Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário Gourmet Do Aless

Aless

Posts Recomendados

• Supermoderador

Dones, muito boa a sua explicação.

Só tenho uma dúvida, com relação à conversão de proteínas em triglicerídeos. Isso é efetivamente constatado? Me parece algo lógico, consumindo muita proteína de rápida digestão ao mesmo tempo o corpo não vai utilizar tudo como energia e vai armazenar um pouco. Mas isso só ocorreria na falta de outros macronutrientes, não? Por exemplo, se houvesse disponibilidade de gordura e carboidrato, estes teriam preferência para serem armazenados/convertidos como gordura.

Pelo menos até onde eu sei a DNL, mesmo para carboidratos, só é significativa quando você ingere, em proteínas+carboidratos, mais do que você consome no dia; você armazena toda a gordura que consumir, e o excesso de carboidratos é transformado em gordura.

Para ter uma conversão significativa de proteínas em gordura ao longo do dia você teria (assumindo a mesma lógica acima) de consumir, apenas em proteína, mais do que gasta por dia - e isso daria pelo menos uns 600 gramas de proteína.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_excluido22

Martin,

a conversão acontece sim, no spoiler eu explico como.

Aqui na primeira foto você vê a estrutura química de um aminoácido. Note no carbono (C do centro)

mol_img17.gif

Agora, nessa segunda foto, você terá alguns ácidos graxos

fat1.gif

Repare no C (carbono). No fígado, quando o aminoácido será usado para virar glicose, ocorre um processo chamado de desaminação, que é a remoção do carbono do aminoácido dos demais componentes que constituem o mesmo. Então o carbono ficará livre, e este será usado para formar glicose ou ácido graxo. As demais estruturas do aminoácido serão descartadas e excretadas pela urina.

Aliás, curiosidade, a diferença entre a gordura saturada, insaturada e a trans está em uma pequena diferença na cadeia quimica que elas possuem. Uma coisa bem boba, rsrs

Me parece algo lógico, consumindo muita proteína de rápida digestão ao mesmo tempo o corpo não vai utilizar tudo como energia e vai armazenar um pouco. Mas isso só ocorreria na falta de outros macronutrientes, não? Por exemplo, se houvesse disponibilidade de gordura e carboidrato, estes teriam preferência para serem armazenados/convertidos como gordura.

Sim, o seu corpo irá escolher o que já esta pronto para ser usado, no caso a glicose. O lipideo está quase pronto, só precisa ser "quebrado", e o aminoácido precisa ser transformado.

Pelo menos até onde eu sei a DNL, mesmo para carboidratos, só é significativa quando você ingere, em proteínas+carboidratos, mais do que você consome no dia; você armazena toda a gordura que consumir, e o excesso de carboidratos é transformado em gordura.

Para ter uma conversão significativa de proteínas em gordura ao longo do dia você teria (assumindo a mesma lógica acima) de consumir, apenas em proteína, mais do que gasta por dia - e isso daria pelo menos uns 600 gramas de proteína.

Veja, aqui entra a velha questão, aumentar a gordura/aumentar o peso e aumentar a quantia de ácidos graxos. São situações que, embora a primeira dependa da segunda, a segunda não dependa da primeira. O processo de sintese de ácido graxo é algo que ocorre conforme a situação atual do estado do organismo da pessoa. Entende o que eu quero dizer? A ingesta passa a ser maior que a necessidade naquele período e o seu corpo irá guardar essa "ingesta" para depois, e assim você consegue ganhar alguns gramas a mais depois de 24 horas, ou perder.

Sobre a DNL, que pelo que sei, é de novo nova lipogênese, acho que é isso. Enfim, não entendo o que há por trás disso e se significa algo a mais do que eu imagino. Porque lipogênese é lipogênese, e para ela acontecer não precisa consumir o dobro do que é habituado a comer, só precisa ter o excesso de carbo/pro do momento. Mais do que você precisa, você guarda.

Editado por dones
Link para o comentário

Aless vc faz aej certo?

Eu vejo vc e outros users usando esse tipo de artimanha, mas segundo o que ando lendo, faria diferença fazer antes ou depois das refeiçoes?

No final não seria o saldo calórico o que realmente importa?

Até que ponto é mais benéfico usar AEJ's?

Não seria melhor fazer um aeróbico normal, do que fazer um aej leve, e ainda ter toda aquela historia de usar Xg de aminoácidos etc?

vlw aless

Link para o comentário

• Supermoderador

Martin,

a conversão acontece sim, no spoiler eu explico como.

Aqui na primeira foto você vê a estrutura química de um aminoácido. Note no carbono (C do centro)

mol_img17.gif

Agora, nessa segunda foto, você terá alguns ácidos graxos

fat1.gif

Repare no C (carbono). No fígado, quando o aminoácido será usado para virar glicose, ocorre um processo chamado de desaminação, que é a remoção do carbono do aminoácido dos demais componentes que constituem o mesmo. Então o carbono ficará livre, e este será usado para formar glicose ou ácido graxo. As demais estruturas do aminoácido serão descartadas e excretadas pela urina.

Aliás, curiosidade, a diferença entre a gordura saturada, insaturada e a trans está em uma pequena diferença na cadeia quimica que elas possuem. Uma coisa bem boba, rsrs

Sim, o seu corpo irá escolher o que já esta pronto para ser usado, no caso a glicose. O lipideo está quase pronto, só precisa ser "quebrado", e o aminoácido precisa ser transformado.

Veja, aqui entra a velha questão, aumentar a gordura/aumentar o peso e aumentar a quantia de ácidos graxos. São situações que, embora a primeira dependa da segunda, a segunda não dependa da primeira. O processo de sintese de ácido graxo é algo que ocorre conforme a situação atual do estado do organismo da pessoa. Entende o que eu quero dizer? A ingesta passa a ser maior que a necessidade naquele período e o seu corpo irá guardar essa "ingesta" para depois, e assim você consegue ganhar alguns gramas a mais depois de 24 horas, ou perder.

Sobre a DNL, que pelo que sei, é de novo nova lipogênese, acho que é isso. Enfim, não entendo o que há por trás disso e se significa algo a mais do que eu imagino. Porque lipogênese é lipogênese, e para ela acontecer não precisa consumir o dobro do que é habituado a comer, só precisa ter o excesso de carbo/pro do momento. Mais do que você precisa, você guarda.

Agora sim eu fiquei confuso. Eu vi uma discussao do Martin a um bom tempo sobre isso e um cara que se dizia nutricionista nao conseguiu provar que realmente acontece a DNL, apesar dela ser teoricamente possivel. Faz sentido que o corpo armazene aquilo que ele nao esta usando, ja que como tu disse, nao tem uma reserva de AAs onde o corpo possa colocar o excesso. Para carbo, ele vai virar glicogeneo ate encher, e depois vira gordura.

Mas e para uma pessoa que esta com deficit calorico, por exemplo, glicogeneo depledado ou quase, e consumir uma grande quantidade de proteina de origem solida, tipo peito de frango. Para ser mais especifico: 1 unica refeicao por dia, logo 23h de jejum, nada de AAs na corrente sanguinea, praticamente sem glicogeneo ou ate mesmo em cetose, e a pessoa ingere uma quantidade bem grande de proteina, tipo 400g, e nada mais. O corpo nao precisa de tudo isso naquele momento, e a digestao disso vai levar bastante tempo. O que exatamente aconteceria (ou provavelmente) nesse momento? Uma grande quantidade seria oxidada? Seria significativo?

Parabéns Aless, partiu pra casa do dígito 8!

Cintura tbm ta menor que a minha!

Parabenszasso cara!

Eh, mas lembrando que devo (ou devia) estar em cetose, tira 2Kg de agua disso ai... depois do recarb eu volto para a casa dos 90 :(

A cintura você mede na altura do umbigo Aless?

Sim, sempre no umbigo. Fica mais facil de manter a medida no mesmo lugar. E tambem fico com 'postura' correta. Nao eh puxando a barriga mas nao eh com ela solta mesmo, fico como deveria ficar.

Vai colocando as medidas naquele esquema de colunas e datas. Quanto ao treino acho que você poderia modificar ele, não gostei dessa estrutura aí não.

Ja estou colocando ali em baixo. Eu apenas nao tive tempo, passei na corrida ontem.

O que tu sugere quanto ao treino, e o que exatamente nao ficou legal? Estou com 1 lower de intensidade, indo para singles, um upper no mesmo estilo, talvez nao chegando a single mas perto, e mais 1 ou 2 treinos de volume maior. Se for 1 treino fica FB, se forem 2 ficam upper e lower, colocando mais volume, e no caso de upper indo para os musculos menos trabalhados, tipo costas.

porram, passo aqui pra ver como está o meu camarada Aless, e me deparo com uma aula do mestre Dones...

ehaueahueahuaehae

muito bom! vou ler denovo a parte dos transportes, estou aprendendo isso na aula de bioquímica

Aproveite, eu ainda tenho que conseguir entender tudo :)

Aless vc faz aej certo?

Eu vejo vc e outros users usando esse tipo de artimanha, mas segundo o que ando lendo, faria diferença fazer antes ou depois das refeiçoes?

No final não seria o saldo calórico o que realmente importa?

Até que ponto é mais benéfico usar AEJ's?

Não seria melhor fazer um aeróbico normal, do que fazer um aej leve, e ainda ter toda aquela historia de usar Xg de aminoácidos etc?

vlw aless

AEJ estou comecando agora.

Se faz diferenca? Depende. Para quem tem um BF mais alto tanto faz, o que importa eh o deficit. Voce tem bastante gordura disponivel, o corpo vai tirar de onde eh mais facil. Agora quando esta com menos gordura, o mais facil seria tirar da massa magra, ja que ela eh mais facil, e tambem dependendo da necessidade.

Ate onde eu entendo, o AEJ passa a ser vantajoso mesmo quando a pessoa esta com menos de 10% de gordura. Em jejum, aumenta a quantidade de gordura sub-cutanea utilizada como energia. Ela esta disponivel, o corpo precisa de uma pequena quantidade de energia, e voce tem tempo para quebrar essa gordura. Ou seja, quanto maior o jejum, mais o teu corpo precisa de energia, e mais gordura ele precisa mobilizar e oxidar. Conforme o jejum aumenta (passa de 20h) o corpo nao consegue mobilizar uma quantidade suficiente de gordura e comeca a catabolizar massa magra. Ou seja, a demanda eh maior do que o corpo consegue te dar, e ele precisa de outra fonte. Quando voce esta em jejum a menos tempo do que isso, voce pode fazer o AEJ e aumentar a necessidade de energia. Como vai ser pouca quantidade de energia, ele continua o processo de mobilizar e oxidar gordura. Mas ele tem um limite. Se tu fizer um AEJ com intensidade maior, o corpo nao vai conseguir tirar a quantidade suficiente de energia apenas da gordura, e vai precisar de outra fonte.

Para um aerobico normal, tu pode gastar mais energia e ter um deficit maior sim. O problema eh de onde o corpo vai tirar esse energia. Se tu estiver alimentado, ele vai utilizar o glicogeneo. Quanto ele acabar, ou ate mesmo depois do fim do aerobico, o teu corpo pode ter uma necessidade maior de energia do que a oxidacao de gorduras pode fornecer, causando o catabolismo. Se tiver ainda uma boa refeicao apos o aerobico, eu acho que voce pode dar uma boa quantidade de energia atraves da alimentacao. Entao o aerobico normal seria efetivo se ainda tiver uma alimentacao boa durante o dia. Se ele se encaixar no meio das refeicoes, acho que fica na mesma.

O problema seria apenas a capacidade de fazer AEJ todos os dias e aerobico pesado. Quantos dias tu consegue fazer um aerobico pesado, com boa duracao, durante um cutting onde a recuperacao eh limitada? Caminhada tu pode fazer 7 dias da semana. Correr, eu pelo menos, no maximo, com otimismo, 4x. Talvez de na mesma.

Tem o ultimo ponto que eu ainda estou estudando que seria realmente a capacidade de mobilizar as gorduras, tirar elas do lugar original e colocar na corrente sanguinea. O jejum combina 2 coisas: baixa quantidade de insulina e maiores niveis de catecolaminas. Isso eh importante para definir o percentual de gordura: se tu tem um percentual mais baixo, o corpo tem uma dificuldade maior de mobilizar as gorduras. Mesmo que tu tenha um deficit calorico alto, proveniente de um aerobico de intensidade, ou da dieta, o corpo nao vai conseguir tirar energia apenas das gorduras, ele vai tirar de outra fonte.

Eu estou estudando um pouco mais sobre a gordura teimosa e sei que o Lyle tem 4 protocolos diferentes para reduzir essa gordura. Ele comenta ate que pessoas com menos de 10% de gordura podem perder gordura de lugares nao teimosos e acumular em lugares teimosos. AEJ deve ser uma das formas que ele recomenda, nao sei exatamente o contexto, e sei da ioimbina para potencializar, mas ainda tem mais coisa.

Resumo: qualquer aerobico eh efetivo para perda de gordura, desde que ele aumente o deficit calorico. A quantidade de calorias gastas vai ditar a perda de gordura, aerobico apenas soma (ou subtrai) no saldo. Excecao fica quando a pessoa ja eh magra, onde voce precisa de uma boa estrategia para dizer para o corpo de onde tirar a gordura.

Agora a tabela de ontem em formato correto:

Data Peso (Kg) Cintura (cm) Peso (dif) Cintura (dif)

14/07       92        83       0        0

18/07       90        82       -2        -1  

25/07       90        80       -2        -3

01/08       89        79       -3        -4

Data   Suprailiaca (mm) Abdominal (mm)

14/07           18          25

18/07           16          22

25/07           14          18

01/08           12          18

Ontem fui para Londres, nao consegui ingressos, maior confusao. Para quem nao sabe, aconteceu o mesmo que na China: o governo distribui ingressos para empresas e corporacoes e estes nao conseguem repassar todos. E ficam varios lugares vazios nos estadios. Como aqui o povo reclama, o gorverno pediu de volta e esta colocando de ultima hora a venda, mas todo mundo esta tentando comprar esses ingressos, juntando com uma burocracia para comprar, sobre-carrega os sites e fica uma zona. Quero ver como isso vai ser no Brasil...

Ontem o dia foi off, nao contei calorias e nem macros. Como passei o dia todo com a minha esposa eu precisei sair da cetose, ja que um dos problemas da cetose eh o mau halito. Liguei o foda-se e comi a vontade. Caminhei pra burro tambem, estou com as canelas e panturrilhas doidas. Hoje espero colocar as fotos no Facebook.

Coloquei uma foto no face ontem minha de april e uma agora. Eu tava muito redondo...

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...