Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Bruno, eu acho que está havendo uma pequena confusão sobre o tema.

Não é que seja difícil oxidar as gorduras saturadas. É uma questão de "prioridade". E só tem relação com a gordura da dieta, não a gordura corporal.

Acho que dá para pensar assim: quando você ingere gorduras saturadas junto de gorduras insaturadas, as insaturadas têm "prioridade" para serem oxidadas, para serem usadas como fonte de energia.

Então para você oxidar a gordura saturada da dieta, teria que ser uma refeição pequena e com basicamente apenas gordura saturada.

É o mesmo raciocínio para gorduras e carboidratos: quando você consome gordura+carboidrato, o carboidrato tem prioridade para ser usado como combustível. Dependendo das quantidades consumidas, seu corpo vai estocar toda a gordura (saturada ou não) e vai usar o carboidrato como energia.

Pelo menos neste estudo não vi nenhuma indicação sobre facilidade/dificuldade de oxidar a gordura corporal, seja ela saturada ou não.

com relação ao omega-6, o grande problema é a relação ômega-6 : ômega-3. Se esta relação estiver baixa (1:1 por exemplo), não há problema. Quando a relação pende muito para o lado do ômega-6, você tem muito ácido araquidônico (um dos produtos da metabolização do ômega-6), que em altas quantidades é pró-inflamatório, ou seja, causa inflamação.

Não sei dizer a respeito das dietas aqui no Brasil; mas a dieta típica americana pode chegar a ter 30 vezes mais ômega-6 do que ômega-3. Daí se vê o tamanho do problema :D

Abraços

Publicidade

Postado

@Brunobyof: na verdade é um fato que excesso de gorduras ômega 6 causam inflamação e isso com certeza aumenta os riscos de doença cardíaca; elas prejudicam o corpo de diversas maneiras, há vários sites em que é explicada a maneira de atuação delas (alguns que eu mencionei, por exemplo). Na verdade é extremamente fácil consumir grandes quantidades de ômega 6 - se você come frequentemente óleos vegetais (soja, girassol, algodão, milho...), sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas...), amendoim, margarina, produtos industrializados em geral (que na verdade não são alimento verdadeiro) certamente você ingere ômega 6 em quantidades massivas.

@MPCosta: com certeza, cara; a relação precisa ser baixa, mas com a introdução no mercado de produtos industrializados, óleos vegetais e margarinas a população praticamente fica incapacitada de fugir dessa gordura perigosa que é a gordura poli-insaturada ômega 6. E o pior de tudo é que todos pensam que essas gorduras são benéficas para nossa saúde, mas na verdade são desastrosas. Por isso eu critico tanto o consumo de fish oil... De que adianta o cara tomar óleo de peixe se continua utilizando margarina e óleo de soja, por exemplo? Não há lógica...

Portanto eu mantenho a minha opinião inicial: evite de qualquer maneira comer alimentos que são fonte excessiva de ômega 6 e coma a gosto gorduras saturadas e mono-insaturadas; não é a gordura que irá deixar a pessoa gorda, assim como não são os carboidratos que o farão.

Abraços

• Supermoderador
Postado

Com certeza, Antony.

Mas eu discordo com relação ao consumo do Fish Oil. ômega-3 (EPA e DHA mais especificamente) é uma gordura saudável, e você não vai conseguir exagerar nela; eu enxergo ela bem diferente das demais gorduras poli-insaturadas.

Além disso, ingerir fish oil (ou comer peixes gordurosos) é uma forma de diminuir a razão ômega-6 : ômega-3.

Sem dúvida é melhor consumir a fonte integral (o peixe), mas, na falta deste, o suplemento serve bem.

Concordo que não tem lógica aumentar o ômega-3 e não baixar o ômega-6. Não consigo entender como alguém come margarina em substituição à manteiga, por exemplo. E mais ridículo ainda é ver propagandas de margarina colocando esta como "saudável".

Ah, por sinal, muito bom esse site em português que você passou (http://www.umaoutravisao.com.br). É raro ver artigos em português (mesmo que sejam apenas traduções) com qualidade.

Abraços

Postado

Então mpcosta, acho que entendi o seu ponto ocm relãção à oxidação das gorduras sim. As poliinsaturadas tem preferência, mas não quer dizer que as saturadas são difíceis de oxidar, certo? Mas mesmo concordando com o fato de que no estudo não fala sobre a gordura estocada, eu imagino que seja a mesma coisa, não é mesmo? ou tem algum motivo para tratar as gorduras estocadas diferentemente das gorduras no sangue?

Quanto à margarina, o pessoal costuma preferir ela por que acredita ser mais saudável, de acordo com as propagandas da TV e pr possuem baixo teor de gordura/colesterol...Na real, a maioria da população nem sabe por que come as coisas, apenas come porque alguém disse que é saudável, mas poucos sabem dizer se algo não é saudável. Não duvido de que haja pessoas que comerias até bosta se falassem que emagreçe rapidamente.

Postado

Com certeza, Antony.

Mas eu discordo com relação ao consumo do Fish Oil. ômega-3 (EPA e DHA mais especificamente) é uma gordura saudável, e você não vai conseguir exagerar nela; eu enxergo ela bem diferente das demais gorduras poli-insaturadas.

Além disso, ingerir fish oil (ou comer peixes gordurosos) é uma forma de diminuir a razão ômega-6 : ômega-3.

Sem dúvida é melhor consumir a fonte integral (o peixe), mas, na falta deste, o suplemento serve bem.

Concordo que não tem lógica aumentar o ômega-3 e não baixar o ômega-6. Não consigo entender como alguém come margarina em substituição à manteiga, por exemplo. E mais ridículo ainda é ver propagandas de margarina colocando esta como "saudável".

Ah, por sinal, muito bom esse site em português que você passou (http://www.umaoutravisao.com.br). É raro ver artigos em português (mesmo que sejam apenas traduções) com qualidade.

Abraços

Sim, cara, nesse aspecto que você mencionou com certeza fish oil é saudável. Além de que, um suplemento esplêndido seria o óleo de fígado de bacalhau, que é capaz de fornecer gordura ômega 3 (para melhorar a proporção w6:w3) e possui vitaminas A e D em proporções ideais altamente bio-disponíveis.

Mas essa questão de suplementação com ômega 3 tem um outros aspecto. Se a pessoa já possui uma proporção w6:w3 de 1:1, o consumo de fish oil seria prejudicial, visto que proporcionaria o desequilíbrio, saca? Aqui o Kurt Harris explica bem isso: http://www.archevore.com/panu-weblog/2011/1/29/there-is-no-such-thing-as-a-macronutrient-part-i-fats.html.

Mas como atualmente é impossível para grande parte da população manter a proporção em 1:1, o fish oil com certeza é interessante, assim como pode ser extremamente desnecessário se a disparidade de consumo de w6:w3 for muito grande.

Abraços

• 1 mês depois...
  • Supermoderador
Postado

Voltando ao topico inicial e saindo da parte omega 6 e omega 3, sim, o Lyle fala que existem tipos de gorduras que sao mais dificeis de serem oxidadas, e se o consumo delas for alto, voce vai acumular elas. Quando voce vai queima-las, torna-se mais dificil. Ele deixa como dica: quem eh gordo e esta emagrecendo pela primeira vez, nao tem o que fazer, voce ja tem essa gordura. Mas quando comecar a engordar de novo (provavelmente em um bulk), tenta manter uma boa quantidade de gorduras saudaveis, assim fica mais facil de perder elas mais tarde. Vou colar todo o capitulo em ingles aqui:

http://screencast.com/t/ezhgpEMJsw

http://screencast.com/t/tpxuzDZ7sz5

http://screencast.com/t/TArD6HpqTV

http://screencast.com/t/aqFatblE

Postado

Pessoal, após reler o artigo postado aqui e vários dos posts entre outras coisas, eu conclui o seguinte, a respeito do assunto do tópico:

Os diferentes ácidos graxos possuem velocidade de oxidação diferentes e possivelmente uma certa "preferência" do corpo para serem oxidados.

No entanto, alguns fatores devem ser levados em conta antes de tirar qualquer conlcusão:

1) O tipo de gordura da dieta representa menos do que 25% do tipo de gordura estocada no seu corpo, ou seja, não é pq vc consome mais gorduras poli-insaturadas por exemplo que seu corpo irá estocar muito mais gorduras poli-insaturadas do que gorduras saturadas.

2) O corpo irá usar para fornecimento de energia apenas os ácidos graxos disponíveis na corrente sanguínea, e não o que está estocado no texido

adiposo.

3) A liberação/mobilização dos ácidos graxos estocados no tecido adiposo, sejam ele saturados, mono-insaturados ou poli-insaturados, irá depender muito mais da quantidade de alfa-2 receptores contidos na região do que efetivamente do tipo de ácido graxo. Quer dizer, se a região contiver muitos alfa-2 receptores, como é o caso do abdôme masculino, a gordura que estiver estocada lá será mobilizada mais dificilmente do que as gorduras estocadas em outras partes do corpo, com menos alfa-2 receptores.

4) Apesar da diferença na preferência e na velocidade de oxidação dos diferentes tipos de ácidos graxos no corpo ainda não serem conhecidas por nós (pelo menos eu não encontrei nos artigos ou posts aí), estou assumindo que essa diferença é irrelevante no que diz respeito à mudanças na dieta.

Sendo assim, acho que qualquer mudança que vc fizer na dieta em relação às gorduras, pouco irá influenciar na sua capacidade de queimar ou estocar as gorduras.

Digamos que o indivíduo X queime 500kcal a mais que sua TMB, e que esse déficit seja gerado de tal forma que 100% dessa energia seja proveniente de gorduras que vieram do estoque corporal, e que sejam por exemplo de gorduras mono-insaturadas.

Agora digamos que o outro indivíduo Y tenha a mesma situação, porém as gorduras disponibilizadas pelo seu estoque foram saturadas.

No final do dia, ambos perderiam a mesma quantidade de gordura, na mesma velocidade, independentemente se o indivíduo X possuia mais gorduras mono-insaturadas como estoque corporal do que o Y, que possuia mais saturadas.

CONCLUSÃO: Embora exista diferença entre elas, o consumo de gorduras deve ser balanceado e não restrito a mais de um tipo ou do outro em diferenças absurdas, como por exemplo consumir 80% de poli-insaturadas e 20% de saturadas como fonte de gorduras totais. A sua capacidade de queimá-las será igual em termos mensuráveis e ainda que possa haver alguma diferença na capacidade de queimá-las que justifique a utilização prioritária de um tipo de gordura, a saúde estaria comprometida dependendo da composição final adotada. Então, use o bom senso e consuma uma dose equilibrada de gorduras em geral.

• Supermoderador
Postado

Bruno, eu acho que a diferenca apenas existe nos tecidos teimosos, fazendo com que eles fiquem mais teimosos. Nao seria relacionado ao deficit e a capacidade queimar gordura, mas apenas de liberar eles na corrente sanguinea. Com o deficit, voce vai queimar energia de algum lugar: pode ser gordura teimosa, abundante no abdomen, por exemplo, a gordura nao-teimosa que esta no final no resto do corpo, ou massa magra.

Pelos relatos que o Lyle da no livro, quando chega ao ponto de ter um percentual de gordura muito baixo fora das areas teimosas, as pessoas normalmente comecam a perder massa magra porque nao conseguem achar uma forma de mobilizar a gordura teimosa. Achar uma forma de inibir os receptores dessa regiao eh o grande problema. Talvez aqui esteja a diferenca: para inibir eles voce passa mais trabalho se a gordura lah for saturada, talvez o periodo com menos carbos tenha que ser maior... ou a ioimbina ainda nao eh tao efetiva... mas isso soh deve fazer diferenca para a gordura teimosa, gordura normal do resto do corpo nao deve ter diferenca, ela eh liberada facilmente.

essa afirmacao do Lyle apenas mostra um norte, da indicativos de como deve ser o comportamento, mas pelas informacoes que nos temos, realmente nao da para tirar muitas conclusoes.

O que se poderia fazer eh pegar a lista de referencias que o Lyle colocar (que eh gigante) e procurar entre os artigos que ele cita de onde ele tirou essa conclusao, e entao comecar a pesquisar novamente em cima disso.

Postado

Realmente eu notei uma certa perda de massa muscular maior após ter perdido alguns kgs de banha. PArece que agora a pelanca não quer sair e o déficit tá provocando uma perda de massa magra maior.... sadly.

Mas não desisto enquanto não chapar essa pelanca no abdome kkkk Massa magra eu ganho mais depois, com o tempo.

Mas então, o problema em mobilizar as gorduras no final da dieta eu entendo que seja uma soma de fatores, dentre os quais talvez o principal seja o aumento na sensibilidade à insulina. No final da dieta, qualquer subidinha na insulina já vai fazer gorduras na corrente sanguínea serem estocadas por que as células de gordura simplesmente estão "sedentas" por ácidos graxos. É exatamente o contrário do que ocorre com os obesos iniciantes, que estão mandando calorias pra fora das células adiposas, pois tem resistência à insulina.

Outro fator é a questã odos alfa-2 receptores, que irão facilitar o acúmiulo das gorduras na pança. pra elas sairem de lá, só mesmo com o tempo e continuo crendo que mesmo elas sendo saturadas ou não, esse tempo será o mesmo para ambos os stipos de gordura.

• Supermoderador
Postado

Bruno, conhece o meu topico sobre gordura teimosa na area de artigos de suplementacao? Tem estrategias lah de como lidar com isso.

Estou pensando tambem em criar um topico na area de treinamento com os 4 protocolos do Lyle para gordura teimosa tambem, mas isso vai levar tempo. Sugiro ler o livro se voce realmente quer terminar com essa gordura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...