Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Opa, obrigado matheus.

Mas isso eu compreendo, mas indepedente dos beneficios, pq recomedam que a gente coma mais gordura, sendo q a gente ja tem bastante gordura no corpo ? (pelo menos a maioria)

pq nao deixamos a gordura q ja temos responsavel por essas questoes hormonais e td..

porque a gordura que está no seu corpo não consegue fazer esse papel.

Postado (editado)

Opa, obrigado matheus.

Mas isso eu compreendo, mas indepedente dos beneficios, pq recomedam que a gente coma mais gordura, sendo q a gente ja tem bastante gordura no corpo ? (pelo menos a maioria)

pq nao deixamos a gordura q ja temos responsavel por essas questoes hormonais e td..

Cara, confesso que isso não sei direito pela carencia de fontes

porém, até onde eu lembro de ter lido, seu corpo consegue lidar com baixa de gorduras na alimentação mantendo essas funções estáveis por um periodo de tempo, porém, isso não é saudavel

mas por que você quer zerar as gorduras na alimentação?

edit:

porque a gordura que está no seu corpo não consegue fazer esse papel.

no proprio hipertrofia tinha um artigo que dizia que consegue manter isso por um tempo bem curto, porém, não diz o quanto...

agora por que? não sei, talvez por algum resíduo ou algo do gênero, pois as gorduras estocadas como tecido adiposo não fazem isso

Editado por Matheus_
Postado

entao fera, eu na verdade nao tenho interesse nenhum em zerar, é mais por informação mesmo... saber como funciona!

talvez as funçoes da gordura como questao hormonal ocorram antes de ser absorvidas ou queimadas mpcosta? na digestao quem sabe?

tem alguma explicação para a gordura estocada nao poder ser utilizada para tais funçoes?

desculpe pela insistencia e sintasse a vontade para me mandar a merda! hahaha

Postado

tem alguma explicação para a gordura estocada nao poder ser utilizada para tais funçoes?

simples, a gordura a mais, estocada nas células adiposas, é excesso de energia que entrou, o corpo guarda para usar em possíveis situações de emergência, no caso o déficit calórico, se você por exemplo causa -500kcal, no final do dia, o corpo vai ter que se virar para conseguir essa energia que VAI faltar, então a mágica acontece, ele recorre as reservas (gordura).

então ela, depois de estocada, serve como reserva de energia somente.

quem vai fazer a sintese de hormônios etc... são as que vem de fora.

hugs

Postado

Galera a síntese hormonal com oa testosterona por exemplo é feita a partir de COLESTEROl, e nã ode ácidos graxos. Esses são usados para energia.

Agente produz cerca de 75% do colesterol necessário diário, sendo que os outros 25% vem da dieta. Se vc não ingerir esses 25% é provável que seu fígado compense e produza mais, porém nã oé uma idéia que valha a longo prazo, podendo causar sobrecargas ou problemas futuros.

As gorduras estocadas no tecido adiposo são triglicerídeos (3 cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol.

Os dois (colesterol e triglicérides) possuem moléculas muito diferentes, com tamanhos, formas e funções diferentes.

O ideal seria que todo nosso estoque de ácidos graxos em forma de triglicérides fosse formado por cadeias de ômega 3 e ômega 6, que são ácidos graxos poliinsaturados e são saudáveis. Mas agente acaba ingerindo um monte de outros ácidos graxos como os monoinsaturados, saturados, trans etc... e eles tãmbém formam os triglicéridesque depois são armazenados no tecido adiposo como estoque de energia. Menos a trans. Essa é inútil e só faz mal mesmo pois pelo fato de estar extra saturada com hidrogênio a impede de ser oxidada e gerar energia, servindo apenas como massa extra em nosso corpo.

Mas existe sim um caminho metabólico que gera glicose a partir de fontes diferentes do carboidrato, como aminoácidos e inclusive a gordura (glicerol) e é chamada neoglicogênese:

gluconeogenesis [gloo″ko-ne″o-jen´ĕ-sis]

the synthesis of glucose from noncarbohydrate sources, such as amino acids and glycerol. It occurs primarily in the liver and kidneys whenever the supply of carbohydrates is insufficient to meet the body's energy needs. Gluconeogenesis is stimulated by cortisol and other glucocorticoids and by the thyroid hormone thyroxine. Formerly called glyconeogenesis

E sobre a lipólise (em inglês):

Lipolysis ( /lɨˈpɒlɨsɪs/) is the breakdown of lipids and involves the hydrolysis of triglycerides into free fatty acids followed by further degradation into acetyl units by beta oxidation. The process produces Ketones, which are found in large quantities in ketosis, a metabolic state that occurs when the liver converts fat into fatty acids and ketone bodies, which can be used by the body for energy. Lipolysis testing strips are used to recognize ketosis.

The following hormones induce lipolysis: epinephrine, norepinephrine, glucagon, growth hormone, testosterone, and cortisol (although cortisol's actions are still unclear[1]). These trigger 7TM receptors (G protein-coupled receptors), which activate adenylate cyclase. This results in increased production of cAMP, which activates protein kinase A, which subsequently activates lipases found in adipose tissue.

Triglycerides are transported through the blood to appropriate tissues (adipose, muscle, etc.) by lipoproteins such as VLDL (Very-Low-Density-Lipoproteins). Triglycerides present on the VLDL undergo lipolysis by the cellular lipases of target tissues, which yields glycerol and free fatty acids. Free fatty acids released into the blood are then available for cellular uptake.[2] Free fatty acids not immediately taken up by cells may bind to albumin for transport to surrounding tissues that require energy. Serum albumin is the major carrier of free fatty acids in the blood.[3] The glycerol also enters the bloodstream and is absorbed by the liver or kidney where it is converted to glycerol 3-phosphate by the enzyme glycerol kinase. Hepatic glycerol 3-phosphate is converted mostly into dihydroxyacetonephosphate (DHAP) and then glyceraldehyde 3-phosphate (GA3P) to rejoin the glycolysis and gluconeogenesis pathway.

While lipolysis is triglyceride hydrolysis (the process by which triglycerides are broken down), esterification is the process by which triglycerides are formed. Esterification and lipolysis are, in essence, reversals of one another.[4]

Lipolysis during stress occurs in the fat cells, which, in turn, increases cholestrol during chronic enduring stress.

Portanto na ausência de carboidratos o processo de lipólise ocorre, gerando corpos cetônicos que podem ser usados para fornecer energia. Porém, além dos corpos cetônicos gerados durante a lipólise, os triglicérides são quebrados em ácidos graxos+glicerol, sendo que os ácidos graxos podem ser usado para energia em alguns tecidos (menos cérebro) e o glicerol é quebrado em acetil e depois convertido em gligose, pelo processo mencionado acima, a neoglicogênese, permitindo assim que o cérebro se alimente de glicose mesmo na ausência de carboidratos.

Não é perfeita a natureza do corpo humano? Só Deus mesmo pra fazer algo tão poderoso e perfeito como o corpo humano.

Galera a síntese hormonal com oa testosterona por exemplo é feita a partir de COLESTEROl, e nã ode ácidos graxos. Esses são usados para energia.

Agente produz cerca de 75% do colesterol necessário diário, sendo que os outros 25% vem da dieta. Se vc não ingerir esses 25% é provável que seu fígado compense e produza mais, porém nã oé uma idéia que valha a longo prazo, podendo causar sobrecargas ou problemas futuros.

As gorduras estocadas no tecido adiposo são triglicerídeos (3 cadeias de ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol.

Os dois (colesterol e triglicérides) possuem moléculas muito diferentes, com tamanhos, formas e funções diferentes.

O ideal seria que todo nosso estoque de ácidos graxos em forma de triglicérides fosse formado por cadeias de ômega 3 e ômega 6, que são ácidos graxos poliinsaturados e são saudáveis. Mas agente acaba ingerindo um monte de outros ácidos graxos como os monoinsaturados, saturados, trans etc... e eles tãmbém formam os triglicéridesque depois são armazenados no tecido adiposo como estoque de energia. Menos a trans. Essa é inútil e só faz mal mesmo pois pelo fato de estar extra saturada com hidrogênio a impede de ser oxidada e gerar energia, servindo apenas como massa extra em nosso corpo.

Mas existe sim um caminho metabólico que gera glicose a partir de fontes diferentes do carboidrato, como aminoácidos e inclusive a gordura (glicerol) e é chamada neoglicogênese:

gluconeogenesis [gloo″ko-ne″o-jen´ĕ-sis]

the synthesis of glucose from noncarbohydrate sources, such as amino acids and glycerol. It occurs primarily in the liver and kidneys whenever the supply of carbohydrates is insufficient to meet the body's energy needs. Gluconeogenesis is stimulated by cortisol and other glucocorticoids and by the thyroid hormone thyroxine. Formerly called glyconeogenesis

E sobre a lipólise (em inglês):

Lipolysis ( /lɨˈpɒlɨsɪs/) is the breakdown of lipids and involves the hydrolysis of triglycerides into free fatty acids followed by further degradation into acetyl units by beta oxidation. The process produces Ketones, which are found in large quantities in ketosis, a metabolic state that occurs when the liver converts fat into fatty acids and ketone bodies, which can be used by the body for energy. Lipolysis testing strips are used to recognize ketosis.

The following hormones induce lipolysis: epinephrine, norepinephrine, glucagon, growth hormone, testosterone, and cortisol (although cortisol's actions are still unclear[1]). These trigger 7TM receptors (G protein-coupled receptors), which activate adenylate cyclase. This results in increased production of cAMP, which activates protein kinase A, which subsequently activates lipases found in adipose tissue.

Triglycerides are transported through the blood to appropriate tissues (adipose, muscle, etc.) by lipoproteins such as VLDL (Very-Low-Density-Lipoproteins). Triglycerides present on the VLDL undergo lipolysis by the cellular lipases of target tissues, which yields glycerol and free fatty acids. Free fatty acids released into the blood are then available for cellular uptake.[2] Free fatty acids not immediately taken up by cells may bind to albumin for transport to surrounding tissues that require energy. Serum albumin is the major carrier of free fatty acids in the blood.[3] The glycerol also enters the bloodstream and is absorbed by the liver or kidney where it is converted to glycerol 3-phosphate by the enzyme glycerol kinase. Hepatic glycerol 3-phosphate is converted mostly into dihydroxyacetonephosphate (DHAP) and then glyceraldehyde 3-phosphate (GA3P) to rejoin the glycolysis and gluconeogenesis pathway.

While lipolysis is triglyceride hydrolysis (the process by which triglycerides are broken down), esterification is the process by which triglycerides are formed. Esterification and lipolysis are, in essence, reversals of one another.[4]

Lipolysis during stress occurs in the fat cells, which, in turn, increases cholestrol during chronic enduring stress.

Portanto na ausência de carboidratos o processo de lipólise ocorre, gerando corpos cetônicos que podem ser usados para fornecer energia. Porém, além dos corpos cetônicos gerados durante a lipólise, os triglicérides são quebrados em ácidos graxos+glicerol, sendo que os ácidos graxos podem ser usado para energia em alguns tecidos (menos cérebro) e o glicerol é quebrado em acetil e depois convertido em gligose, pelo processo mencionado acima, a neoglicogênese, permitindo assim que o cérebro se alimente de glicose mesmo na ausência de carboidratos.

Não é perfeita a natureza do corpo humano? Só Deus mesmo pra fazer algo tão poderoso e perfeito como o corpo humano.

Bom, e pra voltar ao assunto original do tópico, tem um tópico legal onde é discutido exatamente isso, mas também em inglês (desculpe mas parece que em potuguês esse assunto não existe ou é praticamente inexistente) :

http://www.physicsfo...ad.php?t=330372

Então, ingerir ZERO de gordura é praticamente impossível, pois todo alimento na natureza tem pelo menos um pouquinho de lipídeos, a menos que seja um produto processado e industrializado para não ter nada de lipídeos. Associando esse pouquinho ao seus estoques de gordura no corpo, você deverá ser capaz de sobreviver por algum tempo (não faço idéia quanto) mas de forma não muito saudável pois provavelmente vai ter deficiências hormonais, não vai ter um transporte ideal de vitaminas lipossolúveis, e a energia proveniente das calorias da gordura não vão ser suficientes para te manter em pé e trabalhar durante o dia, o que vai te fazer ficar muito cansado. E pior: Você não irá perder gordura corporal da maneira que imagina, como numa dieta sem carbos mas com gordura:

Se você não comer gordura, vc provavelmente vai aumentar a ingestão de carbos. E fazendo isso, seu corpo passará a aumentar o metabolismo dos carboidratos e diminuir o metabolismo de gorduras, e portanto, vc não irá queimar a gordura do corpo, posi está queimando carbos.

Então fazer uma dieta de apenas carbo e proteína vai literalmente impedir que vc queime gordura.

E se eu fizer então uma dieta sem carbo e sem gordura?

HUAHUAHUHA aí é demais né . Bom esse é um assunto que não quero nem me meter.

• Supermoderador
Postado

Acho que é por aí mesmo, Bruno. Obrigado por compartilhar essas informações.

Apenas um comentário:

Se você não comer gordura, vc provavelmente vai aumentar a ingestão de carbos. E fazendo isso, seu corpo passará a aumentar o metabolismo dos carboidratos e diminuir o metabolismo de gorduras, e portanto, vc não irá queimar a gordura do corpo, posi está queimando carbos.

Então fazer uma dieta de apenas carbo e proteína vai literalmente impedir que vc queime gordura.

Não é bem assim, depende do saldo calórico. Se você estiver com déficit calórico você vai queimar gordura do corpo. Não existe isso de "é preciso ingerir gordura para queimar gordura".

E se eu fizer então uma dieta sem carbo e sem gordura?

HUAHUAHUHA aí é demais né . Bom esse é um assunto que não quero nem me meter.

Já ouviu falar na Rapid Fat Loss do Lyle? :D É isso aí, uma dieta sem carboidrato e com apenas gorduras essenciais (menos de 10g por dia). E com muuuita proteína.

Postado

Mpcosta, com relação ao seu comentário sobre "ingerir gordura pra queimar gordura", não foi isso que eu disse, mas me referi ao fato de que uma pessoa que não ingere gorduras vai ter o metabolismo de gorduras diminuído. Mesmo na Rapid Fat Loss do Lyle ele inclui 10g de gordura essencial. E isso foi o que eu li num dos artigos do próprio Lyle.

Não sei se existe algum estudo com pessoas ingerindo ZERO de dietary fat, mas li alguns relatos de gente afirmando que não perdeu nada de gordura, mesmo comendo ZERO de gordura. Aí tbm não sei dizer se eles seguiram um protocolo de dieta com um déficit adequado....Mas creio que a não ingestão dela pode causar um aumento no metabolismo de proteínas e vc acaba continuando com os estoques de gordura. Tem todo um complexo mecanismo envolvendo os alfa-receptores e a mobilidade das gorduras no tecido adiposo que impedem que a mesma seja usada como energia assim tão facilmente, simplemente fazendo um déficit calórico. Sem contar a diminuição da leptina e desregulações hormonais provenientes de uma dieta hipocalórica.Mas seria interessante ler algo mais palpável e completo sobre isso.

A propósito, como alguém consegue ingerir tipo, 2300kcal num cutting comendo apenas proteínas, sem comer gordura? Dieta a base de whey hidrolisado? huahuhuah

• Supermoderador
Postado

Bruno, eu sei que você não falou isso.... mas você falou "Então fazer uma dieta de apenas carbo e proteína vai literalmente impedir que vc queime gordura", e isso não faz sentido sem levar em consideração o saldo calórico. Se você consumir apenas carboidrato e proteína e ingerir mais calorias do que gasta, sim, você não irá queimar gordura. Se ingerir menos calorias do que gasta, irá queimar gordura.

A parte dos receptores pode ser problemática no caso de BF muito baixo (alfa-receptores impedindo a lipólise) ou muito alto (desordens metabólicas, beta-receptores não funcionando adequadamente). Mas esses casos são extremos. Se uma pessoa disser para você que não está perdendo gordura, é porque não está com déficit calórico. Até porque normalmente quem fala isso não se importa com gordura, e sim com peso (mais por desconhecimento, mesmo) - elas dizem que não perdem peso, mesmo fazendo dieta (se estivessem perdendo proteína elas perderiam peso).

Normalmente essas pessoas não contam calorias. Não é a falta de gordura que está fazendo elas não perderem peso (e duvido muito que elas não comam nada de gordura.... elas podem até achar isso).

Já foi mostrado que há uma queda no metabolismo quando você faz uma dieta prolongada, mas mesmo com uma dieta bastante restritiva e prolongada a queda não será tão grande a ponto de "zerar" seu metabolismo.

O Lyle fala disso tudo que você comentou no Rapid Fat Loss, recomendo ler. É uma excelente leitura.

No site weightology.net tem dois artigos sobre esse "starvation mode", que seria a diminuição muito grande do metabolismo, explicando que isso não existe, não da forma como algumas pessoas pensam. Infelizmente o site é pago.

quanto à rapid fat loss, realmente não dá para ingerir uma quantidade tão pequena de carboidrato e gordura, mas dá para deixar bem baixo. Eu já segui ela há um tempo, e a dieta era à base de peito de peru, frango e whey. Mas não eram 2300 kcal.... era em torno de 1000 kcal apenas.

abraços

Postado

Interessante. Esse Rapid Fat loss é um livro do Lyle né? tem que comprar mesmo ou tem "por aí"? Eu nunca comprei nenhum dos livros dele, é pelo site mesmo? Só leio os artigos que ele posta no site.

De tudo o que discutimos, acredito que fica claro que uma dieta com uma quantidade controlada de gorduras é mais saudável que uma dieta sem nada de gorduras. Porém, ainda me resta uma dúvida, que acredito ser o núcleo da dúvida do criador do tópico:

"Uma dieta com ZERO de gordura pode ser mais eficiente em termos de perda de gordura do que uma dieta com ingestão de gordura?" Claro, dadas duas dietas com mesmo déficit calórico e mantendo as quantidades de proteína adequadas, alternando apenas a quantidade de carbos e gorduras por exemplo.

Acredito que a dieta com gorduras seja melhor, simplesmente por ser mais saudável e permitir que os processos todos do corpo funcionem melhor. No entanto, me falta conhecimento para dizer se sim ou se não, mesmo teoricamente. No tal Rapid Fat Loss mesmo tem ingestão de gorduras, mas creio ser por que ela é saudável e não porque a torna ainda mais rápida do que uma dieta sem gorduras.

Mas sendo a dieta com gorduras mais saudável e sendo que a dieta sem gorduras lentamente coloca você num "Starvation mode" aos poucos, creio que realmente a dieta com gorduras pode ser ainda mais rápida do que sem gorduras.

Outra questão que tange o assunto que também me intriga é:

-Dado uma dieta hipocalórica qualquer, a quantidade de gordura estocada que será queimada é diretamente proporcional à quantidade de calorias a menos do que a necessidade diária? Ou a relação entre o quanto de proteínas e de gorduras serão queimadas varia conforme dieta e treino?

E se varia, qual é a relação?

Simplificando: Digamos que eu esteja com 500Kcal de déficit, meu corpo irá quebrar 500Kcal de gorduras e proteínas para suprir as necessidades energécitas diárias, ok. Mas quantos % disso será de gordura e quantos % de proteína? Posso alterar essa relação? Como?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...