Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Pra quem entende sobre lipólise, andei lendo uns artigos que afirmam que nao é possivel transformar a gordura em glicose para fonte de energia, Oq vai contra a lipolise.

eae oq é verdade nisso tudo? alguem sabe?

grato de ja.

• Supermoderador
Postado

Ricardo, seu corpo não usa só glicose como combustível. Vários tecidos (como o coração) usam ácidos graxos.

Quando você faz um exercício aeróbico, seu corpo quebra triglicerídeos armazenados nas células de gordura (isto é a lipólise) e transporta os ácidos graxos até os músculos para serem "queimados" e te dar energia.

E na falta de carboidratos por algum período, seu corpo pode entrar em cetose; neste caso o corpo vai transformar ácidos graxos em cetonas, e usar essas cetonas no lugar da glicose em tecidos que utilizam normalmente apenas glicose.

quais artigos você leu?

Postado

mto bom como sempre mpcosta ;D obrigado!

entao os artigos foi pelo google, nao salvei, mas posso procurar e passar a fonte.

bom fica umas duvidas se puder responder porfavor:

entao é correto afirmar que a gordura nao vira glicose na ausencia de carboidrato na dieta?

Pode me explicar um pouco melhor sobre a transformação de gordura em cetonas? e desculpe a ignorancia mas oq exatamente sao cetonas?

e pra finalizar uma pergunta que parece besta mas vem me incomodando a um tempinho hahaha:

por que nos temos que incluir gorduras na nossa dieta? pq os orgaos como o coração q precisam de gordura como energia nao usam a nossa gordura estocada? pq nao basta darmos apenas o glicogenio e os aminoacidos para o corpo, sendo q ja temos bastante gordura estocada?

Desculpe se exagerei nas perguntas =s

Postado (editado)

mto bom como sempre mpcosta ;D obrigado!

entao os artigos foi pelo google, nao salvei, mas posso procurar e passar a fonte.

bom fica umas duvidas se puder responder porfavor:

entao é correto afirmar que a gordura nao vira glicose na ausencia de carboidrato na dieta?

Se ocorrer um metabolismo insuficiente dos carboidratos (quer por depleção do glicogênio ou por deficiência no transporte da glicose para o interior da célula), o corpo mobiliza mais gordura do que consegue utilizar, ocorrendo um metabolismo incompleto dessas gorduras e o acúmulo de co-produtos ácidos, os corpos cetônicos, podendo levar ao quadro de cetose (ou acidose).

Pode me explicar um pouco melhor sobre a transformação de gordura em cetonas? e desculpe a ignorancia mas oq exatamente sao cetonas?

aqui tem umas informações legais sobre cetose:

leia: http://www.hipertrof...ic/6426-cetose/

e pra finalizar uma pergunta que parece besta mas vem me incomodando a um tempinho hahaha:

por que nos temos que incluir gorduras na nossa dieta? pq os orgaos como o coração q precisam de gordura como energia nao usam a nossa gordura estocada? pq nao basta darmos apenas o glicogenio e os aminoacidos para o corpo, sendo q ja temos bastante gordura estocada?

as gorduras são de extrema importância para a manutenção dos hormônios do nosso corpo, não deve cortá-las totalmente, você precisa ingeri-las diáriamente, cerca de 1g/kg, é preciso entrar gordura para sair gordura.

Desculpe se exagerei nas perguntas =s

só complementando, o martin vai te passar melhores informações.

abraço

Editado por saintgraal
  • Supermoderador
Postado

Isso aí. Além do que o SG falou, há gorduras que o seu corpo não consegue produzir, são as chamadas gorduras (ou ácidos graxos) essenciais (EPA e DHA, também chamados de óleo de peixe).

Sem considerar a questão hormonal, você conseguiria sobreviver (por um tempo) ingerindo apenas os ácidos graxos essenciais.

Postado (editado)

Opa, tudo bem claro ! :) obrigado Saint e Martin!

Sim, eu entendo esse ponto da importancia hormonal, sei tbm q a gordura é resposavel por mobilizar algumas vitaminas e nutrientes do corpo tbm...

mas indepedente dos beneficios, pq o corpo nao usa a gordura q ja temos? pq temos que dar essa quantidade por dia? (vamos usar 1g por kilo como exemplo)

(disconsiderando as gorduras essencias)

Editado por Ricardobs.
  • Supermoderador
Postado

E quem disse que ele não usa? :D

É tudo uma questão de saldo calórico. Se você comer menos do que gasta, irá criar um déficit calórico. O corpo irá compensar esse déficit utilizando mais gordura como combustível, retirando dos seus estoques de gordura. É por isso que a gente emagrece, perde gordura quando faz dieta (pode perder outras coisas também).

Postado

hmm entao oq eu fico viajando é o seguinte:

digamos que fazemos uma alimentação que supra exatamente a quantidade ideal de carb (glicogenio) que o corpo precisa/dia, e uma boa quantidade de proteina, vamos usar 2g/kilo. e SOH sem gorduras! um pouco de omega 3,6 quem sabe. nao seria efetivo tbm? o coração (exemplo tecido q usa gordura) nao vai usar a gordura que ja temos sem problemas?

isso q n consigu entender.. pq recomendam geralmente a bendita 1g/kilo?!? hahahha

Postado

hmm entao oq eu fico viajando é o seguinte:

digamos que fazemos uma alimentação que supra exatamente a quantidade ideal de carb (glicogenio) que o corpo precisa/dia, e uma boa quantidade de proteina, vamos usar 2g/kilo. e SOH sem gorduras! um pouco de omega 3,6 quem sabe. nao seria efetivo tbm? o coração (exemplo tecido q usa gordura) nao vai usar a gordura que ja temos sem problemas?

isso q n consigu entender.. pq recomendam geralmente a bendita 1g/kilo?!? hahahha

Pq gorduras são importantes para a metabolização de muitos hormonios e para outros processos

um exemplo é a nossa amada Testosterona

Postado

Opa, obrigado matheus.

Mas isso eu compreendo, mas indepedente dos beneficios, pq recomedam que a gente coma mais gordura, sendo q a gente ja tem bastante gordura no corpo ? (pelo menos a maioria)

pq nao deixamos a gordura q ja temos responsavel por essas questoes hormonais e td..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...