Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livre Discussão Sobre Powerbuilding


greco-romano

Posts Recomendados

Publicidade

Vamos considerar um indivíduo que está em algum lugar entre intermediário e avançado, ok? Não vou falar de um iniciante por motivos óbvios. Consideremos alguém natural que mantenha uma dieta "ok" e um treinamento "ok" ganhando o máximo possível de tecido muscular (digo tecido muscular portanto bife puro), digamos... 3kg de bife num ano. Esse indivíduo em 80kg. Logo, conclui-se que 3kg representa pouco mais de 3% do seu peso corporal. Mesmo assim, se for um cara bem condicionado, com percentual de gordura baixo e pouca retenção, 3kg de ganhos secos vão fazer uma boa diferença estética. Mas lembre-se: são 3kg, na melhor das hipóteses, e distribuídos pelo corpo todo.

Aonde eu quero chegar: Você acha mesmo que fazer um exercício isolador de panturrilha vai mesmo "desviar" boa parte desses 3kg de forma que torne aparente esse crescimento? Você acha que passar o ano todo fazendo elevação plantar vai realmente dar um impacto visual? Digo... há duas coisas que vão dar impacto visual de ganho de massa muscular: o ganho de força e o tempo. Se o cara tá natural, ganhou uma força razoável (digo, já chegou num nível intermediário-avançado) e continua mantendo-se consistente em treino e dieta por anos e não cresceu a panturrilha, acho bem difícil que um burrinho ou uma elevação plantar vão resolver o caso dele.

Então voce ta falando que agente só deve fazer exercicios isoladores com objetivo de prevenir lesão?

quer dizer a pra parte estética não muda absolutamente nada?

quer dizer que pegando dois individuos intermediarios de 80 kg, que ganharam 3kg de musculo(mm) em um ano e progrediram cara igualmente. Sendo que:

O individuo A fez supino com 100kg 10x3 + 3x20 fly alguma coisa(ou outro isolador pro peito)

E o individuo B fez somente o supino com 100kg. 10x3.

O desenvolvimento do peitoral dos dois vão ser iguais?

Um ano é muita coisa, mais supondo que fossem 12 semanas. Voce acha que o desenvolvimento ia ser igual?

eu tenho minhas duvidas.

Mas então, mas acho que o negócio é que nem sempre aumentar o TUT = aumentar tensão... o foda é saber essa relação ai né...

Num-intindi-o-que-ele-falou.gif

TUT = time under tension = tempo sobre tensao

aumentar tensao = aumentar TUT

?

como assim tensao?

Editado por Frango_13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Redlight

Infelizmente não tenho como provar meu ponto, assim como acredito que vc não tenha como provar o seu.

Até pq eu acho que fixar um valor de 3kgs por ano, independente do treino, um pouco estranho.

Mas eu me baseio no argumento que o frango falou agora a pouco:

Gêmeo A : Remada 80kgs x 5

Gêmeo B : Remada 80kgs x 5 + pull ups +20kg x 6

Qual realizou mais trabalho? Acredito que o cara do B. Não quer dizer que quanto mais exercícios melhor, e nem é desculpa pra falar “ ahh mano já que eu não tenho o ombro legal vou fazer 6 exercícios pra eles, 2x por dia, 5x por semana, para direcionar meus ganhos”, não é isso.

Eu penso que haveria sim um maior desenvolvimento a medida que vc utiliza mais tal musculatura.

Se um cara tem uma parte do corpo lixo, e começar a realizar mais trabalho alí (de forma isolada ou não) Eu acredito que tende a desenvolver. E isso (não é argumento, mas agora já foi shuashau) vc encontra em qualquer modalidade, qual os músculos mais desenvolvidos num lutador de braço? Biceps/antebraços/ombros.

E num nadador? Peito/costas/ombros.

Num jogador de futebol? Pernas

E ambos não fazem treinamento tanto para superiores quanto para inferiores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ice: Eu tenho minhas dúvidas o quanto isso é aplicável para um natural. Manter as cargas, digamos de uma 5 RM que seria 87-90% da 1 RM, ao meu ver, não causaria uma manutenção da MM se houvesse uma dieta hipercalórica. Os resultados não seriam tão bons quanto se progredisse essa 5 RM constantemente, mas haveriam ganhos de MM, pelo menos por um bom tempo. Vou dar um exemplo: alguém começa um SS, meu caso há um tempo, começa com 30% a menos que a 5RM pra 5 repetições, muita abaixo da capacidade, mas mesmo assim verá ganhos de MM desde o começo do treino (eu vi, pelo menos).

O que talvez aconteça, a medida que 5 RM mantida vai virando 80% da 1 RM, é os ganhos serem mais direcionadas para a parte fraca que estará executando mais trabalho e com maior intensidade. Daí, novamente, será um processo muito lento e sou meio cético quanto a ele; mas daí é só testando para saber. No entanto, o sistema seria, pelo menos momentaneamente, pervertido, colocando a estética na frente da performance.

Se mesmo os Olympias da vida usam locais (synthol) pra corrigir assimetrias e pontos fracos, e eles teriam maior capacidade de direcionar ganhos que um natural, fica difícil acreditar que isso seja viável para um atleta sem recursos ergogênicos.

Além disso, quando se está com cargas altas, a progressão é muito mais difícil. Assim, fazer com que a 5 RM fique relativamente fácil, 75-80% da RM pra baixo, irá tomar muito tempo.

Editado por GuitarndIron
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Éverton Udson

Eu não ia dar pitaco, mas vamos lá, lembrando que é minha opinião:

Eu acho que ha um pouco de extremismo nesse argumento de que “faça terra , supino, OH press e agacho e jogue o resto fora” ( Eu sei que ninguém falou isso, mais foi pra dar um exemplo :oneeyed01: )

Eu não nego que esses exercícios podem sim formar um bom físico, mas ainda existe a individualidade (o velho “cada caso é um caso blablabla by Mag”). Em 2010 quando eu estava olhando o diario do craw69, me deparei com users perguntando o pq dele não usar exercícios para as panturrilhas, e o craw69 respondeu que ‘o agachamento já basta para mim, e no meu caso não é necessário treina-las isoladamente’. Esse argumento não é universal, já que eu não tenho panturrilhas decentes , e são muito desproporcionais ao quadríceps, como também ja vi gente que tem um físico muito bom, mais sempre tem um ponto que é regular/lixo. Da mesma forma o argumento de que as costas iram crescer só com terra – sem duvida há um estimulo – mas quem não garante que uma remada não seria muito melhor?

O que eu queria chegar era isso: se o cara faz terra, faz Oh press, faz remadas e mesmo assim não tem um trapézio decente, ou ele ta treinando tudo errado, ou é uma parte do corpo que ele tem dificuldade em desenvolver. Então eu vou dizer o que pra um cara desses? “ahh vei, quando tu chegares em 3xBW num terra, 1,5BW num OH press vc terá trapézio!”.... não seria isso extremista demais? Não seria melhor usar um exercício que ajude na parte que o cara tem dificuldade?

Se o cara faz agachamento frontal, zercher, por cima da cabeça, e pulando corda, tem até um conjunto de quadris+posteriores leais, mais porra nenhuma de panturrilha, não seria cabeça dura demais falar pra ele agachar mais, ao contrario de treinar esse ponto de forma direta?

Flw

defina forma direta............

por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Éverton Udson

forma direta no contexto que falei0, seria:

Trabalhar de forma direta o biceps: Roscas

Ou seja isolar

agacho........pra vc n trabalhar perna de forma direta então ?

Se mesmo os Olympias da vida usam locais (synthol) pra corrigir assimetrias e pontos fracos, e eles teriam maior capacidade de direcionar ganhos que um natural, fica difícil acreditar que isso seja viável para um atleta sem recursos ergogênicos.

Além disso, quando se está com cargas altas, a progressão é muito mais difícil. Assim, fazer com que a 5 RM fique relativamente fácil, 75-80% da RM pra baixo, irá tomar muito tempo.

acho q n dá pra compara porq eles já estão num patamar de mm fora do normal humano.

e a maioria ganha volume sem progressão de carga.............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico meio que morreu, então vou tentar puxar assunto...

Quanto ao número de séries/repetições, o greco-romano falou que devemos manter padrões (tipo, todos exercicios do treino 3x3, ou tudo 4x4 pelo que eu entendi) seria legal ciclar isso? tipo, essa semana fazer 3x3 para todos os grupos musculares (exeto panturrilhas e abs), na outra semana fazer 5x5 e por ai vai....o que voces acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aquele esquema de alterar muitas variáveis no treino, vai abrindo um leque e ficando mais complicado. É mais fácil progredir apenas na carga, mantendo o exercício e o número de repetições, do que fazer vários cálculos por exemplo pra qual carga pegar pra mudar de 3x3 pra 4x4 aumentando a tensão, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...