Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Artigo) Leite Faz Mal? (Parte 3: O Leite Pode Provocar Cancro?)


Posts Recomendados

Postado

Na

Parte 2, http://www.hipertrofia.org/forum/topic/84902-artigo-leite-faz-mal-parte-2-intolerancia-a-lactose-e-resposta-insulinica/ vimos que o leite é capaz de induzir uma forte produção de insulina o que, por sua vez, constitui um factor de risco para várias doenças cancerígenas e cardíacas.

Por muito incómoda que esta informação possa ser, a verdade é que há estudos que sugerem uma associação entre o consumo de leite a alguns tipos de cancro.

is-milk-bad.jpg

Leite provoca cancro dos ovários?

Este tipo de tumor afecta maioritariamente mulheres com idade superior a 50 anos. Mas manifesta-se também em mulheres jovens.

Um estudo publicado em 2004 no American Journal of Clinical Nutrition avaliou os hábitos de consumo de leite e derivados de 61084 mulheres com idades compreendidas entre os 38 e os 76 anos. O período total considerado foi de 13 anos e meio.

Os cientistas verificaram que as mulheres que consumiram 4 ou mais doses de produtos lácteos por dia apresentaram maior risco de desenvolver cancro dos ovários do que aquelas que consumiram duas ou menos doses. De todos os produtos lácteos, o leite foi o alimento com a associação mais forte com o cancro dos ovários [*1].

Um outro estudo publicado em 2006 no International Journal of Cancer fez uma revisão de 18 estudos de caso [*2] e 3 estudos de grupo [*3] que se debruçaram sobre o consumo de leite e a incidência de cancro dos ovários.

Os investigadores concluíram que nos estudos de caso não há evidências de que a ingestão de leite e seus derivados tenha alguma influência no cancro dos ovários. Já os estudos de grupo suportam a hipótese de que o consumo de produtos lácteos aumentam o risco de desenvolver este tipo de cancro [*4].

Ou seja, os estudos de correlação (estudos onde se encontra uma associação entre duas ou mais variáveis) indicam que o leite e seus derivados são responsáveis pelo aumento do cancro dos ovários. Apesar de correlação não significar necessariamente causalidade, são dados sugestivos.

Leite e cancro da próstata

O cancro da próstata é uma das doenças mais malignas em todo o mundo, registando cerca de 400 mil novos casos a cada ano. Alguns estudos de correlação já associaram a sua incidência e desenvolvimento ao consumo de leite ou outros produtos lácteos.

Uma revisão de vários estudos, quer de controlo quer de grupo, conduzida no âmbito do The Cancer Project concluiu que seis dos 12 estudos de caso e cinco dos 11 estudos de grupo revistos mostraram uma associação entre o risco de desenvolver cancro da próstata e o consumo diário de produtos lácteos [*5].

Os investigadores adiantam que esta associação pode dever-se às seguintes razões: o efeito nocivo dos alimentos ricos em cálcio no balanço da vitamina D, a tendência que os produtos lácteos têm para aumentar a resposta insulínica e alterar as concentrações ou a actividade da testosterona.

Leite provoca cancro da mama?

drink-milk.jpgA partir da segunda metade dos anos 80 até início dos anos 90, a China foi alvo de interesse no campo do cancro da mama. Os dados mostravam que a incidência de cancros da mama era menor entre a população chinesa do que nos países ocidentais industrializados (como, por exemplo, no Reino Unido e nos Estados Unidos da América). De facto, a incidência de cancros de mama em alguns destes países chegava a ser 70 vezes maior do que na China. Qual a razão?

Até início dos anos 90, a China apresentava um dos menores índices de consumo de leite per capita. Um habitante do meio urbano consumia, em média, apenas 4,8kg de leite por ano. Nos habitantes do meio rural o consumo era praticamente inexistente: 0,6kg por pessoa [*6].

Sabe-se que a grande maioria da população chinesa não tolera o leite e, portanto, não o consumem. Nem na fase adulta nem na fase infanto-juvenil. Em 2007, a msnbc.com informava que a incidência de cancros da mama na China tinha vindo a disparar desde 1997 [*7]. É interessante notar que este aumento no número de cancros da mama coincide com o período em que o consumo de leite no meio urbano também disparou, conforme mostra a seguinte tabela:

consumo-de-leite-china.jpg

Em todo o caso, se é verdade que existem estudos que relacionam o consumo de leite à maior incidência de cancro da mama, também existem dados que não encontram qualquer associação entre estas duas variáveis.

É o caso de um estudo publicado em 2002 que reuniu dados de 8 estudos de grupo, num total de 351.041 mulheres (7379 das quais diagnosticadas com cancro da mama durante os 15 anos do estudo). Os investigadores não encontraram uma associação significativa entre o consumo de carne e produtos lácteos e o risco de desenvolver cancro da mama [*8].

Conclusão

Depois de termos analisado estes estudos, talvez o mais correcto seja concluir que os dados científicos disponíveis sobre a relação do consumo de leite com a incidência de certos tipos de cancro são, no mínimo, inconclusivos. No entanto, o caso chinês é especialmente interessante e merece a nossa atenção.

Na Parte 4 vamos analisar os efeitos do consumo de leite noutras áreas da saúde.

Artigo de autoria da: Prozis

Postado

Pesquisas foram feitas com milhares de pessoas com câncer, e foi constatado que em 98% deles comiam arroz no almoço - Logo, arroz é cancerígeno.

ridículo

  • Supermoderador
Postado

Pesquisas foram feitas com milhares de pessoas com câncer, e foi constatado que em 98% deles comiam arroz no almoço - Logo, arroz é cancerígeno.

ridículo

Na verdade a culpa é da água :D todo mundo que bebe água, morre

E essa da insulina... putz, quem dera fosse tão simples assim.

Ioia, por favor coloque todos os artigos no mesmo post, assim fica complicado para comentar/debater.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...