Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Ah, o livro do Lyle você encontra fácil em pdf na web. Pesquise no google.

Nele a única ingestão de gordura são ácidos graxos essenciais, que o corpo não consegue produzir de outras fontes. E o Lyle só colocou por esse motivo, porque são essenciais.

De tudo o que discutimos, acredito que fica claro que uma dieta com uma quantidade controlada de gorduras é mais saudável que uma dieta sem nada de gorduras. Porém, ainda me resta uma dúvida, que acredito ser o núcleo da dúvida do criador do tópico:

"Uma dieta com ZERO de gordura pode ser mais eficiente em termos de perda de gordura do que uma dieta com ingestão de gordura?" Claro, dadas duas dietas com mesmo déficit calórico e mantendo as quantidades de proteína adequadas, alternando apenas a quantidade de carbos e gorduras por exemplo.

Acredito que a dieta com gorduras seja melhor, simplesmente por ser mais saudável e permitir que os processos todos do corpo funcionem melhor. No entanto, me falta conhecimento para dizer se sim ou se não, mesmo teoricamente.

Eu entendo que, tendo uma quantidade mínima de gordura para não atrapalhar as questões hormonais (até onde eu sei há estudos que mostram que uma ingestão extremamente baixa de gordura afeta isto; se eu encontrar eu posto, senão eu mudo minha opinião :D), uma dieta com mais gordura e mesmo déficit calórico (e mesma quantidade de proteína) apresentaria mesma perda de gordura.

Outra questão que tange o assunto que também me intriga é:

-Dado uma dieta hipocalórica qualquer, a quantidade de gordura estocada que será queimada é diretamente proporcional à quantidade de calorias a menos do que a necessidade diária? Ou a relação entre o quanto de proteínas e de gorduras serão queimadas varia conforme dieta e treino?

E se varia, qual é a relação?

Simplificando: Digamos que eu esteja com 500Kcal de déficit, meu corpo irá quebrar 500Kcal de gorduras e proteínas para suprir as necessidades energécitas diárias, ok. Mas quantos % disso será de gordura e quantos % de proteína? Posso alterar essa relação? Como?

Isso varia tanto com o treino quanto com a dieta. É o que se chama de particionamento.

Em uma dieta hipocalórica seu corpo vai queimar proteína, isso é fato. O Lyle fala em um "P-ratio", que seria a razão entre aumento ou diminuição de proteína e gordura em uma dieta hiper ou hipocalórica. Ou seja, ela diria o quanto você ganha de massa magra em relação à gordura quando está com uma dieta hipercalórica, e esse valor seria equivalente para perda. Supondo, por exemplo, uma pessoa que ganha 75% de gordura quando ganha peso; se ela perder peso, também perderá em torno de 75% de gordura.

http://www.bodyrecomposition.com/muscle-gain/calorie-partitioning-part-1.html

"When talking about partitioning of calories, researchers refer to something called the P-ratio. Essentially, it represents the amount of protein that is either gained (or lost) during over (or under) feeding. So a low P-ratio when dieting would mean you used very little protein and a lot of fat. A high P-ratio would mean that you used a lot of protein and very little fat. It looks like, for the most part, P-ratio is more or less the same for a given individual; as I mentioned above, they will gain about same amount of muscle when they overfeed as they lose when they diet. This is yet another example of the body’s attempts to maintain itself at a ‘normal’ level."

Quando você segue uma dieta hipercalórica, não tem muito para onde fugir - o melhor que você pode fazer é treinar corretamente de forma a aumentar seu p-ratio, e ganhar mais massa muscular em relação à gordura. Mas se o seu p-ratio for baixo para começar (maldita genética), você não conseguirá resultados espetaculares.

Por outro lado, em uma dieta hipocalórica é bem mais fácil modificar essa relação. Seu corpo vai usar massa magra, não dá para fugir disso... mas você pode compensar aumentando a quantidade de proteína da sua dieta. E, além disso, treinando de forma inteligente você mantém o estímulo muscular, diminuindo a perda de massa magra.

Some a isso um déficit calórico pequeno ou moderado, e você muito provavelmente conseguirá perder gordura sem perder massa magra.

Ah, o artigo acima é retirado do livro Ultimate Diet 2.0, do Lyle, que você também encontra com facilidade na web :D

abraços

Postado

Não sei se entendi bem a primeira parte do seu comentário: Então você diz que Fixando as proteínas e as calorias, a quantidade de gordura perdida não vai mudar, independentemente se você está ou não ingerindo X ou Y gramas de gorduras?

Como fazer pra "diminuir" o P-ratio? pelo que entendi do texto, ele é mais ou menos o mesmo para um dado indivíduo, mas não deixa claro se esse valor pode ser alterado pra mais ou pra menos. Apenas que é mais ou menos o mesmo para todo mundo. Não tem como zerar o P-ratio e fazer com que queimemos 100% gordura?

E se o P-ratio diz que será o mesmo tanto pra over quanto pra under feeding, então qual o efeito de ingerir mais proteínas no cutting, com relação a perder menos massa magra? não contradiz o próprio sentido do p-ratio?

Ah, e obrigado pelas dicas! Vou procurar os livros dele hoje mesmo quando estiver em casa! heuheuhue

• Supermoderador
Postado

Não sei se entendi bem a primeira parte do seu comentário: Então você diz que Fixando as proteínas e as calorias, a quantidade de gordura perdida não vai mudar, independentemente se você está ou não ingerindo X ou Y gramas de gorduras?

Como fazer pra "diminuir" o P-ratio? pelo que entendi do texto, ele é mais ou menos o mesmo para um dado indivíduo, mas não deixa claro se esse valor pode ser alterado pra mais ou pra menos. Apenas que é mais ou menos o mesmo para todo mundo. Não tem como zerar o P-ratio e fazer com que queimemos 100% gordura?

E se o P-ratio diz que será o mesmo tanto pra over quanto pra under feeding, então qual o efeito de ingerir mais proteínas no cutting, com relação a perder menos massa magra? não contradiz o próprio sentido do p-ratio?

Ah, e obrigado pelas dicas! Vou procurar os livros dele hoje mesmo quando estiver em casa! heuheuhue

É isso que eu entendo. A partir de um mínimo de gordura (digamos 0.5 g/kg), tanto faz. Ou seja, uma dieta com 0.5 ou 1.5 g/kg de gordura teria o mesmo resultado, para um mesmo déficit calórico e mesma quantidade de proteína.

O Lyle fala que dá para alterar um pouco o p-ratio, treinando e se alimentando corretamente. E isso é verdade, afinal de contas treinando bem você ganha mais massa muscular :D e para perda de gordura isso também vale. Treinando de forma correta e tendo uma boa dieta você consegue perder gordura sem perder massa magra.

Em cutting você ingere mais proteína porque seu corpo usa aminoácidos como fonte de combustível.... então você "repõe" o que seu corpo gasta, ou, em outras palavras, você fornece os aminoácidos que seu corpo irá utilizar, poupando sua massa magra. Não deixa de ser uma forma de mudar o p-ratio.

Boa leitura, esses dois livros do Lyle são simplesmente excelentes. Independente de seguir a dieta ou não, os capítulos sobre fisiologia são muito bons.

abraços

Postado

Eh, faz sentido. Afinal, se não fosse possível modificar o P-ratio, então nunca ficaríamos mais "sarados" pois sempre estariamos engordando e emagreçendo perdendo as mesmas quantidades de gordura e de massa magra, correndo atrás do próprio rabo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...