Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

"From my research, I would say the leg should, at minimum, be rotated forward from the vertical 30 degrees to perform a squat. In proficient squatters, the angle is between 35-45 degrees. "

Esta citação de Loren Chiu, na terceira parte da discussão, é a que me parece mais efetiva num agachamento em que os pés permanecem direcionados para fora num ângulo próximo de 30º, contribuindo para boa profundidade e o perfeito alinhamento entre o fêmur e os pés.

A citação não está falando da abertura dos pés, e sim do ângulo com a vertical. Ou seja, está falando da dorsiflexão do tornozelo (logo antes da frase citada está "Second, it highlights the importance in achieving good leg dorsiflexion to perform a squat).

Não li todos os artigos, mas pelo que falam jogar os joelhos para fora e além da linha de centro dos pés pode ser tão ruim quanto permití-los 'caírem' para dentro. A discussão é muito técnica (falam inclusive que a aproximação dos joelhos só seria ruim com eles próximos da extensão, e não em flexão como na parte baixa do agachamento), não tenho conhecimento suficiente para opinar a respeito de tudo, mas creio que esse fato seja realmente importante, o joelho deveria estar alinhado com os pés, nem para dentro nem para fora.

Publicidade

Postado

Eu agacho com os pés na largura do joelho e levemente apontados para fora. Tento deixar meu agachamento o mais natural possível, porque PRA MIM, de nada adianta eu agachar com os pés retos se tenho a pisada meio pra fora! Estou pensando certo, ou não ?

Postado (editado)

o que tento fazer é apontar os pés levemente pra fora e enquanto agacho mantenho os joelhos na mesma direção em que os pés estão apontados... foi o que li em uma das orientações aqui do fórum... acho que aportar os pés pra fora e levar os joelhos exatamente pra frente enquanto agacha é antinatural e perigoso... a não ser que seja uma variação que desconheço rsrs

Editado por josuka
  • 3 meses depois...
  • Supermoderador
Postado

Levou um tempo, mas voltei.

http://journal.crossfit.com/2014/02/offline-tba.tpl

Link direto para o vídeo, em HD: http://library.crossfit.com/free/video/CrossFit_Offline_Ep4.mp4

Take home message: uma coisa é ensinar a agachar na frente da pessoa e dar dicas conforme a pessoa precisa. Outra é dicas genéricas onde tu já estabeleceu uma base de conceitos. O que está acontecendo é que as pessoas tiram a 'dica' e aplicam ela como regra, e se esquecem dos conceitos básicos, e isso dá merda lá na frente.

O que o Kelly diz é pra jogar os joelhos para fora para gerar mais tensão considerando que os pés estão firmes no chão e para evitar que os joelhos caiam para dentro. Não é para jogar os joelhos para fora em 100% das pessoas o máximo que elas conseguirem (apesar de ter fotos assim no livro e isso eu acho bem estranho, pra não dizer errado, e ele não justificou isso no vídeo apesar de apontarem esse erro).

E eles também frisam no final a questão de que uma coisa é um atleta experiente que sabe onde ele vai conseguir o máximo de performance, outra é um cara que não tem a menor ideia de como agachar e está procurando dicas de como conseguir fazer o movimento sem nenhum coach.

• 2 semanas depois...
Postado

Me deu muita agonia ao ver os vídeos e traduções postadas aqui...fui lembrando do quanto eu errei e de tudo que aos poucos causou minha lesão no joelho ( são erros muito comuns, vejo várias pessoas fazendo o mesmo que fiz, iniciantes ou não).

Quando comecei a treinar eu só fazia agachamento em máquinas. Foram praticamente 2 anos agachando no smith, sendo instruída a não deixar os joelhos ultrapassarem os pés. Tenho lombalgia e usava cinto na maioria das vezes, principalmente quando comecei a usar cargas maiores. Resultado: não trabalhei lombar nem equilíbrio e só desenvolvi bem meu quadríceps, zero "hamstring".

Resolvi então começar a fazer agachamento livre, minha postura estava obviamente errada e ralei pra ter equilíbrio e conseguir pelo menos agachar. Fui melhorando um pouco com o tempo, minhas cargas não eram tão altas assim e não cheguei a ter nenhuma lesão.

Então há alguns meses atrás resolvi mudar meu treino e experimentar uma progressão de cargas com treino low reps. Foi aí que a cagada aconteceu né...quando comecei a aumentar as cargas e ter mais dificuldade pra agachar é que senti na pele (precisamente no joelho esquerdo) as consequências de anos agachando errado.

Resumindo o quão podre era meu agachamento: a ponta dos meus pés sempre saía um pouco do chão (o tênis também não ajudava em nada); eu sempre jogava meus joelhos pra frente, só sentia pegar mesmo quadriceps; eu tentava manter a coluna reta, mas...não sei explicar bem isso, mas eu não inclinava quase nada minha coluna pra frente e não empinava minha bunda direito nem nada; pra finalizar eu quase sempre abaixava minha cabeça pra olhar minhas pernas e pés.

Meu joelho dava umas fisgadas bem fortes e eu precisava até parar o exercício na metade pra passar.

Agora eu consigo ver tudo com mais clareza, mas juro que era um movimento "natural" pra mim. Tô cuidando dos estragos no joelho e pesquisando sobre mobility pra incorporar nos treinos também.
Postado

Nunca é tarde pra aprender, embora paguemos caro pelos erros já cometidos, eu passei uns cinco anos treinando com leg e nem smith fazia (uma vez disse ao instrutor que não achava seguor agachar e ele: "certeza, segue no leg que é melhor").

Por sorte passei pouco tempo no smith pra ir pro livre, porque não conseguia me equilibrar direito na quela máquina.

Tive a sorte de não me machucar, porém perdia aí uns seis anos até descobrir o melhor exercício de pernas que existe (e um dos dois de lombar também).

Postado

Nunca é tarde pra aprender, embora paguemos caro pelos erros já cometidos, eu passei uns cinco anos treinando com leg e nem smith fazia (uma vez disse ao instrutor que não achava seguor agachar e ele: "certeza, segue no leg que é melhor").

Por sorte passei pouco tempo no smith pra ir pro livre, porque não conseguia me equilibrar direito na quela máquina.

Tive a sorte de não me machucar, porém perdia aí uns seis anos até descobrir o melhor exercício de pernas que existe (e um dos dois de lombar também).

Malditos instrutores dementes!!!!!

Comigo também foi assim!

"Faz leg ou agacha na máquina porque agachamento livre é muito avançado e é perigoso você machucar a coluna"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...