Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

os alemães tinham o mundo na mão se não atacassem a URSS tão cedo.

a quantidade de soldados, tanques, armas, comida, enfim toda a campanha barbarossa.

se hitler tivesse usado essa força na operação leão - marinho ia ser um belo estrago.

duvido que alguem va ler kkk; eu bem que queria ter um pouco de espirito de CRAW

MEIA

NOVE!

pra ter aquela tesaonabilidade em fazer posts de 3 metros, mas eu curto uma paradinha mais laconica e tal

sendo assim, vou me ater ao aspecto citado por ti e nao à coisa global como um todo. 3 itens:

1 - invasao da urss: Hitler nao perdeu a guerra por ter invadido a uniao sovietica. para corroborar com isso basta lermos e termos alguns documentarios que prestam em maos: A situação russa no inicio da chamada Barbarossa era um caos: Exército totalmente despreparado, apesar do excessivo contingente, bem como armas totalmente aquém/obsoletas frente ao melhor exército do ano de 1941 (E NA MINHA SINGELA OPINIÃO O MAIS EXTRAORDINÁRIO EXÉRCITO DE TODOS OS TEMPOS, AO SE ANALISAR TODOS OS PONTOS E A ÉPOCA), a brilhante Wehrmacht (coloquei 1941 pois ja vi fontes afirmaram ser o exercito frances o melhor do ano da eclosao da guerra, 1939), com homens rigorosamente treinados e disciplinados. Além disso, os alemaes tinham a melhor industria belica, no quesito tecnologia: tanques Tiger/Kingtigers/Konigstigers eram praticamente imbatíveis (apesar de nao raramente terem problemas mecanicos e gastarem MUITO COMBUSTIVEL, materia-prima da qual a Alemanha sofria demasia escassez), Me-262 (primeiro caça a jato do mundo, que poderia ter entrado em operação em 1942 e varrer a esquadrilha aliada dos ceus da Europa, nao fosse a sentença de morte que Hitler aplicou àquela aeronave: O Me-262, além de ser caça interceptador - sua funçao original - deveria carregar bombas, o que atrasou em 2 anos a sua entrada na guerra e impossibilitou à Luftwaffe a supremacia total), dentre outros.

O exército sovietico chegou à beira do colapso nas campanhas iniciais: homens comandados por Ewald von Kleist, um brilhante marechal de campo alemao (mas que nao era tao bom quanto Rommel, Model, etc), nos arredores de Kiev, fizeram mais de 660mil prisioneiros (a quantia de prisioneiros nos primeiros meses era astronomica, como tu pode muito bem ter visto, caso esteja tendo paciencia pra ler esse post kkk). Em relação ao equipamento capturado, muitas vezes os soldados da Wehrmacht eram obrigados a abandonar por nao ter meios - capacidade de transporte - pra carregar tudo.

Soma-se a isso outro fato: STALIN TREMIA NA BASE PENSANDO NA POSSIBILIDADE DE UM ATAQUE ALEMÃO. Ele considerava que, erroneamente, Hitler não atacaria a URSS enquanto estivesse envolvido na questao ocidental e que tal ataque nao ocorreria antes do ano de 1942. Para Stalin, a estrategia consistia em: "Deixarei a Alemanha se matar com as potencias ocidentais para entao, apos ela estar mais enfraquecida, arremeter meus exercitos descansados e preparados, o que possibilitara uma vitoria menos complicada"

Por estes e outros (mano que falta de paciencia pra fazer post longo, sinta-se privilegiado HAHAHAHAHHA), a Alemanha não perdeu a guerra por ter invadido a URSS, mas sim por... (darei mais opinião e uma conclusao laconica ao meu pensamento mais abaixo)

2 - afirmaçao correta, se o intuito for pensar no todo, e nao apenas no caso alemao. É mais que provado que DURANTE TODA A GUERRA a Alemanha sofreu escassez alarmante de combustivel (boa parte do petroleo desta vinha de paises satélites do eixo, principalmente da Romênia). Ao atacar a Rússia, Hitler pretendia nao apenas instalar seus "Lebensraum" (espaço vital) no leste, mas sim garantir materia prima necessaria para um esforço de guerra por tempo ilimitado (a Ucrania seria o "celeiro" do Reich, bom seu abundante estoque de alimento; o Cáucaso solucionaria a escassez de petroleo sofrida desde os primordios da guerra, alem disponilizar enormes quantias da materia-prima para uma guerra de varios anos).

3 - A operaçao Leao-Marinho chegou a beirar o êxito, tendo Goring afirmado que até 15/09/1940, a Royal Air Force, de Churchill, seria varrida dos ceus da Inglaterra. Entretanto algumas das esquadrilhas de bombardeiros alemaes, durante seus freneticos ataques aos campos de pouso da RAF (e esse era o real - e plausivel - objetivo da campanha, que possibilitaria os desembarques em territorio ingles), atacaram, erroneamente, Londres, motivando Churchill a ordenar à RAF que atacasse Berlim, durante a noite. Hitler chegou a chamar a tripulação inglesa de "piratas noturnos" e prometeu uma vingança 1000x maior - atacar Londres compulsivamente - desviando o foco dos campos de pouso ingleses. É dado que esta foi uma das decisoes mais imbecis do caudilho nazista: Possibilitou a uma força aérea à beira da derrota, a RAF, recuperar a sua força. Pilotos ingleses inexperientes ganhavam importante experiencia durante combates que se exetndiam durante praticamente o dia inteiro. Nao me recordo de numeros de ambos os lados, mas ao final da Leao-Marinho, o eixo havia perdido 2375 aeronaves, junto às quais somavam-se preciosos veteranos. Nao fosse tais feitios e a operaçao tivesse o exito planejado, do meu modo de pensar, Hitler poderia ter invadido a Bretanha e os EUA nao precisariam de um Pearl Harbor pra entrar na guerra (alias, Roosevelt morria de vontade de entrar na guerra o quanto antes, mas enfrentava forte resistencia dos congressistas). De resto, nao compensa ficar muito no "e se tivesse feito isso, aconteceria isso", me atenho mais aos fatos e nao às possibilidades passadas.

To de saco cheio de escrever, mas pra encerrar falando novamente no brilhantismo alemao: Com recursos e contingente ESCROTAMENTE menor, juntamente a um aliado (MUSSOLINI E OS ITALIANOS) que prestava pra nada a nao ser atrapalhar e desorganizar o alto comando, Rommel (muito mais extraordinario que Napoleão; é só ler a seu respeito pra tu babar no ovo do cara: Rommel era um marechal de campo alemão, nao nazista, comandante e soldado brilhante - LEIA SOBRE SEUS FEITOS NA PRIMEIRA GUERRA - e um ser humano de um coraçao que nao cabia no peito) fez milagre, chegando a ser cogitado, na época que seus homens encontravam-se a 100km de alexandria, numa provavel uniao com os soldados da Barbarossa e numa possivel ofensiva à ÍNDIA.

Por fim, deixo meu ponto de vista sobre o porquê da Alemanha ter perdido a guerra:

motivo 1: Hitler, depois de ver que aparentemente era "invencivel", ou seja, apos o sucesso do FALL GELB (ou "Plano Amarelo", que consistiu na invasao da França), passou cada vez mais a deixar de ouvir e debochar dos experientes comandantes alemaes que ao seu lado estavam. A partir dai que Hitler começou a distribuir ordens mirabolantes, fazer merda no comando e permitir a virada do jogo para os aliados;

motivo 2: sistema de LOGISTICA de suprimentos falho. O exercito alemao sofreu durante toda a guerra com a falta de recursos. Com isso, esperava-se ao menos que o material disponivel fosse aplicado e coordenado de modo eficiente e inteligente para objetivos que oferecessem real serventia para o momento, o que nao ocorreu (Moscou poderia ter sido tomada, fodendo todo o sistema de comunicação do exercito sovietico, bem como capturando o coraçao politico da Uniao Sovietica e importantes industrias militares do pais, nao fosse o desvio de tropas para objetivos de importancia secundaria como Stalingrado - que tinha mais relevancia simbolica que militar, para todo bom entendedor).

É isso... duvido que alguem vá ler mas fica ai parte do M-E-U modo de pensar sobre tudo isso, bem como alguns dados fidedignos sobre o conflito.

obs: Sabendo da extensao que o post teria, acabei escrevendo na correria pois eu sabia que iria ficar de saco cheio de digitar. Sendo assim, nao julgem psossiveis erros ortograficos que o post contenha.

auf wiedersehen, kameraden!

Postado

theycallmepeter

Meu avô fala exatamente a mesma coisa, inclusive tinha varios livros da epoca sobre o assunto, que minha tia jogou fora, eu queria ler.

Postado

TheyCallMePeter

belo post, lí tudo que você digitou...

minha mãe é professora de história, eu gosto desses assuntos de guerra, e tals.

em particular da alemanha, que para mim foi a maior potência da época.

e eu conheço sim a história da raposa do deserto, foi um belo general.

não teve um fim muito amigável...

gostei e concordo com a sua opinião, depois que colocou os fatos...

grande abraço camarada.

Postado

theycallmepeter

Meu avô fala exatamente a mesma coisa, inclusive tinha varios livros da epoca sobre o assunto, que minha tia jogou fora, eu queria ler.

Sinti um ódio nas suas palavras ....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...