingerir serão utilizados para repor o que foi gasto (dependendo da quantidade de carboidrato da dieta, pode ultrapassar os 60% que eu usei como exemplo para início do dia).

E no dia seguinte você repete o ciclo, gasta um pouco da reserva e depois repõe.

Por isso não faz diferença, em termos de energia para o treino, você tomar malto ou outro carboidrato de rápida absorção antes do treino: você já tem uma reserva de glicogênio nos músculos. Seria ruim se não tivesse nada; mas para não ter nada você teria que ter mantido uma dieta praticamente sem carboidratos desde o treino anterior (e esse treino ainda teria de ter sido intenso para consumir todo o glicogênio muscular, algo que não ocorre facilmente).

Shapudo, o catabolismo é a quebra das proteínas musculares, que ocorre com o treino. É melhor usar o termo em inglês - protein breakdown.

Durante o treino ocorrem duas coisas: aumenta a quebra das proteínas e a aumenta a sinalização para síntese de novas proteínas.

A sinalização é basicamente seu corpo dizendo "me dê mais aminoácidos e eu construirei mais proteínas" ou algo do tipo, haha. É como aumentar a mão-de-obra de uma construção. É muito bom, mas você não vai conseguir construir nada se não tiver matéria-prima.

Até onde eu sei a quebra de proteína é regulada pelos níveis de insulina; por isso é importante elevar os níveis de insulina acima dos níveis basais após o treino (o que, dependendo do caso, pode ser feito com uma refeição pré-treino). Ou seja, é relativamente fácil parar o catabolismo após o treino.

O aumento na sinalização da síntese de proteínas dura bastante tempo, tem seu pico depois de 24 horas em média. Ter proteína sendo digerida nessas 24 horas serve para aproveitar essa sinalização e sintetizar mais proteína.

O glicogênio é usado só durante o treino, depois do treino se você não fizer nenhuma atividade intensa seus níveis de glicogênio serão mantidos.

Se for utilizar de um modo mais amplo, "catabolismo" é a diminuição dos seus estoques de energia no corpo (proteína, glicogênio e gordura). Então em cutting você está em um ambiente catabólico, está sempre diminuindo seus estoques. Por isso é importante aumentar o consumo de proteína durante um cutting, para repor o que o corpo porventura gastar.

abraços

Sem mais. AMEI.

Sobre o tópico que vc indicou, puts, tem coisas MUITO legais lá:

" A maioria das células musculares possuem três vezes mais fosfocreatina que ATP, e como a transferência de energia da fosfocreatina para o ATP ocorre em uma pequena fração de segundo, TODA A ENERGIA MUSCULAR ARMAZENADA NA FOSFOCREATINA MUSCULAR ESTÁ INSTANTANEAMENTE DISPONÍVEL PARA A CONTRAÇÃO MUSCULAR"

"O ácido pirúvico entraria na mitocôndria para fornecer mais ATP (é o próximo sistema de energia), mas quando não há oxigênio suficiente para a realização desse modo, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático, que é difundido para fora da célula.

O ácido lático causa aquele desconforto que sentimos quando realizamos as atividades em que usamos relativa potência muscular por períodos consideráveis, por exemplo, arrancadas, natação de 200m, a própria musculação em exercícios com altas repetições."

Muito bom! Obrigada mesmo! =DD

Editado por l-carol-l
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É isso ai mesmo... quando sentimos aquela queimação, não é a gordura fritando, é o ácido lático sendo liberado... e uma pergunta, é ele que nos deixa doloridos no dia seguinte neah?

Tipo eu, tava com low reps a um bom tempo, quase não sinto dor tardia, MUUUUUUUUUUITO raro mesmo, ai depois de fazer 2 WOD com BW amanheci um bagaço, fiquei uns 3 dias com dores nas pernas e peitoral =/

**************************************************************************************************************************************************************

Treino B #6

Agachamento LB >>> 3x5 - 84kg

Lunges (com a perna de trás elevada uns 15cm) >>> 3x8 - 40kg

Levantamento Terra >>> 3x5 - 84kg

A1 - Panturrilha em pé >>> 3x20 - Full Machine

A2 - Elevação de pernas >>> 3x10 - 4kg

Muscle ups >>> 1x2 - BW

Agacho: Usei a base um pouco mais aberta, me senti mais confortável e senti também menos esforço, talvez uma alavanca melhor? Acho que sim. Vou manter essa base e ir relatando.

Uma coisa, minhas canelas não ficam exatamente na vertical, ficam um pouco mais a frente, mas nada que ultrapasse a linha dos pés, de boa?

Lunges: 1ª série fiz com o pé da frente elevado (step) e não gostei, me desequilibrei bastante e senti mais os posteriores que os quats, ai troquei, coloquei atrás e ai sim, perfeito! Vou tentar elevar um pouco mais e ver o resultado!

Terra: Suave, sem muita novidade.

Pantu e Elevação de pernas: Fiz em bi-set pra dar uma adiantada no tempo, foi tranquilo, principalmente a elevação, tá bem fácil ainda.

Muscle ups: No final do treino, resolvi fazer muscle ups pra ver como eu tava, gostei até.... segurei a barra, tirei os pés do chão, mandei o kipping e fiz a primeira, desci, sem soltar a barra, mandei mais 1 rep, ai na terceira, quase foi... não tive força pra subir a segunda fase do exercício, mas gostei.

Obs: Treino pesadão.... lunges acabam de destruir o que sobra das pernas, então tá bem desgastante, suei pra carvalho e senti um pouco de tontura no terra nas primeiras reps, depois passou.

Lembrei do diário do Solto, TELA AZUL OU NADA!!!! kkkk

Abraços

Link para o comentário

Fala, Luiz! Bom dia, cara!

Lembro de algum lugar vc comentando sobre o uso de chuteira p/ musculação. Na hora não perguntei, não marquei e me perdi.

Vc tem usado e tem curtido?

Pelo formato, parece ser uma idéia muito boa, hein?

Agora só tô com uma de society, empoeirando, mas tô pensando em pegar uma de futsal (p/ começar a brincar e já usar também com o propósito dos pesos).

A minha última era novinha, mas doei pq tava muito apertada (ter um pé maior que o outro é uma merda). Isso já deve fazer mais de dois anos: sinta o drama! ahahahah

Abraço e bons treinos!

Link para o comentário

Fala, Luiz! Bom dia, cara!

Lembro de algum lugar vc comentando sobre o uso de chuteira p/ musculação. Na hora não perguntei, não marquei e me perdi.

Vc tem usado e tem curtido?

Pelo formato, parece ser uma idéia muito boa, hein?

Agora só tô com uma de society, empoeirando, mas tô pensando em pegar uma de futsal (p/ começar a brincar e já usar também com o propósito dos pesos).

A minha última era novinha, mas doei pq tava muito apertada (ter um pé maior que o outro é uma merda). Isso já deve fazer mais de dois anos: sinta o drama! ahahahah

Abraço e bons treinos!

Eu uso tênis de futsal e o duro que é melhor que 90% dos tênis comerciais.Sola retinha, antiderrapante.

É quase como treinar descalço(pra quem nunca teve esse prazer, é muito bom).

abs

Link para o comentário

@Mac
Fala Mac, que bom vc aparecer aqui... gosto bastante dos seus comentários! :D
Falei sim, não sei onde, mas falei.
Uso geralmente nos treinos de agacho e terra, e sim, tem MUITA diferença. Normalmente uso um tênis normal, um New Balance Runing antigo já, estilo esse aqui. Ele é bem macio e confortável. Pra corridas eu gosto bastante, mas pra exercícios com pesos é estranho, vc fica com a base meio "mole" por causa da sola macia.
Já com o de futsal é suave, sola mais rígida e com pouca inclinação, mais apertado, o que te passa mais estabilidade... enfim, pra quem não quer gastar uma grana num tênis específico pra isso, acho que serve bem.
Tênis de society tem alguns cravos não tem? Pequenos mas tem, eu acho. Isso deve atrapalhar bastante, a menos que vc treine na grama! :P :P :P
Experimenta pegar um de futsal, não deve gastar nem 100 reais direito e é bem legal. Sem contar que jogar na quadra com tênis de society é impossível neah? Parece que vc tá jogando futebol de sabão! hAUHAUHAUaHU
Abraço e seja bem vindo ;)
@Shapudis
Nunca treinei descalço, mas deve ser legal até. Mas mesmo assim, acho que prefiro tênis mesmo ^^
Como tá na nova/velha gym?
Abraço
Link para o comentário

Valeu, Shapudo e Luiz!

Sim, sim! Eu já usei várias de salão, desde aquelas antigas de lona e ponteira de borracha que duravam um par de meses e rasgavam, até essas bem duráveis de couro, fôrmas excelentes e marcas mais estilosas.

A minha última que dei era uma de salão ótima! Acabei não testando muito, comprei na pressa e depois de usar só umas duas vezes, vi que não dava p/ usar (minha unha do dedão do pé maior chegou a descolar). Quem ganhou o presente recebeu sem chulé, sem arranhões e sem amaciar, p/ vcs verem como tava nova. A de society só tava usando p/o sintético mesmo, mas por causa da minha lombar, fui proibido de correr por um tempo (inclusive de jogar), então nem me dei o trabalho de comprar outra nova de salão. Agora posso ter uma justificativa boa p/ comprar (e depois me arriscar um pouco nas quadras de novo).

Mas tenho uma questão: as de salão (de couro) que usei, muitas vinham com um vinco na sola, pouco abaixo dos dedos p/ que eles flexionassem um pouco. Isso tem na de vcs? Não atrapalha?

Valeu e abraço!

Editado por HMacOs
Link para o comentário

@Mac
Caramba man, que dó da chuteira! :(
Mas quanto tempo faz que teve esse problema na lombar? E o que foi? Fazendo o que?
Cara, a minha não tem nada não! Tu diz dentro dela neah? Na palmilha ou em baixo dela? Se for, na minha não tem nada não.... é reta com uma pequena inclinação, deixando os calcanhares um pouco mais elevados, cerca de 0,5 ~ 1cm mais altos.
Meu tênis é estilo esse, mas nem sei se é topper, nem lembro a marca kkkkk
Mas quando for comprar, tira a palmilha pra ver, compra sem nada que acho que é melhor.
Link para o comentário

Então, Luiz...
Me referia ao solado mesmo, parte de borracha mais externa.
Uns tem os vincos, outras não:

2395671_2.jpg
tenis-futsal-indoor-penalty-max-huracan-
solado-macio.jpg?41ed4f

Sobre minha lesão, dá até uma certa vergonha de falar, mas tenho aprendido no fórum a tbm quebrar um pouco do orgulho.

P/ resumir: some a cultura de sempre evitar a posição de terra p/ levantar qualquer objeto (o "jeito errado"), prováveis problemas posturais, confiança quase cega nos 1.os instrutores+negligenciar o core, voltar aos treinos em 2011 com déficit calórico grande + orgulho das antigas cargas e máquinas com comportamento estranho/diferente. De qualquer forma, eu diria que o maior culpado fui eu mesmo, não posso ficar racionalizando.

Pretendo criar uma área de discussão sobre treino com compostos lower (pernas e lower back) com pessoas que tem previamente problemas na coluna (protusão, hérnia, artrodese). Lá devo detalhar mais sobre minha lesão (até com scans da minha ressonância, talvez).

Mas isso vai ficar um pouco mais p/ frente, depois que eu passar uma correria aqui. eheheheh

Abraço

Link para o comentário

@AF
E ai AF, belezinha?
Agachamento e terra ainda tão bem longe de ficarem bons.... bom mesmo vai ser dos 1,25BW pra frente, o que daria os 100kg +
Mas sem pressa! Devagar e sempre é o lema! ;)
To mantendo de 2 em 2kg por treino. Pelo menos por enquanto, depois, como não tenho anilhas de 500g, vou usar progressão de 2kg a cada 2 treinos, dá na mesma, só que não! HAUAUAHUAHAU
Abraço
@Mac
Ah tá, agora entendi.. nunca tinha reparado nisso ai, acho que o meu não tem não. Mas creio que não atrapalhe também não... na dúvida, coloca no pé e dá uma andada pra sentir, apoioando sobre a ponta dos pés, assim vai ver se sente diferença ou não.
Esse sua lesão ai, creio eu que seja mais comum do que chover pra baixo... muita gente deve fazer a mesma coisa, mas ai é questão de "sorte" em se lesionar ou não.
Não viu o muleque lá dos 160kg no agacho, todo torto? Então, pura sorte ele ainda não estar de cadeira de rodas! hAUauahUahu
Vai ser bem legal esse seu tópico ai e pelo jeito, vai ajudar bastante gente!
Abraço
********************************************************************************
Bom, hoje vou treinar depois do serviço só... posto só de noite ou amanhã! :D
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...