Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Dones, muito boa a sua explicação.

Só tenho uma dúvida, com relação à conversão de proteínas em triglicerídeos. Isso é efetivamente constatado? Me parece algo lógico, consumindo muita proteína de rápida digestão ao mesmo tempo o corpo não vai utilizar tudo como energia e vai armazenar um pouco. Mas isso só ocorreria na falta de outros macronutrientes, não? Por exemplo, se houvesse disponibilidade de gordura e carboidrato, estes teriam preferência para serem armazenados/convertidos como gordura.

Pelo menos até onde eu sei a DNL, mesmo para carboidratos, só é significativa quando você ingere, em proteínas+carboidratos, mais do que você consome no dia; você armazena toda a gordura que consumir, e o excesso de carboidratos é transformado em gordura.

Para ter uma conversão significativa de proteínas em gordura ao longo do dia você teria (assumindo a mesma lógica acima) de consumir, apenas em proteína, mais do que gasta por dia - e isso daria pelo menos uns 600 gramas de proteína.

Abraços

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Martin,

a conversão acontece sim, no spoiler eu explico como.

Aqui na primeira foto você vê a estrutura química de um aminoácido. Note no carbono (C do centro)

mol_img17.gif

Agora, nessa segunda foto, você terá alguns ácidos graxos

fat1.gif

Repare no C (carbono). No fígado, quando o aminoácido será usado para virar glicose, ocorre um processo chamado de desaminação, que é a remoção do carbono do aminoácido dos demais componentes que constituem o mesmo. Então o carbono ficará livre, e este será usado para formar glicose ou ácido graxo. As demais estruturas do aminoácido serão descartadas e excretadas pela urina.

Aliás, curiosidade, a diferença entre a gordura saturada, insaturada e a trans está em uma pequena diferença na cadeia quimica que elas possuem. Uma coisa bem boba, rsrs

Me parece algo lógico, consumindo muita proteína de rápida digestão ao mesmo tempo o corpo não vai utilizar tudo como energia e vai armazenar um pouco. Mas isso só ocorreria na falta de outros macronutrientes, não? Por exemplo, se houvesse disponibilidade de gordura e carboidrato, estes teriam preferência para serem armazenados/convertidos como gordura.

Sim, o seu corpo irá escolher o que já esta pronto para ser usado, no caso a glicose. O lipideo está quase pronto, só precisa ser "quebrado", e o aminoácido precisa ser transformado.

Pelo menos até onde eu sei a DNL, mesmo para carboidratos, só é significativa quando você ingere, em proteínas+carboidratos, mais do que você consome no dia; você armazena toda a gordura que consumir, e o excesso de carboidratos é transformado em gordura.

Para ter uma conversão significativa de proteínas em gordura ao longo do dia você teria (assumindo a mesma lógica acima) de consumir, apenas em proteína, mais do que gasta por dia - e isso daria pelo menos uns 600 gramas de proteína.

Veja, aqui entra a velha questão, aumentar a gordura/aumentar o peso e aumentar a quantia de ácidos graxos. São situações que, embora a primeira dependa da segunda, a segunda não dependa da primeira. O processo de sintese de ácido graxo é algo que ocorre conforme a situação atual do estado do organismo da pessoa. Entende o que eu quero dizer? A ingesta passa a ser maior que a necessidade naquele período e o seu corpo irá guardar essa "ingesta" para depois, e assim você consegue ganhar alguns gramas a mais depois de 24 horas, ou perder.

Sobre a DNL, que pelo que sei, é de novo nova lipogênese, acho que é isso. Enfim, não entendo o que há por trás disso e se significa algo a mais do que eu imagino. Porque lipogênese é lipogênese, e para ela acontecer não precisa consumir o dobro do que é habituado a comer, só precisa ter o excesso de carbo/pro do momento. Mais do que você precisa, você guarda.

Editado por dones
  • Supermoderador
Postado

peso: 89

cintura: 79

supra: 12

abs: 18

passei na corrida. Estou tentando comprar ingressos para vollei, site maldito...

Postado

Parabéns Aless, partiu pra casa do dígito 8!

Cintura tbm ta menor que a minha!

Parabenszasso cara!

Postado

Vai colocando as medidas naquele esquema de colunas e datas. Quanto ao treino acho que você poderia modificar ele, não gostei dessa estrutura aí não.

Postado

porram, passo aqui pra ver como está o meu camarada Aless, e me deparo com uma aula do mestre Dones...

ehaueahueahuaehae

muito bom! vou ler denovo a parte dos transportes, estou aprendendo isso na aula de bioquímica

Postado

Aless vc faz aej certo?

Eu vejo vc e outros users usando esse tipo de artimanha, mas segundo o que ando lendo, faria diferença fazer antes ou depois das refeiçoes?

No final não seria o saldo calórico o que realmente importa?

Até que ponto é mais benéfico usar AEJ's?

Não seria melhor fazer um aeróbico normal, do que fazer um aej leve, e ainda ter toda aquela historia de usar Xg de aminoácidos etc?

vlw aless

• Supermoderador
Postado

Martin,

a conversão acontece sim, no spoiler eu explico como.

Aqui na primeira foto você vê a estrutura química de um aminoácido. Note no carbono (C do centro)

mol_img17.gif

Agora, nessa segunda foto, você terá alguns ácidos graxos

fat1.gif

Repare no C (carbono). No fígado, quando o aminoácido será usado para virar glicose, ocorre um processo chamado de desaminação, que é a remoção do carbono do aminoácido dos demais componentes que constituem o mesmo. Então o carbono ficará livre, e este será usado para formar glicose ou ácido graxo. As demais estruturas do aminoácido serão descartadas e excretadas pela urina.

Aliás, curiosidade, a diferença entre a gordura saturada, insaturada e a trans está em uma pequena diferença na cadeia quimica que elas possuem. Uma coisa bem boba, rsrs

Sim, o seu corpo irá escolher o que já esta pronto para ser usado, no caso a glicose. O lipideo está quase pronto, só precisa ser "quebrado", e o aminoácido precisa ser transformado.

Veja, aqui entra a velha questão, aumentar a gordura/aumentar o peso e aumentar a quantia de ácidos graxos. São situações que, embora a primeira dependa da segunda, a segunda não dependa da primeira. O processo de sintese de ácido graxo é algo que ocorre conforme a situação atual do estado do organismo da pessoa. Entende o que eu quero dizer? A ingesta passa a ser maior que a necessidade naquele período e o seu corpo irá guardar essa "ingesta" para depois, e assim você consegue ganhar alguns gramas a mais depois de 24 horas, ou perder.

Sobre a DNL, que pelo que sei, é de novo nova lipogênese, acho que é isso. Enfim, não entendo o que há por trás disso e se significa algo a mais do que eu imagino. Porque lipogênese é lipogênese, e para ela acontecer não precisa consumir o dobro do que é habituado a comer, só precisa ter o excesso de carbo/pro do momento. Mais do que você precisa, você guarda.

Agora sim eu fiquei confuso. Eu vi uma discussao do Martin a um bom tempo sobre isso e um cara que se dizia nutricionista nao conseguiu provar que realmente acontece a DNL, apesar dela ser teoricamente possivel. Faz sentido que o corpo armazene aquilo que ele nao esta usando, ja que como tu disse, nao tem uma reserva de AAs onde o corpo possa colocar o excesso. Para carbo, ele vai virar glicogeneo ate encher, e depois vira gordura.

Mas e para uma pessoa que esta com deficit calorico, por exemplo, glicogeneo depledado ou quase, e consumir uma grande quantidade de proteina de origem solida, tipo peito de frango. Para ser mais especifico: 1 unica refeicao por dia, logo 23h de jejum, nada de AAs na corrente sanguinea, praticamente sem glicogeneo ou ate mesmo em cetose, e a pessoa ingere uma quantidade bem grande de proteina, tipo 400g, e nada mais. O corpo nao precisa de tudo isso naquele momento, e a digestao disso vai levar bastante tempo. O que exatamente aconteceria (ou provavelmente) nesse momento? Uma grande quantidade seria oxidada? Seria significativo?

Parabéns Aless, partiu pra casa do dígito 8!

Cintura tbm ta menor que a minha!

Parabenszasso cara!

Eh, mas lembrando que devo (ou devia) estar em cetose, tira 2Kg de agua disso ai... depois do recarb eu volto para a casa dos 90 :(

A cintura você mede na altura do umbigo Aless?

Sim, sempre no umbigo. Fica mais facil de manter a medida no mesmo lugar. E tambem fico com 'postura' correta. Nao eh puxando a barriga mas nao eh com ela solta mesmo, fico como deveria ficar.

Vai colocando as medidas naquele esquema de colunas e datas. Quanto ao treino acho que você poderia modificar ele, não gostei dessa estrutura aí não.

Ja estou colocando ali em baixo. Eu apenas nao tive tempo, passei na corrida ontem.

O que tu sugere quanto ao treino, e o que exatamente nao ficou legal? Estou com 1 lower de intensidade, indo para singles, um upper no mesmo estilo, talvez nao chegando a single mas perto, e mais 1 ou 2 treinos de volume maior. Se for 1 treino fica FB, se forem 2 ficam upper e lower, colocando mais volume, e no caso de upper indo para os musculos menos trabalhados, tipo costas.

porram, passo aqui pra ver como está o meu camarada Aless, e me deparo com uma aula do mestre Dones...

ehaueahueahuaehae

muito bom! vou ler denovo a parte dos transportes, estou aprendendo isso na aula de bioquímica

Aproveite, eu ainda tenho que conseguir entender tudo :)

Aless vc faz aej certo?

Eu vejo vc e outros users usando esse tipo de artimanha, mas segundo o que ando lendo, faria diferença fazer antes ou depois das refeiçoes?

No final não seria o saldo calórico o que realmente importa?

Até que ponto é mais benéfico usar AEJ's?

Não seria melhor fazer um aeróbico normal, do que fazer um aej leve, e ainda ter toda aquela historia de usar Xg de aminoácidos etc?

vlw aless

AEJ estou comecando agora.

Se faz diferenca? Depende. Para quem tem um BF mais alto tanto faz, o que importa eh o deficit. Voce tem bastante gordura disponivel, o corpo vai tirar de onde eh mais facil. Agora quando esta com menos gordura, o mais facil seria tirar da massa magra, ja que ela eh mais facil, e tambem dependendo da necessidade.

Ate onde eu entendo, o AEJ passa a ser vantajoso mesmo quando a pessoa esta com menos de 10% de gordura. Em jejum, aumenta a quantidade de gordura sub-cutanea utilizada como energia. Ela esta disponivel, o corpo precisa de uma pequena quantidade de energia, e voce tem tempo para quebrar essa gordura. Ou seja, quanto maior o jejum, mais o teu corpo precisa de energia, e mais gordura ele precisa mobilizar e oxidar. Conforme o jejum aumenta (passa de 20h) o corpo nao consegue mobilizar uma quantidade suficiente de gordura e comeca a catabolizar massa magra. Ou seja, a demanda eh maior do que o corpo consegue te dar, e ele precisa de outra fonte. Quando voce esta em jejum a menos tempo do que isso, voce pode fazer o AEJ e aumentar a necessidade de energia. Como vai ser pouca quantidade de energia, ele continua o processo de mobilizar e oxidar gordura. Mas ele tem um limite. Se tu fizer um AEJ com intensidade maior, o corpo nao vai conseguir tirar a quantidade suficiente de energia apenas da gordura, e vai precisar de outra fonte.

Para um aerobico normal, tu pode gastar mais energia e ter um deficit maior sim. O problema eh de onde o corpo vai tirar esse energia. Se tu estiver alimentado, ele vai utilizar o glicogeneo. Quanto ele acabar, ou ate mesmo depois do fim do aerobico, o teu corpo pode ter uma necessidade maior de energia do que a oxidacao de gorduras pode fornecer, causando o catabolismo. Se tiver ainda uma boa refeicao apos o aerobico, eu acho que voce pode dar uma boa quantidade de energia atraves da alimentacao. Entao o aerobico normal seria efetivo se ainda tiver uma alimentacao boa durante o dia. Se ele se encaixar no meio das refeicoes, acho que fica na mesma.

O problema seria apenas a capacidade de fazer AEJ todos os dias e aerobico pesado. Quantos dias tu consegue fazer um aerobico pesado, com boa duracao, durante um cutting onde a recuperacao eh limitada? Caminhada tu pode fazer 7 dias da semana. Correr, eu pelo menos, no maximo, com otimismo, 4x. Talvez de na mesma.

Tem o ultimo ponto que eu ainda estou estudando que seria realmente a capacidade de mobilizar as gorduras, tirar elas do lugar original e colocar na corrente sanguinea. O jejum combina 2 coisas: baixa quantidade de insulina e maiores niveis de catecolaminas. Isso eh importante para definir o percentual de gordura: se tu tem um percentual mais baixo, o corpo tem uma dificuldade maior de mobilizar as gorduras. Mesmo que tu tenha um deficit calorico alto, proveniente de um aerobico de intensidade, ou da dieta, o corpo nao vai conseguir tirar energia apenas das gorduras, ele vai tirar de outra fonte.

Eu estou estudando um pouco mais sobre a gordura teimosa e sei que o Lyle tem 4 protocolos diferentes para reduzir essa gordura. Ele comenta ate que pessoas com menos de 10% de gordura podem perder gordura de lugares nao teimosos e acumular em lugares teimosos. AEJ deve ser uma das formas que ele recomenda, nao sei exatamente o contexto, e sei da ioimbina para potencializar, mas ainda tem mais coisa.

Resumo: qualquer aerobico eh efetivo para perda de gordura, desde que ele aumente o deficit calorico. A quantidade de calorias gastas vai ditar a perda de gordura, aerobico apenas soma (ou subtrai) no saldo. Excecao fica quando a pessoa ja eh magra, onde voce precisa de uma boa estrategia para dizer para o corpo de onde tirar a gordura.

Agora a tabela de ontem em formato correto:

Data Peso (Kg) Cintura (cm) Peso (dif) Cintura (dif)

14/07       92        83       0        0

18/07       90        82       -2        -1  

25/07       90        80       -2        -3

01/08       89        79       -3        -4

Data   Suprailiaca (mm) Abdominal (mm)

14/07           18          25

18/07           16          22

25/07           14          18

01/08           12          18

Ontem fui para Londres, nao consegui ingressos, maior confusao. Para quem nao sabe, aconteceu o mesmo que na China: o governo distribui ingressos para empresas e corporacoes e estes nao conseguem repassar todos. E ficam varios lugares vazios nos estadios. Como aqui o povo reclama, o gorverno pediu de volta e esta colocando de ultima hora a venda, mas todo mundo esta tentando comprar esses ingressos, juntando com uma burocracia para comprar, sobre-carrega os sites e fica uma zona. Quero ver como isso vai ser no Brasil...

Ontem o dia foi off, nao contei calorias e nem macros. Como passei o dia todo com a minha esposa eu precisei sair da cetose, ja que um dos problemas da cetose eh o mau halito. Liguei o foda-se e comi a vontade. Caminhei pra burro tambem, estou com as canelas e panturrilhas doidas. Hoje espero colocar as fotos no Facebook.

Coloquei uma foto no face ontem minha de april e uma agora. Eu tava muito redondo...

Postado

o.O

79 de cintura, boaaaaaaaaaaaaa

essa disputa ainda vai dar muito oque falar eim Sr. Aless?

hahahaha

dando aulinha também, desta vez de aerobio

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...