Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rickson Gracie Acredita Que Jiu-Jítsu Perdeu Um Pouco De Força No Mma

Posts Recomendados

Postado

O MMA, antigo vale-tudo, foi criado pela família Gracie na década de 1930 para tentar provar o que ela tanto pregava: a superioridade do jiu-jítsu em relação à todas as outras artes marciais. De fato, era o que acontecia na maioria das vezes. Algumas décadas depois, no entanto, o cenário não é mais o mesmo. O chamado jiu-jítsu puro perdeu espaço no MMA em meio à especialização dos atletas em vários estilos diferentes. Essa é a opinião de muita gente, inclusive do ex-lutador Rickson Gracie. Perguntado se a modalidade ainda era a arte marcial mais decisiva na área, o ex-atleta do Pride respondeu de forma negativa:

ricksongracie_get_60.jpgRickson Gracie, ex-lutador (Foto: Getty Images)

- Não, a coisa mudou um pouco. Atualmente, a regra institui um ritmo de combate, uma preparação física e uma estratégia de luta que pede que o jiu-jítsu entre de uma forma. Se você tirar o tempo, tirar o (limite de) peso, você começa adicionar a técnica, a estratégia, manutenção do seu gás, começa a pensar diferente. A partir do momento em que são três rounds de cinco minutos, as pessoas botam uma energia, perdem oito, dez quilos para lutar, já estão totalmente no topo da tecnologia de treinamento - disse à revista brasileira "Tatame".

Rickson, que está com 53 anos, acredita que boa parte dos ensinamentos do jiu-jítsu não tem mais a mesma utilidade nas lutas de MMA:

- Você pode talvez aplicar 30% de jiu-jítsu. Você não pode botar um Royce (Gracie, seu irmão e ex-campeão do UFC) ou mesmo eu, ou qualquer cara. A tecnologia do esporte aumentou muito em termos de o quanto você treina, capacidade de perda de peso para competir. É uma total diferença. Você pode usar muita coisa do jiu-jítsu, mas o indivíduo é o elemento básico

Atualmente, os atletas têm se destacado exatamente por combinar vários estilos diferentes ao mesmo tempo. Os maiores destaques do MMA para Rickson não são surpresa para o público que acompanha o esporte:

- Jon Jones e Anderson Silva são os caras que estão realmente controlando o cenário. Não se pode falar nada dos caras. Têm uma boa visão, uma capacidade física, uma destreza, alto nível.

Postado

realmente jiu-jitsu n tem a mesma força, perdeu faz tempo...só n entendo pq essa babação de ovo com jon jones e anderson silva...só acho q eles mereceriam todo essa gloria se lutassem em categorias devidas para alturas deles, caras com quase 1,90 e 1,90+ com peso de 80kg é foda

Postado (editado)

Tava na hora dele cair em si já , eu acompanho mma desde de 94 pra 95,quando meu pai pegou tv via satelite dakela apoca até 2003 jiu era mais requisitado do que boxe e o thai, mais de um tempo pra cá cada vez mais vem diminuindo uso de suas tecnicas ou seja as lutas tão mais em pés com mais strikers e com muitas poucas finalizaçoes isso é meu ver né.

Editado por The Brutal
Postado

realmente jiu-jitsu n tem a mesma força, perdeu faz tempo...só n entendo pq essa babação de ovo com jon jones e anderson silva...só acho q eles mereceriam todo essa gloria se lutassem em categorias devidas para alturas deles, caras com quase 1,90 e 1,90+ com peso de 80kg é foda

cara, não existe muito isso de categoria certa, se o cara vai lá e bate o peso da categoria, pronto, aquela é a categoria certa pra ele, não importa se ele tem 3 metros e luta no peso mosca.

concordo com o que o Rickson disse, eu já disse umas 10x aqui mas vou falar de novo ahehaeha

tem muito nego no MMA levando o jiu-jitsu como carro chefe, usando jiu-jitsu guardeiro e etc, que não se encaixa no MMA, exemplo: Demian, Roger, tem até uns no TUF Brasil aí.

e só vão levar pau se continuar assim

pro cara ter o jiu-jitsu como carro chefe tem que ter um jogo ofensivo, estilo o Toquinho e mesmo assim corre risco (como na última luta, ficou na guarda e foi nocauteado) e tem que saber trocar alguma coisa também.

porém, só o jiu-jitsu salva

UFC117_Anderson-Sonnen.jpg

Postado

cara, não existe muito isso de categoria certa, se o cara vai lá e bate o peso da categoria, pronto, aquela é a categoria certa pra ele, não importa se ele tem 3 metros e luta no peso mosca.

concordo com o que o Rickson disse, eu já disse umas 10x aqui mas vou falar de novo ahehaeha

tem muito nego no MMA levando o jiu-jitsu como carro chefe, usando jiu-jitsu guardeiro e etc, que não se encaixa no MMA, exemplo: Demian, Roger, tem até uns no TUF Brasil aí.

e só vão levar pau se continuar assim

pro cara ter o jiu-jitsu como carro chefe tem que ter um jogo ofensivo, estilo o Toquinho e mesmo assim corre risco (como na última luta, ficou na guarda e foi nocauteado) e tem que saber trocar alguma coisa também.

porém, só o jiu-jitsu salva

UFC117_Anderson-Sonnen.jpg

ah...claro q tem, mas oq eu quero dizer é o seguinte, n vejo motivo pra endeuzar pessoas q naturalmente ja tem vantagem contra os oponentes, ele são bons?são sim, sem duvida, mas não isso tuuudo

um exemplo é o fedor, esse sim pra mim é um deus, com 1,83m e detonava tudo qnt era cara, bem maiores q eles, saco?

Postado

ah...claro q tem, mas oq eu quero dizer é o seguinte, n vejo motivo pra endeuzar pessoas q naturalmente ja tem vantagem contra os oponentes, ele são bons?são sim, sem duvida, mas não isso tuuudo

um exemplo é o fedor, esse sim pra mim é um deus, com 1,83m e detonava tudo qnt era cara, bem maiores q eles, saco?

eu entendi, mas se eles são maiores, os outros que são menores tem mais massa muscular pra bater o mesmo peso que eles, então também é uma vantagem.

vide o toquinho que luta na 84kg também e é um monstro perto do anderson

Postado

eu entendi, mas se eles são maiores, os outros que são menores tem mais massa muscular pra bater o mesmo peso que eles, então também é uma vantagem.

vide o toquinho que luta na 84kg também e é um monstro perto do anderson

toquinho tbm é foda hehe, tem mais massa, mas n tem o msm alcance, do q adianta massa sem acertar o cara? xD

Postado

muito antes pelo contrario, jiu jitsu ta cada vez mais forte.. tanto que é RARO um lutador RUIM de chão..

o que aconteceu é que como TODO MUNDO treina jiu jitsu, TODO MUNDO sabe se virar no chão, é dificil o cara chegar com o jiu jitsu puro achando que vai finalizar como se lutasse contra um cara cru..

eu no lugar dele subiria mais ainda no pedestal, ele e a familia dele simplesmente revolucionaram o mma..

façam as seguintes perguntas pros lutadores:

você treina boxe? A resposta pode ser não, ele pode treinar karate, muay thai, etc..

você treina muay thai? A resposta pode ser não, ele pode treinar kickboxing, etc..

você treina karate? A resposta DEVE ser não..

agora pergunte se ele treina jiu-jitsu..

a resposta é sim em 100% dos casos..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...