Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mais Uma Sobre Aeróbio Em Jejum - Dr Paulo Muzy

Posts Recomendados

Postado

Mais uma sobre aeróbio em jejum...

Leptina e aeróbio em jejum...

Estava lendo um artigo ontem de um pesquisador chamado Mike Nelson que estudou sobre a expressão dos receptores de leptina que pode ajudar a jogar mais informação na velha discussão sobre a real necessidade/utilidade de se fazer aerobiose em jejum.

primeiro o que é leptina: hormonio produzido pela gordura que foi descoberto por Ingalls na decada de 50 e "redescoberto" por outro pesquisador chamado Zhang na decada de 90 com o intuito de utilizar tal hormonio para regular o apetite.

A história é a seguinte, depois de sua descoberta, o conhecimento sobre a leptina ficou dormente até que Zhang, depois de criar camundongos obesos por nao produzirem tal hormonio injetou leptina neles e os emagreceu. Naquele momento ele e sesu colegas comemoraram a cura da obesidade mas ao medir a leptina em pacientes humanos e obesos descobriram que em vez de ser baixa, esta era altissima, portanto, suplementar leptina ao humano obeso seria algo como jogar um dedal de água numa piscina para tentar enche-la. Assim, a hipotese de que a obesidade no que se refere a leptina pode ser na realidade uma baixa regulação da expressão dos receptores para esta, fazendo com que o mecanismo de apetite que ela controla deixe de ser ativado e ela se acumule inutilmente...

A história da Leptina nao parou por aí...

Em 2011 um autor chamado Guerra decidiu estudar o padrão de sinalização da leptina secundária a realização da atividade física.

Em uma de suas tentativas ele realizou um teste de Wingate (como um sprint) em dois grupos de indivíduos: um grupo em jejum e outro grupo com uma ingesta de 75g de glicose uma hora antes da atividade física.

O resultado, descoberto através de biópsias musculares, foi que o grupo que realizou o sprint em jejum, sem a glicose, teve o mesmo padrao de sinalização da leptina que o rato obeso que levou a injeção de leptina apresentou (Zhang), sugerindo ainda que a insulina impede este efeito pelo fato do grupo glicose nao ter apresentado o mesmo resultado.

Assim, eu consigo jogar mais conteúdo numa longa discussão sobre o aeróbio em jejum que eu, Rodolfo Pere, Henry Okigami e mais um bando de fisiculturistas sempre se vêem em explicações bioquímicas bem estabelecidas para explicar porque funciona ou por que não funciona...

Aparentemente, por mais que o Henri tenha razão quando defende que não há sentido em fazer aeróbio em jejum, o resultado experimental dá um resultado diferente e até então eu vinha me debatendo com dificuldade de explicar porque.

O que pode acontecer é que em algumas situações, a sinalização muscular da Leptina causada pelo exercício aeróbico em jejum pode ser mais intenso do que o estímulo que poderia ser atingido com uma refeição pré-aeróbio trazendo dessa forma um resultado que do ponto de vista bioenergético não é possivel. E não é mesmo... só estudando algo completamente desrelacionado é que podemos explicar o porquê do exercício aeróbico em jejum ter tal efeito lipolítico tão propagado no mundo do fisiculturismo.

Vale lembrar que o sprint realizado em jejum foi de um exercicio aeróbio muito intenso (100% da capcidade máxima) por 30 segundos e só. O que está comprovado cientificamente é isso. Exercícios de longa duraçao em jejum nao tem base científica nenhuma e vale lembrar que na ausência de carboidrato, a atividade física pode ser uma grande promotora da liberação de cortisol, que irá realizar gliconeogenese, ou seja, quebrar massa muscular para obtençao de energia - logo, seja atento e perceba quando de fato o que você tem feito tem lhe trazido resultado positivo.

Uma pergunta fica no ar para mim: e se usássemos BCAA?? (dariamos substrato energético sem elevação da insulina bloqueando a liberação de cortisol e assim quem sabe poderiamos prolongar a atividade física aumentando a queima seletiva de gordura...). Precisa ser estudado, até porque talvez não precise ser de fato assim, já que o que se objetiva não é gasto calórico: é a sinalização para função da Leptina, que já é conseguida aos 30s de estímulo...

Lembra: fisiculturismo é nunca deixar de fazer o que é necessário e evitar o máximo possível o que é denecessário... Desengordurar o corpo muitas vezes é tambem desengordurar a rotina de treinos...

fiquem atentos, Boa Sexta!!

Muzy

Abaixo a bibliografia dos pesquisadores citados para darmos justo crédito aos caras que descobriram isso:

Guerra, B., Olmedillas, H., Guadalupe-Grau, A., Ponce-Gonzalez, J. G., Morales-Alamo, D., Fuentes, T., . . . Calbet, J. A. (2011). Is sprint exercise a leptin signaling mimetic in human skeletal muscle? Journal of Applied Physiology (Bethesda, Md.: 1985), 111(3), 715-725. doi:10.1152/japplphysiol.00805.2010

Zhang, Y., Proenca, R., Maffei, M., Barone, M., Leopold, L., & Friedman, J. M. (1994). Positional cloning of the mouse obese gene and its human homologue. Nature, 372(6505), 425-432. doi:10.1038/372425a0

Mike T Nelson is a doctoral candidate in Exercise Physiology and NSCA CSCS certified. Mike is a dynamic keynote speaker, and coach to people focused on increasing performance with less joint pain.

Se o tópico estiver na sessão errada, peço aos moderadores que o movam ao devido lugar. Grato.

Postado

" Vale lembrar que o sprint realizado em jejum foi de um exercicio aeróbio muito intenso (100% da capacidade máxima) por 30 segundos e só. O que está comprovado cientificamente é isso. Exercícios de longa duraçao em jejum nao tem base científica nenhuma e vale lembrar que na ausência de carboidrato, a atividade física pode ser uma grande promotora da liberação de cortisol, que irá realizar gliconeogenese, ou seja, quebrar massa muscular para obtençao de energia - logo, seja atento e perceba quando de fato o que você tem feito tem lhe trazido resultado positivo. "

Longa duração e baixa intensidade pode gerar gliconeogênese?

Postado

" Vale lembrar que o sprint realizado em jejum foi de um exercicio aeróbio muito intenso (100% da capacidade máxima) por 30 segundos e só. O que está comprovado cientificamente é isso. Exercícios de longa duraçao em jejum nao tem base científica nenhuma e vale lembrar que na ausência de carboidrato, a atividade física pode ser uma grande promotora da liberação de cortisol, que irá realizar gliconeogenese, ou seja, quebrar massa muscular para obtençao de energia - logo, seja atento e perceba quando de fato o que você tem feito tem lhe trazido resultado positivo. "

Não, dificilmente o corpo vai realizara a gliconeogênese como fonte de energia, só em ultimo caso.

Postado

Não, dificilmente o corpo vai realizara a gliconeogênese como fonte de energia, só em ultimo caso.

Quanto menor o % de gordura, maiores as chances. A depender do esforço, do nível de cortisol e do percentual de gordura, é bem possível que o corpo comece a buscar energia na massa muscular.

Postado

Quanto menor o % de gordura, maiores as chances. A depender do esforço, do nível de cortisol e do percentual de gordura, é bem possível que o corpo comece a buscar energia na massa muscular.

Se tratando da pergunta que foi feita, n vai ocorrer gliconeogênese.

Postado

Po greco, eu corro há 10.5km/h , com picos de 13km/h durante 50min.. (eu gosto de correr). E faço isso em jejum (pelo costume, sigo LG) , e não to perdendo massa magra... eu compenso as calorias gastas e ja era. Maaas eu não sou nenhum monstro.. mas meu bf é baixo.. mas mesmo assim..

Acho que catabolismo tem muita "história" por tras, não é tão facil assim.. pelo menos ao meu ver, e comigo , não é assim, da noite pro dia..

Postado

Não tenho coragem pra isso, Ferato. :P

Comecei dieta hipocalórica + jejum intermitente* com proteínas a 2 g/kg e tou dando conta muito bem de segurar a massa magra.

Agora meter corrida em jejum, sei lá... Não posso arriscar sem respaldo científico.

* 16-8 também, mas sem mudar a proporção de macros nos days off - fora de cogitação eu tirar dias pra cortar metade dos carboidratos, minhas refeições ficariam uma bela merda e não consigo visualizar lipídios cobrindo essas calorias

Postado

Uma resenha interessante do Alan Aragon sobre AEJ: http://www.alanaragon.com/myths-under-the-microscope-part-2-false-hopes-for-fasted-cardio.html

A pesquisa que ele resenha se baseia na ingestão de carbos de alto IG intra-treino aeróbico. As conclusões são que:

• Exercícios em baixa intensidade: A ingestão de carbos reduziu a oxidação de gorduras
  • Exercícios em média intensidade: A ingestão de carbos não afetou significativamente a oxidação de gordura nos primeiros 80-120 minutos de exercicio
  • Exercícios em alta intensidade: a ingestão de carboidratos melhorou a performance sem impactar na oxidação de gordura.
  • Carbos durante o aeróbico possuem ação anti-catabólica em dietas hipocalóricas pela preservação do glicogênio do figado.

Se tratando da pergunta que foi feita, n vai ocorrer gliconeogênese.

Alguém com 12% de bf ou menos, fazendo uma maratona em baixa velocidade, em jejum, vai ter perda de massa muscular?

Postado (editado)

Alguém com 12% de bf ou menos, fazendo uma maratona em baixa velocidade, em jejum, vai ter perda de massa muscular?

Pollopollo, ñ pense o que ocorrera apenas no decorrer do aeróbico em jejum, pense no deficit calórico do dia todo, se vc estiver consumindo menos do que gasta, mesmo que seja em uma dieta adequada, provavelmente perdera um pouco de massa muscular sim, mas ñ será o aeróbico o responsável.

Quanto menor a intensidade do aeróbico, maior vai ser a utilização de gordura como fonte de combustível, porem tanto em baixa quanto em alto intensidade, a massa muscular usada é bem baixa. Se ñ ocorrer deficit calórico ao longo do dia será impossível vc perder massa magra.

Editado por MarcelloB.
Postado

Se ñ ocorrer deficit calórico ao longo do dia será impossível vc perder massa magra.

Se você limitar a observação para um período que compreenda unicamente o intervalo entre inicio e final do AEJ, qual o resultado em termos de saldo final de massa magra?

E quem faz e para que faz AEJ em superavit calórico?

Postado

Se você limitar a observação para um período que compreenda unicamente o intervalo entre inicio e final do AEJ, qual o resultado em termos de saldo final de massa magra? Entre o inicio e o fim do aeróbico a massa muscular usada é baixa, em torno de 5%, podendo chegar a 10%, proporcional ao gasto calórico.

E quem faz e para que faz AEJ em superavit calórico? Com qual intuito? emagrecer? ao meu ver seria ineficaz.

Postado (editado)

MarcelloB. - Exatamente. Pronto, estamos de acordo.

Hmm, se vc concordava com tudo que foi dito, qual foi o intuito do seu primeiro post no tópico.... ?

Editado por MarcelloB.
Postado (editado)

Uma resenha interessante do Alan Aragon sobre AEJ: http://www.alanarago...ted-cardio.html

A pesquisa que ele resenha se baseia na ingestão de carbos de alto IG intra-treino aeróbico. As conclusões são que:

• Exercícios em baixa intensidade: A ingestão de carbos reduziu a oxidação de gorduras
  • Exercícios em média intensidade: A ingestão de carbos não afetou significativamente a oxidação de gordura nos primeiros 80-120 minutos de exercicio
  • Exercícios em alta intensidade: a ingestão de carboidratos melhorou a performance sem impactar na oxidação de gordura.
  • Carbos durante o aeróbico possuem ação anti-catabólica em dietas hipocalóricas pela preservação do glicogênio do figado.

seguindo o raciocínio que negritei....

se eu mandar uma banana antes, e depois fazer uma corrida de 30 minutos em intensidade digamos que alta, queimaria mais gorduras, não pelo ambiente proporcionado, mais sim por gastar mais calorias!

no caso uma corrida queimaria muito mais calorias que uma caminhada, e que contaria no saldo final do dia.

no caso a perda de massa magra, é evitada por via de ingestão de proteinas alta + treino com pesos.

Editado por saintgraal
Postado

saintgraal - Então:

• Eu concordo com seu raciocínio 100% além dele ser uma conclusão lógica. Entretanto, a pesquisa foi feita com a ingestão de alimentos de alto indice glicêmica e intra-treino. A banana tem, em geral um IG médio-alto e no seu exemplo foi consumida pré-treino.
  • Para esclarecer: eu fiz referência a perda de massa magra exclusivamente durante o AEJ. Durante estes 30, 40 minutos, pode sim existir uma perda de massa magra, a depender das condições, ainda que seja irrisória. Foi isso que tentei explicar para o MarcelloB. através da dialética.

Postado
Se você limitar a observação para um período que compreenda unicamente o intervalo entre inicio e final do AEJ, qual o resultado em termos de saldo final de massa magra? Entre o inicio e o fim do aeróbico a massa muscular usada é baixa, em torno de 5%, podendo chegar a 10%, proporcional ao gasto calórico.

E quem faz e para que faz AEJ em superavit calórico? Com qual intuito? emagrecer? ao meu ver seria ineficaz.

Talvez isso seria efetivo para melhorar a metabolização de gordura diminuindo o acumulo da msm ou n ?

O resultado, descoberto através de biópsias musculares, foi que o grupo que realizou o sprint em jejum, sem a glicose, teve o mesmo padrao de sinalização da leptina que o rato obeso que levou a injeção de leptina apresentou (Zhang), sugerindo ainda que a insulina impede este efeito pelo fato do grupo glicose nao ter apresentado o mesmo resultado.
Postado

Hmm, se vc concordava com tudo que foi dito, qual foi o intuito do seu primeiro post no tópico.... ?

Vamos lá, vou tentar estruturar o raciocínio:

Você disse: "Entre o inicio e o fim do aeróbico a massa muscular usada é baixa, em torno de 5%, podendo chegar a 10%, proporcional ao gasto calórico. "

Então você concorda comigo que, durante o AEJ, há perda de massa muscular. Se o saldo no fim do dia for negativo, existem boas chances de perda de amssa magra.

Você respondeu à minha pergunta: "E quem faz e para que faz AEJ em superavit calórico? Com qual intuito? emagrecer? ao meu ver seria ineficaz."

Logo, você concorda comigo que quem faz AEJ muito provavelmente está em deficit calórico. Logo, em sua afirmação anterior:

"Quanto menor a intensidade do aeróbico, maior vai ser a utilização de gordura como fonte de combustível, porem tanto em baixa quanto em alto intensidade, a massa muscular usada é bem baixa. Se ñ ocorrer deficit calórico ao longo do dia será impossível vc perder massa magra. "

Você concorda comigo. Você, como eu, acredita que quem faz AEJ pode perder massa magra durante o AEJ, concorda comigo que a maioria das pessoas que faz AEJ está, sim, em deficit e, juntando os dois, que quem faz AEJ pode perder massa magra ao fim do dia.

Postado

Talvez isso seria efetivo para melhorar a metabolização de gordura diminuindo o acumulo da msm ou n ?

Não acredito. No final das contas, o que vai importar é o saldo calórico no final do dia. Durante o AEJ, você vai ter uma oxidação maior de gordura. Porém, no resto do dia, você vai ter uma oxidação maior de carboidratos, já que você vai ter mais carboidratos disponíveis, o que vai ocasionar uma redução na oxidação de gorduras durante o resto do dia equivalente ao aumento que você teve durante o AEJ.

Ficou um pouco confuso, mas o raciocínio é simples.

Postado

Compartilho da mesma opinião do Pollo. Dizem que talvez, possa ser efetivo para metabolização da gordura, caso vc esteja com bf mto baixo.

Postado

Compartilho da mesma opinião do Pollo. Dizem que talvez, possa ser efetivo para metabolização da gordura, caso vc esteja com bf mto baixo.

Lyle Mcdonald, por exemplo, defende o AEJ no stubborn fat como uma técnica a ser utilizada nos sub 12% de BF.

Postado (editado)

Eu só faço aeróbico nas últimas 4 semanas do pré-contest... e não é o AEJ, pois não me sinto muito bem... prefiro o guerrilha cardio.. O mais importante é a dieta...aeróbico tu encaixa em seu treinamento como puder e quiser.

Editado por Antônio Júnior
Postado

mais de for levar por esse ponto do artigo o AEJ estaria entrando como um "potencializador" da leptina isso ajudaria o corpo a metabolizar mais gordura ...

snapback.pngPsyH, em 02:35:38 em 26/06/2012, disse:

Não acredito. No final das contas, o que vai importar é o saldo calórico no final do dia. Durante o AEJ, você vai ter uma oxidação maior de gordura. Porém, no resto do dia, você vai ter uma oxidação maior de carboidratos, já que você vai ter mais carboidratos disponíveis, o que vai ocasionar uma redução na oxidação de gorduras durante o resto do dia equivalente ao aumento que você teve durante o AEJ.

Ficou um pouco confuso, mas o raciocínio é simples.

.

olhando por este lado ainda assim ajudaria n ?

jah q a gordura metabolizada no inicio seria uma a menos pra ficar "acumulada" ... mesmo oxidando o carbo mais tarde ... mesmo com calorias excedentes nen todas elas virão gordura parte delas virão músculo .. assim poderia ser algo a se pensar em fazer para acumular menas gordura em off n ?

• 3 semanas depois...
Postado

É possível acumular gordura mesmo com defict calórico, .fik.dik

Perder peso não é igual a perder gordura, nem ganhar peso é igual a ganhar massa muscular.

Postado

Perder peso não é igual a perder gordura, nem ganhar peso é igual a ganhar massa muscular.

Não é possível acumular gordura com deficit calórico...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...