Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida] Problemas Com Panturilha

Rodrigo Gomes

Posts Recomendados

Boa noite pessoal.

Me chamo Rodrigo, comecei a treinar faz 3 meses, estava fazendo treino ABC, mas depois de muita pesquisa, descobri o treinamento Starting Strength; Achei o treinamento ideal para meu objetivo, pois estou treinando para um teste físico (NPOR).

Mas hoje que iria começar o novo treino, já me bateu o desanimo, fiz supino normal, mas quando fui para o agachamento, fode*, minha panturrilha é curta, e por isto não consigo encostar o calcanhar o chão e consequentemente não tenho sustentação para agachamento e nem para o levantamento... Sei que devia ter visto antes de começar o treino, mas na correria não consegui tempo.

Peço ajuda ao pessoal que entende de flexibilidade e tal, para me dar um help, me indicar alguns exercícios para melhorar esta panturrilha, o instrutor da academia me recomendou colocar a ponta do pé na parede e forçar.

Ex:

\| onde | é parede e \ é meu pé (desculpem o exemplo tosco kk)

Pessoal,

Muito obrigado pela atenção !

Abraço

p.s. Admin/Modera, se o tópico estiver fora dos padrões, por favor me avise.

Editado por Rodrigo Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante Éverton Udson

fui para o agachamento, fode*, minha panturrilha é curta, e por isto não consigo encostar o calcanhar o chão e consequentemente não tenho sustentação para agachamento e nem para o levantamento... Sei que devia ter visto antes de começar o treino, mas na correria não consegui tempo.

isso simplesmente não existe.

Link para o comentário

Visitante Éverton Udson

Everton,

Acho que me expressei errado...

Quando eu digo curta, quero dizer que não tenho flexilidade suficiente para no agachamento deixar o pé todo no chão entende ? só consigo ficar com a ponta dos pés.

Já tentou fazer alongamento?

Link para o comentário

• 6 meses depois...

Bom dia, pessoal.

Não sou usuário do fórum, mas tenho sofrido o mesmo problema.

Pesquisando, descobri que tenho uma limitação bem grande da mobilidade do tornozelo, na "capsula da junta do tornozelo" (ankle joint capsule).

Minha dorsiflexão é pequena. Traduzindo, eu não consigo levantar muito o pé do chão, a ponta do pé, mantendo o calcanhar no chão.

Na internet achei alguns materiais, mas todos em inglês.

É um problema que pode ser sério, e o agachamento feito com forma ruim pode causar danos graves.

É comum a pessoa compensar a falta de flexibilidade do tornozelo com os joelhos e a lombar. Isto pode causar dores no joelho e hérnia de disco.

Existe relação com ombros e pescoço, mas é menos comum.

Você deve inclinar muito para frente para compensar a flexibilidade, fazendo algo entre um agacho e um good morning, O meu fica uma coisa bizarra assim.

Fazendo um air squat, eu tenho a tendência a cair para trás, antes de atingir o paralelo (junta do quadril à altura da junta do joelho), igual ao segundo vídeo.

Imagino que o correto seja corrigir os problemas com exercícios de mobilidade, para depois fazer o agachamento.

Se você tem este problema, provavelmente vai ter a tendência de ficar com os pés em abdução (ponta voltada para fora, que nem palhaço).

Com o tempo, isto faz sua parte interna da coxa ficar mais forte que a externa, o que prejudica o agachamento também, voltando o joelho para dentro quando se usa cargas altas. Vai notar que, quando faz agachamento com as pernas mais distantes e com os pés bem abertos, uma posição de 10:00/2:00 ou mais, fica bem mais fácil fazer o agachamento. Mas isto vai fortalecer ainda mais a parte interna da coxa, mantendo ou agravando o problema.

Desculpem qualquer erro ou imprecisão. Não sou médico, fisioterapeuta ou educador físico. Talvez você precise consultar algum. Eu pretendo fazer os exercícios de mobilização, para depois, não funcionando, procurar um fisioterapeuta. Sempre tive dor na lombar, e acho que esta deve ser uma das causas, junto de passar o dia todo sentado trabalhando, ter pouca força no abdome e lombar e má postura durante o dia todo.

http://www.mobilitywod.com/2012/08/squat-quick-test-is-it-your-ankles-or-hips.html

(um teste, para ver se o que te atrapalha é o tornozelo ou o quadril)

http://www.mobilitywod.com/2012/02/tight-ankles-bad-squatting.html

(sensacional, exatamente isto que acontece comigo. mas o exercício para melhorar não tenho seguido este. minha restrição é maior que isto e nem chego nesta posição)

http://www.maximumtrainingsolutions.com/Ankle-Dorsiflexion.html

http://www.maximumtrainingsolutions.com/Self-Joint-Mobs.html

(texto explicando o problema e suas consequências, assim como formas de se corrigir. tem uma indicação de como não corrigir e continuar agachando, que eles falam servir para curto prazo, mas não indicam)

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Boa noite gente.s

Estou aqui porquê descobri que minha dorsiflexão é muuuito curta. Não consigo levantar a ponta do pé com o calcanhar no chão. Descobri isso enquanto tentava fazer um passo de dança.

Já vi na internet, que a melhor solução para isso é alongar o tornozelo, mas não sei que tipo de alongamento, como fazer.

Alguém conhece algum site que imforme isso?

Link para o comentário

Boa noite gente.s

Estou aqui porquê descobri que minha dorsiflexão é muuuito curta. Não consigo levantar a ponta do pé com o calcanhar no chão. Descobri isso enquanto tentava fazer um passo de dança.

Já vi na internet, que a melhor solução para isso é alongar o tornozelo, mas não sei que tipo de alongamento, como fazer.

Alguém conhece algum site que imforme isso?

olha na area de treinamento, depois mobilidade

olha tópico do mob wood e o resto que tem lá

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...