Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Eu não ia dar pitaco, mas vamos lá, lembrando que é minha opinião:

Eu acho que ha um pouco de extremismo nesse argumento de que “faça terra , supino, OH press e agacho e jogue o resto fora” ( Eu sei que ninguém falou isso, mais foi pra dar um exemplo :oneeyed01: )

Eu não nego que esses exercícios podem sim formar um bom físico, mas ainda existe a individualidade (o velho “cada caso é um caso blablabla by Mag”). Em 2010 quando eu estava olhando o diario do craw69, me deparei com users perguntando o pq dele não usar exercícios para as panturrilhas, e o craw69 respondeu que ‘o agachamento já basta para mim, e no meu caso não é necessário treina-las isoladamente’. Esse argumento não é universal, já que eu não tenho panturrilhas decentes , e são muito desproporcionais ao quadríceps, como também ja vi gente que tem um físico muito bom, mais sempre tem um ponto que é regular/lixo. Da mesma forma o argumento de que as costas iram crescer só com terra – sem duvida há um estimulo – mas quem não garante que uma remada não seria muito melhor?

O que eu queria chegar era isso: se o cara faz terra, faz Oh press, faz remadas e mesmo assim não tem um trapézio decente, ou ele ta treinando tudo errado, ou é uma parte do corpo que ele tem dificuldade em desenvolver. Então eu vou dizer o que pra um cara desses? “ahh vei, quando tu chegares em 3xBW num terra, 1,5BW num OH press vc terá trapézio!”.... não seria isso extremista demais? Não seria melhor usar um exercício que ajude na parte que o cara tem dificuldade?

Se o cara faz agachamento frontal, zercher, por cima da cabeça, e pulando corda, tem até um conjunto de quadris+posteriores leais, mais porra nenhuma de panturrilha, não seria cabeça dura demais falar pra ele agachar mais, ao contrario de treinar esse ponto de forma direta?

Flw

Editado por wacabanga

Publicidade

Postado

também concordo wacabanga, inclusive o próprio craw disse que não é contra usar isoladores, até porque eles tem o seu lugar no treino, principalmente quando se fala em individualidade, agora o que é errado é monta o treino a base de isoladores, como se via em muitos treinos...

Postado

Eu corcordo com a questão dos pontos fracos, mas parcialmente.

Eu não acho que um agachamento qualquer irá fazer as panturrilhas crescer muito, mas um agachamento monstruoso irá sim.

A menos que o sujeito não coma direito pra crescer, um cara com x2.5+ no Agacho terá boas panturrilhas. Se não tiver, provavelmente não vão crescer muito com trabalho direto.

É algo individual, mas minhas panturrilhas se desenvolveram melhor quanto minha 5RM no agachamento subiu de 110 pra 140+ do que quando treinava elas diretamente.

"

T-Nation: You know, I was watching some EliteFTS DVDs the other day and I was struck by most of these guys' calf development. Any bodybuilder would kill for those calves. Let me guess, they don't even train calves directly do they?

Tate: No. It's a side effect of squatting heavy. Plus, a bigger guy is always going to have bigger calves. Look at your football coach. You've got your old lineman coaches with like 50 inch calves! It's just the nature of having the extra bodyweight – and walking around is going to develop that.

But the calves are partially responsible for supporting the knee. Just the nature of walking the weight out of the rack, squatting and pulling, you're training your calves.

Most of the time, you don't need to do what most people think you need to grow. Everyone is caught up in movements they feel work specific muscles, but they don't understand the effect on the entire body. For example, if you read any bodybuilding book, it'll list bench press as a chest movement. Well, I feel it more in my triceps, plus there have been thousands of shoulder injuries from bench pressing. I'd say it's safe to assume that the bench press is also a shoulder and triceps movement!

I've also had bench sessions where my lats, traps, and lower back were fired, not to mention the numerous times I've had glute and hamstring cramps. So if you think bench press is a chest movement, you're being misguided.

I also remember overhearing George Halbert telling another Westside member a bit of advice after a max effort board press. The other member asked George about doing extensions. George's reply was classic. He said, "What exactly will dumbbell extensions do for my triceps that 700 pound board presses didn't already do?""

Não li todo o tópico, desculpem se for um pleonasmo, mas vai muito do padrão de movimento do sujeito. Não tô falando daquela crença na isolação dos BBs, mas algumas excuções podem recrutar mais uma parte do que outra. Um supino como o do KK vai recrutar mais tríceps que um no limite da largura da pegada. Mas, pra fins estéticos, acho que o Quisso falou isso, o interessante é fazer o movimento na forma "standard".

Os músculos cujo o trabalho direto é, para mim, necessário são pescoço e antebraços. Claro que o terra vai trabalhar a pegada, mas trabalhar ela individualmente é menos estressante pro corpo (plate pinchs, holds de halteres redondos, dead hangs com toalha, holds com Fat Gripz) e dá de levar a musculatura a um patamar de volume e intensidade maior. Empiricamente falando, os antebraços se recuperam muito rápido. Pescoço, quando fazia, notei diferença em coisa de 1 mês. Agora parei de trabalhar o pescoço por ter optado possuir músculos mais funcionais, para o PL, do que estéticos.

Isolar também é bem válido em caso de rehabilitação, novamente, desculpe se alguém já tiver posto isso à tona, aumentando o fluxo sanguíneo naquela área. Estava com uma bela dor nos cotovelos depois de ter dormido com eles flexionados atrás da cabeça. Pois bem, ontem fiz umas 4-5x20 de extensões de tríceps com um elástico que tenho aqui (não sei a tensão dele, mas é leve sem ser ridícula) e hoje os cotovelos estão 100%. Também usei a máquina de abdução, depois com elástico, pra acabar com uma irritação nessa região. Pra isso, isolar é muito eficaz.

Agora, não sei se alguém falou disso, o que vocês acham da periodização da intesidade para fins estéticos? Algo nesse estilo.

Postado

Ei, voltando ao assunto do TUT...

Estava pensando exatamente na progressão que eu segui com BW ha um tempo atrás...

O exercício eu conseguia fazer 5 reps no máximo, daí eu ia fazendo séries de 3 aumentando o TUT, e entao conseguia alcançar 5x5, o que quer dizer que aumentei a força, não? Quero dizer, até certo tempo relacionado à certa carga, aumentar o tempo sob tensão = aumentar força, não? Outro exemplo foi um strongman recomendando que para treinar para levantar pedras, a melhor forma é carrega-las, depois que consegue carregar por uma boa distancia, fica fácil de levantar por tempo, como numa competição. Isso é ganhar força, não?

Postado

Então é como eu pensei red. Imaginei que seria por ai, algo simplesmente aver com o psicológico. Outra explicação(viajando bastante), pode ser que voce mobilizando sinta dor logo:

mobilizar = dor

dor = ruim

sorrir = bom

dor = sorrir

mobilizar = bom

o/

abraços

A questão de sorrir é usado no Yôga também, e funciona muito bem.

Sorrir ajuda a relaxar e, creio eu, acontece uma espécie de internalização do estado exterior (sorrir). Quando o cara fica tenso, xingando, o corpo vai intrepertar que aquilo é ruim e vai querer que acabe rápido.

A respiração ajuda bastante, como o Gaspar falou. Quando a mobilização, principalmente no começo, é muito dolorosa eu utlizo inspiração e expirição rápidos; à medida que vai ficando mais suportável, começo a inspirar lento e expirar mais lento ainda (5/8). Aprendi isso no Yôga também: a respiração rápida é usada pra exercícios de força e que causam muita dor, a lenta para movimentos de mais flexibilidade e com uma dor mais suportável.

Não sei os detalhes químicos e os mecanismos fisiológicos por trás disso, mas penso que tem a ver com neurotrasmissores (noradrenalina, encefalina, endorfina, sobretudo).

Postado

Eu não ia dar pitaco, mas vamos lá, lembrando que é minha opinião:

Eu acho que ha um pouco de extremismo nesse argumento de que “faça terra , supino, OH press e agacho e jogue o resto fora” ( Eu sei que ninguém falou isso, mais foi pra dar um exemplo :oneeyed01: )

Eu não nego que esses exercícios podem sim formar um bom físico, mas ainda existe a individualidade (o velho “cada caso é um caso blablabla by Mag”). Em 2010 quando eu estava olhando o diario do craw69, me deparei com users perguntando o pq dele não usar exercícios para as panturrilhas, e o craw69 respondeu que ‘o agachamento já basta para mim, e no meu caso não é necessário treina-las isoladamente’. Esse argumento não é universal, já que eu não tenho panturrilhas decentes , e são muito desproporcionais ao quadríceps, como também ja vi gente que tem um físico muito bom, mais sempre tem um ponto que é regular/lixo. Da mesma forma o argumento de que as costas iram crescer só com terra – sem duvida há um estimulo – mas quem não garante que uma remada não seria muito melhor?

O que eu queria chegar era isso: se o cara faz terra, faz Oh press, faz remadas e mesmo assim não tem um trapézio decente, ou ele ta treinando tudo errado, ou é uma parte do corpo que ele tem dificuldade em desenvolver. Então eu vou dizer o que pra um cara desses? “ahh vei, quando tu chegares em 3xBW num terra, 1,5BW num OH press vc terá trapézio!”.... não seria isso extremista demais? Não seria melhor usar um exercício que ajude na parte que o cara tem dificuldade?

Se o cara faz agachamento frontal, zercher, por cima da cabeça, e pulando corda, tem até um conjunto de quadris+posteriores leais, mais porra nenhuma de panturrilha, não seria cabeça dura demais falar pra ele agachar mais, ao contrario de treinar esse ponto de forma direta?

Flw

Vamos considerar um indivíduo que está em algum lugar entre intermediário e avançado, ok? Não vou falar de um iniciante por motivos óbvios. Consideremos alguém natural que mantenha uma dieta "ok" e um treinamento "ok" ganhando o máximo possível de tecido muscular (digo tecido muscular portanto bife puro), digamos... 3kg de bife num ano. Esse indivíduo em 80kg. Logo, conclui-se que 3kg representa pouco mais de 3% do seu peso corporal. Mesmo assim, se for um cara bem condicionado, com percentual de gordura baixo e pouca retenção, 3kg de ganhos secos vão fazer uma boa diferença estética. Mas lembre-se: são 3kg, na melhor das hipóteses, e distribuídos pelo corpo todo.

Aonde eu quero chegar: Você acha mesmo que fazer um exercício isolador de panturrilha vai mesmo "desviar" boa parte desses 3kg de forma que torne aparente esse crescimento? Você acha que passar o ano todo fazendo elevação plantar vai realmente dar um impacto visual? Digo... há duas coisas que vão dar impacto visual de ganho de massa muscular: o ganho de força e o tempo. Se o cara tá natural, ganhou uma força razoável (digo, já chegou num nível intermediário-avançado) e continua mantendo-se consistente em treino e dieta por anos e não cresceu a panturrilha, acho bem difícil que um burrinho ou uma elevação plantar vão resolver o caso dele.

Postado

Aí já discordo.

Pois pegando o mesmo indivíduo que vc citou, ele pode focar num treino de manutenção, sem aumentar as cargas o que, teoricamente, não faria o corpo ganhar mais massa.

E nesse cenário, se dedicaria às panturrilhas, assim não haveria essa distribuição dos 3kg de músculo que ele ganhou no ano, quase tudo se concentraria nas panturrilhas.

Não se distribuiria pq o corpo não iria crescer nas outras partes, já que do tamanho que estão e considerando que não haverá progressão para obrigar a continuar hipertrofiando.

Como o corpo não está ocupado fazendo o corpo inteiro crescer, numa dessa pode se concentrar mais nessa região que está sendo mais treinada e promover crescimento.

Ao meu ver, isso só faria sentindo num contexto de BB e não PB.

Ao abrir mão de aumentar as cargas, o sujeito está perdendo a questão da perfomance; logo, já não poderíamos dizer que se trataria de uma filosofia de treino que busca tanto a estética quanto a perfomance.

E outra, 3 kgs só na panturrilha demoraria muito. Creio que a maioria que segue uma filosofia de treino com Power no nome deve achar um dos pontos mais atrativos o fato de aumentar as cargas nos básicos. Isso que você citou, para um PBer, seria como feijoada de soja, cerveja sem álcool, sexo com camisinha e por aí vai.

Postado

Aí já discordo.

Pois pegando o mesmo indivíduo que vc citou, ele pode focar num treino de manutenção, sem aumentar as cargas o que, teoricamente, não faria o corpo ganhar mais massa.

E nesse cenário, se dedicaria às panturrilhas, assim não haveria essa distribuição dos 3kg de músculo que ele ganhou no ano, quase tudo se concentraria nas panturrilhas.

Não se distribuiria pq o corpo não iria crescer nas outras partes, já que do tamanho que estão e considerando que não haverá progressão para obrigar a continuar hipertrofiando.

Como o corpo não está ocupado fazendo o corpo inteiro crescer, numa dessa pode se concentrar mais nessa região que está sendo mais treinada e promover crescimento.

Então você discorda somente porque pode existir a possibilidade de você deixar de evoluir seu corpo como um todo pra evoluir somente as panturrilhas ice? E não é nem que isso é provável que aconteça, é que talvez seja possível passar um ano todo focado nas panturrilhas... Será que isso alguma vez já aconteceu?

Postado

Ei, voltando ao assunto do TUT...

Estava pensando exatamente na progressão que eu segui com BW ha um tempo atrás...

O exercício eu conseguia fazer 5 reps no máximo, daí eu ia fazendo séries de 3 aumentando o TUT, e entao conseguia alcançar 5x5, o que quer dizer que aumentei a força, não? Quero dizer, até certo tempo relacionado à certa carga, aumentar o tempo sob tensão = aumentar força, não? Outro exemplo foi um strongman recomendando que para treinar para levantar pedras, a melhor forma é carrega-las, depois que consegue carregar por uma boa distancia, fica fácil de levantar por tempo, como numa competição. Isso é ganhar força, não?

Você aumento TUT, certo? Então você progrediu em tensão, consequentemente, ficou mais forte.

Uma duvida, o método ABO seria aplicavel ao powerbuilding?

Sim, por que não?

Aí já discordo.

Não vejo sentido nenhum em fazer isso, com nenhuma parte do corpo. O cara deixaria de evoluir como um todo e deixaria de ganhar performance só pra melhorar 1 ponto?

E outra, isso é possível no mundo real?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...